Minha lista de blogs

segunda-feira, maio 19, 2014

BÉLGICA CAMPEÃ DO MUNDO DE BOTÃOBOL


BÉLGICA (Paulo Jiquiá) campeã do mundo
É isso aí, minha gente! O Torneio Copa do Mundo de Botãobol, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, terminou, nesse sábado, dia 17 de maio, com a seleção da BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, no final, contra a seleção da ESPANHA, de Albertinho, erguendo o troféu de campeã, após sair vitoriosa, por 4x1, em partida realizada no Estádio Timbuzão, com arbitragem de Adilson Ribeiro.
FRANÇA cai nas quartas de finais e dá adeus à Copa
Iniciando a Jornada, pelas quartas de final, no Brasília Stadium, a FRANÇA, de Abiud Gomes, se deu mal diante da CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, em que pese o ímpeto ofensivo que apresentou, porém, foi incompetente nas finalizações, daí se aproveitando os coreanos para marcarem, no término da partida, o triunfo por 3x0, resultado que despachou os gauleses da Copa do Mundo.
Ingleses superam chilenos e vão às semifinais
Já o CHILE, de Adriano Oliveira, lutou com muita garra para tentar ir às semifinais, mas teve que se render à força ofensiva da INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, caindo por 3x2 e também se despedindo do torneio.
Bósnios viram os belgas passearem tranquilamente
Por sua vez, no Hércules Stadium, a BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, classificava-se para  uma das semifinais ao derrotar, com toda a tranquilidade, a BÓSNIA, de Max Monteiro, por 4x1, num verdadeiro passeio.
Espanhois sofrem mas despacham Marfinenses
Na última partida, ainda pelas quartas de final, a decisão foi para as cobranças de pênaltis, pois, no tempo regulamentar e na prorrogação, a seleção da ESPANHA, de Albertinho, empatou com a seleção da COSTA DO MARFIM, de Dinoraldo Gonçalves, em 3x3. Nos pênaltis, os espanhóis foram mais eficientes que os marfinenses e venceram por 4x2.
ESPANHA dá um baile na INGLATERRA
A primeira partida da semifinal envolveu as seleções da ESPANHA, de Albertinho e da INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, no Brasília Stadium, com uma exuberante atuação dos espanhóis que liquidaram os ingleses, goleando por 4x1, dando à FÚRIA esperanças de conquistar o caneco pela primeira vez em sua história.
CORÉIA DO SUL critica arbitragem e abandona a luta
Na outra semifinal, bastante tumultuada, com erros crassos de arbitragem, levou a BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, para a disputa final, após o abandono de campo do selecionado da CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, quando o placar estava 1x0 em favor dos belgas. Ainda restavam pouco mais de três minutos para o encerramento da partida, quando o árbitro ADRIANO OLIVEIRA, deixou de assinalar um escanteio em favor dos coreanos, num lance que não dava margem a erro. Inconformada, a seleção da CORÉIA DO SUL declarou não ter mais clima para continuar a partida e assim viu cair por terra a chance de conquistar o inédito título.
Ingleses superam sulcoreanos e ficam com o 3º lugar da Copa
Na decisão do 3º lugar, a CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, ainda abalada com o desfecho da semifinal, tentou reagir, mas acabou derrotada pela INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, que triunfou por 4x3, num jogo sensacional.
BÉLGICA sobra na final e solta o grito de CAMPEÃ DO MUNDO
Na grande final, a ESPANHA, de Albertinho, não foi nem sombra daquela seleção que estraçalhou os ingleses na semifinal e se abateu diante da BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, que conduziu de forma soberba os belgas, chegando à goleada de 4x1, clara, líquida e insofismável. Belíssima conquista.
Momento da entrega do Troféu Copa do Mundo de Botãobol
A solenidade de premiação, presidida por ABIUD GOMES, presidente do Conselho de Decanos, aconteceu de imediato e o presidente da APFM, ADILSON RIBEIRO, fez a entrega a PAULO JIQUIÁ,  do troféu Copa do Mundo de Botãobol,  que repetiu com a BÉLGICA o gesto de 2006, quando levou, naquela época, a INGLATERRA à conquista do título da COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
Parte do grupo de botonistas da APFM participantes do Torneio
O interessante de toda essa história é que a BÉLGICA, por muito pouco, não seria eliminada da competição, chegando ao 2º lugar do Grupo H, graças à RÚSSIA, de Adriano Oliveira, que, ao ser derrotada, pelos belgas, julgou-se já eliminada, pois não acreditava que a ARGÉLIA, de Clóvis Sandes, pudesse fazer qualquer estrago aos europeus. Ledo engano: os argelinos empataram em 1x1, resultado que poderia levar os russos à classificação, bastando tão somente vencer a seleção africana. Não acreditou, foi embora, não jogou e dançou. Viva a BÉLGICA, campeã do TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, de 2014. Parabéns! Até 2018. Viva o botão!   

2 comentários:

Abiud Gomes disse...

O amigão SAMBAQUY já antevia o sucesso da BÉLGICA, do colorado Paulo Jiquiá. Na foto do título, lá está o goleirão do INTERNACIONAL entre os campeões. É o mundo mágico do botãobol.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigão Abiud,
Onde anda você? Fiquei uma semana inteira imaginando coisas, pensando sempre no pior. Não faz isso com seus amigos. Mas, eu já antevia a conquista do Jiquia, que por ser colorado sempre poderia colocar a mão no maior troféu da Copa do Mundo do Botãobol. E não deu outra. Dá-lhe colorado, cujo time contou com o arqueiro colorado. Parabéns pela bela festa que fizeram e por mais esse grande encontro de botonistas. Um abraço gaúcho/colorado e catarinense.