Minha lista de blogs

domingo, maio 15, 2016

MUITO BOTÃOBOL E MUITA FESTA

Troféus do Campeonato Oficial de 2015, de Botãobol
Minha gente, esse sábado, dia 14 de maio de 2016, proporcionou aos botonistas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa momentos de muita alegria e emoção, com os jogos do VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, de botãobol (futebol de botão arte na ex-regra pernambucana, a rainha das regras), concomitantemente com a premiação do Campeonato Oficial de 2015, encerrado em 2 de abril de corrente ano.
VASCÃO humilhou com o toque de bola
Abrindo a jornada do CHIFRONÉSIO, o GRÊMIO, de José Ribamar, para alegria do colorado SAMBAQUY, caiu diante do VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, na Arena 5, por 2x0. O VASCÃO apresentou-se com um toque de bola de causar inveja e  soube aproveitar as poucas ações ofensivas. Foi uma bela vitória.
A rede não balançou com pênalti e tudo
Já na Arena 2, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, empatou em 0x0 com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, com os sampaulinos reclamando bastante da altitude. Não é atoa que essa arena tem a alcunha de Bolívia. É dureza para os botonistas, principalmente aqueles que estão com sobrepeso. Os gordinhos sofrem barbaridade! O TRINCA FERRO DOS AFOGADOS poderia ter saído vencedor se não tivesse desperdiçado uma penalidade máxima. Se fosse em outro campo, quem sabe...
FOGÃO passou sufoco mas triunfou no final
Enquanto isso, na Arena 1, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, suou para triunfar sobre o estreante BARCELONA, de Azevedo Neto, contentando-se com o magérrimo placar de 1x0. O FOGÃO, pelo que se viu, ainda sofre os reflexos da goleada corinthiana. Foi um alívio, quando o cronômetro soou e o árbitro deu a partida por encerrada.
BALEIA AZUL observa os mínimos detalhes
Por sua vez, na Arena 4, o VILA BELMIRO, de Albertinho, cheio de detalhes, entrou em campo para se confrontar com o BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves, analisando botão por botão, com o auxílio de uma lupa. Tentou-se uma explicação mas nada ficou esclarecido. O que se sabe é que a empreitada deu certo, com a BALEIA AZUL saindo vencedora por 1x0. Os CANDANGOS DE MARANGUAPE ainda não deram o grito de gol uma vez sequer no CHIFRONÉSIO.
GRÊMIO pulou uma fogueira e lidera o Grupo A
Na sequência, ainda na Arena 1, o BARCELONA, de Azevedo Neto, fez uma partida sensacional diante do poderoso GRÊMIO, de José Ribamar e quase complica a vida do IMORTAL TRICOLOR. 
Quando tudo indicava que o jogo terminaria empatado em 2x2, eis que os gremistas acharam o caminho da vitória no finalzinho. Foi um duro castigo para os catalães.
TIMBU ainda não conhece o grito de gol no CHIFRONÉSIO
Depois, na Arena 2, na altitude da Bolívia, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, encarou o FLAMENGO, de Fernando Brito e, mais uma vez, falhou nas finalizações, não encontrando em momento algum o caminho das redes rubronegras. Já o MENGÃO, depois de uma primeira fase em que foi superior, teve um bruta queda de produção na etapa derradeira, mas numa jogada despretensiosa, quase sem querer, resolveu arriscar um chute a gol e, pimba! Rede. Gol do URUBU. O TIMBU ficou chupando o dedo e já vendo a ameaça da REBARBA DO CHIFRONÉSIO.
ARUÁ polui a água e  TRINCA FERRO morre de sede de gol
Logo adiante, na Arena 4, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, tropeçou frente ao CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 1x0, num jogo bem disputado. O ARUÁ, ex-Raposa da Jacobina, conseguiu furar a retranca do TRICA FERRO DOS AFOGADOS, já no apagar das luzes.
CORINGÃO ficou no quase ante o MENGÃO 
Fechando a jornada, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e FLAMENGO, de Fernando Brito, na Arena 1, empataram em 1x1, num jogo disputadíssimo. Os MOSQUETEIROS foram logo abrindo o placar e tiveram a chance de ampliar em várias oportunidades. Aos poucos, o URUBU foi se recuperando e, assim, acabou chegando ao empate. Resultado justo e considerado bom pelas duas equipes.
Após os jogos, eis a classificação do VII CHIFRONÉSIO DO RECIFE;
Encerrado os jogos, partiu-se para a solenidade de premiação do Campeonato Oficial de 2015, de Botãobol, da APFM, com destaque para o VILA BELMIRO, de Albertinho, que abiscoitou os troféus de Campeão Geral, Campeão do Turno de Classificação e do 2º Turno/Série Ouro, além da medalha de artilheiro da Série Ouro. A BALEIA AZUL deitou e rolou no campeonato e mereceu todas as honras e sinais de respeito.
Albertinho (VILA BELMIRO) o maior premiado em 2015
Já o NÁUTICO, de Abiud Gomes, acabou levando para suas prateleiras os troféus de vice campeão geral, de vice campeão do 2º Turno/Série Ouro e a medalha de melhor defesa da competição.
Abiud Gomes (TIMBU) alegre pelos troféus conquistados
Destaque também para o BOTAFOGO, de Marcos Silva, que conquistou os troféus de  3º lugar geral e do botão artilheiro do campeonato  (Del Piero) e a medalha de time de melhor ataque.
MENGÃO já com a "Cabeça de Lagartixa" nas mãos
Cabe aqui o registro do troféu de campeão do 2º Turno/Série Prata (Cabeça de Lagartixa), conquistado pelo FLAMENGO, de Fernando Brito.  
Registre-se também o troféu de melhor árbitro do campeonato, honraria que coube a Fernando Enéas de Brito, com atuações seguras, sem contestação. Mostra assim uma renovação no quadro de arbitragem da APFM.
E, então, vieram os comes e bebes e todos caíram na farra. Viva o botão! 


