Minha lista de blogs

domingo, abril 16, 2017

CHIFRONÉSIO NO COMPASSO DA ESPERA

 Desses, só  CORITIBA e GRÊMIO estão fora do CHIFRONÉSIO
Minha gente, vocês não imaginam a ansiedade sentida por todos os botonistas que se inscreveram para a disputa do VIII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, reunindo equipes que se apresentam com seus botões de chifres de boi.
INTERNACIONAL, ZUMBI COLORADO, o 13º inscrito
Ontem, Sábado de Aleluia, para se ter uma ideia, onze dos treze times inscritos estiveram presentes à APFM, realizando exaustivos treinamentos, numa demonstração clara que todos estão levando de forma seríssima a participação no evento. Até o INTERNACIONAL, o ZUMBI COLORADO, de Clóvis Sandes, o Zé do Caixão, encontrou forças e andou dando uns treininhos. Ausentes apenas os times do SANTOS, de Adilson Ribeiro e do HÉRCULES, de José Hércules.
BALEIA AZUL não mede esforços para conquistar o CHIFRONÉSIO
O VILA BELMIRO, de Albertinho, pode-se dizer, é a equipe que vem treinando com mais afinco, tanto na realização de partidas amistosas, como no exercício de chutes a gol, inclusive se esmerando ao máximo nas cobranças de penalidades máximas. A BALEIA AZUL quer, porque quer, faturar o título pela 4ª vez, repetindo assim seus feitos de 2006, 2015 e 2016.
Qual a razão do grande sucesso do VILA BELMIRO? Nota-se que a BALEIA AZUL, de Albertinho, participa de todas as competições da APFM valendo-se de seus times de botões de chifres, todos do mesmo tamanho, com formatos semelhantes, aliado a muitos treinamentos.
SANTOS está em recuperação e deve vir forte para a disputa
Entre as outras equipes que já sentiram o gosto da conquista do CHIFRONÉSIO, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, nos últimos anos, aderiu aos times de chifres para a disputa de torneios da APFM, o que fez melhorar seu desempenho nessas competições.
Infelizmente, Adilson Ribeiro está se recuperando de problemas de saúde e com isso o PEIXE vem para o VIII CHIFRONÉSIO DO RECIFE um tanto quanto fora de ritmo, mas logo após as primeiras rodadas, se tem a certeza de retomar o caminho vitorioso de outras jornadas.
RAPOSA DA JACOBINA campeão do V CHIFRONÉSIO
Já o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que esteve afastado do Campeonato Oficial de 2016, retorna aos campos para o VIII CHIFRONESIO DO RECIFE com o firme propósito de repetir o grande feito de 2013, quando conquistou a quinta edição da competição.
Nos treinos efetuados, ontem, a RAPOSA DA JACOBINA atuou com seus astros alemães, capitaneados por Overath, no intuito de se adaptar às novas arenas. No próximo sábado, último da pré-temporada, os cruzeirenses trarão seu esquadrão chifronésio,  onde se destaca o camisa 11, Anacleto. É uma das feras do torneio.
TIMBU acertando os ponteiros contra o CRUZEIRO
Por sua vez, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, mesmo sem saber o que é conquistar o CHIFRONÉSIO, continua se valendo de times e mais times de chifres e, nesse sábado, desfilou com as equipes da PORTUGUESA, PORTUGUESA CATARINENSE, CHACARITA JRS, REAL MADRID e HURACÁN, com nenhuma delas se destacando. A que se houve melhor foi o CHACARITAS JRS, único a vencer nos confrontos disputados.
Contra o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, a PORTUGUESA DE DESPORTOS se deixou derrotar por 2x1, na Arena 5, num jogo parelho, com muitas oportunidades desperdiçadas.
TIMBU ainda não encontrou o time ideal para a estreia
Enfrentando o SÃO PAULO, de Max Monteiro, foi a vez da PORTUGUESA CATARINENSE ficar no empate em 1x1, numa partida onde o nível técnico ficou aquém do esperado.
No terceiro confronto, diante do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, o REAL MADRID não conseguiu traduzir em tentos as chances criadas e o placar não foi movimentado. Um 0x0 muito chocho.
NÁUTICO e ORLANDO PIRATES fizeram um treino morno
Tendo de novo o SÃO PAULO, de Max Monteiro, dessa vez na Arena 4, o TIMBU trouxe a campo o time do CHACARITA JRS e afinal pode triunfar, graças ao gol do lateral Zava, já na segunda etapa da partida.
TIMBU traz o CHACARITA JRS e vence o SÃO PAULO
Fechando os treinamentos, contra o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, com os botões do HURACÁN, o TIMBU saiu derrotado por 2x1, com o gol do CORINGÃO acontecendo no último lance da partida.
No próxima jornada, prevista para o sábado, dia 22 de abril, o TIMBU definirá qual será o time que estreará no CHIFRONÉSIO. Ainda faltam serem testados os esquadrões do EMELEC e do GRASSHOPPER.  Vale lembrar que o TIMBU chegou perto do título apenas em 2011 com o vice campeonato. E agora?
Argentinos do RACING em confronto com o GRÊMIO
Além dessas equipes, também estiveram dando suas palhetadas com bastante afinco os times do RACING, de Ricardo dos Anjos, do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do FLAMENGO, de Fernando Brito e do ITACURUBA, de Alexandre de Freitas.
CORITIBA ajuda a testar a força do MENGÃO 
Vale ressaltar as presenças das equipes do GRÊMIO, de José Ribamar e do CORITIBA, de Cláudio Sandes, que, mesmo declarando que não vão participar do grande evento, estiveram em ação colaborando nos treinamentos de algumas equipes inscritas, realizando partidas amistosas contra elas.
ITACURUBA (Alexandre) e a garantia dos troféus do CHIFRONÉSIO
Como destaque do dia, a doação dos troféus do VIII CHIFRONÉSIO DO RECIFE por parte do botonista Alexandre de Freitas, dirigente do ITACURUBA, garantindo assim mais sucesso no evento.
Assim sendo, toda a verba arrecadada com as inscrições serão  transferidas para a festa de encerramento da competição. Será, portanto, mais uma festança de arromba. Quem viver, verá!
Lembrando que as inscrições para o VIII CHIFRONÉSIO DO RECIFE estão abertas até o dia 29 de abril, data da abertura oficial da competição. Depois: sorteio dos jogos e início da guerra. Viva o botão! 


2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Nesta semana de feriados, vamos esperar para ver o que vai dar no Chifronésio.
Tenho curiosidade em conhecer esses botões feitos de chifre. Conheço os de casca de coco, pois tinha um vizinho que os fabricava. Eu cheguei a ter um time inteiro deles. Mas, o tempo faz com que a gente esqueça e não guarde para ter uma lembrança no futuro. Não tenho mais nem o time com o qual fui campeão em Caxias. Mas, guardo o meu time que foi tri-campeão em Brusque.
Até o Chifronésio, ficaremos no aguardo.
Abraço colorado e gaúcho.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, amigão Sambaquy. Temos mais uma semana para treinamentos e assim poder diminuir a vantagem do Vila Belmiro e do Santos que já jogam as competições com seus times de chifres. Eu, particularmente, apesar dos meus onze times de chifres, não me sinto confiante. Jogar com botoes de acrílico, de galalite ou mesmo de capa é mais vantajoso do que com jogar com os botões de chifre. Esses são mais pesados e mais irregulares. Mas, vamos para a luta e tentar chegar pela primeira vez ao título. Vai ser dureza. Fora Recife, a cidade de Campos dos Goitacazes, no Rio de Janeiro, tem muitos botões de chifres, concentrados com Fernando Boto, o famoso Venon Futmesa, no facebook. É bom dar uma olhada. Abração pernambucano e timbu.