Minha lista de blogs

domingo, março 13, 2016

PROBLEMAS E MAIS PROBLEMAS NO BOTÃOBOL

FOGÃO, LARA e PORTO faltam e atrasam desfecho da Série Ouro
Minha gente, apesar de todo o entusiasmo, o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão arte), promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), nessa reta final do 2º Turno, vai se arrastando, devido aos problemas surgidos com as equipes, fazendo com que os jogos deixem de ser realizados, adiando-se portanto, o desfecho da competição.
Jornadas de botãobol aos sábados na APFM
Diferentemente das outras regras, com suas competições centralizadas e realizadas em datas pré-determinadas, o Botãobol, por se assemelhar ao futebol association, realiza competições regulares, obrigando os participantes a se encontrarem com constância e assiduidade, semana após semana.
Para se ter uma ideia, o Campeonato Oficial da Temporada 2015/2016 teve início em agosto de 2015 e irá se estender até 2 de abril de 2016, portanto, com mais de sete meses de duração.
Com isso, é fácil perceber que muitas faltas ocorrem durante toda essa trajetória e assim muitos jogos são adiados até que os problemas sejam solucionados.
DEPORTIVO LARA falta e jogo contra TIMBU é adiado
Como não há interesse nenhum em punir os faltosos, pois o que se deseja mesmo é disputar as partidas, somente excepcionalmente a APFM, através da Comissão Organizadora do Campeonato, resolve aplicar o WxO em determinadas situações, isso após analisar criteriosamente os motivos das faltas.
Exemplo: não serão punidas as equipes que faltem por diversos motivos (viagem, trabalho, compromissos assumidos, saúde, etc).
A rigor, somente quando a equipe falta por faltar, sem apresentar motivo considerado justo, é que se aplica o WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 em favor do oponente.
Normalmente, quando esse fato acontece já se sabe que essa equipe fatalmente abandona a competição, por não reunir mais condições de comparecer com assiduidade aos jogos.
Ontem, nesse sábado, dia 12 de março, não foi diferente, quando apenas foram realizadas três partidas, todas do 2º Turno/Série Prata, com todos os seus integrantes presentes à APFM.
PORTO (Dir) foi outro que não deu com os costados na APFM
Devido às faltas do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes e do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, nenhum jogo programado pela Série OURO, pode ser realizado.
RAPOSA DA JACOBINA não consegue driblar HÉRCULES
De saída, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que praticamente tinha todas as chances de se tornar campeão da SÉRIE PRATA, empatou em 0x0, na Arena 4,  com o HÉRCULES, de José Hércules, diminuindo assim as chances de sucesso.
TRICOLOR DO SAMU atropela RAPOSA DA JACOBINA
Para piorar, em seu último compromisso nesse 2º Turno, também não passou de um empate em 1x1, com o SÃO PAULO, de Max Monteiro e assim, praticamente, se despediu do título. A RAPOSA DA JACOBINA arrotou demais e padeceu de indigestão.
Olhando para os números ainda há uma réstia de luz, mas seria necessário que a rodada final da Série Prata, se tornasse tremendamente ingrata ao MENGÃO ou aos terroristas do JIHAD. Será que a RAPOSA DA JACOBINA tem olhar de secar pimenteira?
HÉRCULES ataca mas URUBU se safa e entra de vez na briga
No último jogo do dia, o FLAMENGO, de Fernando Brito, viu crescer suas chances de chegar ao título de campeão da Série Prata, ao derrotar o HÉRCULES, de José Hércules, na Arena 2, por 2x1. O URUBU está agora com 6 pontos ganhos e tem mais dois jogos a disputar. Caso vença esses dois confrontos, botará a mão no troféu "CABEÇA DE LAGARTIXA".
Confronto JIHAD x HÉRCULES pode dar título aos terroristas
Além do MENGÃO, o JIHAD, de Bruno Aritana, também reúne condições de chegar no topo, mas para isso deve derrotar o HÉRCULES, de José Hércules, ficando na torcida para que o URUBU, tropece em pelo menos um dos seus dois jogos, respectivamente, diante dos ZUMBIS COLORADOS e do TRICOLOR DO SAMU. A exemplo, do HÉRCULES, tanto o INTERNACIONAL, quanto o SÃO PAULO, já não têm nenhuma chance de chegar ao título, o que poderá facilitar a missão flamenguista.
Eis como está  a classificação do 2º Turno/Série Prata:

