Minha lista de blogs

domingo, julho 31, 2016

FOGÃO FATURA TORNEIO OLIMPÍADAS 2016

Marcos Silva levou seu BARCEFOGO ao título de campeão
Minha gente, esse sábado, dia 30 de julho, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), foi totalmente de festa, com a premiação do VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE e culminando com o TORNEIO OLIMPÍADAS 2016, de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras).
Albertinho (VILA BELMIRO) abre o sorriso ao receber o troféu
Na festa de premiação do Chifronésio, foram agraciados: Campeão: VILA BELMIRO, de Albertinho; Vice Campeão: INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; 3º Lugar: CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; 4º Lugar: CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; Campeão da Rebarba: HÉRCULES, de José Hércules; Melhor Árbitro: Adilson José de Sá Ribeiro; Botão artilheiro: Revétria, do GRÊMIO.
Cláudio Sandes e sua mesa de quitutes
Seguiram-se os comes e bebes, mais uma vez sob a organização do "maître" Cláudio Alves Sandes, Diretor Social da APFM, Foi uma farta mesa de doces e salgadinhos.
Na sequência, o TORNEIO OLIMPÍADAS 2016, com a participação de 12 equipes, no sistema mata-mata.
FOGÃO só na espera de chamuscar o ESTADO ISLÂMICO
Foram 11 jogos bastante disputados e que, no final,  valeu um belo troféu ao BOTAFOGO, de Marcos Silva, que sagrou-se campeão, de maneira brilhante ao vencer um a um seus oponentes.
Iniciou com um triunfo, na Arena 2, sobre o ESTADO ISLÂMICO, de Bruno Aritana, por 3x1, já dando uma clara demonstração que iria longe na competição. O FOGÃO para esse torneio veio todo repaginado, apresentando-se com o fantástico time do BARCELONA, o BARCEFOGO, que acabou com toda a arrogância dos terroristas do EI.
E o FOGÃO fez um estrago daqueles no MANCHESTER CITY 
Depois, na Arena 5, o BARCEFOGO atropelou o MANCHESTER CITY, de Dinoraldo, dando-lhe um chocolate de 4x0, com direito a dois golaços de Messi, que viria a se tornar artilheiro do evento.
TRICOLOR IMORTAL somente caiu nos pênaltis
Mais adiante, na Arena 2,  empatou em 0x0 com o GRÊMIO, de José Ribamar, levando a decisão para as cobranças de pênaltis. Após um início nervoso, com as equipes perdendo as duas primeiras cobranças, o FOGÃO aprumou-se e chegou ao triunfo por 3x2.
Momento da cobrança de falta que dava início à conquista do Torneio
Para ser campeão, na Arena 1. o GLORIOSO chegou à vitória por 2x1 contra o NÁUTICO, de Abiud Gomes, triunfo construído no segundo tempo, após uma falta totalmente desnecessária do TIMBU, no seu campo de ataque. O FOGÃO arriscou o chute de longa distância e foi feliz, abrindo o placar.
Mesmo com a torcida a seu favor TIMBU morre na praia
O ALVIRRUBRO DA TORRE sentiu o golpe, mas continuou em busca da igualdade, procurando atacar de todas as formas, mas perdeu a posse de bola, que gerou um forte contra-ataque botafoguense, que acabou nas rede TIMBU. A vitória parecia sacramentada, mas o NÁUTICO iria botar emoção no jogo, marcando um golaço e voltando à partida. No último lance do confronto, em mais um ataque, o TIMBU teve a grande chance de empatar o jogo e levar a decisão para os pênaltis, mas, já estava escrito nas estrelas que o FOGÃO seria o campeão e assim pode levantar o troféu. O NÁUTICO continua sua sina de vice campeão. Nada, nada, nada e morre na praia.
TIMBU se consola com triunfo sobre o Campeão do Chifronésio
Para chegar à disputa final, o TIMBU venceu o VILA BELMIRO, de Albertinho, campeão do Chifronésio, por 1x0, na Arena 5 e também o FLAMENGO, de Fernando Brito, na Arena 1, pelo mesmo escore, 1x0.
TRICOLOR IMORTAL e o triunfo sobre o CORINGÃO
Já o GRÊMIO, de José Ribamar, chegou ao 3º Lugar ao eliminar de saída, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira. por 1x0, na Arena 1, derrotar nos pênaltis, o DEPORTIVO LARA por 3x2, após 1x1 no tempo regulamentar e, posteriormente, não teve a mesma sorte e perdeu a chance de ir à final. quando o FOGÃO o despachou nos pênaltis.
LARA detona  HÉRCULES,  Campeão da Rebarba do Chifronésio
Nas outras partidas, o DEPORTIVO LARA, de Claúdio Sandes, antes de ser despachado pelo GRÊMIO, eliminou o HÉRCULES, de José Hércules, na Arena 4, com vitória de 1x0. O Cabeça de Lagartixa do Chifronésio se despedia da competição.
 CITY não deu bolas ao COLORADO campeão de tudo
Já o "campeão de tudo", o SACI COLORADO, não aguentou o tranco do MANCHESTER CITY, na Arena 5, caindo por 1x0. O INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, chiou barbaridade com a bola colorida, utilizada na competição.
VASCÃO perde pênalti e é eliminado do torneio
Por sua vez, o FLAMENGO, de Fernando Brito, somente conseguiu despachar o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, após uma acirrada disputa de pênaltis.No tempo regulamentar o placar não fora movimentado, mas o MENGÃO foi mais eficiente nas penalidades e converteu 3, contra apenas 1 do VASCÃO.
FOGÃO recebe o troféu de Campeão do Torneio Olimpíadas 2016
Já era praticamente noite, na APFM, quando o BARCEFOGO levantou o troféu do TORNEIO OLIMPÍADAS 2016. Parabéns, FOGÃO! Valeu! 
Vem aí o Campeonato Oficial de 2016 e aí a história vai ser outra. As inscrições já estão abertas e a competição terá início no sábado, dia 13 de agosto. A fórmula será praticamente a mesma do ano de 2015, com pequenos ajustes. As novas bolas já foram encomendadas. Mesmo convalescendo, após uma delicada cirurgia, nosso querido botonista, Max Monteiro, garantiu que as bolinhas de borracha, estarão prontas para a guerra do campeonato. Vamos aguardar. Viva o botão!

quarta-feira, julho 27, 2016

AÍ VEM O CAMPEONATO OFICIAL DE BOTÃOBOL, DE 2016

A APFM espera repetir esse belo momento de festa
Minha gente, nesse sábado, dia 30 de Julho, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa estará realizado a Festa de Premiação do VII Torneio Chiofronésio do Recife, com a entrega dos troféus aos que mais se destacaram na competição.
VILA BELMIRO e HÉRCULES serão agraciados como campeões
Serão agraciados os seguintes botonistas e suas respectivas equipes:
1) Campeão do VII Torneio Chifronésio do Recife - VILA BELMIRO, de Albertinho;
2) Vice Campeão - INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá;
3) 3º Colocado - CORINTHIANS, de Adriano Oliveira;
4) 4º Colocado - CRUZEIRO, de Marcos Cardoso;
5) Melhor árbitro: ADILSON RIBEIRO;
6) Botão artilheiro do Chifronésio: REVÉTRIA, do GRÊMIO, de José Ribamar.
7) Campeão da Rebarba do Chifronésio: HÉRCULES, de José Hércules.
INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, vem com o timaço tri-campeão
Após o sucesso do VII Torneio Chifronésio do Recife, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se volta para a principal competição do ano, o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão, na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), com início previsto para o sábado, dia 6 de agosto, com os jogos dessa primeira rodada sendo conhecidos através de sorteio, a ser realizado com 30 minutos de antecedência.
TIMBU, de Abiud Gomes, virá  com qual  time?
O regulamento da competição deverá ser aprovado nesse próximo sábado, dia 30 de junho, mesma data para o início das inscrições das equipes, estendendo-se  até o dia 6 de agosto, uma hora antes do começo dos jogos.
Praticamente, o regulamento segue a mesma fórmula da competição de 2015, apenas com mais rigor quanto às ausências das equipes que porventura vierem a faltar à algumas jornadas. Essas equipes terão que apresentar justificativas que serão analisadas pela comissão organizadora  do campeonato, para julgamento.
Equipes já garantidas no Campeonato Oficial de Botãobol/2016
Espera-se este ano, contar com um número de participantes, nunca inferior a dezesseis equipes, que irão se confrontar, entre si, durante todo o 1º Turno (Turno de Classificação), com vistas à classificação para o 2º Turno, com suas Séries Ouro e Prata.
Portanto, é importante que as equipes interessadas em participar da competição compareçam à sede da APFM, nesse sábado, dia 30 de julho, para análise, discussão e aprovação do Regulamento do Campeonato Oficial de Botãobol.
É pensamento da diretoria da APFM, tão logo sejam entregues os troféus e aprovado o regulamento do campeonato, realizar o Torneio "OLIMPÍADAS", no sistema mata-mata, com direito a troféu ao vencedor. 
A palavra de ordem é uma só: FESTA! Que venham todos. Viva o botão!

quinta-feira, julho 21, 2016

NO MUNDO MÁGICO DO DADINHO

O Velho TIMBU na terra fantástica do Dadinho
