Minha lista de blogs

sexta-feira, julho 08, 2005

HAJA REGRAS


Grupo de botonistas adeptos da regra pernambucana na APFM
O futebol de mesa é praticado no Brasil, de norte a sul e de leste a oeste, reunindo milhares de pessoas, das mais variadas idades, com predominância quase total do sexo masculino.
Porém, a grande complexidade desse esporte está na sua prática devido à grande diversidade de regras.
Para se ter uma ideia, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa aceita três regras, ditas oficiais: A Baiana (regra de um toque, com bola tipo pastilha); a Paulista (com 12 toques e bola de feltro); a Carioca (com três toques e bola também de feltro). Fora essas, existem regras, as mais variadas.
Chamo a atenção para que seja observada, sem nenhum tipo de preconceito, a regra pernambucana, praticada no âmbito da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no Edifício Brasília, Sala 203, Sobreloja, na Rua Siqueira Campos, no centro do Recife. Creio que esta regra é a que mais se assemelha a um jogo real de futebol.
Infelizmente, as federações não abrem espaço para que ela seja mostrada nos diversos eventos patrocinados por essas entidades. Acredito que se os jovens brasileiros de todos os estados tivessem acesso a essa regra, o futebol de mesa atingiria um nívell espetacular como esporte, deixando de ser olhado por muitos como brincadeira de criança. Apostem!

Nenhum comentário: