Minha lista de blogs

sábado, outubro 29, 2016

UM SÁBADO EM BRANCO NO BOTÃOBOL

Retrato de um sábado em branco no botãobol
Minha gente, nesse sábado, dia 29 de outubro, véspera do 2º Turno das eleições municipais, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa não pode dar sequência do Campeonato Oficial de 2016, de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) devido às ausências dos times do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do HÉRCULES, de José Hércules, do ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do VILA BELMIRO, de Albertinho e do VITÓRIA DE GUIMARÃES, de Azevedo Neto.
VITÓRIA DE GUIMARÃES ameaçado de eliminação 
Como se observa, das 12 equipes disputantes, seis delas não deram o ar da graça, o que inviabilizou totalmente o cumprimento da programação de jogos.
O que mais chateia é que essas equipes faltosas, a exceção do BOTAFOGO, de Marcos Silva, não mantiveram contato com a comissão do campeonato para informar da impossibilidade de comparecimento.
Com isso tudo ocorrendo, já se antevê que o 1º Turno da competição se prolongará até o mês de janeiro de 2017, prejudicando a elaboração do calendário para o ano vindouro.
Para o próximo sábado, antes do início da jornada, a comissão organizadora do campeonato se reunirá com as equipes disputantes a fim de tomar medidas sérias para que a competição não mais sofra solução de continuidade.
Uma melhor fórmula deverá ser apresentada, de modo que os jogos possam efetivamente serem realizados.
BOTAFOGO, SANTOS e VILA BELMIRO, três dos faltosos
Todas as equipes faltosas serão chamadas à responsabilidade sob pena de serem eliminadas do campeonato. Infelizmente, tem que se agir com dureza, pois a situação já está quase sem controle.
Torna necessário segurar as rédeas com extrema força para que se possa conduzir até o fim em bom nível a competição.
Está dado o alerta. Que todos tomem consciência do fato e sejam sinceros nas respostas quando forem perguntados se irão ou não continuar disputando a competição.
Como nenhuma partida programada foi realizada, as equipes presentes passaram a realizar treinos que se tornaram proveitosos para fazer face aos próximos compromissos.
TIMBU treina forte com o SÃO PAULO
NÁUTICO, de Abiud Gomes, RACING, de Ricardo dos Anjos, FLAMENGO, de Fernando Brito e do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, aproveitaram as presenças das equipes do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do GRÊMIO, de José Ribamar,  do SÃO PAULO, de Max Monteiro e do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, que não estão no campeonato, para realizaram jogos amistosos, até se darem por satisfeitos.
Portanto, no próximo sábado, dia 5 de novembro, será essa a programação de jogos:
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 5 DE NOVEMBRO DE 2016)
                           1º TURNO (Turno de Classificação)
                                   JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
HÉRCULES

X

VIT. GUIMARÃES*)
PORTO

X

HÉRCULES(*)
PORTO

X

VIT. GUIMARÃES(*)
CORINTHIANS

X

HÉRCULES(*)
NÁUTICO

X

VILA BELMIRO (*)
RACING

X

SANTOS(*)
PORTO

X

INTER DE MILÃO
VIT. DE GUIMARÃES(*)

X

CORINTHIANS
ITACURUBA(*)

X

BOTAFOGO(*)
JOGOS DA RODADA
VILA BELMIRO

X

CORINTHIANS
SANTOS

X

HÉRCULES
INTER DE MILÃO

X

BOTAFOGO
FLAMENGO

X

RACING
PORTO

X

ITACURUBA
FOLGA: VITÓRIA DE GUIMARÃES
OBSERVAÇÕES
1)    Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Adilson Ribeiro;
2)     Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados;
3)     As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja
presente um dos delegados da rodada.
4)     Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)     As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso
venham a faltar nesta jornada.
6)     Se a equipe do VITÓRIA DE GUIMARÃES não comparecer para realizar seus jogos atrasados será eliminada do campeonato (§ 3º do Art. 6º do campeonato).   
Que todos compareçam no próximo sábado e venham dispostos a realizar belos espetáculos, para felicidade geral e para o bem do botãobol. Viva o botão!


sábado, outubro 22, 2016

CORINGÃO BRADA É CAMPEÃO PELA PRIMEIRA VEZ NO BOTÃOBOL

Alegria do CORINGÃO na conquista do Torneio Hércules Leite
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa sente-se orgulhosa em ter realizado nesse sábado, dia 22 de outubro de 2016, o TORNEIO HÉRCULES LEITE, comemorando o 13º ano de atividades na sede da entidade, inaugurada em 18 de outubro de 2003, graças à tenacidade dessa figura notável e apaixonada pelo botãobol, José Hércules Leite, que com sua garra e determinação trouxe o botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) até os dias atuais. 
Com a participação de onze equipes inscritas, a competição foi disputada num clima de total descontração, mas muito motivada e com partidas espetaculares, obedecendo à fórmula mata-mata, destacando o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, que pela primeira vez, aqui na APFM, consegue se sagrar campeão.
CORINGÃO campeão com todos os méritos
Foi um feito sem sombra de dúvidas sensacional e coroou todo o esforço e dedicação ao botãobol do CORINGÃO. Assim, entra de vez na história do botãobol e passa também a ter seu nome inserido no Quadro de Competições da APFM.
Bom vê o CHELSEA de volta às competições oficiais da APFM
Dando início ao Torneio Hércules Leite, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, eliminou o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, na Arena 2, por 1x0. O ZUMBI COLORADO não aguentou a barra dos BLUES DO TORREÃO e ficou na espera dos comes e bebes
BARCEFOGO começou com tudo em cima na competição.
Na sequência, na Arena 5, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, despachou o FLAMENGO, de Fernando Brito, vencendo por 1x0. O alvinegro veio com seu famoso BARCEFOGO e não deu nenhuma chance ao URUBU DO HOSPÍCIO, que foi mais um a ficar na espera dos comes e bebes.
TIMBU parecia que iria ganhar mas ficou só na vontade
No 3º confronto da competição, na Arena 1,  o NÁUTICO, de Abiud Gomes, com seus craques do PAÍS DE GALES, teve tudo para se classificar no tempo regulamentar, mas desperdiçou inúmeras chances, inclusive um pênalti. Com isso, o placar ficou em 0x0 e a decisão foi para a cobrança de penalidades máximas e aí a porca torceu o rabo. O GAVIÃO DE MARANGUAPE converteu 2 das cinco cobranças, enquanto que o TIMBU só conseguiu vazar a meta adversária uma única vez. 
Enquanto o PORTO seguia na competição, o TIMBU era mais um a ficar na espera dos comes e bebes.
PEIXE pensou que o SÃO PAULO estava morto e...
Em mais um confronto, na Arena 4, foi a vez do SÃO PAULO, de Max Monteiro, mesmo de muletas e contornando o campo com enorme dificuldade, mandar o SANTOS, de Adilson Ribeiro, prás cucuias, eliminando o PEIXE, nos pênaltis, por 4x2, após um empate em 0x0 no tempo regulamentar. Era mais um a espera do regabofe.
BALEIA AZUL chia com a torcida mas acaba triunfando
Fechando a primeira fase da competição, o VILA BELMIRO, de Albertinho, na Arena 1, não encontrou dificuldade e eliminou o RACING, de Ricardo dos Anjos, triunfando por 2x0. A BALEIA AZUL deu uma pequena amostra do seu poderio, em que pese a chia com a torcida e aparecia como favorito para conquistar o título do torneio.
Essa é a turma do repeteco. O galeto já era.
Após esses confrontos, todos correram para o bufê e se fartaram à vontade, com um arrumadinho de lamber os beiços. Teve neguinho que não parou a boca e era sempre visto com o prato transbordando.
Cabe registar que a mesa de comes e bebes foi organizada por Dinoraldo Gonçalves e mereceu nota 10. A satisfação foi geral!
CORINGÃO arrancando para o título ante o CHELSEA
Terminada a farra, as equipes classificadas voltaram a campo e logo de saída o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, despachou o CHELSEA, de Hugo Alexandre, vencendo por 1x0, na Arena 5.
No mesmo instante, na Arena 1, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, eliminava nos pênaltis, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 2x1, após a partida ter terminada empatada em 1x1 no tempo regulamentar.
SÃO PAULO já estava no bagaço e aí ficou fácil para o VILA
Já na Arena 4, surgia o primeiro finalista do Torneio, com a vitória do VILA BELMIRO, de Albertinho, também nas cobranças de pênaltis, por 2x1, sobre o SÃO PAULO, de Max Monteiro, após empate no tempo normal, em 1x1. Os Sampaulinos já quase que não se aguentavam em pé.
A arbitragem quase acaba com a graça da competição
Chegou a vez do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e do BOTAFOGO, de Marcos Silva, se confrontarem na Arena 5, para ver quem iria enfrentar o VILA BELMIRO, de Albertinho, na grande final do torneio. Num jogo bastante tumultuado, com uma arbitragem horrível de Fernando "Meira Ricci" Brito, o CORINGÃO conseguiu despachar o FOGÃO, nas cobranças de pênaltis, por 2x0, após a partida terminar empatada em 0x0.
A BALEIA AZUL bem que atacou mas o CORINGÃO aguentou
Na decisão do TORNEIO HÉRCULES LEITE, outro empate em 0x0, forçou mais uma decisão em cobrança de pênaltis e mais uma vez o CORINTHIANS, foi feliz e conquistou o título, convertendo três dos cinco pênaltis cobrados, enquanto que o VILA BELMIRO, a famosa BALEIA AZUL, só marcou em duas cobranças. O CORINGÃO enfim deu, pela primeira vez, dentro da APFM, o grito de É CAMPEÃO! 
De imediato foi feita a entrega dos troféus. A festa terminou. O CORINTHIANS levantou o TROFÉU HÉRCULES LEITE, mais feliz que pinto no lixo.
BALEIA AZUL também feliz como vice campeã
O VILA BELMIRO também deixou radiante seu condutor, Albertinho, que como vice campeão, além do troféu, fez jus a 15 pontos para o ranking, consolidando-se mais ainda no 1º lugar do Ranking Geral de APFM.
Parabéns a todos que estiveram presentes ao evento, Foi uma bela festa. Agora, as atenções voltam ao campeonato oficial. Haja emoções! Viva o botão!