Minha gente, nesse meu passeio à Brasília, estive reunido, nessa terça-feira, dia 19 de julho, na AABB/BOLA QUADRADA, revendo os amigos, nesse mundo encantado do Dadinho, uma das modalidades do futmesa e foi maravilhoso reencontrar os amigos Giusepe, Fernando, Paulinho e mais esses dois figuraços André Luís e Hélio Gherardi, dois baluartes do Dadinho, em Brasília.
Como todos sabem, minha praia é o botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), mas aonde quer que eu vá, havendo futebol de botão, me faço presente.
Fernando, Giusepe, Paulinho, André e Hélio, as feras do Dadinho
Aqui na AABB de Brasília, no espaço da bola quadrada, me aventurei mais uma vez no dadinho e como sempre acontece não pude conter as cobras criadas.
Foram cinco partidas e nenhuma vitória. Só pau e mais pau!
Apesar do domínio do dadinho, pesou a falta de treinamento e a diferença de tamanho dos botões.
FOGÃO, de Giusepe, e o primeiro tombo TIMBU
Iniciando a jornada, o NÁUTICO, com seu time do PARIS, com seus botões de capa, teve pela frente a grande fera do dadinho brasiliense, o Dom Giusepe, que se apresentou com seu timaço Glorioso, o BOTAFOGO e já viu: não deixou o TIMBU nem respirar e foi logo dizendo:"aqui no meu terreiro, não, quem manda sou eu, o FOGÃO! Nos catorze minutos da partida, o TIMBU apenas assistiu e o 2x0 ficou de bom tamanho.
Dessa vez,o VASCÃO, de Paulinho deu uma aliviada
Depois, chegou a vez de enfrentar o carrasco de 2010, o VASCÃO, de Paulinho e eis que o TIMBU brada seu inconfundível grito de GOOOOOOOOOL. Era Tigana, balançando as redes do ALMIRANTE e fazendo vibrar a galera presente. Mas a alegria durou pouco e o VASCO virou o placar e o tempo acabou.
REAL MADRID, de Hélio e FLUZÃO, de Fernando, mais duas feras
Veio o terceiro confronto e aí a coisa degringolou. Frente ao REAL MADRID, dessa simpaticíssima figura, Hélio Gherardi, o velho TIMBU não aguentou o tranco e levou um chocolate de 4x0, sem dó, nem piedade. A cada gol MERENGUE, o Hélio se justificava: foi sem querer, querendo. Um dia, quem sabe, no botãobol, eu possa dar o troco. É esperar para ver!
Partiu-se para o quarto embate, quando o TIMBU ficou frente a frente com o FLUMINENSE, de Fernando, esse conterrâneo, nascido em Casa Amarela. Mais uma derrota, só que dessa vez foi menos sofrida, apenas por 1x0.
BORUSSIA, de André, aquece com o VASCÃO, de Paulinho
Fechando a jornada, a honra de enfrentar o BORÚSSIA, desse extraordinário ANDRÉ LUÍS, presidente do Bola Quadrada e aí o TIMBU já estava exausto, mas resistiu o quanto pode, porém, acabou sucumbindo, deixando a mesa, amargando mais uma derrota, mas, por mais paradoxal que pareça, o grito de GOOOOOOOOOOL ecoou mais uma vez para o lado do NÁUTICO. Era outra vez, Tigana estufando as redes. Foram dois gols em cinco jogos, mas que serviram como alento e a certeza de que o TIMBU, com mais treinamentos e com botões apropriados para o dadinho,  sem falsa modéstia, pode sonhar com vôos mais altos.

