Minha lista de blogs

domingo, março 12, 2017

FOGÃO CAMPEÃO OFICIAL DE BOTÃOBOL

FOGÃO o grande campeão de Botãobol da APFM
Minha gente, nesse sábado, dia 11 de março, até que enfim se sabe quem é o campeão oficial de botãobol (futebol de botão arte na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), de 2016, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e a primazia coube ao BOTAFOGO, de Marcos Silva, que na partida decisiva derrotou o SANTOS, de Adilson Ribeiro, por 1x0, gol do artilheiro do campeonato, DEL PIERO.
CORINGÃO serviu de fiel da balança para a decisão da Série Ouro
Para chegar ao título, o FOGÃO , que era o campeão do 1º Turno da competição, teve que aguardar o desfecho do 2º turno/Série Ouro, que deveria constar de dois jogos, para saber quem seria seu adversário na grande final.
SANTOS, de Adilson Ribeiro e PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, eram os candidatos à conquista do 2º turno/Série Ouro e ambos enfrentariam o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, com o PEIXE levando todas as vantagens, pois jogaria após o CORINGÃO enfrentar o GAVIÃO DE MARANGUAPE e em caso de vitória ou empate mosqueteira, já era mais do que suficiente para que o alvinegro praiano bradasse o "É Campeão!.
Uma atuação nervosa causou prejuízo ao PORTO
Iniciado o confronto PORTO X CORINTHIANS, na Arena 1, via-se claramente o tremendo nervosismo do GAVIÃO DE MARANGUAPE e disso se aproveitou o CORINGÃO para abrir o placar. 
Enquanto longe dali, o PEIXE vibrava com o gol corinthiano e mais aumentava a tremedeira do TRICOLOR MARANGUAPEANO.
GAVIÃO DE MARANGUAPE quebrou o bico diante do CORINGÃO
Mesmo assim, conseguiu chegar ao empate e pôs pilha na partida, porém, na segunda etapa, o time mosqueteiro chegou ao segundo gol. E quando o árbitro José Ribamar deu o jogo por encerrado, de pronto só se ouvia no interior da APFM a algazarra do PEIXE, aos gritos de "É CAMPEÃO, É CAMPEÃO!".
Mala oferecida pelo PEIXE ao CORINGÃO pela vitória
E o SANTOS, de imediato, apresentou a mala preta que havia trazido para ser entregue ao CORINGÃO, no caso de vitória ou empate mosqueteiro, indo  mais longe ainda, não entrando em campo para sua contenda contra os CORINTHIANOS, poupando-se assim para a decisão do campeonato, quando enfrentaria o BOTAFOGO, de Marcos Silva. Esse PEIXE estava vivo demais!
Árbitro Albertinho entre os contendores PEIXE x FOGÃO
A temida Arena 4 serviu de palco para o grande desfecho do Campeonato, com o PEIXE jogando pelo empate por ter amealhado mais pontos em toda a competição.
Mal começa a partida e o SANTOS fica com a posse de bola por longos doze minutos, não dando margem a que o FOGÃO, nas poucas vezes que fora acionado, pudesse fazer qualquer ameaça à meta santista. O PEIXE quando sentia que ia perder a posse de bola, usava e abusava da "Zona da Galinha" e assim se recuperava e dominava a partida. Chances de gol o SANTOS teve inúmeras, porém, todas desperdiçadas.
Exato momento que DEL PIERO arremata para o gol do título
Faltando 3 minutos para o término do primeiro tempo, o PEIXE cometeu seu único erro na partida, jogando a bola para a linha de fundo, num lance totalmente despretensioso. O FOGÃO cobra o tiro de meta, vai para o ataque e a bola sobra na intermediária inimiga para o artilheiro DEL PIERO, o iluminado e pimba na gorduchinha! Gol do FOGÃO!
FOGÃO foi se apagando e o PEIXE não aproveitou
Veio o segundo tempo e todos ficaram pasmos com o comportamento do BOTAFOGO que parecia não querer mais nada com a partida, errando seguidamente as jogadas, permitindo com isso que o SANTOS ficasse na ofensiva até o apito derradeiro do árbitro. Se havia alguma coisa combinada, não se sabe, mas que foi estranha a maneira como o FOGÃO se ateve na segunda etapa, não há a menor dúvida. Foi sinistro, muito sinistro!
Uma das tantas chances desperdiçadas pelo PEIXE
Com todas essas mumunhas, o PEIXE não conseguiu, por mais que tentasse, chegar ao gol que lhe daria o título inédito de Campeão Oficial de Botãobol da APFM. Ainda não seria dessa vez.
Fim de jogo e sem muita vibração o FOGÃO conquista pela quarta vez em sua história o Campeonato Oficial de Botãobol da APFM (2000 - 2008 - 2012 - 2016). Parabéns, Marcos!
O SANTOS, de Adilson Ribeiro, ficou com o vice-campeonato geral, o VILA BELMIRO, de Albertinho, no 3º lugar e o NÁUTICO, de Abiud Gomes, na quarta colocação.
Seguem-se, pela ordem, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e FLAMENGO, de Fernando Brito. E acabou-se o que era doce!
RACING FAZ 2X0 E CONQUISTA A SÉRIE PRATA
RACING, de Ricardo e a conquista do Troféu Cabeça de Lagartixa
Também nesse sábado, a APFM conheceu o campeão do 2º Turno/Série Prata, cabendo ao RACING, de Ricardo dos Anjos, ao vencer o HÉRCULES, de José Hércules, por 2x0, na Arena 2, a conquista do ambicionado TROFÉU CABEÇA DE LAGARTIXA. Os HERMANOS foram superiores durante toda a partida e mereceram o título.  Arbitragem tranquila de Marcos Silva.
 CHIFRONÉSIO VEM AÍ 
Com o término do campeonato,  as atenções se voltam para o VIII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, com início previsto para o sábado, dia 8 de abril, competição onde os botonistas desfilam com seus times de chifres de boi, uma raridade no mundo do futebol de botão.
Antes, no dia 25 de março, a APFM realiza mais uma edição do Torneio Nova Vida, patrocinado pelo blog A MARRETA, pelos cinco anos de sucesso na implantação das pontes que servem para o fortalecimento do coração deste blogueiro. Valeu! Viva o botão!



5 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Seja você o portador do meu afetuoso abraço ao campeão de 2016, o famigerado Botafogo de Marcos Silva. Um dia ele deverá colocar o Del Piero em uma moldura e pendurar em sua parede, junto com os troféus que conseguiu em sua caminhada. Também parabenizo ao Santos, Vila Belmiro e Náutico, que juntamente com o Racing fizeram a festa nesta ultima rodada do campeonato da Rainha das Regras. Realmente esses campeonatos são disputadíssimos e nunca saberemos antecipadamente que será seu vencedor. Espero poder assistir uma demonstração desta regra que, desde há muito, considero dificílima de praticar.
Vamos em frente, com o torneio Nova Vida, em comemoração as três pontes colocadas na construção Abiud Gomes, para depois acompanharmos mais um Chifronésio.
Abração a todos vocês, deste gaúcho e colorado, que acompanha de longe essa Associação vitoriosa.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy. Esse é o meu mundo mágico do botãobol e fico profundamente grato por tê-lo como assíduo acompanhante. Muito me incentiva esses seus comentários, que tem servido e muito para que eu continue nessa minha já longa jornada no mundo do botãobol. O Fogão ganhou, mesmo parecendo que havia algo estranho no ar, mas esse botão Del Piero é imprevisível e com isso o Peixe, junto com o Náutico e o Porto são os times que ficam devendo um campeonato oficial. O Nova Vida mostra que eu sigo firme e forte. Sobre o Chifronésio só batendo a dizer que mesmo possuindo onze times de chifre é uma competição que não me apetece, mas comigo não tem boquinha. Vou em todas. Espero que um dia você possa vir ao Recife e conhecer o nosso decantado botãobol. Seria maravilhoso. Abração pernambucano.

Marcos Silva disse...

Obrigado amigo Sambaqui pelas palavras e te esperamos aqui um dia com muita festa e a recepção que você merece! Grande abraço e saudações Botafoguense!

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Marcos Silva,
Posso confessar que sou seu fã, pois gosto de ver e admirar as fotos dos jogos e ver que você está sempre lutando por títulos. Isso é muito bom e serás sempre o adversário a ser batido.
Del Piero é um botão que tem a confiança do seu proprietário e pode chutar de qualquer lugar que marca seus gols. Ter confiança em um botão é muito importante. No meu time da Regra de 12 toques, o Barcelona, o goleador é o Giuly. Com ele já fiz gols impossíveis. Um dia eu vou colocá-lo em uma moldura e pendurar na minha galeria. Mas é uma pena ele estar pendurado e não ajudando aos demais.
Qualquer dia eu pinto por ai e vou assistir esse pessoal maravilhoso do Botãobol demonstrar sua técnica invejável.
Abração gaúcho e colorado.

Marcos Silva disse...

Será muito bom ter você aqui meu amigo!✌ te espero. Grande abraço!