Minha lista de blogs

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

A CACHIMBADA

O velho Rena, árbitro da célebre cachimbada
Eis mais uma historinha dos tempos românticos do futebol de botões. Aconteceu também na década de 50, porém, dessa vez, na casa da mãe do hoje botonista aposentado, Severino Vieira, o popular Biu, o homem da palheta redonda e do seu grande e famoso Vasco da Gama, de Cerejeira, Barrabás & Cia. 
O jogo envolvia o Montevidéu, do saudoso Aldiro Santos e o Real Madrid, do não menos saudoso Arlindo Vilaça. Aldiro, o rei da catimba, era fumante inveterado e gostava de dar imensas tragadas. Dizia-se, a boca miúda, que, com essas tragadas, ele conseguia desviar a direção da bola e, com isso, dificultar a ação ofensiva dos adversários. 
Como não abandonava o vício, quem jogasse contra o Monte se transformava em fumante passivo, além de ver que a bolinha de borracha, de vez em quando mudava de curso. 
Não adiantava a chiadeira, pois o velho Aldiro não estava nem aí para o problema. – Isso é onda! Jogue botão que você ganha! E desfiava uma série de impropérios. 
Nesse dia, quando estava em jogo a liderança do campeonato, a partida já se encaminhava para o seu final e o empate de 2x2 parecia ser o resultado definitivo do embate. De repente, Vilaça consegue realizar um ataque que poderia redundar em gol. Um simples lançamento para um dos quatro atacantes bem colocados fatalmente levaria para uma conclusão quase perfeita e a possibilidade de vitória. 
Tem prosseguimento o lance e a bola desliza mansamente na superfície do campo. Aldiro, então, dá uma das célebres tragadas no cigarro e o que se viu depois foi que a bolinha que parecia que iria parar em posição de chute, segue mais um pouquinho, tirando toda a chance do Real Madri de pelo menos tentar o gol. 
Vilaça, com seu jeito calmo, pede então para que o árbitro, René Cezar, interrompa a partida pois estava se sentindo mal. De imediato, o jogo foi paralisado e Arlindo Vilaça vai para o interior da casa. Três minutos depois, retorna para o local da partida, portando um cachimbo, desses rústicos, usado pelos sertanejos e que pertencia a mãe de Biu. 
O jogo é reiniciado e a posse de bola vai para o Montevidéu que resolve fazer um lançamento para o campo adversário. Quando parecia que a bola ia parar próxima a área do Real Madrid, eis que Vilaça dá uma tremenda cachimbada que levantou uma nuvem de fumaça e impregnou toda a sala com o cheiro insuportável de fumo de rolo, fazendo também com que a bola retornasse, com toda a velocidade, para o campo do Montevidéu. Todo mundo ficou pasmo e a partida não teve mais clima para ir até o fim.


Nenhum comentário: