Minha lista de blogs

domingo, abril 29, 2018

COMEÇA A GUERRA DA COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL


A COPA DO MUNDO começa com tudo no botãobol
Minha gente, este mundo maravilhoso do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) viveu, nesse sábado, dia 28 de abril, momentos espetaculares, com o início do TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, com a participação de 20 seleções, distribuídas em 4 grupos de cinco seleções.
Na verdade, nem todas as seleções se fizeram presentes na jornada de abertura, mas o entusiasmo dos primeiros jogos foi algo descomunal, difícil de ser descrito, tal o empenho de todos durante os jogos realizados.
GRUPO 1
A BÉLGICA amarelou e a FRANÇA mandou o cacete
Pelo Grupo 1, onde se concentram as seleções da ARGENTINA, de Adilson Ribeiro, da ALEMANHA, de Marcos Cardoso, da BÉLGICA, de Fernando Brito, da FRANÇA,de Adriano Oliveira e do SENEGAL, de Tácito Belfort, exceto esse último, todos fizeram suas estreias e o grande destaque ficou com a esmagadora vitória da FRANÇA sobre a BÉLGICA, com um sonoro 6x1, na Arena 2, sede de todos os jogos do Grupo 1, na Fase de Classificação da competição. Os Gauleses fizeram um show a parte e deixaram totalmente desnorteados os Belgas que não tiveram nenhum poder de reação.
Mesmo perdendo um pênalti a ALEMANHA triunfou ante os HERMANOS
No clássico do Grupo, a ALEMANHA levou a melhor em cima da ARGENTINA, derrotando-a por 1x0, com um golaço de Franz Beckenbauer. Os germânicos deram o primeiro grande passo para a classificação enquanto que os hermanos vão agora o tudo ou nada no confronto com a humilhada BÉLGICA.
SENEGAL AMEAÇADO DE ELIMINAÇÃO
Um alerta é dado para a seleção do SENEGAL, de Tácito Belfort, para que compareça para a próxima jornada, sábado, dia 5 de maio, sob pena de ser sumariamente eliminada da Copa do Mundo.
GRUPO 2
Os russos tentando abrir o ferrolho suíço
Pelo Grupo 2, onde estão reunidas as seleções do URUGUAI, de Abiud Gomes, do MÉXICO, de Cláudio Sandes, da RÚSSIA, de José Ribamar, da SUÍÇA, de Clóvis Sandes e da CROÁCIA, de Toninho Oliveira, somente foi realizada uma única partida, das três programadas, que envolveu as seleções da RÚSSIA e da SUÍÇA, no palco da Arena 4, com os russos triunfando por 1x0, num confronto muito retrancado, com as equipes pouco se arriscando no ataque. Os helvéticos ainda tentaram um empate, mas a RÚSSIA soube se fechar e garantir a vitória.
A estreia do URUGUAI ficou para o próximo sábado
Com as ausências do MÉXICO e da CROÁCIA, a CELESTE OLÍMPICA teve que adiar seus dois jogos para a próxima jornada. 
O mesmo alerta dado ao SENEGAL, também serve para os mexicanos e os croatas. Se faltaram no próximo sábado, estarão sumariamente eliminados da competição.
GRUPO 3
BRASIL, de Marcos Silva, começa a mil por hora
Já pelo Grupo 3, o BRASIL, de Marcos Silva, começou com todo o gás e conquistou duas soberbas vitórias, que o credencia a uma das duas vagas para a fase de Quartas-de-final, com a grande probabilidade de fechar o grupo na primeira colocação.
BRASIL ataca e a COLÔMBIA se defende
Inicialmente, na Arena 1,  derrotou a COLÔMBIA, de Dinoraldo Gonçalves, com um apertado 1x0, gol de Philippe Coutinho. Nesse confronto, as equipes fizeram a opção de jogar em cada tempo com bolas diferentes. Os colombianos escolheram a bola laranja, utilizada em todo o primeiro tempo, enquanto que os brasileiros preferiram a bola verde para a etapa final.
CANARINHOS atropelam uma inocente ISLÂNDIA
Na outra partida, na mesma Arena, sapecou um 4x0 na estreante ISLÂNDIA, do novato Marlon Ferreira,com direito a dois gols de Neymar  e dois gols de Gabriel de Jesus. 
Os islandeses, quando não poderiam deixar de ser, mostraram-se inexperientes e vão ter que mostrar muita paciência para melhor desenvolverem o botãobol. O caminho é longo, mas acredita-se que serão perseverantes ao extremo.
SUÉCIA é outra seleção a adiar a estreia na Copa
Por outro lado, a partida SUÉCIA, de José Hércules x JAPÃO, de Ricardo dos Anjos, não foi realizada devido à ausência dos nipônicos. Caso no próximo sábado o JAPÃO não venha dar com os costados na APFM, será outra seleção a ser alijada da Copa do Mundo,o que seria deveras lamentável.
GRUPO 4
INGLESES põem GAJOS para dançar o vira vira
Fechando a  jornada, na Arena 5, a INGLATERRA, de Hugo Almeida, virou em cima de PORTUGAL, triunfando por 2x1, num confronto sensacional.
Os anglos saxões vibraram intensamente, pois sentiram a perspectiva de conquistarem uma das duas vagas para a próxima fase.
Enquanto isso, os lusitanos viram suas chances de chegar às quartas-de-final, diminuídas consideravelmente, levando-se em consideração que terão pela frente as fortes seleções da ESPANHA, de Albertinho e do PANAMÁ, de Humberto Arruda.
A seleção do PANAMÁ é outra que está ameaçada de eliminação caso não compareça na próxima jornada.
COSTA RICA é aguardada com ansiedade
O outro confronto que reuniria as seleções da ESPANHA, de Albertinho e da COSTA RICA, de Alexandre de Freitas, foi adiada para o próxima sábado, tendo em vista que os costarriquenhos não tinham condições de jogar, mesmo tendo comparecido.
Ainda é bastante cedo para se fazer qualquer prognóstico a respeito da Copa do Mundo, mas se não houver atropelos, as seleções da ESPANHA, do BRASIL e da ALEMANHA, têm tudo para chegarem ao topo. São, na verdade, as favoritas ao título. Mas, jogo é jogo! Viva o botão!

