Minha lista de blogs

segunda-feira, julho 25, 2005

PURA DIVERSÃO

Os Supermasters Armando,Abiud, Bidinho e Adilson
É isso aí, gente! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa tem como meta principal preservar a regra pernambucana e nesse espaço adquirido com tanto sacrifício, graças à boa vontade de um verdadeiro amante do futebol de mesa, cujo nome já traduz toda a sua grandeza, Hércules, é que se pode afirmar que, na realidade, o melhor que se deve fazer é se divertir e mais nada.
Atualmente, são mais de vinte associados que se reúnem aos sábados para um bate-papo e jogarem entre si com harmonia, desportividade, fair-play, amizade e carinho. Acabou-se o tempo das desavenças, da mesquinhez, da ganância, dos traumas, da arrogância. Ninguém é melhor do que ninguém, sobre todos os pontos de vista.
As portas da Associação estarão sempre abertas para aqueles que estão dispostos a comungar com o lema da entidade: lazer e lazer!
O Clube do Botão, nome pelo qual a associação é também conhecida, no início aceitou sócios que não quiseram se adaptar aos conceitos da entidade e o ambiente ficou hostil, porém, a razão superou a emoção e aqueles que nunca tiveram espírito desportivo, que sempre eram cheios de empáfia, julgando-se num pedestal acima de todos, como não encontraram guarida, sumiram, escafederam-se.
Hoje, reina a tranqüilidade, porém, é bom que se diga que as portas do Clube do botão não estão e nunca estarão fechadas, mesmo para essas pessoas. Elas serão sempre bem-vindas, desde que ajam com o mesmo espírito daqueles que hoje freqüentam o ambiente sempre festivo da Associação. Viva o futebol de mesa! Salve a Regra Pernambucana!

domingo, julho 17, 2005

LAZER É NOSSO LEMA

Encontro de gerações no Clube do Botão (APFM)
Quando foi criada a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, a intenção era única e exclusivamente de abandonar os terraços, as garagens e os quintais, reunindo o maior número de adeptos do futebol de mesa num mesmo local, sem desavenças e sem discriminações. O pensamento era de formar uma sociedade que, mesmo competindo entre si, tivesse como interesse maior, simplesmente, o lazer. Criou-se o espaço, inicialmente no Santa Cruz Futebol Clube, mas por questões clubísticas, movidas por um fanatismo que não leva a nada, teve que se afastar do seio daquele Clube. O que parecia ser o fim de um sonho, acabou se tornando uma realidade mais que concreta.
Hoje, existe uma grande sala onde se divertem todos os sábados mais de vinte botonistas, das mais variadas idades. A tendência seria o crescimento do número de adeptos a esse lazer, porém, esbarra-se na mesquinhez, nas vaidades, na inveja, na ganância de alguns.
Daí, é bom afirmar que o interesse dos que dirigem a Associação é preservar a regra pernambucana, com ou sem visibilidade. Não há interesse, a troco de nada, em ceder parte do espaço para que outras regras venham a ser praticadas. Eles, os interessados, que arranjem seus espaços.
Aqui, após as partidas, quando as portas da Associação são fechadas após mais uma jornada de divertimento, volta-se para casa plenamente feliz, sem aborrecimentos e sem traumas. Isso é lazer!

sexta-feira, julho 08, 2005

HAJA REGRAS


Grupo de botonistas adeptos da regra pernambucana na APFM
O futebol de mesa é praticado no Brasil, de norte a sul e de leste a oeste, reunindo milhares de pessoas, das mais variadas idades, com predominância quase total do sexo masculino.
Porém, a grande complexidade desse esporte está na sua prática devido à grande diversidade de regras.
Para se ter uma ideia, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa aceita três regras, ditas oficiais: A Baiana (regra de um toque, com bola tipo pastilha); a Paulista (com 12 toques e bola de feltro); a Carioca (com três toques e bola também de feltro). Fora essas, existem regras, as mais variadas.
Chamo a atenção para que seja observada, sem nenhum tipo de preconceito, a regra pernambucana, praticada no âmbito da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no Edifício Brasília, Sala 203, Sobreloja, na Rua Siqueira Campos, no centro do Recife. Creio que esta regra é a que mais se assemelha a um jogo real de futebol.
Infelizmente, as federações não abrem espaço para que ela seja mostrada nos diversos eventos patrocinados por essas entidades. Acredito que se os jovens brasileiros de todos os estados tivessem acesso a essa regra, o futebol de mesa atingiria um nívell espetacular como esporte, deixando de ser olhado por muitos como brincadeira de criança. Apostem!

terça-feira, julho 05, 2005

PAULISTANO, GRANDE CAMPEÃO

Paulistano Campeão - Moisés Pena (esq) e Waldyr Santa Clara (dir)
Faltando apenas 4 jogos para o encerramento do Campeonato Oficial/2005, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, já temos como campeão a equipe do PAULISTANO FUTEBOL DE MESA, dirigida pelo botonista MOISÉS PENA. Após 13 rodadas, o Auri-anil de San Martim conquistou 11 vitórias e sofreu apenas 2 derrotas, totalizando 33 pontos ganhos. O vice campeonato ficou com a equipe do SANTA CRUZ, de Armando Francisco Filho. No sábado dia 9 de julho acontecerá o desfecho do campeonato com os jogos restantes. Na oportunidade, haverá a premiação aos grandes vencedores do ano.