Minha lista de blogs

domingo, junho 28, 2015

HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA NO CHIFRONÉSIO

Equipes classificadas para a Fase Final do CHIFRONÉSIO
Minha gente, com muita emoção, o VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), encerrou o Turno de Classificação, com a realização do tão esperado confronto, envolvendo o BOTAFOGO, de Marcos Silva e CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, cujo resultado definiria as posições das equipes participantes para a etapa de decisão da competição.
CORINGÃO surpreende e apaga FOGÃO
Surpreendentemente, o CORINTHIANS realizou uma partida espetacular e foi buscar uma virada sensacional após sair em desvantagem logo no comecinho da partida. O CORINGÃO não se perturbou com o FOGÃO e numa frieza impressionante construiu a soberba vitória, resultado que o colocou na 3ª colocação do Grupo A, habilitando-o para a fase decisiva, deixando para trás as esperanças do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, equipes que sonhavam se livrar da temida e indesejada  REBARBA DO CHIFRONÉSIO.
Acostumado ao frio, BOTAFOGO chia com o calor infernal
Por sua vez, o FOGÃO sentiu e muito a mudança do clima, dividindo-se entre um ambiente agradabilíssimo de 8 graus e um calor infernal de 30 graus. O CORINGÃO simplesmente apagou o FOGÃO.
Com o triunfo corinthiano, por 2x1, o primeiro lugar do Grupo A foi decidido por sorteio, pois as equipes do BOTAFOGO e do VILA BELMIRO, de Albertinho, terminaram com a mesma pontuação e iguais também em todos os critérios de desempate (maior número de vitórias, saldo de gols, maior número de gols marcados, confronto direto).
FOGÃO ganha sorteio e atenua derrota 
Na bolinha, o FOGÃO dessa vez foi feliz e substituiu a cara de frustração após o fracasso ante o CORINGÃO  e abriu um largo sorriso ao se ver galgado ao primeiro lugar na classificação. Eita, bicho sortudo!
Com isso, as quartas de final, que acontecerão no sábado, dia 11 de julho, apresentam os seguintes jogos:  
BOTAFOGO (Marcos Silva)  X FLAMENGO (Fernando Brito);
CRUZEIRO (Marcos Cardoso) X CORINTHIANS (Adriano Oliveira)
GRÊMIO (José Ribamar) X HÉRCULES (José Hércules)
VILA BELMIRO (Albertinho) X INTER DE MILÃO (Clóvis Sandes).
As equipes mandantes (BOTAFOGO, CRUZEIRO, GRÊMIO e VILA BELMIRO), por terem melhor classificação no 1º Turno, jogam, com a vantagem do empate para irem às semifinais.
Um desses rebarbados será a "CABEÇA DE LAGARTIXA"
Enquanto isso, a REBARBA DO CHIFRONÉSIO, envolve as seis equipes que ocuparam a parte baixa da tabela de classificação e se envolverão nos seguintes confrontos, em disputa do TROFÉU "CABEÇA DE LAGARTIXA":
SANTOS (Adilson Ribeiro) X INTERNACIONAL (Paulo Jiquiá);
NÁUTICO (Abiud Gomes) X SÃO PAULO (Max Monteiro).
O ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, 5º lugar do Grupo A, deverá enfrentar o vencedor do confronto SANTOS X INTERNACIONAL, enquanto que  o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, 5º lugar do Grupo B,  se defrontará com o vencedor de NÁUTICO X SÃO PAULO, nos embates pelas semifinais.
Como se pode observar, no próximo sábado, dia 4 de julho, não haverá rodada do CHIFRONÉSIO, conforme decisão da maioria dos participantes, tendo em vista que o representante do NÁUTICO, este blogueiro,  irá passar por uma cirurgia, programada para o próximo dia 29 de junho e terá que cumprir um período de oito dias de convalescênça. Antes que venham perguntar, aqui vai a resposta:
- retirada de mais uma pedra crescidinha que se alojou no rim esquerdo.
De resto é aguardar que as quartas-de-final sejam disputadas com a mesma emoção dos jogos do turno de classificação. Que os vencedores desses jogos possam partir para o desfecho do VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, programado para o sábado, dia 18 de julho, juntamente com a festa de premiação. Esse é o mundo maravilhoso do botãobol. Viva o botão!

domingo, junho 21, 2015

CHIFRONÉSIO NA HORA DA DECISÃO


FOGÃO e BALEIA AZUL vão ter que esperar CORINGÃO
Minha gente, o botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras) viveu uma jornada espetacular com os jogos da 7ª e última rodada do Turno de Classificação, do VI Torneio Chifronésio do Recife, nesse sábado, dia 20 de junho, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, quando foram realizadas cinco partidas que praticamente apontaram os times que irão para a Fase Decisiva da competição.
HÉRCULES se livra da Rebarba e vai para a quarta-de-final
Iniciada a jornada, pelo Grupo A, o HÉRCULES, de José Hércules, na Arena 2, conseguiu a classificação ao empatar em 1x1 com o VILA BELMIRO, de Albertinho, equipe que já entrou em campo com o acesso garantido para as quartas-de-final. 
PIRATAS DE MARANGUAPE vão secar CORINGÃO
No 2º confronto, o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, quando tudo levava a crer que cairia para a Rebarba do Chifronésio, encontrou o gol salvador no apagar das luzes, num arremesso sensacional, que lhe garantiu o empate em 1x1 com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, que viu assim ir embora a chance de figurar entre os quatro melhores do Grupo. Agora, o TRICOLOR DO SAMU figura como única equipe do Grupo A, já sacramentada na famigerada Rebarba do Chifronésio e partirá para a conquista do indesejado troféu "Cabeça de Lagartixa".
RAPOSA bem que quis  mas TRICOLOR IMORTAL se garante em 1º
Pelo Grupo B, o GRÊMIO, de José Ribamar, consolidou-se como o primeiro colocado do grupo ao empatar em 0x0 com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que ficou na 2ª posição. Foi um jogo amarrado, onde os MOSQUETEIROS tiveram uma postura defensiva, não dando brechas à RAPOSA DA JACOBINA. O TRICOLOR IMORTAL jogou com o regulamento debaixo do braço e vai para o confronto pela quarta-de-final com a vantagem do empate.
URUBU usa da malandragem e chega à classificação
Enquanto isso, FLAMENGO, de Fernando Brito e DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, fizeram um jogo de vida ou morte, onde o MENGÃO levava a vantagem do empate. Ao CHIVO DO ANDREAZZA apenas a vitória o deixaria vivo para enfrentar a fase decisiva do CHIFRONÉSIO.
A Arena 5 foi o palco do confronto e o MENGÃO, no final, vibrou com o empate em 0x0, resultado que lhe deu o 4º lugar no Grupo. Já o LARA foi jogado na Rebarba do Chifronésio, ficando na 5ª posição do Grupo B, já se garantindo na semifinal.
TIMBU abre as catacumbas de Zé do Caixão e sarra com os ZUMBIS
Fechando a jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, antecipadamente rebarbado, aprontou para cima dos ZUMBIS de Zé do Caixão, goleando a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, por 4x0. O TIMBU invadiu as catacumbas e botou os ZUMBIS para correr. Foi aquele auê. Cruz, credo, mangalô, três vezes! Sabiá, sabiá, melão, melão! A INTER DE MILÃO, apesar do massacre, já entrou classificada para a fase decisiva, mas perdeu  a chance de liderar o grupo. Acabou em 3º lugar. Perdeu também a invencibilidade na competição. O cabacinho voou!
Com a ausência do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, que enfrentaria o BOTAFOGO, de Marcos Silva, o GRUPO A ficou totalmente indefinido, com todas as equipes (exceto  SÃO PAULO, de Max Monteiro e SANTOS, de Adilson Ribeiro), dependendo do resultado desse confronto para saber o posicionamento na tábua de classificação.
Está todo mundo de olho no CORINGÃO
Para se ter uma ideia da importância dessa partida, é bom mostrar o que pode resultar:
1) O BOTAFOGO, de Marcos Silva, caso empate em 0x0,  fica com o 1º lugar e o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, se classificará em 4º lugar. 2) Se o FOGÃO triunfar, o CORINGÃO cai para a Rebarba do Chifronésio, entrando em 6º lugar, atrás do SANTOS, de Adilson Ribeiro. O 4º lugar do Grupo A, passará a ser ocupado pelo ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves.
3) Em caso de vitória do CORINTHIANS, se for por 1x0, o FOGÃO ainda permanece na primeira colocação, com o VILA BELMIRO, de Albertinho, ocupando o 2º lugar. Caso a partida termine com a vitória do CORINGÃO, por 2x1, aí  o primeiro lugar seria conhecido através de sorteio, pois tanto o FOGÃO, quanto a BALEIA AZUL empatariam em todos os critérios.
4) Vitória corinthiana com 2 gols de diferença, alçaria o VILA BELMIRO ao topo, empurrando o BOTAFOGO, para o 2º lugar. 
5) O HÉRCULES, de José Hércules, somente permanece na terceira posição, caso o CORINGÃO perca ou empate em 0x0. Se isso não ocorrer, os HERCULANOS se consolidam na 4ª e última posição na classificação e partiria assim para o confronto com o GRÊMIO, de José Ribamar, na quarta-de-final.
Portanto, com exceção do confronto NÁUTICO x SÃO PAULO, já definido na Rebarba do Chifronésio, todos os demais jogos (tanto para cima , como para baixo) somente serão conhecidos, após o desfecho do embate BOTAFOGO X CORINTHIANS, que promete ser espetacular. 
Como se percebe, emoção é que não vai faltar! O CHIFRONÉSIO entrou com tudo no ritmo de São João. A fogueira tá queimando!  É tudo isso e muito mais! Viva o botão!