O velho TIMBU despedindo-se do BOLA QUADRADA
Em suma, o que valeu mesmo foi esse convívio com essa turma mais que extraordinária que alavanca o Dadinho em Brasília 
Registra-se aqui o contato também com Marcelo Vasques e o Bruno Machado, que estavam se deliciando na dependência ao lado do Bola Quadrada, na AABB/Brasília, dando palhetadas na modalidade 3 toques, a famosa regra carioca de futmesa. 
Tudo isso demonstra que o futebol de botão é uma realidade no Distrito Federal. Torço para que os pernambucanos, lá residentes, encontrem uma maneira de introduzir o botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), para que todos possam sentir a grandeza dessa modalidade, que retrata fielmente um jogo de futebol, transportada para a mesa. Viva o Distrito Federal! Viva o Bola Quadrada! Viva o Dadinho! Viva o botão!




domingo, julho 10, 2016

A FESTA É DO VILA BELMIRO NO CHIFRONÉSIO

VILA BELMIRO o grande campeão do CHIFRONÉSIO
Minha gente, esse sábado, dia 9 de julho, é mais um marco na história vitoriosa do VILA BELMIRO, de Albertinho, com a conquista pela terceira vez do TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, em 7 edições da competição que reúne times de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), confeccionados com chifres de boi, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM).
Com uma campanha espetacular no 1º Turno do evento, a BALEIA AZUL, como é conhecido o Alvinegro do Metrô do Ypiranga, na Fase Decisiva, enfrentou todos os seus adversários com a vantagem do empate e soube tirar proveito dessa situação, jogando com o regulamento debaixo do braço.
Empate em 0x0 frente ao CORINGÃO leva o VILA à decisão
No sábado anterior, a BALEIA AZUL, na 4ª de final, classificou-se ao empatar com o TIMBU, em 1x1. Ontem, pela semifinal, ficou na igualdade em 0x0 diante do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e assim partiu para a decisão do Chifronésio tendo pela frente o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá.
BALEIA AZUL empata com SACI COLORADO e é campeã
No final da partida, o placar estampava mais um empate, dessa vez em 2x2. O VILA BELMIRO sagrara-se campeão do CHIFRONÉSIO pelo 2º ano consecutivo,  o terceiro de sua história, pois fora vencedor em 2006, na primeira edição dessa tradicional competição. 
Parabéns à BALEIA AZUL que vem  se aplicando no botãobol, com esquemas surpreendentes e mostra-se com uma frieza impressionante nos seus jogos. Graças a essas conquistas, o seu condutor, Albertinho, atinge o lugar mais alto no ranking geral de botonistas da APFM.
ARUÁ se rende às atividades sociais e deixe SACI na boa
A jornada desse sábado teve início com a partida semifinal, envolvendo o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, na Arena 4, com arbitragem do recauchutado Adilson Ribeiro, já com seus novos holofotes, depois de uma bem sucedida cirurgia de catarata. O homem de preto agora está vendo tudo e não dando margem a nenhuma contestação. O SACI jogava com a vantagem do empate, mas quem saiu na frente foi o ARUÁ DA JACOBINA, de Marcos Cardoso, se bem que era visível a desconcentração dos cruzeirenses, devido ao acúmulo de suas atividades profissionais e sociais, que obrigou muitas vezes a não poder atuar com assiduidade. Disso se aproveitou o COLORADO que virou o placar e classificou-se para a final do CHIFRONÉSIO.
Com a ausência do ARUÁ, CORINGÃO fica no 3º lugar
Já a Ex-RAPOSA DA JACOBINA, agora rotulado de ARUÁ, abdicava do direito de decidir o terceiro lugar, frente ao CORINGÃO e em razão disso foi considerado perdedor por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0 em favor dos mosqueteiros.
Timaço do VILA BELMIRO, de Albertinho, campeão do CHIFRONÉSIO 
Com o encerramento de todos os jogos do  VII Torneio Chifronésio do Recife, eis como ficou a classificação das equipes participantes:
Campeão: VILA BELMIRO, de Albertinho; Vice Campeão: INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; 3º lugar: CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; 4º lugar: CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; 5º lugar; GRÊMIO, de José Ribamar; 6º lugar: FLAMENGO, de Fernando Brito; 7º lugar: NÁUTICO, de Abiud Gomes e 8º lugar (rabo de jacaré): HOLANDA, de Bruno Aritana.
HÉRCULES usa a força e acaba com ZUMBI COLORADO
Na REBARBA DO CHIFRONÉSIO que reuniu as nove equipes não classificadas para a fase decisiva do CHIFRONÉSIO, o HÉRCULES, de José Hércules, ao vencer a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, o sinistro Zé do Caixão, na semifinal, por 1x0  enfrentou na final o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, na Arena 1, que antes havia empatado, na Arena 5, com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, em 1x1, mas beneficiou-se com a vantagem do empate.
HÉRCULES x VASCÃO - Uma rebarba plena de malícia.
Usando de toda a malícia que lhe é peculiar o HÉRCULES praticamente não deixou o VASCÃO jogar, ficando o tempo todo com a posse da bola, usando e abusando da tão detestada "zona da galinha". Sempre que nas poucas vezes que a posse de bola passava para o ALMIRANTE, não havia como romper a barreira armada pelos HERCULANOS e fez com que se tornasse constante o retorno das jogadas para o lado dos alvizulinos da Boa Viagem. Assim, ficou fácil demais e o HÉRCULES conquista pela primeira vez a REBARBA DO CHIFRONÉSIO e irá receber na Festa de Premiação do CHIFRONÉSIO, a realizar-se na APFM no sábado, dia 30 de julho, o Troféu "CABEÇA DE LAGARTIXA".
Botonistas da APFM responsáveis pelo sucesso do VII CHIFRONÉSIO
Numa análise superficial, pode-se dizer que o VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE foi sensacional em todos os aspectos e o título de campeão do VILA BELMIRO é inquestionável. A BALEIA AZUL mereceu de fato e de direito. Parabéns a todos participantes pelo alto espírito desportivo e pelo entusiasmo demonstrado nos jogos. Até à 8ª edição, se Deus quiser!
A APFM, após essa competição, inicia a pré-temporada com vistas ao Campeonato Oficial de 2017, de botãobol, com o começo previsto para o sábado, 6 de agosto. 
Nesse período de pré-temporada, vai ser discutida a fórmula de disputa da competição que poderá diferir da do ano de 2015, dependendo do número de equipes inscritas. Resta tão somente aguardar.
De 15 a 24 Jul estarei em Brasília e que haja botão!
Este blogueiro vai ficar ausente da APFM nesses próximos dois sábados, pois estará em Brasília, em visita aos filhos e netos. Lá, vamos ver como se encontra o "dadinho", na AABB, do Distrito Federal.
Marcus Amorim, Marcelo Vasques, Giusepe, Paulinho, Bruno Romar, espero encontrar todos e quem sabe poder  mostrar minhas habilidades nessa modalidade de futebol de botão. Aguardem! Viva o botão!




