Minha lista de blogs

domingo, junho 20, 2010

UMA COPA DE MUITAS EMOÇÕES

A seleção de Gana não conseguiu acabar com a tranquilidade da Eslovênia
É isso aí, minha gente! A Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, segue cada vez mais mais emocionante, com jogos sensacionais. Neste sábado, dia 19 de junho, aconteceu o complemento das partidas da fase de classifcação e, imediatamente, os confrontos da fase das oitavas de final. Como é do conhecimento geral, parte do Estado de Pernambuco sofreu com as pesadas chuvas que caíram nos últimos dias e isso causou alguns transtornos na maior competição de botão do Recife. Um exemplo disso tudo foram as ausências das seleções da Alemanha, Eslováquia e de Camarões, que não puderam comparecer para dar seqüência a seus jogos. Apesar desses percalços, a competição seguiu firme e forte. É triste, mas "dura Lex, sed Lex": WxO neles!
A Sérvia, de Dinovic Dzajic, conseguiu uma espetacular vitória sobre a Austrália, de Adriano Kangoroo, por 3x2, no Hércules Stadium e conseguiu a segunda vaga do Grupo D, da fase de classificação.
Abrindo os jogos das oitavas-de-final, no Brasilia Stadium, a França, de Charles Aubert du Metrô, suou e muito para conseguir despachar a Grécia, de Max Zorba Papadopoulos, com um magérrimo 1x0. A jabulani aprontou poucas e boas.
A partida entre Dinamarca, de Adilson Laudrup e Eslováquia, de Markus Securev, não pode ser realizada, tendo em vista que os eslovacos foram vítimas da cheia do rio ipojuca e ficaram ilhados em Gravatá. Os escandinavos não quiseram conversa e valeu o WxO.
No Timbuzão, a Itália, de Carlo Fratelo, conseguiu passar para as quartas de final, ao vencer nos pênaltis a seleção do Japão, de Adriano Sushi, por 4x1, com uma gigantesca performance de Boca de Cachorro, o goleirão azzurri. A partida tinha terminado empatada no tempo regulamentar em 1x1. Os japoneses foram incompetentes nas cobranças e arigatô, sayonara.
Também no mesmo estádio, a Nigéria, de Hércules Amokachi, foi despachada pela Bafana Bafana, de Hugo Laduma, por 2x0. A África do Sul segue firme na Copa. As vuvuzelas vão continuar na azucrinação.
Na Toca da Raposa, os Estados Unidos, de Fernando Sperm, deram good-bye ao torneio, levando uma virada da Sérvia, de Dinovic Dzajic, que marcou 2x1 e assim permanece viva na Copa.
Ainda na Toca, a Coréia do Norte, de Abiud Tsé Tung, não soube abrir o ferrolho suiço, montado por Hugô Bizú. Com um gol fora do script, os helvéticos partem agora para as quartas de final. Aos coreanos resta apenas tentar a travessia da ponte do rio Kwai para chegarem tranquilos em casa.
Já no Hércules Stadium, o Chile, de Paulo Bambam Jiquiá, levou a maior sorte contra Portugal, de Max Lezeira, o gajo do Samu. Após sair no primeiro tempo perdendo por 2x0, os chilenos voltaram para a segunda etapa e se aproveitando dos cochilos portugueses, conseguiram o empate e levaram a decisão para os pênaltis. Aí, sim, os gajos foram decepcionantes e viram os araucários dançarem o vira-vira. Ai, Mouraria!
No fecho das oitavas, a grande surpresa da Copa, a Eslovênia, de Azev Vnut, virou em cima de Gana (me engana que eu gosto), de Fernand Espermoah, despachando os africanos do torneio, com um sensacional triunfo por 2x1.
Agora, a Copa do Mundo vai dar uma paradinha, pois a ordem aqui é forrozar, até 3 de julho, quando então acontecerá o desfecho da magna competição, com os jogos das quartas de final, semifinais, decisão do 3º lugar e, finalmente, a partida que irá apontar o campeão do mundo do botãobol de 2010. Haja emoção! viva o botão.

