Minha lista de blogs

terça-feira, agosto 09, 2005

BOTÕES DA REGRA PERNAMBUCANA

T Arsenal, time de botão de resina acrílica, da Regra Pernambucana
Diferentemente das demais regras, os botões utilizados na regra pernambucana são feitos dos mais diversos materiais: acrílico, resina acrílica, baquelite, osso, chifre de boi, marfim, quenga de côco.
São fabricados em diversos tamanhos, variando de 32 mm a 42 mm, com altura máxima de 7mm.
As cores são de várias matizes, havendo times com botões de uma mesma cor e outros com coloridos os mais diversos.
Todos os botões recebem um nome de batismo, sendo que normalmente, mas não obrigatoriamente, os nomes são colocados em homenagem, tanto aos atletas de equipes de futebol em atividade, como ex-atletas. 

Famalicão, time de botão de  lado de chifre de boi, da regra pernambucana
Os times de botão têm seus nomes inspirados, normalmente, nas equipes de futebol da simpatia dos seus diretores técnicos (esse é o nome dos proprietários dos times de botão).
É bom saber que não existe regras para a colocação de nomes de botões e de times. O diretor técnico tem livre arbítrio para colocar o nome que quiser nos seus botões, porém, quanto ao nome dos times há restrição quando já existe um outro igual, respeitando aí o tempo de sócio do Clube do Botão.
O goleiro tem características próprias, podendo ser em acrílico (o mais normal) ou outro material, porém, sua base é contornada por material flexível (borracha ou silicone), evitando que os choques dos demais botões não causem danos recíprocos. O goleiro mede 40mmx60mm, de forma cilíndrica e a sua superfície é ligeiramente abaulada.
No Recife, os mais famosos fabricantes de botões são Armando Francisco da Silva e Adilson César Labilasca.

2 comentários:

Unknown disse...

Caros colegas botonistas, eu gostaria do contato do fabricante do timeseu feitos com resina colorida. Agradeço desde já.

Abiud Gomes disse...

Na página inicial do blog há um banner Labilasca Botões onde está o telefone para contato. Procurar Adilson César. Abrs