domingo, julho 03, 2016

CHIFRONÉSIO NA RETA FINAL DO BOTÃOBOL

CHEGOU A HORA DE A ONÇA BEBER ÁGUA!
Minha gente, a jornada de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) desse sábado, 2 de julho, ficou marcada pela definição dos quatro semifinalistas na disputa do troféu Cabeça de Touro, prêmio maior do VII Torneio Chifronésio do Recife, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, competição que reúne equipes constituídas de botões de chifres, uma das grandes tradições de Pernambuco.
Antes do início dos jogos pelas quartas de final, foram realizadas duas partidas ainda do 1º Turno, que serviram para definir o posicionamento das equipes na competição e assim dar prosseguimento ao grande evento.
ARUÁ se fingiu de leso e se deixou abater pela HOLANDA
O CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, enfrentou a HOLANDA, de Bruno Aritana, na Arena 1, sendo derrotada por 2x1, resultado que classificou Bob Filho para a Fase Decisiva do Chifronésio, superando no saldo de gols o SÃO PAULO, de Max Monteiro, o Bob Pai, enquanto que o ARUÁ DA JACOBINA, perdia a chance de terminar o turno como a equipe com melhor aproveitamento, tendo que se contentar com a terceira colocação do Grupo B.
HÉRCULES se assusta com ZUMBIS COLORADOS
No outro confronto, a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, o Zé do Caixão, empatava em 0x0, também na Arena 1, com o HÉRCULES, de José Hércules, ficando assim, à frente do rival, na classificação do 1º Turno, ambos já devidamente sacramentados na REBARBA DO CHIFRONÉSIO, fase de consolação para as equipes não classificadas e que iriam para a disputa do Troféu Cabeça de Lagartixa. Destaque para a arbitragem de Hugo Alexandre de Almeida, especialmente convidado.
ARUÁ como uma astuta RAPOSA acaba com a imortalidade
Abrindo a série de jogos da quarta de final, o GRÊMIO, de José Ribamar, perdeu, na Arena 2, para o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 2x0. O IMORTAL TRICOLOR não soube aproveitar a vantagem de jogar pelo empate, por ter melhor aproveitamento no 1º Turno e então o ARUÁ DA JACOBINA não se fez de rogado e com astúcia chegou à vitória. A imortalidade gremista ficou na fantasia. SAMBAQUY deve ter vibrado, lá no aconchego do lar em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
SACI COLORADO deixa SAMBAQUY mais alegre ainda
No outro confronto, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, se beneficiou da vantagem do empate e classificou-se para a semifinal do Chifronésio, ao ficar no 0x0, frente ao FLAMENGO, de Fernando Brito, num jogo chocho, realizado na Arena 5. O SACI dessa vez jogou com inteligência não se arriscando muito, enquanto que o MENGÃO mostrava-se inoperante, sem criar reais possibilidades de chegar ao triunfo. 
TIMBU empata e cai fora da final do CHIFRONÉSIO
Na 3ª partida da semifinal, a melhor da jornada, na Arena 4,  o VILA BELMIRO, de Albertinho, equipe com melhor aproveitamento no 1º Turno, mostrou-se excessivamente nervosa e quase entrega o ouro ao adversário, o NÁUTICO, de Abiud Gomes. Depois de um primeiro tempo em 0x0, a BALEIA AZUL, num lance de sorte, abriu o placar com um gol espírita, mas o TIMBU reagiu e chegou ao empate, porém, teve que lutar contra o relógio e por essa razão quis acelerar o ritmo da partida, na tentativa de chegar ao triunfo. As chances apareceram mas o ALVIRRUBRO falhou na conclusão das jogadas e viu, assim,  o VILA BELMIRO galgar as semifinais.