domingo, junho 14, 2015

PRIMEIRAS VÍTIMAS DO CHIFRONÉSIO

Zé do Caixão (esq) continua a aprontar no Chifronésio
Minha gente, nesse sábado, dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu prosseguimento ao VI Torneio Chifronésio do Recife, de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras) com a realização de sete partidas, válidas pela penúltima rodada do turno de classificação, com destaques para as equipes do NÁUTICO, de Abiud Gomes e do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, as primeiras vítimas da competição e que terão que provar do fel da Rebarba do Chifronésio, na disputa pelo indesejado troféu "Cabeça de Lagartixa". O que é que eles vão dizer para SAMBAQUY?
FOGÃO empata e deixa ORLANDO PIRATES no sufoco
Pelo Grupo A, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, chegou ao empate com o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, em 1x1 e já se garantiu para a fase decisiva do Chifronésio, mas ainda vai ter que enfrentar o CORINGÃO, na 7ª e última rodada, tentando chegar em primeiro lugar no grupo e. assim, levar a vantagem do empate nos jogos mata-mata.
BALEIA AZUL ataca e engole o PEIXE
Já o VILA BELMIRO, de Albertinho, chegou fácil ao triunfo, derrotando o SANTOS, de Adilson Ribeiro, por 2x0, resultado que também classificou a BALEIA AZUL para o 2º Turno, enquanto que o PEIXE vai depender de uma combinação de resultados para não ter que se juntar ao TIMBU e ao SACI  na Rebarba do Chifronésio. Quem aposta?
TRICOLOR bate CORINGÃO e continua vivo no CHIFRONÉSIO
Fechando o Grupo A, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, até então invícto, caiu diante do SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 1x0 e agora vai ter que enfrentar o FOGÃO, na obrigação de pelo menos empatar, para ficar entre os quatro melhores classificados. 
Com os resultados dos jogos desse sábado, todos os times do Grupo A chegam à última rodada do 1º Turno com chances reais de classificação. BOTAFOGO e VILA BELMIRO já carimbaram o passaporte. As duas vagas restantes vão depender dos resultados dos confrontos da última rodada:
BOTAFOGO (Marcos Silva) X CORINTHIANS (Adriano Oliveira) 
HÉRCULES (José Hércules) X VILA BELMIRO (Albertinho);
ORLANDO PIRATES (Dinoraldo) X SÃO PAULO (Max Monteiro).
O PEIXE, de Adilson Ribeiro, folga na rodada e fica na torcida para que, tanto o CORINGÃO, de Adriano Oliveira, quanto os HÉRCULANOS, de José Hércules, saiam de campo derrotados e assim poder continuar a vibrar como "rabo de jacaré".
LARA fará jogo de vida ou morte com MENGÃO
Por sua vez, a situação do Grupo B já está praticamente definida, restando apenas uma das quatro vagas para a fase decisiva do Chifronésio e que sairá do confronto entre  DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes X FLAMENGO, de Fernando Brito, onde o MENGÃO joga por um simples empate para se classificar. Aos CHIVOS DO ANDREAZZA apenas a vitória interessa, caso contrário é caixão, vela preta e a rebarba do chifronésio.
RAPOSA DA JACOBINA dá o bote e esfola o TIMBU
Nos jogos desse sábado, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, foi logo despachando o NÁUTICO, de Abiud Gomes, na Arena 5, triunfando por 1x0, gol assinalado no comecinho da partida, O TIMBU falhou na saída de jogo, traído que foi pelo quique da bola, mostrando claramente que ainda não está adaptado aos novos campos. Depois, não teve poder de reação e se resguardou para o duelo que teve a seguir, com o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, na Arena 4, esperando melhor sorte.
"LOS CHIVOS" jogam TIMBU na Rebarba do Chifronésio
Mais uma vez, o TIMBU não se encontrou em campo, mas teve uma pequena melhora. Dominou o primeiro tempo, criou umas quatro oportunidades claras de gol mas não soube convertê-las. Quase ao apagar das luzes, o LARA beneficiou-se de uma falta e na sequência do lance acabou traduzindo no gol da vitória dos CHIVOS, jogando o VELHO TIMBU na famigerada Rebarba do Chifronésio.
RAPOSA DA JACOBINA tripudia com SACI
Enquanto isso, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, primeira equipe a cair para a Rebarba do Chifronésio, encerrou sua participação nesse 1º turno, sem nenhuma vitória, sendo esmagado pelo CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 3x0, onde o SACI, bastante desmotivado, foi presa fácil para a RAPOSA DA JACOBINA, que além de se classificar para a fase decisiva, deverá partir com gosto de gás para cima do GRÊMIO, na luta pelo primeiro lugar do Grupo B. Esse jogão promete!
ZÉ DO CAIXÃO se arma e URUBU não vê saída
Encerrando a jornada, o surpreendente ZÉ DO CAIXÃO, com a INTER DE MILÃO,  permanece em sua marcha invícta, já consolidado na fase decisiva do Chifronésio. Na Arena 5, fechou-se diante do FLAMENGO, de Fernando Brito e por pouco não chegou ao triunfo. O URUBU se assustou, baixou a asa, mas o ZUMBI não deu o golpe fatal e o placar acabou em 0x0. O MENGÃO agora vai ter que decidir a última vaga com o DEPORTIVO LARA, ainda levando a vantagem de poder empatar. Dos males, o menor. 
E ZÉ DO CAIXÃO? Vai enfrentar o destroçado TIMBU, de Abiud Gomes e torcer para que o embate CRUZEIRO X GRÊMIO termine empatado. Se tudo isso acontecer, basta aos ZUMBIS de Zé do Caixão, uma simples vitória e a INTER DE MILÃO termina assim em primeiro lugar do Grupo B. Aí o sol vai desaparecer, surgirão as trevas e os uivos e gemidos ensurdecedores se farão ouvir! Viva o botão!


domingo, junho 07, 2015

GOLS ESTÃO ESCASSOS NO CHIFRONÉSIO

Tentativa frustrada gremista de vencer a retranca de Zé do Caixão
Minha gente, está se tornando uma barra marcar gols no VI Torneio Chifronésio do Recife, competição de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), promovida pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que reúne catorze botonistas, divididos em dois grupos, valendo-se de seus times de botão de chifre, revivendo os melhores anos do jogo de botão.
Chutes e mais chutes e nada de gol
Para se ter uma ideia, no Grupo A já foram realizados quinze partidas e oito delas terminaram empatadas em 0x0. Nas outras sete partidas, o maior escore foi o empate em 1x1, ocorrido apenas em uma única oportunidade. Nos demais seis confrontos, vitórias por magérrimos 1x0. A baixíssima média de 0,6 gols por partida já diz tudo.
Ressalte-se que o fenômeno não é decorrente de faltas de ações ofensivas. Muito pelo contrário, pois em todas as partidas o que mais se vê são arremessos a gol, porém, o que deu para observar é que as novas arenas, com suas superfícies ásperas, fazem com que os botões na hora crucial do chute a gol, quando a palheta é pressionada, levanta uma "boca", não pegando a bola na sua parte mais baixa e com isso os chutes em sua maioria saem rasteiros, sem muita precisão.
Ontem, nesse sábado, dia 6 de junho, pelo Grupo A, todos os  quatro jogos realizados, terminaram empatados, sendo que em três deles o placar não se movimentou e apenas em um houve a alegria do gol, no empate em 1x1. Aleluia! 
 BALEIA AZUL também martela mas nada consegue
De início, na Arena 1,  o BOTAFOGO, de Marcos Silva, teve pela frente o VILA BELMIRO, de Albertinho e até pênalti foi desperdiçado. As chances foram muitas, mas os chutes todos saíram descalibrados. O escore não poderia ser outro: 0x0. O FOGÃO ainda segue na liderança, enquanto que a BALEIA AZUL vai ter que lutar muito para conseguir a classificação para o 2º e decisivo turno.
ORLANDO PIRATES X VILA BELMIRO em outro jogo OxO
Na sequência, o VILA BELMIRO adentrou à Arena 2 e enfrentou o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves e o placar também não se mexeu. As equipes abusaram de perder oportunidades de golear e o 0x0 chegou a ser um bom resultado para ambas.
Aleluia! Aleluia! A rede balança dessa vez. 
Mais tarde, chegou a vez do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, na própria Arena 2, medir forças com o SANTOS, de Adilson Ribeiro e, nesse confronto, pelo menos as redes balançaram, com a partida terminada empatada em 1x1. Os PIRATAS DE MARANGUAPE  abriram o placar no primeiro tempo, mas, quase na final da etapa, o PEIXE foi lá e pimba! Gol de empate do SANTOS! Resultado justo.