domingo, junho 13, 2010

ZEBRAS E O PAPELÃO DA ESPANHA

A seleção da Espanha fez um papelão e abandonou a Copa


É isso aí, minha gente. A Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) vai entrar nas oitavas-de-final com muitas surpresas. Sábado, dia 19 de junho, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, começa a fase do mata-mata. É chegada a hora da verdade.
Ontem, dia 12 de junho, dia dos namorados, não foi nada feliz para argentinos, espanhois, ingleses, brasileiros e uruguaios. Todos, sem exceção, amargaram a desclassificação antecipada do maior torneio de futebol de botões de Pernambuco. A zebra se soltou e pastou tranquila nos vários estádios da APFM.
No Grupo A, a França, de Charles Aubert du Metrô, ficou com a primeira vaga, ao vencer a Bafana-Bafana, de Hugo Mandiba, por 2x1. Cumprindo tabela, os uruguaios, de Abiud Obdulio, já eliminados, conseguiram uma magra vitória de 1x0 sobre o desmotivado time mexicano de Cláudio Panza, El Gordito.
A Argentina, de Adilson Jabulani, foi traída pela própria pelota que inventou, sendo derrotada pelos gregos, de Max Zorba Papadopoulos, por 2x0 e assistiu também a Nigéria, de Hércules Amokachi, vencer a própria Grécia, por 3x1 e a Coréia do Sul, de Flávio Mung Ang, por 1x0. Os portenhos de Santa Luzia saíram cabisbaixos, com uma cara de enterro, daquelas. Não chores, por mim, Argentina...
Pior aconteceu no Grupo C. A Inglaterra, de Paul Rooney Jiquiá, depois da vitória sobre a Argélia, já contava como certa a sua classificação para as oitavas de final e prosseguiria, assim, com o sonho do bicampeonato. Só um detalhezinho: esqueceu de avisar a Eslovênia, de Azev Vnut. Resultado: 1x0 para os eslovenos, no maior zebraço da copa. A Copa do Mundo do Botãobol mantem a escrita: não haverá seleção bicampeã, pelo menos, até 2014. Os Estados Unidos, de Fernand Sperm, já classificados antecipadamente, fizeram um jogo um tanto quanto mequetrefe com a Eslovênia, que com o empate em 0x0 também conseguiu a vaga para a fase seguinte. A Argélia, de Mohamed Ribamar, saiu mais cedo para o Ramadã e vai ficar, assim, jejuando, por longo doze meses.
No front dos Grupos D, E e F a situação permanece inalterada e as posições das seleções serão definidas no próximo sábado, dia 19 de junho. A Seleção de Gana, de Fernando Appiah Tuareg, já com duas vitórias, antecipou sua classificação. A Alemanha, de Marko Haller Overath e Sérvia, de Dinovic Dzajic, estão disputando a segunda vaga. A Austrália, de Adriano Kangoroo, será o fiel da balança. No Grupo E com a Dinamáquina, de Adilson Laudrup, já classificada, a emoção fica por conta da partida Holanda x Camarões. Tanto a Laranja Mecânica, de Dinus Michel, como os Leopardos Africanos, de Alex Eto'o Milla, dependem exclusivamente de uma vitória por dois gols de diferença para conseguirem ir para as oitavas-de-final, caso contrário, irão ver o Japão, de Adriano Sushi, na festa das oitavas-de-final. Tranquilidade mesmo está o Grupo F. Itália x Eslováquia jogarão apenas para saber quem é primeiro e segundo colocados. Os tiffosi, de Carlo Alberto Fratello, levam a vantagem do empate. Os eslovacos, de Markus Sekurev, também estão embalados e podem reverter a situação. Nova Zelândia, de Vandré Meneses e Paraguai, de Clóvis Cabañas, já estão esquecidos há muito tempo.
No Grupo G, o Brasil, de Hércules Dunga, conseguiu, até que enfim, sua primeira e única vitória na Copa. Venceu à Costa do Marfim, de Azevedo Drogba, por 2x0 e já arrumou as malas de volta ao Saint Moritz da Boa Viagem. Portugal, do gajo Max Mouraria Cabruncho, ficou com a segunda vaga. O primeiro lugar coube à Coréia do Norte, de Abiud Tsé Tung, após três vitórias fantásticas, mantendo inclusive sua meta invicta.
De novo, o Grupo H causa furor. A Suiça, de Hugô Bizu, já estava tranquilamente classificada. A outra vaga estava para ser decidida entre a favorita Espanha, de Don Rabón, e o Chile, de Paulo Bambam Jiquiá. Os chilenos jogavam pelo empate. Só a vitória interessava para a Fúria. A partida foi um tanto quanto estranha. Havia alguma coisa que não batia. Parecia que a jabulani estava comprometendo demais a conclusão das jogadas, com muitos chutes dispersos. O escore de 2x2 dava uma falsa impressão de que era um jogo emocionante, com desempenhos táticos sensacionais das equipes. De repente, as vuvuzelas entraram no clima e os espanhóis se perturbaram quando os gritos da torcida começaram com o refrão: essa é minha, essa é tua. Foi o bastante para José de Ribamar, Don Rabón, explodir e numa atitude enfurecida retirar-se de campo, deselegantemente. Que papelão! É uma pena ver uma forte seleção sair de maneira tão lastimável de uma competição. Cadê o espírito desportivo ? Tudo indica que o episódio terá desdobramentos e não ficará impune. Pelas leis da APFM, Dom Rábón e Cia viverá durante um longo período de doze meses afastado de competições oficiais, restrito a simples partidas amistosas. É tempo demais de esfriar a cuca.
Viva o botão.


domingo, junho 06, 2010

E A JABULANI CONTINUA APRONTANDO

O Uruguai, de Abiud Gomes, foi a 1ª vítima da Jabulani e deu adeus à Copa
É isso aí, minha gente do futebol de botões. O Torneio Copa do Mundo do Botãobol (regra pernambucana), patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa iniciou seu segundo dia de competição, neste sábado, dia 5 de junho e o que se viu mais uma vez foi o espetáculo da famosa jabulani. A bolinha de borracha tá cada vez mais danadinha, cheia de querequequé e já mandou prá cucuia algumas das seleções tidas como favoritas ao título.
A primeira delas foi a Celeste Olímpica, palhetada por Abiud Obdúlio, campeã de 1966. No confronto contra a África do Sul, de Hugo Laduma,pelo Grupo A, comeu da banda podre e chegou à sua segunda derrota, tirando assim qualquer possibilidade de ir para a fase das oitavas-de-final. Os Bafanas-Bafanas, dizem as más linguas, enfeitiçaram a bolinha e com um golzinho solitário passaram para a fase seguinte. Os franceses, de Charles Aubert du Metró , também já garantiram a presença nas oitavas, despachando os mexicanos do gordito Cláudio Sanches Jalisco, também com um magro 1x0.
No Grupo B, a Argentina, de Adilson Jabulani, segue tranquila e deve se classificar sem atropelos. Também, pudera: depois de confeccionar as pelotas, só poderia dar no que deu. Foi uma baita sacanagem portenha! A Nigéria, de Hércules Amokachi e a Grécia, de Max Zorba Papadopoulos, deverão disputar a segunda vaga. A Coréia do Sul, de Flávio Tá Lee, já se mandou e agora vai partir para o Taekendô.
O ameaçado English Team, de Paul Caeser Jiquiá, já respira melhor, no Grupo C, após a vitória sobre os argelinos, de Yussef Ribamar, por 2x1 e agora já reúne chances de ir em busca do bicampeonato, pois terá apenas pela frente a fraquíssima Eslovênia, de Azev Vnut. A briga vai ficar boa mesmo quando se enfrentarem Estados Unidos x Argélia. Os muçulmanos já ameaçam com homens bombas. Os americanos, de Fernando Sperm, já estão tomando todas as medidas de segurança possiveis para conseguirem passar para as oitavas-de-final.
Já no Grupo D, os alemães, de Marko Haller Overath, se sentem ameaçados com a presença da seleção de Gana, de Fernand Idi Amoah, que vem de duas vitórias espetaculares. As estrelas negras derrotaram a Austrália, de Adrian Kangoroo, por 1 x0 e a Sérvia, de Dinus Dzajic, por 2x0, assumindo a liderança do grupo. Portanto, a segunda vaga segue indefinida, ficando as emoções para a terceira e última rodada da fase de classificação.
Enquanto isso, no Grupo E, a Dinamáquina, de Adilson Laudrup, já carimbou a passagem para as oitavas, com as vitórias de 1x0 e de 2x1, respectivamente contra Holanda e Japão, somadas ao empate em 0x0, contra Camarões. O dificil é saber quem ficará com a outra vaga. Holanda, de Dinuus Van Gaal e Camarões, de Alex Eto'o vão fazer um jogo de vida ou morte. O Japão, de Adriano Sushi Yamazaki, após a vitoria sobre os africanos, por 1x0, vai ficar torcendo por um empate em 0x0 e assim assegurar seu lugarzinho na outra fase.
Pelo Grupo F, só resta saber quem vai ficar com a primeira posição. Tanto a Itália, de Albertino, Il fratello, quanto a Eslováquia, de Marcus Securev, estão com a corda toda, com uma ligeira vantagem dos azurri, devido ao melhor saldo de gols (6x5). A Nova Zelandia, de Vandré Wood, após a derrota de 2x0 para os italianos, vingou-se em cima do falsiê Paraguai, de Clóvis Cabañas, triunfando pelo mesmo placar, porém ambas seleções já se mandaram de mala e cuia.
A Coréia do Norte, aos poucos, como quem não quer nada, de gol em gol, vai chegando lá. A vez agora foi de Portugal, de Max Samu Mouraria que, antes de enfrentar os nortecoreanos, tinha dançado o fado em cima da Costa do Marfim, de Azevedo Drogba Usagés, na festa da vitória por 2x1. O comandante coreano Abiud Kun Mao, não se intimidou com os gajos da terrinha e alcançou a vitória, com um gol do capitão Mun-In-Guk. A espera agora é tão somente que Hércules Dunga, solte mais um pouco a seleção canarinha e assim, talvez, o Brasil passe para a outra fase. A pressão está aumentando e a panela pode explodir a qualquer momento no Grupo G. Mais um tropeço brasileiro e é caixão e vela preta. Quanto à Costa do Marfim, essa já morreu e não sabe.
A Suiça, de Hugô Bizu, surpreendeu no Grupo H e já conseguiu sua classificação para a próxima fase da Copa, deixando uma briga boa pela outra vaga. O empate em 2x2 frente ao Chile, de Paulo Bambam Jiquiá foi mais do que suficiente para que os helvéticos aderissem às vuvuzelas. Fizeram um barulho daqueles! Por outro lado, a decantada Espanha, de José de Ribamar, El Rabón, após massacrar por 6x0 a pobre Honduras, de Vandré Rueda, agora quer voltar toda a carga para cima dos chilenos e, assim, de uma vez por todas, afastar a zebra que vive lhe tirando o sono.
Sábado, dia 12, recomeçam as emoções, com a sequência da Copa do Mundo do Botãobol. Haja espetáculos! Viva o botão.