Minha lista de blogs

domingo, agosto 28, 2016

SOPA DE ARUÁ E POSTA DE PEIXE FRITO

Sopa de Arúa, oferta do TRINCA FERRO DOS AFOGADOS
Minha gente, enquanto a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se encontra ainda em compasso de espera para início do Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), suas equipes associadas continuam se fazendo presentes nos exaustivos treinamentos para bem se apresentarem na competição.
Borracha laranja a preferida da APFM para as bolas do campeonato
O impasse continua sendo as bolas de borracha que ainda não puderam ser confeccionadas, devido à lenta recuperação do artesão Max Monteiro, daí partiu-se para uma outra alternativa, com o presidente da APFM, Adilson Ribeiro, que prontificou-se a confeccioná-las e trazê-las no próximo sábado à entidade e assim poder dar início à guerra do campeonato.
Acredito que muitos estão curiosos com relação ao título da matéria do blog e devem ter indagado se isso tem algo a ver com o botãobol. Vamos à resposta!
TIMBU ladeado pelo ARUÁ e o PEIXE deu as dicas para o TRINCA FERRO
Nas redes sociais, o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS, o ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, vem sofrendo com as gozações das agremiações rivais, pois na sua história não consta ter chegado ao topo de quaisquer competições, sempre figurando na zona do bronze, portanto, longe da zona prateada e mais ainda da dourada. 
Às vezes, o TRINCA FERRO quer expor suas opiniões mas é logo desconsiderado sob a alegação de, por ser bronze, não ter gabarito técnico para fazer explanações a respeito do botãobol. Aí começa a grèia: "Aqui todo mundo é ouro" e tu. Bronze, queres dar pitaco!".
E o ITACURUBA, mesmo arretado da vida, tinha que engolir e praticamente ficava sem resposta, fulo de raiva. 
Felizmente, recorreu ao amigo TIMBU, que o aconselhou e andou lhe dando algumas dicas importantes.
ITACURUBA (Alexandre Freitas), o TRINCA FERRO dos AFOGADOS 
Com o moral levantado, inscreveu-se para o Campeonato Oficial, e o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS, sabendo que a competição ainda não teria início nesse sábado, dia 27 de agosto, atreveu-se a realizar confrontos amistosos com seus  adversários dourados , que se surpreenderam com o convite. prontamente aceito, pois levavam a certeza de vitórias fáceis, com possibilidades até de goleada. Afinal, ouro é ouro e bronze é bronze, afirmaram!
Ex-RAPOSA DA JACOBINA vira SOPA DE ARUÁ
A Arena da Baixada, ex-Alto da Bolívia, foi escolhida para essas pugnas e o primeiro adversário. o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, a antiga RAPOSA DA JACOBINA , entrou todo lampeiro, certo de pegar uma "galinha morta". Não sabia os cruzeirenses que o TRINCA FERRO já estava de posse de uma receita infalível. Jogo terminado, triunfo do ITACURUBA, por 3x2. De pronto, foi servida uma "SOPA DE ARUÁ", bem temperada!
Uma posta bem fritada pelo TRINCA FERRO DOS AFOGADOS
Faltava ainda o prato principal que aconteceu logo em seguida, com a vitória do TRINCA FERRO em cima do SANTOS, de Adilson Ribeiro, por 1x0: uma POSTA DE PEIXE FRITO, bastante saborosa, Depois, o  TRINCA FERRO abriu o canto, para deleite dos presentes. Uma tarde de botãobol inesquecível! Bombou nas redes sociais! 
Ainda nesse compasso de espera, outros botonistas também treinaram abundantemente. INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, GRÊMIO, de José Ribamar, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, INTER DE MILÃO, de Clovis "Zé do Caixão" Sandes, mostram que estão em ponto de bala e já chiaram uma enormidade porque o campeonato ainda não se iniciou. Com justa razão!
TIMBU em treino forte com o VILA BELMIRO
Por sua vez, o TIMBU, de Abiud Gomes, realizou  três partidas amistosas  com a BALEIA AZUL, de Albertinho, variando os campos de jogo. 
No primeiro confronto, na ARENA 5, com seu botões do BAEPENDI, o NÁUTICO empatou em 1x1. Vale salientar os gols dessa partida foram autênticos golaços.
Na sequência, na Arena 4, NÁUTICO X VILA BELMIRO, não saíram do 0x0, com os TIMBUS se apresentando com o Time do BOHEMIANS, de Dublin.
Fechando a série de jogos, na Arena da Baixada, o TIMBU se fez presente com o time da AABB/Caxias do Sul, que sobrou em campo, dominando completamente a partida. O triunfo de 2x1 não traduz a superioridade técnica da equipe capitaneada por SAMBAQUY. A BALEIA AZUL penou!
DEPORTIVO LARA faz treino apronto com HÉRCULES
O VILA BELMIRO, após esses treinos com o NÁUTICO, ainda disputou alguns jogos treinos tendo como adversários o FLAMENGO, de Fernando Brito. o HÉRCULES, de José Hércules e o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
Já o TIMBU, com os botões do time do CHIEVO VERONA,  despediu-se com um jogo treino com o MENGÃO, de Fernando Brito, na Arena da Baixada e, mesmo com mais posse de bola que o adversário, não atingiu a meta flamenguista, deixando o campo derrotado por 1x0, na única oportunidade real de gol do oponente.
Como se pode observar, a impaciência já toma conta dos botonistas da APFM, mas tudo isso terá fim no próximo sábado, dia 3 de setembro, data inadiável para início do CAMPEONATO OFICIAL DE BOTÃOBOL da temporada 2026/2017. 
Antes, na quinta-feira, dia 1º de setembro, serão feitos os últimos ajustes, com o acabamento das obras na Arena 6 (revestimento do fosso e colocação das luminárias).  Ai, sim, tudo estará perfeito e vai rolar a festa. Viva o botão!