CORINGÃO não dobra HÉRCULES e fica no empate 
Fechando a jornada do Grupo A, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, na Arena 1, empatou em 0x0 com o HÉRCULES, de José Hércules, em outro confronto onde as equipes perderam inúmeras oportunidades de chegar ao gol. Confronto equilibradíssimo, bastante disputado.
O CORINGÃO, juntamente com BOTAFOGO e ORLANDO PIRATES, após cinco rodadas, continua ínvicto na competição.
Já no Grupo B, dos treze confrontos já realizados, apenas em dois deles a rede não balançou, o que parece demonstrar que as equipes estão melhores adaptadas às arenas, pois apresenta uma razoável média de 2,38 gols por partida.
GRÊMIO não se entrega e arranca empate no final
Dois jogos foram realizados, ambos com a participação do GRÊMIO, de José Ribamar, que se apresentava com o cartel de líder invicto e com 100% de aproveitamento. 
De saída, o TRICOLOR IMORTAL, na Arena 4, enfrentou o FLAMENGO, de Fernando Brito, numa partida bem disputada com lances emocionantes. Os MOSQUETEIROS foram surpreendidos pelo MENGÃO no comecinho da partida, mas lutaram até o fim e chegaram quase que no apagar das luzes ao empate. Continuou invicto mas os 100% de aproveitamento já eram.  Bela partida!
E o cabacinho do GRÊMIO voou, voou, voou!
Depois, na ARENA 5, o GRÊMIO foi tentar se livrar das forças do Mal de ZÉ DO CAIXÃO, enfrentando a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, "o Bruxo" e não teve vida fácil, se perdendo no emaranhado da rede de catacumbas italianas. Na penumbra, sob uivos e gemidos, ZÉ DO CAIXÃO botou para correr os MOSQUETEIROS e acabou de vez com a invencibilidade gremista. Os ZUMBIS permanecem imbatíveis e já estão no G-4. Valeu a super retranca de ZÉ DO CAIXÃO.
Lá longe, no Balneário Camboriú, o mago do botão, o Colorado SAMBAQUY, vai dar pulos de alegria. Adivinhem! Por que será?
Após a realização das partidas da programação desse sábado, o GRUPO A apresenta, pela ordem, as equipes do BOTAFOGO, CORINTHIANS, VILA BELMIRO e ORLANDO PIRATES, ocupando o G-4, mas SANTOS e HÉRCULES ainda têm chances de chegar lá em cima. Já o SÃO PAULO vai ter que rezar muito a espera de um milagre.
No GRUPO B, GRÊMIO, FLAMENGO, INTER DE MILÃO e DEPORTIVO LARA, estão na zona de classificação, mas NÁUTICO e CRUZEIRO podem chegar lá. Por sua vez, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, vai ter que apelar para os deuses do botãobol. Tá ruço para o SACI. O cheiro da REBARBA DO CHIFRONÉSIO está cada vez mais forte. Será que o COLORADO vai para a disputa da "Cabeça de Lagartixa"
Sábado, dia 13 de junho, tem mais. Aguardem! Viva o botão!