4 comentários:

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Mestre!

É emoção à toda prova! Que espetáculo!

O ponto negativo é apenas a ausência de tanta gente! Torço para que as sumárias eliminações não aconteçam e de fato, os 20 joguem e disputem as 8 vagas credenciais ao título!

De resto, é soltar o grito de gol quando ele acontecer, porque emoção igual, só outra partida de BOTAOBOL pode propiciar!

Salve o BOTAOBOL!

Abiud Gomes disse...

Hoje, reconheço que a nossa Copa do Mundo deveria ser como antigamente, com 16 seleções. Daí já imaginar esse quadro. Praticamente, já esqueci as seleções que não vieram. Ainda bem que nenhum Grupo ficou prejudicado. Vamos ter disputas acirradas com uma grande carga de emoção. Cada seleção terá que mostrar em três jogos que estão de fato preparadas para lutarem pelo título. O botãobol é simplesmente fantástico.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
A dança começou e agora só quem tem bala pode dar tiros para cima. O Brasil sempre será um forte candidato em qualquer competição, assim como Uruguai, Inglaterra, mas continuo achando que nesse ano a Alemanha vai tirar de letra e gastar sua munição comemorando o título.
Pena, realmente, as ausências. E não foram poucas. Vamos esperar a semana vindoura para ver como fica a situação. Acredito que todos deverão estar presentes no sábado, lutando para conseguir uma ambicionada vaga para as disputas finais.
Um abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, eu acredito que nossa Copa fecha com 17 participantes. Há equilíbrio nos quatros grupos e a segunda vaga de cada um vai ser disputada a ferro e fogo. Com os jogos do próximo sábado já poderemos saber quais aqueles com maiores chances. Antes, não dá para traçar nenhum prognóstico. Pelo histórico, Alemanha, Brasil e Espanha seriam, em principio, os favoritos, mas na Copa do Mundo as zebras acontecem. Vamos aguardar. Abração pernambucano um tanto quanto triste com meu Timbu na lanterna da Série C.