Nem Bob Neto salvou a HOLANDA no CHIFRONÉSIO 
Fechando as quartas de final, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, derrotou a HOLANDA, de Bruno Aritana, na Arena 4, por 1x0, numa partida onde o CORINGÃO foi sempre melhor e o escore não traduz o que foi essa supremacia. Os HOLANDESES se mostraram tímidos demais, enquanto que os MOSQUETEIROS martelavam insistentemente a meta adversária, até conseguir o objetivo.
Com a vantagem de jogar pelo empate, o CORINGÃO soube bem administrar a partida até o apito final do árbitro Gomes.
Após esses jogos, a tabela das semifinais se apresenta assim:
                                             1º Jogo: VILA BELMIRO X CORINTHIANS;
                                            2º Jogo: INTERNACIONAL X CRUZEIRO.
As equipes do VILA BELMIRO e do INTERNACIONAL jogam com a vantagem do empate devido ao melhor aproveitamento de ambas no 1º Turno do CHIFRONÉSIO.
Entrando na REBARBA DO CHIFRONÉSIO, aconteceram os seguintes confrontos e que definiram os semifinalistas na disputa pelo Troféu Cabeça de Lagartixa.
VASCÃO fecha o bico do TRINCA FERRO na REBARBA
De saída, o VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, derrotou o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 1x0, em jogo realizado na Arena 5. O VASCÃO teve uma sorte daquelas, notadamente depois que um arremate a gol do TRINCA FERRO DOS AFOGADOS, a bola caprichosamente parou em cima do goleiro vascaíno, fato raro no botãobol.
FOGÃO se apaga com sopro dos ZUMBIS COLORADOS
Depois, foi a vez da INTER DE MILÃO, de Zé do Caixão, jogar seus ZUMBIS COLORADOS e apagar o FOGÃO, de Marcos Silva, num zebraço daqueles. Os chifronésios do BOTAFOGO não estavam com nada na competição. 
Já o BARCELONA, de Azevedo Neto, não deu as caras na APFM e aplicou-se o WxO, atribuindo o escore de 1x0 em favor do BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves. Assim ficou fácil demais para os CANDANGOS DE MARANGUAPE.
Com olhar de PEIXE morto, SANTOS se despede da REBARBA
Na 4ª partida da REBARBA, o HÉRCULES, de José Hércules, ao empatar em 0x0, com o SANTOS, de Adilson Ribeiro, seguiu em frente na competição e vai em busca do Troféu Cabeça de Lagartixa.
Já o PEIXE vai dar uma recauchutada na vista e deverá voltar com novos holofotes para enfrentar a maratona do campeonato oficial de 2016.
TRICOLOR DO SAMU expulsa CANDANGOS da REBARBA
No fecho da jornada, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, derrotou o BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves, na Arena 2,tirando dos CANDANGOS DE MARANGUAPE a oportunidade de se sagrarem bicampeões da REBARBA. O TRICOLOR DO SAMU dessa vez vem embalado para conquistar o ambicionado prêmio.
Com esses confrontos, as semifinais da REBARBA DO CHIFRONÉSIO, se apresenta assim;
                                1º Jogo: VASCO DA GAMA X SÃO PAULO;
                                2º Jogo: HÉRCULES X INTER DE MILÃO.
As equipes do SÃO PAULO e da INTER DE MILÃO jogam com a vantagem do empate por terem melhor aproveitamento no 1º Turno do CHIFRONÉSIO.
Após os jogos semifinais do VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE e da REBARBA DO CHIFRONÉSIO, serão realizados os jogos que irão decidir as duas competições, porém, antes dessas partidas, serão efetuados os confrontos que decidirão o 3º lugar.
Quem será o grande campeão do CHIFRONÉSIO, de 2016? E o CABEÇA DE LAGARTIXA? 
Viva o botão!