Minha lista de blogs

segunda-feira, março 06, 2017

UMA BALEIA AZUL IMPONENTE

VILA BELMIRO, a célebre BALEIA AZUL, fez a festa
Minha gente, esse sábado chuvoso,  dia 4 de março, aqui no Recife, com ruas alagadas, fez com que alguns botonistas não pudessem comparecer à sede da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, para participarem da festa do 15º Aniversário da entidade de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), fundada precisamente em 22 de fevereiro de 2002.
MENGÃO esteve presente e acabou vice campeão
Em razão disso e talvez movidos pela ressaca do carnaval,  apenas oito equipes apareceram para disputarem a COPA BRASÍLIA, torneio no sistema mata-mata e lá estavam: FLAMENGO, de Fernando Brito; INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes; NÁUTICO, de Abiud Gomes; SAN LORENZO, de Alexandre Freitas; SANTOS, de Adilson Ribeiro; VALÊNCIA, de Max Monteiro; VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos; VILA BELMIRO, de Albertinho,
Por sua vez, o GRÊMIO, de José Ribamar, que estava presente na hora da inscrição, consequentemente, no momento do sorteio dos jogos, resolveu não participar do evento, o que foi deveras lamentável.
Corinthiano Adriano Oliveira no clássico NÁUTICO X VILA BELMIRO
Por outro lado, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, outro que se fez presente à APFM, porém, por ter chegado à sede da APFM quando os jogos já estavam em andamento, também ficou de fora, mas seu diretor técnico colaborou na arbitragem.
URUBU X PEIXE: pense num jogo parelho!
Sorteado os jogos, coube ao FLAMENGO, de Fernando Brito e ao SANTOS, de Adilson Ribeiro, realizarem a partida de abertura da COPA BRASÍLIA, na Arena 5, com arbitragem de Max Monteiro.
Partida equilibrada, com o MENGÃO saindo na frente do placar. Na segunda etapa veio a reação do PEIXE que chegou ao empate, resultado que permaneceu até o apito final do árbitro, consequentemente, levando a decisão para a disputa de penalidades máximas para se saber quem se classificaria para a 1ª semifinal.
Um dos pênaltis convertidos pelo MENGÃO 
O URUBU converteu dois pênaltis dos quatro que executou, enquanto que o PEIXE desperdiçou todas as suas cobranças e assim viu o MENGÃO vibrar com a classificação.
VASCÃO não deu chances ao SAN LORENZO
No 2º confronto, o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, na Arena 2, teve pela frente o SAN LORENZO, de Alexandre de Freitas, com o ALMIRANTE abrindo de cara o placar que lhe deu a tranquilidade necessária para se impor na partida, enquanto o time do Papa Francisco lutava incessantemente para chegar à igualdade, porém, sem nenhum sucesso. Foi o suficiente para que os vascaínos fizessem o segundo gol, dando cifras definitivas à partida e classificando-se para enfrentar o MENGÃO na primeira semifinal.
TIMBU espanta MORCEGO VALENCIANO e triunfa
Já na Arena 4, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, entrava em campos com suas estrelas do COSMOS para enfrentar o VALÊNCIA, de Max Monteiro e via seu lateral direito Carlos Alberto, o Capita, ainda no primeiro tempo, marcar o gol que classificaria o TIMBU para a segunda semifinal. Foi uma bela vitória, sem nenhuma contestação, mesmo levando-se em consideração o "susto" provocado, sem nenhuma intenção, pela arbitragem, evitando com o gesto a possibilidade do NÁUTICO provocar uma falta que, se viesse a ocorrer poderia, quem sabe, mudar o desfecho da partida. Mas o fair-play falou mais alto e o jogo terminou num clima de tranquilidade.
BALEIA AZUL engole numa lapada o COLORADO GENÉRICO
Na outra disputa para ver quem iria para a 2ª semifinal, na Arena 5,  o VILA BELMIRO, de Albertinho,  pintou e bordou em cima do INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, goleando por 5x0. A BALEIA AZUL nadou tranquila e o COLORADO GENÉRICO tornou-se uma presa fácil. Zé do Caixão já morreu e não sabe! Arbitragem bastante tranquila de Adilson Ribeiro. Jogo de um time só!
MENGÃO, jogando pelas beiradas, abocanhou o VASCÃO 
Na 1ª Semifinal, o FLAMENGO, de Fernando Brito, também na Arena 5, no clássico carioca, venceu o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, por 1x0 e vibrou bastante com a classificação para a final da COPA BRASÍLIA. Agora iria ficar na espera do confronto NÁUTICO X VILA BELMIRO para saber quem seria seu adversário na grande final da competição.
TIMBU  quis surpreender entrando com o time da AABB
E lá estavam, frente a frente, na Arena 5, o TIMBU, de Abiud Gomes, dessa vez com os astros da AABB/CAXIAS DO SUL, capitaneada pelo xerifão SAMBAQUY e o VILA BELMIRO, a temida BALEIA AZUL, de Albertinho, para o sensacional confronto.
BALEIA AZUL numa tarde feliz chega ao triunfo
Um jogo parelho, do início ao fim, mas o VILA BELMIRO foi mais feliz, abrindo o escore ainda no primeiro tempo, enquanto que o TIMBU não levava sorte nos arremates que realizava. 
Na segunda etapa, o NÁUTICO partiu com tudo para o ataque e com um belo chute de Grazziotin, chegou ao empate. A partir de então o jogo foi ficando cada vez mais nervoso, com ligeira supremacia alvirrubra.
Uma das oportunidades desperdiçadas pelo TIMBU
As chances de desempate apareceram mas a sorte mais uma vez foi madrasta e disso se aproveitou a BALEIA AZUL para quase no apagar das luzes chegar ao gol que daria a vitória ao VILA BELMIRO.  Por pouco a decisão não iria para a disputa das penalidades. Pura infelicidade TIMBU. Arbitragem segura de Adriano Oliveira.
Arremate do VILA BELMIRO era uma constante na partida
Assim, FLAMENGO, de Fernando Brito e VILA BELMIRO, de Albertinho, partiram para a grande decisão da COPA BRASÍLIA. Sorteado o campo, mais uma vez foi contemplada a Arena 5, cabendo a arbitragem  a Adilson Ribeiro.
BALEIA AZUL toda feliz com a conquista da COPA BRASÍLIA
A expectativa de um grande jogo era imensa, porém, mal a partida fora iniciada via-se claramente que o MENGÃO partia para a retranca dando todo o campo para o VILA BELMIRO. Aí o domínio da BALEIA AZUL foi total mas dessa vez a sorte parecia não estar ao seu lado. Porém, há um ditado popular que diz: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" e não deu deu outra: o URUBU bateu fofo e a BALEIA AZUL terminou achando o caminho do gol, tornando-se campeão da COPA BRASÍLIA, marcando seu nome mais uma vez no Quadro de Competições da APFM. Parabéns, VILA BELMIRO, parabéns, Albertinho, a BALEIA AZUL mostrou-se imponente e fez a festa.
DECISÃO DO CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
Sábado próximo, dia 11 de março, se tudo correr nos conformes, a APFM apresentará o campeão oficial de 2016. BOTAFOGO, de Marcos Silva, SANTOS, de Adilson Ribeiro e PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, todos na luta pelo título. Quem vencerá? Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigão Abiud,
Meio na ressaca, não por causa do carnaval, mas por uma pomada quimioterapica que deixou minha cara uma ferida só, não havia entrado na Marreta. Mas, hoje, depois de quinze dias de sofrimento e já com uma pomada de alivio para diminuir a queimação, conseguimos ler as noticias da Taça Brasília. E o timão da AABB deixou você na mão de novo? O Graxa fazendo gol até que deveria resolver, mas a defesa, no mínimo falhou e deixou Vila Belmiro dar um pontapé nos azuizinhos. Parabéns aos vencedores da Taça Brasília e à sua organização sempre competente e primorosa.
Vamos aguardar e ver quem poderá ser o campeão deste ano...............já que não nos é permitido comemorar as façanhas do Timbú, pois o time está envolvido na organização de tudo o que acontece na Regra Pernambucana. Trata de arrumar alguém que ajude a organizar e jogue, desfrutando de sua capacidade de botonista emérito.
Um grande abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, fico feliz em saber que você já está plenamente recuperado. Vida longa, amigão. Aqui, no mundo do botãobol, acabei em terceiro lugar na Copa Brasília. Foi uma festinha bem disputada, em que pese o número pequeno de participantes. Agora, vem o desfecho do Campeonato de 2016 e a parada vai ser indigesta para o Botafogo, caso o Peixe seja o campeão do 2º turno. Se for o Porto, aí o Fogão entra com mais moral. Terminado o Campeonato, vamos iniciar o VIII Chifronésio do Recife, mas antes, vou promover mais uma edição do Torneio Nova Vida, a ser disputado no sábado 25 de março, comemorando as minhas três pontes. Depois disso, vou seguir seu conselho e encontrar alguém que possa organizar as competições. Estou precisando realmente de um descanso. Tenho que pensar nas pedras, na catarata, na labirintite e na conservação das pontes. É muita coisa para administrar. Um forte abraço bem pernambucano e timbu.