domingo, agosto 21, 2016

NO COMPASSO DE ESPERA

Trabalho hercúleo para deixar os campos em ordem
Minha gente, o Botãobol segue no compasso de espera do Campeonato Oficial de 2016 e, enquanto isso não acontece, os times vão se arregimentando em exaustivos treinamentos, ao mesmo tempo em que a direção da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa dá os últimos retoques em seu imenso salão de jogos para que a competição atinja o máximo sucesso possível.
Bolas de borracha, uma particularidade do botãobol
As bolas do campeonato já foram encomendadas, porém, o artesão Max Monteiro, um dos nosso botonistas, ainda  se recupera da delicada cirurgia,  a qual se submeteu, mas acredita-se que durante toda esta semana ele já possa começar a confeccioná-las e, caso apronte-as, a direção da APFM, nesse próximo sábado, dará início ao Campeonato Oficial de 2016, de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras).
Haja trabalho! Tudo pelo sucesso do Campeonato de Botãobol
Durante essa semana que passou, de mangas arregaçadas, Adilson Ribeiro, presidente da APFM, juntamente com José Hércules, Diretor Financeira da entidade e Bruno Aritana Monteiro, sócio honorífico, se desdobraram para deixar todos os campos em perfeitas condições, notadamente a Arena 2, a tão badalada "Alto da Bolívia".
Arena 2, Ex-Alto da Bolívia, e o clássico CRUZEIRO X GRÊMIO
Hoje, pode-se assegurar que a Arena 2 está espetacular, sem mais nenhuma queixa, portanto, o "Alto da Bolívia" não mais existe e o botonista não terá mais desculpas em caso de insucesso. O campo está uma maravilha.
Equipe de restauração dando os últimos retoques para o campeonato
Depois desses ajustes, a equipe de restauração partiu para a instalação da Arena 6 e aí o trabalho foi hercúleo. As tentativas de nivelamento se tornaram todas infrutíferas e ação teve que ser redobrada.
Já cansados, Hércules e Adilson, enfim conseguiram colocar o campo em ordem, restando tão somente o acabamento (revestimento do fosso).
Em suma, todas as arenas estão prontas para a competição. Valeu o esforço!
Alheios à essa situação, muitos outros botonistas estiveram presentes nesse sábado, dia 20 de agosto, participando de jogos amistosos, ajustando seus times para a maratona de partidas que terão pela frente.
FOGÃO continua rindo atoa do SACI COLORADO
Destaque para o BOTAFOGO, de Marcos Silva, que passou a semana anterior gozando o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, após lhe aplicar um histórico 8x2 na despedida do "Alto da Bolívia". O FOGÃO mostrou-se de novo afiado e não deu brechas para que o SACI pudesse cantar de galo. O GLORIOSO continuou triunfando nos confrontos.

CRUZEIRO ARUÁ DA JACOBINA parece que não voltou das férias
Por sua vez, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, fez uma série de amistosos e saiu da APFM sem marcar um único golzinho. O ARUÁ DA JACOBINA, após o turismo de férias, ainda não se encontrou, demonstrando que está totalmente fora de rítmo.
MENGÃO, de Fernando Brito, sparring do BODE DO ANDREAZZA
Outro que vem se aplicando nos treinos é o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, que chega cedinho e realiza uma série de amistosos, quase todos tendo como "sparring" o FLAMENGO, de Fernando Brito. Experimentando vários times, o BODE DO ANDREAZZA ainda não sabe qual a melhor equipe para a estréia no campeonato. Já o MENGÃO segue no mesmo diapasão e mostra nos treinamentos altos e baixos.
Ribamar, com seu GRÊMIO, tomou posse do "Cantinho do Rabão".
Por outro lado, o GRÊMIO, de José Ribamar, continua fazendo contratações, na tentativa de fortalecer mais ainda o TRICOLOR IMORTAL. Realiza, no máximo, uns três amistosos, mas fica observando e anotando o desempenho das demais equipes. É muita malícia!
TIMBU, de Abiud Gomes,  com suas "TARTARUGAS NINJAS"
Por fim, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, dá clara demonstração que virá para a competição com as famosas "TARTARUGAS NINJAS", que, ontem, após um primeiro tempo horrível, venceu de virada o antes invicto VITÓRIA DE GUIMARÃES, de Azevedo Neto, por 2x1, na renovada Arena 2.
Antes, com o time do CHIEVO VERONA, os TIMBUS empataram em 0x0, com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso. Os "BURROS VOADORES" abusaram do toque de bola, mas falharam nas finalizações, inclusive desperdiçando um pênalti.
TIMBU e as estrelas do COSMOS na goleada sobre o GRÊMIO RABÃO
Logo depois, o NÁUTICO, agora com o time do COSMOS, cheio de estrelas de galalite, goleou o cobiçado GRÊMIO RABÃO, de Dinoraldo Gonçalves,  por 4x1, num belo espetáculo. 
Fechando a tarde de treinos, o TIMBU, com sua equipe de GRINGOS (jogadores estrangeiros que vestiram a camisa alvirrubra), virou mais uma vez e venceu o SPORT, de Fernando Brito, por 2x1.
Foi um triunfo, mesmo amistoso, bastante comemorado, levando-se em conta o nome do time adversário. A rivalidade existe até no botão.
E assim se passou mais um sábado de botãobol e que se torça para que finalmente, nesse próximo sábado, tenha início o maior evento botonístico do Recife, a capital brasileira do botão. Que venha o Campeonato Oficial de 2016. As inscrições estão abertas e que todos se façam presentes a esse grande acontecimento. Viva o botão!

