Minha lista de blogs

domingo, março 15, 2015

A ESPERA DOS NOVOS CAMPOS

Elvan Ferreira (esq) dando seus primeiros passos no botãobol 
Minha gente, ontem, dia 14 de março, foi mais um dia de preparativos para o VI Torneio Chifronésio do Recife, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a presença de vários botonistas, que se exercitaram com seus times de botões de chifres até a exaustão e, de imediato, sente-se que a expectativa para a competição cresce a olhos vistos, o que faz perceber que a medida tomada pelo quadro social da APFM  em adiar o Torneio até a chegada dos novos campos, foi acertadíssima, visto que as atuais mesas de botãobol (futebol de botão na verdadeira  regra pernambucana, a rainha das regras) não reúnem as mínimas condições possíveis para a realização de eventos importantes.

Uma pequena amostra de desgaste dos campos da APFM
O desgaste dos campos é algo impressionante e com isso os espetáculos deixam a desejar. Fazendo um paralelo com o futebol, os campos atuais da APFM mais se parecem com aqueles campinhos de várzea, enfeiando assim quaisquer espetáculos que porventura vierem a ser realizados.
Não dava mais para continuar, restando tão somente aguardar a vinda dos novos campos, já encomendados e aguardados com tamanha ansiedade.
Estádio Timbuzão já não oferecia belos espetáculos
Como o botãobol não pode parar, mesmo assim, nós, botonistas fanáticos continuamos dando as palhetadas e  usando de  toda a nossa habilidade para realizarmos bons jogos, apesar  das deficiências causadas pelo estado deplorável das mesas. Já dizia um renomado médico recifense, ao assistir a algumas partidas de botãobol: "Vocês parecem ter  mãos de cirurgião, tal a precisão como dominam a bola de borracha. Dá gosto ver". Portanto, está mais do que explicado e entendido o porquê do botãobol ser considerado o verdadeiro futebol de botão-arte. O botãobolista é na acepção da palavra um artista da palheta. É como é dito e repetido: "Jogar botão, qualquer um joga, porém, botãobol é para poucos".
Pintura nova, última tentativa de salvar o Brasília Stadium
É por essas e outras que o número de botonistas que se fazem presentes à APFM é ainda diminuto, atingindo um patamar de 18 assíduos botonistas que se deliciam com a prática do botão na rainha das regras. O número poderia ser bem maior, mas muitos que aqui estiveram, sentiram não possuir o dom de poder ir mais além. Seriam sempre coadjuvantes e nunca protagonistas, daí terem desistido e partido para o futebol de mesa, como é chamado o futebol de botão praticado nas outras diferentes regras. É a voz da verdade, mesmo que muitos não queiram admitir.
No sábado, dia 28 de março, a APFM acredita que seja o da despedida dos velhos campos, levando, consequentemente,  o VI Chifronésio para o dia   4 de abril, já com os novos tapetes.
Abiud Gomes marcando mais um ano de sua NOVA VIDA
Para não passar em branco, a despedida será marcada pelo Torneio NOVA VIDA, em comemoração aos três anos da nova vida deste blogueiro e botonista inveterado, após o sucesso da implantação das três famosas pontes que o mantem de pé nessa longa jornada da vida. A festa é minha e todos são convidados. Marquem presença! Aleluia! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud, com campos novos haverá a necessidade de adaptações a eles, pois nos antigos o pessoal sabia os locais onde o seu jogo rendia mais e onde nada rendia. Com os novos campos será necessário uma adaptação de todos ao mesmo tempo. E os meus DEZOITO DO FORTE, praticantes do botãobol deverão comemorar o seu terceiro aniversário com uma grande festa, afinal é o aniversário de renascimento do grande líder pernambucano que diariamente acende a chama da Rainha das regras. Que a festa seja muito linda e que todos o abracem com o carinho que mereces. Daqui vai o meu abraço gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, o pessoal é todo macaco velho. A adaptação será rápida e rasteira. O bom é que o nível técnico será bastante elevado e os espetáculos deverão ser mais belos, ainda. Dia 28 estaremos fazendo a festa dessa minha nova vida. Grato pelo incentivo, mas gostaria de contar com sua presença física. Um dia nos encontraremos e então faremos a nossa festa. Abração bem pernambucano, sem ódio e sem medo! Viva o botão!