Ataque raro do ABC antes do massacre total
É isso aí, minha gente, desse mundo mágico, maravilhoso e surreal do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) que acompanha as sensacionais partidas pelo Campeonato Oficial de 2013, realizado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que, nesse sábado, dia 17 de agosto, assistiu ao ABC, do novato Matheus Tiné, pagar um alto preço por sua inocência, ao ser massacrado impiedosamente pela Fera Matuta, a extraordinária AGA, de Humberto Securão, pelo extravagante placar de 13 x 3, no Estádio Timbuzão, constituindo-se na maior goleada do campeonato.
Abrindo a jornada, o ABC, de Matheus Tiné, ainda não tinha a idéia exata do que estava sendo reservado para o benjamim da APFM, pois partiu, cheio de esperança, para o confronto com o BOTAFOGO, de Marcos Silva, no Hércules Stadium e resistiu o quanto pode, mas acabou sucumbindo por 4x2, graças a dois golaços do artilheiro botafoguense Del Piero. Mesmo derrotado, saiu feliz pela boa apresentação. Pena que depois lhe tiraram o couro e o trucidaram sem dó, nem piedade. Ainda vai ter que aprender muito no botãobol, mas "c'est la vie"!
Fera Matuta estranha Vaco-Vaco mas sai vencedora
No mesmo instante, no Estádio do Vaco-Vaco, a AGA, de Humberto Securão, quase se complica ante a JUVENTUS, de Vandré Meneses, que se fosse mais aplicada, poderia causar arranhões na Fera Matuta, porém, a Vecchia Signora não teve nas mãos armas suficientes para botar para correr o indigesto adversário. A AGA estranhou demais o piso do Estádio Vaco-Vaco, mas em duas únicas jogadas de mestre conseguiu se safar e triunfou por 2x0, permanecendo com os 100% de aproveitamento.
Tricolor do SAMU destroi a Divisão Panzer
Já no Estádio do Caxinguelê, o BAYERN, de Demil Santos, sofreu mais uma derrota nesse Turno de Classificação, ficando distante do ambicionado G-9 (Grupo das 9 melhores equipes a se classificarem para a Série Ouro/2º Turno), quando estará em disputa a posse do Troféu RENÉ CÉZAR, prêmio maior da competição. A Divisão Panzer parece estar enferrujada e sem o brilho de outrora.
O SÃO PAULO, de Max Monteiro, chegou fácil aos 5x2 e assim se reabilita dos últimos insucessos, passando a figurar na elite do botãobol.
Baleia Azul engole Raposa da Jacobina
Em outro embate, no Estádio do Vaco-Vaco, com arbitragem de Hugo Almeida, o VILA BELMIRO, de Albertinho, armou um super-esquema e pode assim chegar ao triunfo ante o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 4x1, mostrando uma evolução espetacular no Turno de Classificação.
A Baleia Azul traçou uma estratégia de combate fantástica, projetada em gráfico e trazida para dentro do campo, com absoluto sucesso.
Vamos ver o que o VILA BELMIRO irá aprontar para o próximo compromisso, quando terá pela frente o antigo rival, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves. O Tricolor de Maranguape que se prepare!
Por sua vez, a RAPOSA DA JACOBINA vem em queda livre e saiu do G-9, passando a figurar na Zona da Prata. Os estrelados caíram de rendimento vertiginosamente.
Lufada de Ventilador dá a vitória ao Coxa
No fecho da jornada, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, no clássico do WXO, em confronto aberto, no Estádio do Caxinguelê, virou para cima do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, fazendo o placar de 2x1, com gols de Ventilador e Botinha, para o Coxa, enquanto que Madrugada marcava para o Tricolor de Maranguape.
Cabe uma explicação para a denominação do Clássico do WXO: tanto o Coxa, quanto o Tricolor de Maranguape, foram beneficiados com vitórias por WxO ante os adversários SPORT e LÁZIO, que não compareceram aos jogos, atribuindo-se, nesses casos, o placar de 1x0. Com as ausências, essas duas equipes, por decisão da Comissão Organizadora do Campeonato, cumprindo o que estabelece o § 3º, do Artigo 6º, do Regulamento do Campeonato, foram eliminadas da competição. É um fato deveras lamentável!
Após os jogos dessa jornada, o G-9 (2º Turno/Série Ouro) segue formado, pela ordem, pelas seguintes equipes: AGA, FLAMENGO, CORITIBA, VILA BELMIRO, NÁUTICO, PORTO, BOTAFOGO, INTERNACIONAL e SÃO PAULO, enquanto que CRUZEIRO, BAYERN, CORINTHIANS, HÉRCULES, JUVENTUS e ABC, são fortíssimos candidatos ao 2º Turno/Série Prata.
Tudo isso são apenas conjecturas, pois as mudanças ainda são passiveis de acontecer, porém, na medida em que as rodadas vão se sucedendo a situação começa a clarear para algumas equipes, principalmente a AGA, de Humberto Securão, que vem matando a pau, quem atravessa a sua frente. A Fera Matuta está solta e ninguém consegue segurar. Até quando? Viva o botão.
2 comentários:
Meu amigo Abiud,
Acredito que tem de haver incentivo ao menino que está começando. Derrotas desanimam, e goleadas homéricas fazem correr. Ele tem de ter perseverança e continuar pois um dia será adversário e poderá beliscar troféus. Minha área é a um toque, e aqui em Santa Catarina jogam a 12 toques. Eu perco muito mais do que ganho. O meu déficit é de quarenta derrotas. Tenho 66 vitórias e 106 derrotas. Um dia eu aprendo e vou fazer frente aos grandes. Por isso não deixe o menino ficar abalado. Tudo tem seu tempo. hoje é a plantação e amanhã a colheita.
Abração gaúcho/catarinense
Meu caro Sambaquy. O menino leva jeito, mas traz consigo alguns vícios da regra de 12 toques. Creio que muito em breve, pelo potencial demonstrado, vai passar a figurar entre os bons do botãobol. Basta se aplicar mais e aprender as manhas. O tempo se encarregará disso. Abração.
Postar um comentário