domingo, agosto 14, 2016

ADIADO O INÍCIO DO CAMPEONATO DE BOTÃOBOL

Max Monteiro ao lado do corinthiano Adriano Oliveira
Minha gente, a bruxa anda solta no Recife e,  com isso, sofre o botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), que vê sua maior competição, o Campeonato Oficial, ser adiada, por falta de novas bolas de borracha, devido à convalescença de Max Monteiro, nosso fabricante, que sofreu uma delicada cirurgia, mas, graças a Deus, está se recuperando bem e logo, logo, estará aqui na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, participando conosco em nossos eventos.
HÉRCULES e ARITANA na Arena "Alto da Bolívia"
Enquanto isso não acontece, a direção da APFM, está aproveitando essa extensão da pré-temporada, para dar um grau no  salão de jogos, ajustando os campos, melhorando a iluminação, de modo que o campeonato oficial obtenha o máximo de sucesso. 
Ontem, o presidente, Adilson Ribeiro, acompanhado do vice presidente José Hércules e contando com o apoio valioso de Bruno Aritana Monteiro, arregaçaram as mangas e passaram toda o dia fazendo os ajustes na Arena 2, que diferia das outros três arenas, no que concerne à altura do solo. Eram seis centímetros a mais e que causavam uma diferença enorme. Foi dureza, mas agora o "Alto da Bolívia" deixou de existir e assim todas as quatro arenas estão no mesmo nível e ninguém mais poderá chiar.
FOGÃO tostou  SACI num histórico 8x2 no "Alto da Bolívia" 
O interessante disso tudo é que antes do desmonte do "Alto da Bolívia", o BOTAFOGO, de Marcos Silva, foi para um confronto amistoso com o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá. Nesse último embate histórico, o FOGÃO não teve dó nem piedade e mostrou porque o SACI é preto retinto. Mandou ver uma tremenda traulitada de 8x2 no COLORADO e depois correu para as redes sociais alardeando o feito. Bombou no "ZapZap" e o SACI chutou o balde em todas as direções. Esse FOGÃO sempre foi terrível e tem muita história.
Com o FOGÃO é assim: "escreveu, não leu, o pau comeu"
Voltando no tempo, quando a APFM realizava suas competições nas dependências do SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, o FOGÃO mandou ver um 10x0 em cima de um outro BOTAFOGO, de Gilberto Bob Pai, que envergonhado, vendeu todo o time e nunca mais deu as caras no botão.
Em outra oportunidade, lá no seu reduto, na rua Cosmorama, no SETÚBAL, no feudo do saudoso Chico Barbosa, o GLORIOSO extrapolou e acabou com qualquer pretensão de retorno às mesas do outrora brilhante botonista Biu Vieira, que se afastara do botão por longos trinta cinco anos. Com um placar de 12x3, o FOGÃO reduziu às cinzas, o sonho da volta do famoso VASCÃO, de Papagaio, Arara, Barrabás, Cerejeira & Cia. Portanto, minha gente, com o FOGÃO não tem boquinha!
Será que o SACI irá enveredar pelo mesmo caminho? Não se sabe...
Mas os treinos não se limitaram apenas ao FOGÃO e ao COLORADO, pois muitas outras equipes também se exercitaram com vistas ao campeonato de 2016.
VILA BELMIRO, de Albertinho, espera repetir o gesto 
VILA BELMIRO, de Albertinho, FLAMENGO, de Fernando Brito, GRÊMIO, de José Ribamar, ITACURUBA, de Alexandre Freitas, NÁUTICO, de Abiud Gomes e CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, se apresentaram e mostraram que estão quase no ponto de lutarem pelo título de campeão oficial.
Resta, pois, torcer, para que Max Monteiro, nessa semana, reúna condições para confeccionar as famosas bolas de borracha, uma das particularidades do botãobol. 
Mais um registro: outra grande figura do botãobol, Demil Gomes dos Santos, o "Terrível", com muitas histórias nesse mundo maravilhoso e mágico da botão, recupera-se de uma cirurgia cardiovascular, bem sucedida, onde implantaram  duas pontes safenas. Que tenha um excelente período de convalescença e assim possa voltar com tudo às nossas mesas. Força, Demil! Que o BAYERN venha com tudo! A DIVISÃO PANZER é indestrutível!
Viva o botão!