3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Sempre será uma festa a entrega de troféus. Por isso, meu amigo Abiud, nesta semana não haverá comentários sobre os jogos. O Náutico soube levar prêmios e mais prêmios para suas prateleiras pois jogou com o time da AABB Caxias do Sul, com a turma de polenteiros comandados pelo Grazziotin, Puccinelli, Ponzi, Medeiros, Cardosão e contando com o beque Sambaquy que sempre que pode ajuda marcando uns golzinhos. Este time eu quero conhecer por fotografia, pois já tem nome aqui no sul.
E os comes e bebes devem ter sido fantásticos, pois em dias assim a casa fica cheia. Só notei a falta do Jiquiá, de deo quebrado e tudo o mais.
Abração colorado e gaúcho.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Mano Abiud,
Fiz um comentário, ainda no domingo, e até agora nada aprece em sua página. Não sei se é por causar do novo aparelho, ao qual estou me acostumando aos poucos, ou então por falta de algum recurso que deverá ser instalado.
Não pense que não estou acompanhando o desenrolar do campeonato Chifronésio e acompanhando a entrega de prêmios dos campeonatos anteriores. Meus amigos pernambucanos merecem o meu respeito e minha admiração.
Abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, a festa foi tranquila, num ambiente alegre e descontraído. Jiquiá informou que não pode comparecer porque a mão continua bastante inchada, mas sábado estará de volta. Mandarei a foto da AABB junto com os troféus e medalhas conquistados. O comentário que você se refere, com a data de 12 de maio, foi publicado no dia 14, assim que me livrei das pedras. Sábado, partirei para meu quarto jogo pelo Chifronésio e tenho que vencer, pois, caso contrário, cairei na rebarba. Um abração bem pernambucano, agora mais leve.