Minha lista de blogs

sábado, setembro 10, 2016

FUTSAL DE MESA E A MUDANÇA DE ROTINA DA APFM

Futsal de Mesa quebra a rotina do botãobol na APFM
Minha gente, neste sábado, dia 10 de setembro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa teve a honra de receber em suas dependências o PRACIANO CLUBE, de Fortaleza - Ceará, que veio nos mostrar o novo xodó do jogo de botão, o Futsal de Mesa, tendo escolhido a nossa praça de esportes para que todos nós recifenses pudéssemos desfrutar dessa nova modalidade de esporte.
Para isso, o Coronel Praciano, mostrou-se atento a todos os detalhes, trazendo campo,bolas, traves, botões e troféus para que todos pudessem participar e assim ter os primeiros contatos com a novidade.
I TORNEIO DE FUTSAL DE MESA  CIDADE DO RECIFE
A direção da APFM, que estava com o início do campeonato já engatilhado para essa data, resolveu transferir para o próximo sábado, dia 17 de setembro, a abertura da sua maior competição de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), a fim de que todos os botonistas tomassem parte do I Torneio Cidade do Recife, de Futsal de Mesa, aqui realizado. De imediato, oito equipes se inscreveram e foram distribuídas em dois grupos de 4 equipes, conhecidos através de sorteio.
Pelo Grupo A: PRACIANO CLUBE, do Cel Praciano; AABB/CAXIAS DO SUL, de Abiud Gomes;
SANTOS, de Adilson Ribeiro: ORLANDO PIRATES, de Clóvis Sandes.
Pelo Grupo B: FLAMENGO, de Fernando Brito; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; VILA BELMIRO, de Albertinho; DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
AABB/CAXIAS DO SUL frente à fera cearense
Iniciado o Torneio, após o Cel PRACIANO fazer a explanação da regra do jogo, o PRACIANO CLUBE enfrentou a AABB/CAXIAS DO SUL numa partida que foi cercada pela curiosidade dos presentes. O time capitaneado por SAMBAQUY tentou fazer bonito e conseguiu com muita sorte ficar no 0x0 até o fim da primeira etapa. No 2º tempo, o PRACIANO CLUBE abriu o placar, mas a AABB não esmoreceu e lutou com unhas e dentes para chegar à igualdade, porém, não foi feliz em nenhum dos inúmeros arremates a gol. No apagar das luzes, já com o cronômetro soando o fim da partida, o PRACIANO CLUBE teve direito ao último arremate e deu cifras definitivas ao jogo. Vitória de 2x0, mas a AABB mostrou-se um adversário digno.
Pouco intimidade com o Futsal de Mesa: 1x0 para o SANTOS
Na sequência, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, dominou amplamente a partida, mas só marcou um único gol, que foi suficiente para despachar da competição o ORLANDO PIRATES, de Clóvis Sandes, classificando-se assim para a semifinal, já garantindo a conquista de um troféu.
PORTO (Esq) parecia veterano no futsal de mesa tal a desenvoltura
Pelo Grupo B, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, entrou arrasador, abrindo logo uma vantagem de 3x0 em cima do FLAMENGO, de Fernando Brito, parecendo já ser um veterano no futsal de mesa, tal a desenvoltura. O MENGÃO tentou reagir, desperdiçando chutes, um atrás do outro, até que alcançou as redes do GAVIÃO DE MARANGUAPE. De pronto, o PORTO respondeu e fez o quarto gol, sacramentando o triunfo por 4x1.
No outro jogo, o VILA BELMIRO, de Albertinho, foi beneficiado com a ausência do DEPORTIVO LARA e venceu por W X O, sendo aplicado o escore de 1x0, em seu favor.
Detalhe da posição do goleiro nos pênaltis
Na primeira semifinal, o VILA BELMIRO enfrentou o PORTO em jogo sensacional que culminou em empate em 2x2, levando a decisão para os pênaltis. A primeira série de pênaltis terminou empatada em 3x3, mas na segunda série, o PORTO desperdiçou a cobrança e o VILA não perdoou. Assim a BALEIA AZUL já se tornara a primeira finalista. Nos pênaltis o que chamou a atenção foi o posicionamento do goleiro. 
PRACIANO só espera para fisgar o PEIXE 
Na outra semifinal, o PRACIANO CLUBE não deu moleza e mostrou todo o seu potencial, goleando o SANTOS, por 5x2. O time cearense fez o que bem quis, dominando todas as ações. A reação do PEIXE, só aconteceu após o PRACIANO CLUBE já ter o triunfo consolidado.
PEIXE engole GAVIÃO e fica com o 3º lugar do Torneio
Na decisão do 3º lugar, outro jogo sensacional, envolvendo o SANTOS, de Adilson Ribeiro e o PORTO , de Dinoraldo Gonçalves, com viradas e reviradas. No final, o PEIXE triunfou por 3x2 e ficou com troféu de 3º colocado, enquanto que o GAVIÃO DE MARANGUAPE contentou-se com o troféu de 4º colocado, para guardar como lembrança.
PRACIANO CLUBE recebe o troféu de campeão
Veio finalmente a partida que decidiu o título do I TORNEIO CIDADE DO RECIFE, de FUTSAL DE MESA e aí não teve nem graça, pois o PRACIANO CLUBE passeou em campo e trucidou a BALEIA AZUL, derrotando-a por 5x1. O clube cearense fez gato e sapato do VILA BELMIRO, não dando a mínima chance. Era um gol atrás do outro e a BALEIA AZUL se desesperou, terminando encalhada. Marcou seu golzinho de honra quanto o cronômetro soara o encerramento da partida. 
Mas valeu pelo troféu de Vice Campeão.
O PRACIANO CLUBE provou que é o papão da zona. Nós, pernambucanos, ainda vamos ter muito que aprender para tentar superá-lo em outra oportunidade.
PRACIANO CLUBE enfrenta o TRINCA FERRO no botãobol
Após a entrega dos troféus, o PRACIANO CLUBE foi convidado para uma partida amistosa de botãobol e o ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS, foi a equipe escolhida para representar a APFM.
O PRACIANO CLUBE, mesmo tendo contato pela primeira vez  com o botãobol, mostrou que tem potencial para ir mais longe. No final, deu a lógica: ITACURUBA 1 x 0.
Eficácia nos chutes a gol é o grande segredo do futsal de mesa
Na realidade, não há comparação entre o botãobol e o futsal de mesa. São modalidades totalmente distintas. Na bola de borracha, a habilidade técnica fala mais alto, enquanto que no futsal de mesa a eficácia nos arremates a gol se sobressai, pois é grande a quantidade de chutes a gol, devido a intensidade do jogo. O botãobol é mais cadenciado, mais pensado, mais tático, enquanto que o futsal de mesa é mais dinâmico, mais veloz. É bom de se jogar. Vamos torcer para que vingue aqui  em Pernambuco.
Ao Coronel PRACIANO, o nosso agradecimento pela festa e esperamos um dia poder retribuir. As portas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa estarão sempre abertas para iniciativas desse porte e fica o convite para que venha conosco participar de eventos sempre que estiver em visita ao nosso Recife. Obrigado, amigão! Volte sempre! Viva o botão!


Nenhum comentário: