Minha lista de blogs

domingo, julho 04, 2010

ÁFRICA DO SUL - CAMPEÃ DO MUNDO

A seleção Bafana-Bafana, de Hugo Laduma, a grande campeã do mundo
É isso aí, minha gente do botão. Neste sábado, dia 03 de julho de 2010, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa conheceu, finalmente, o campeão do Torneio Copa do Mundo de 2010, no botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras). A exemplo do que ocorreu em copas anteriores, surgiu mais um grande campeão, a África do Sul, palhetada por Hugo "Laduma" Oliveira, de forma sensacional e incontestável. Foi, sem sombras de dúvidas, a seleção mais equilibrada da competição. Somou disposição, com técnica e ousadia. O resultado de tudo isso foi a conquista inédita, com todos os méritos. Parabéns.
Começou com a emocionante vitória sobre a Eslovênia, de Azev Vnut, por 3x2, nas quartas de final, com o gol da classificação sendo assinalado na prorrogação. Foi uma partida empolgante, do princípio ao fim. A Eslovênia vinha se revelando a surpresa da copa, daí o empenho dos bafana-bafana para conseguir o suado triunfo. As vuvuzelas tocaram mais alto.
Depois, já na semifinal, os africanos tiveram outra vitória estupenda. Dessa vez foi contra os favoritos chilenos, de Paulo Bambam Jiquiá, que tinham vindo de um triunfo de 2x0 em cima da Itália, de Albertino Fratello, num jogo onde a jabulani aprontou poucas e boas. A vitória dos bafana-bafana veio numa virada sensacional, conseguida no segundo tempo da partida, realizada no Hércules Stadium. Pelo espetacular desempenho na partida, a África do Sul partiu para o jogo final contra a França, de Charles Albert du Metrô, com toda a confiança necessária para se tornar a grande campeã do maior torneio de futebol de botões de Pernambuco. É bem verdade que os franceses vinham de dois excelentes resultados. O primeiro deles, na quarta de final, quando derrotou nos pênaltis a Sérvia, de Dino Dzajic, após as seleções empatarem no tempo normal e na prorrogação em 2x2. Depois, já na semifinal, os "bleus do Metrô de Ypiranga" despacharam a Suiça, de Hugô Bizu, por 1x0, graças as estripulias da famosa jabulani. Antes, vale a pena destacar, que os helvéticos, nas quartas de final, venceram a Dinamarca, de Adilson Laudrup, na prorrogação, por 3x1. Também é bom salientar que os escandinavos, no último instante da partida no tempo regulamentar tiveram a maior chance de vitória, desperdiçando uma cobrança de falta na meia lua da grande área, no último lance do jogo, consequentemente levando a partida para a prorrogação. Aí, o moral dos suiços foi lá para cima e, por conseguinte, chegaram à soberba vitória que alijaram os dinamarqueses da Copa.
Veio a decisão pelo 3º lugar e o que se viu foi o Chile dominar completamente a jabulani, fazendo baixar a bola dos suiços, goleando-os por 4x1, que assim tiveram que se contentar com o 4º lugar da competição, o que não deixa de ser também um excelente resultado.
Agora era chegada a hora da grande decisão. Quem seria o campeão do Torneio Copa do Mundo de 2010 ? África do Sul ou França ? Essas seleções já se conheciam desde a fase de classificação, pois pertenciam ao mesmo Grupo A. A França classificou-se em primeiro lugar e a África do Sul ficou com a segunda vaga. Cada uma seguiu seu caminho e quis o destino que as duas voltassem a se enfrentar pela decisão do título.
De repente, mais que de repente, surgiu o inopinado, o imponderável. o inesperado: a França não podia estar presente à partida por circunstâncias alheias à sua vontade. O jogo não pode ser realizado. Consultado o regulamento e lá estava escrito no item 9 das observações do regulamento da Copa do Mundo: "Após iniciar a competição, a equipe que faltar a um jogo será punida com WxO e o adversário será considerado vitorioso pelo placar de 1x0". Também estava escrito na Programação de Jogos para o dia 3 de Julho de 2010 que seriam realizadas todas as partidas relativas às quartas-de-final, às semifinais, à decisão do 3º lugar e à decisão do titulo de campeão da copa. No item 2 das observações do mesmo documento, estava lá a citação: "As equipes que não comparecerem às rodadas perderão seus jogos por WxO, seja qual for o motivo.
Infelizmente , a Copa do Mundo de 2010, no botãobol, não pode ter o desfecho que se esperava. É a fatalidade. Porém, é bom deixar bem claro que na APFM as competições são e serão sempre levadas a sério, mesmo que alguns achem que são prejudicados. O certo é que o regulamento existe para ser obedecido e cumprido, doa em quem doar, haja o que houver.
Portanto, salve a África do Sul, legítima campeã do mundo. Parabéns, Hugo "Laduma" Vuvuzela" "Bafana-bafana" Oliveira. Você mereceu! Parabéns, também, a França, de Charles Albert du Metrô, pelo vicecampeonato. No final, a história vai se encarregar do resto. Viva o botão.

Um comentário:

Futmesa Brasil disse...

Parabéns ao Hugo e a todos pela organização...DÁ-LHE BOTÃO..