domingo, agosto 07, 2016

CAMPEONATO OFICIAL DE BOTÃOBOL COMEÇA SÁBADO

 Botonistas da APFM prontos para a guerra do campeonato de botãobol
Minha gente, a pré-temporada com vistas ao Campeonato Oficial de Botãobol de 2016 chegou ao fim e agora as equipes se sentem bastante arregimentadas para darem início à guerra em disputa do título de campeão de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras).
O regulamento da competição já foi devidamente analisado, discutido e aprovado, não havendo mais nenhuma dúvida.
VILA BELMIRO, de Albertinho, grande campeão de 2015
A exemplo do ano passado, o Campeonato Oficial de 2016 segue a mesma fórmula de disputa, em dois turnos, sendo que o 1º Turno, denominado de Turno de Classificação, reúne todas as equipes inscritas que jogarão entre si, no sistema de pontos corridos. 
Já o 2º Turno está disposto em duas séries distintas: Ouro e Prata. Obviamente, os melhores pontuados no 1º Turno irão constituir o 2º Turno/Série Ouro, enquanto que os demais comporão o 2º Turno Série Prata.
Arenas que servirão de palco do campeonato de 2016
Vale salientar que o Campeão do 1º Turno já se garante na final do campeonato quando irá decidir o título com o vencedor do 2º Turno/Série Ouro.
Já os participantes do 2º Turno/Série Prata lutarão pelo Troféu "Cabeça de Lagartixa".
TIMBUS NINJAS o timaço de tartaruga de Abiud Gomes
Ontem, sábado, dia 6 de agosto,  na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, foram muitos os botonistas que lá estiveram, para os últimos preparativos com vistas ao campeonato, com destaque para o NÁUTICO, de Abiud Gomes, que apresentou-se com as famosas Tartarugas Ninjas, seu belo time de galalite, colhendo um triunfo significativo diante da FERA MATUTA, o campeoníssimo botonista Humberto (Securão) Arruda, por 3x1, na Arena 4, mostrando que está com todo gás para suportar a longa competição. Securão se apresentou com o BARCEFOGO, de Marcos Silva, campeão do TORNEIO OLIMPÍADAS. Foi um treino bastante proveitoso e o TIMBU foi à forra!
PORTO, de Dinoraldo e INTER DE MILÃO, de Zé do Caixão
Também se fizeram presentes as equipes do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes. do CRUZEIRO, o ARUÁ DA JACOBINA, de Marcos Cardoso, do velho GRÊMIO, de José Ribamar, do rival Campeão de Tudo, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, do FLAMENGO, de Fernando Brito, do BOTAFOGO, de Marcos Silva, da INTER DE MILÃO, o ZUMBI COLORADO, de Clóvis "Zé do Caixão" Sandes. do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, do HÉRCULES, de José Hércules, do VILA BELMIRO, de Albertinho e do BOCA JUNIORS, a nova equipe de Ricardo dos Anjos, deixando assim de lado seu VASCÃO.
Também presente mas ainda sem condições de se exercitar, o time do SANTOS, de Adilson Ribeiro, que vem com novos holofotes, após acabar de vez com as cataratas que tanto o incomodava. O neguinho tá vendo mais do que devia e vem que vem!
Belfort e seu SPORT CLUB o mais novo membro da APFM
Registre-se também a presença do novo sócio, Tácito Belfort, oriundo das mesas do Sport Club do Recife, onde dava suas palhetadas, obedecendo a regra de 12 toques e agora ingressa no mundo fantástico do botãobol. Sucesso ao novo sócio e que se aprimore muito para poder competir com os verdadeiros artistas da palheta. Pelo entusiasmo demonstrado, Belfort promete ir longe...
A APFM conta com a força desse trio de botonistas
Além das equipes acima, a APFM espera contar com a participação dos times do ESTADO ISLÃMICO, de Bruno Aritana, do SÃO PAULO, de Max Monteiro. do BARCELONA, de Azevedo Neto, do ITACURUBA, o TRINCA-FERRO DOS AFOGADOS, de Alexandre Freitas, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira.
Fica a torcida para que o CHELSEA, de Hugo Alexandre, o AJAX, de Cláudio Lucena, a LÁZIO, de João Paulo Fofão e o BAYERN, de Demil Gomes, possam  participar do campeonato oficial de 2016. Seria algo extraordinário. Pensem a respeito e venham abrilhantar mais ainda a maior competição de botãobol de Pernambuco.
A APFM já está ultimando os preparativos para o grande evento e sábado, tudo estará nos conformes. E vai rolar a festa... Viva o botão!