Por outro lado, pelo 2º Turno/Série Ouro, três equipes não compareceram e em razão disso, nenhum confronto foi realizado, porém, todas as faltas foram justificadas, fazendo com que esses jogos fossem adiados para o próximo sábado, dia 19 de março.
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2015
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
(SÁBADO, DIA 19 DE MARÇO DE 2016)
                         SÉRIE OURO
              JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
VILA BELMIRO

X

BOTAFOGO(*)
NÁUTICO

X

DEPORTIVO LARA(*)
PORTO(*)

X

SANTOS
           JOGOS DA RODADA
DEPORTIVO LARA

X

VILA BELMIRO
BOTAFOGO

X

NÁUTICO
VASCO DA GAMA

X

SANTOS

                     SÉRIE PRATA
                                       JOGOS FINAIS
Rodada
JOGOS
FLAMENGO

X

INTERNACIONAL(*)
INTERNACIONAL

X

SÃO PAULO
JIHAD

X

HÉRCULES
FLAMENGO

X

SÃO PAULO
Por isso, a próxima jornada se transforma numa verdadeira maratona de jogos, exigindo uma boa preparação física dos participantes da competição, que deverão realizar, caso da Série Ouro,  no mínimo duas partidas.
Como o botãobol não é tão simples assim de ser jogado, pois exige de seus praticantes uma grande concentração, tal o grau de aplicação que deve ter o botonista para alcançar o objetivo de vencer esses jogos, notadamente nessa reta final do campeonato, onde qualquer erro pode ser fatal, o desgaste emocional é tremendo e pode mudar completamente o rumo da competição.
Essa é a regra do jogo, daí se estabelecer a data de 2 de abril de 2016, como a data máxima para definição do Campeonato Oficial de Botãobol da Temporada 2015/2016. Que assim seja! Viva o botão!



2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Que barra pesada está se tornando o campeonato deste ano. O pessoal foi para as manifestações contra o governo e deixou de jogar suas partidas. Com isto o Timbú continua na liderança e se dominar os nervos e manter a calma conseguirá reescrever seu nome na relação dos campeões.
Eu admiro esta persistência de vocês, que semanalmente estão se reunindo para disputar o campeonato. Assim sempre foi feito em todas as Associações que eu criei (Caxias do Sul e Brusque). Os campeonatos eram longos e com jogos semanais. Era sempre emocionante. Quando eu vim para Santa Catarina, o campeonato estava findando o primeiro turno, onde ficamos empatados Airton Dalla Rosa e eu. O segundo turno eu disputei reunindo o pessoal nos dias que conseguia ir até Caxias (500 quilômetros de distância). Cheguei a jogar nove partidas em um final de semana. No final do campeonato, sem poder treinar em minha nova cidade. consegui chegar em terceiro. Eu sai de Caxias no dia 30 de novembro de 1973. O campeonato terminou em 1974. Para jogar eu tinha de viajar 1.000 quilômetros, pois no dia seguinte tinha de retornar para a agência em Brusque.
Hoje, o futebol de mesa é jogado há sete quilômetros daqui e eu estou sem jogar há quinze meses.
Tudo se justifica quando temos vontade de fazer a roda girar.
Abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, as faltas são decorrentes de problemas físicos ou pessoais (viagem ou trabalho). Marcos Silva (Botafogo) está padecendo com o nervo ciático. Já Dinoraldo (Porto), está reformando a casa e tinha que dar assistência ao pedreiro. Cláudio Sandes (Dportivo Lara) somente pode chegar à APFM depois das três horas da tarde. Como todos nós da APFM somos da classe média baixa não estávamos nem aí para as manifestações. Para nós botonistas, o sábado é sagrado. De qualquer forma o nosso campeonato vai se encerrar no sábado dia 2 de abril e logo em seguida começaremos o Torneio Chifronésio. A rigor, eu cheguei à conclusão que não estou mais com aquele pique. Talvez já esteja na hora de me aposentar. Ficaria apenas jogando amistosamente, sen compromisso, apenas movido pela paixão. Abração bem pernambucano, sem ódio e sem medo.