Minha lista de blogs

domingo, março 07, 2010

VIVA O BOTÃOBOL!

Um time de botãobol (jogo de botão na regra pernambucana)
Antes de mais nada, adianto que não é intenção nossa causar polêmica alguma. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, como é do conhecimento geral, não tem vínculo com quaisquer entidades que desenvolvem o futebol de botões, tanto aqui no Recife, como em qualquer outra parte do universo.
Somos independentes, sob todos os aspectos. Jogamos botão, única e exclusivamente, por lazer. Não nos interessa participar de competições fora do âmbito da APFM, pois não achamos que não tem importância alguma dar demonstrações de que somos melhores ou piores do que os outros.
O futebol de botões que praticamos é originário dos primeiros anos de nossas vidas, já estando totalmente enraizado nas nossas entranhas. Não paramos no tempo e no espaço, pois aperfeiçoamos a regra, tornando-a mais atrativa.
Como o jogo de botão é praticado das mais diferentes maneiras por esse Brasil afora, para identificarmos melhor foi que achamos de denominar de botãobol, o modo como atuamos nas mesas de jogo. Com isso acabou-se a confusão, pois todos sabem que jogamos seguindo à regra pernambucana de futebol de botões, a rainha das regras, a famosa regra que se utiliza de bola esférica de borracha e de goleiro cilíndrico, único que é deslocado nas jogadas com o uso de palheta apropriada.
Por outro lado, não estamos de acordo com a idéia de se denominar o jogo de botão como futmesa. É o tipo da palavra inventada que não vai ser nunca entendida , de imediato, principalmente pelo público externo. Chegue junto a um americano e tente dar uma idéia do que é a coisa, pronunciando o termo futmesa. Será que dizendo "foottable" vai dar a exata dimensão do que é que está se querendo dizer e se fazer entender? Fica a observação para um trabalho futuro de reflexão.
Enquanto isso, todos os sábados, tranquilamente, continuamos a nos divertir, fazendo aquilo que mais gostamos: jogar botão, como forma de lazer. Viva o botãobol!

2 comentários:

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Fimalgem completa do lance até o gol !!!! Muito bom !!! Daniel Carvalho só precisa vibrar mais no gol, rsrsrsrs !

Anônimo disse...

Sou suspeito para falar, mas foi uma linda jogada , sou obrigado a concordar, hehehehe.