domingo, outubro 16, 2016

FOGÃO SE FIRMA NA LIDERANÇA DO BOTÃOBOL

MENGÃO perde mais uma e vai se complicando
Minha gente, o Campeonato Oficial de 2016, de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) teve prosseguimento nesse sábado, dia 15 de outubro, com a realização de 3 partidas, com destaque para a sensacional vitória da INTER DE MILÃO, o ZUMBI COLORADO, de Clóvis Sandes, o sinistro Zé do Caixão, sobre o FLAMENGO, o URUBU DO HOSPÍCIO, de Fernando Brito.
A liderança ainda é do BOTAFOGO, de Marcos Silva, que vem se mostrando firme e com disposição.
O SACI COLORADO infelizmente deixou o campeonato
Por outro lado, com pesar, registra-se o afastamento do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, da competição, por motivos pessoais, Tudo se tentou para que o SACI COLORADO permanecesse abrilhantando o campeonato, mas nada, absolutamente nada o demoveu dessa decisão e só nos restou lamentar. É uma pena, mas a vida segue seu curso e o campeonato vai até o fim, superando todos os obstáculos que ainda tiver por vir. 
PEIXE e BALEIA AZUL gostaram do 0x0
Iniciando a curta jornada, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, enfrentou na Arena 5 o VILA BELMIRO, de Albertinho, num jogo parelho, onde o PEIXE usou e abusou da zona da galinha, não dando margem a que a BALEIA AZUL pudesse o engolir. É bem verdade que as chances maiores foram santistas, mas o VILA saiu feliz com o empate em 0x0, pois  ocupa agora a vice liderança do 1º Turno. O PEIXE vem logo atrás, na 3ª colocação.
TIMBU aguenta pressão argentina mas segura o triunfo
No outro jogo da 5ª rodada, o NAÚTICO, de Abiud Gomes, jogou bem a primeira etapa e conseguiu logo o gol que lhe deu a vitória por 1x0 em cima do RACING, de Ricardo dos Anjos, na Arena 2. 
No 2º tempo, os HERMANOS vieram para cima do TIMBU e por pouco não conseguiram o empate. 
No final, os ALVIRRUBROS vibraram bastante pois voltaram para a zona de classificação para a Série Ouro do 2º Turno.
Com  esses três jogos realizados, a classificação ficou assim:

Observa-se que a liderança é do BOTAFOGO, de Marcos Silva, já estando aí computados os três pontos conquistados com a desistência do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá. Também já tiveram o benefício dos pontos conquistados ao COLORADO, os times do VILA BELMIRO, de Albertinho e do RACING, de Ricardo dos Anjos.
Na medida que as rodadas forem se sucedendo as demais equipes também receberão essa bonificação.
O Campeonato Oficial de 2016, de Botãobol, somente terá sequência no sábado, dia 29 de outubro, com os seguintes confrontos:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 29 DE OUTUBRO DE 2016)
                           1º TURNO (Turno de Classificação)
                                   JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
HÉRCULES

X

VITÓRIA DE GUIMARÃES(*)
PORTO

X

HÉRCULES(*)
PORTO

X

VITÓRIA DE GUIMARÃES(*)
CORINTHIANS

X

HÉRCULES(*)
JOGOS DA RODADA
NÁUTICO

X

VILA BELMIRO
RACING

X

SANTOS
PORTO

X

INTER DE MILÃO
VIT.  DE GUIMARÃES

X

CORINTHIANS
ITACURUBA

X

BOTAFOGO
HÉRCULES
W
X
O
INTERNACIONAL
FOLGA: FLAMENGO
OBSERVAÇÕES
1)    Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Adilson Ribeiro;
2)     Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados;
3)     As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja
presente um dos delegados da rodada.
4)     Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)     As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso
venham a faltar nesta jornada.
6)    A equipe do INTERNACIONAL abandonou o campeonato, sendo todos seus
jogos não realizados penalizados com WxO, atribuindo-se o escore de 1x0
para os adversários.
TORNEIO HÉRCULES LEITE
Conforme já havia sido divulgado, no próximo sábado, dia 22 de outubro, será realizado o TORNEIO HÉRCULES LEITE, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, pelo 13º ano de vivência no Salão de Jogos da entidade, inaugurado em 18 de Outubro de 2003. 
A festa promete ser espetacular e espera-se contar com a presença de muitos amantes do Botãobol, principalmente daqueles que não dispõem de tempo suficiente para participar de competições de longo curso, pelos mais diferentes motivos, mas que eventualmente aparecem na APFM. 
Os troféus para o evento já estão sendo providenciados e o fabricante, artífice AKILES CUSTÓDIO já se comprometeu a entregá-los dentro do prazo acertado.
Eis MAX de volta ao botãobol (as muletas estão lá no cantinho)
Cabe como último registro a alegria de ver o botonista MAX MONTEIRO de volta às mesas do botãobol, após delicada cirurgia no quadril. Mesmo ainda de muletas, o SAMPAULINO, com muito esforço veio dar suas palhetadas. A emoção foi sem tamanho. Valeu!
Resta aguardar. Viva o botão!