![]() |
Dez, dos quatorze inscritos, logo no raiar do dia 21 de agosto |
O dia da retomada Oficial de um Campeonato de tiro longo na APFM, regressando aos bons tempos de grandes competições, raiou, com a alvorada do dia 21 de agosto de 2021.
Finalmente, com ansiedade por parte dos estreantes e o velho nervosismo por parte dos veteranos, o Campeonato Oficial 2021 deu o ar da Graça na Regra Pernambucana (A Rainha das Regras)
E logo cedo, muito cedo, a sala Brasília já "burburava" de gente, preparando seus times de última hora, para assim estrear na competição.
Antes das 9hs:30, em todas as mesas, via-se apenas tesouras e escudinhos sendo preparados para vestir as estrelas do espetáculo... os botões!
As 09hs e 45min deu-se inicio ao tão esperado sorteio dos dois grupos, dividindo entre si os 14 times já mencionados na última semana, inscritos ate então.
Antes de adentrarmos no passo a passo de cada jogo, vamos ver como o sorteio delineou a disputa dentro de cada Grupo:
GRUPO A
CRUZEIRO, de Marcos Cardoso
SÃO PAULO, de Max Monteiro
SANTA CRUZ, de João Rophe
PARIS S. GERMAIN, de Humberto Securão
CHELSEA, de Hugo Alexandre
CORINTHIANS, de Adriano Oliveira
SAN LORENZO, de Hélvio Ney
GRUPO B
VILA BELMIRO, de Albertinho
PORTO, de Dinoraldo Gonçalves
IGLADIATORI, de Belfort Moura
JUVENTUS, de Diogo Ayala
IBIS, de Daniel
HERCULES, de J. Hércules
FLAMENGO, de Fernando Eneas
Abrindo a primeira grande jornada, pelo GRUPO A, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e SÃO PAULO, de Max do Samu, fizeram um jogo aberto, com oportunidades claras de gol para cada lado. Aos 8 minutos do 1o tempo, o tricolor só Samu marcou o primeiro gol do campeonato e tudo parecia caminhar para uma vitória Sampaulina quando, um "coloque-se" do Cruzeiro no instante do toque do cronômetro, no 2o tempo, trouxe alivio com o empate cruzeirense e aquele gostinho de vitória na garganta! Empate na abertura do CO2021... 1x1
As 09hs e 45min deu-se inicio ao tão esperado sorteio dos dois grupos, dividindo entre si os 14 times já mencionados na última semana, inscritos ate então.
Antes de adentrarmos no passo a passo de cada jogo, vamos ver como o sorteio delineou a disputa dentro de cada Grupo:
GRUPO A
CRUZEIRO, de Marcos Cardoso
SÃO PAULO, de Max Monteiro
SANTA CRUZ, de João Rophe
PARIS S. GERMAIN, de Humberto Securão
CHELSEA, de Hugo Alexandre
CORINTHIANS, de Adriano Oliveira
SAN LORENZO, de Hélvio Ney
GRUPO B
VILA BELMIRO, de Albertinho
PORTO, de Dinoraldo Gonçalves
IGLADIATORI, de Belfort Moura
JUVENTUS, de Diogo Ayala
IBIS, de Daniel
HERCULES, de J. Hércules
FLAMENGO, de Fernando Eneas
![]() |
São Paulo armando o ataque do primeiro gol registrado no CO2021 |
Paralelamente a ele, HERCULES, de J. Hércules e IBIS, de Daniel "Piru", abriram os jogos pelo GRUPO B da competição. Eram as primeiras palhetadas do Rubro-negro do Pina, que deu trabalho ao time Herculano, vendendo caro a vitória por 1x0 aos suecos de Saint Moritz. O jogo foi realizado sob o olhar crítico do árbitro FIFA, José de Ribamar, que nos honrou com esta presença. Apesar de não participar da competição com o GRÊMIO, ele irá acompanhar de perto, o desenrolar do certame. Obrigado, Ribamar!
Na Arena 2, também pelo Grupo B, o clássico patrocinado pela TOYOTA. Sim..., em campo, dois motores treme treme da Toyota, sendo acionados pelo PORTO, de Dinoraldo Goncalves e VILA BELMIRO, de Albertinho, num jogo truncado, mas que balançava as estruturas da arena! No segundo tempo, quando restavam 3 minutos para o fim, o Vila Belmiro encontrou o caminho do gol e em dois chutes certeiros, anotou 2x0... no fim de tudo, deu Toyota pra todo lado!
De volta ao grupo A, o CHELSEA, de Hugo Alexandre e o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira enfrentaram-se num jogo pra lá de truncado, com as equipes se respeitando tanto, a ponto de só chutarem 4 vezes cada time, ao gol. Sem chances claras de marcar, estava estampado ao final do jogo, o primeiro 0x0 da competição.
E não ficou por ai.
O entusiasmo, sobretudo dos novatos, fizeram a 2a rodada ser antecipada com 4 jogos já realizados neste dia 21 de agosto... vamos a eles:
E não ficou por ai.
O entusiasmo, sobretudo dos novatos, fizeram a 2a rodada ser antecipada com 4 jogos já realizados neste dia 21 de agosto... vamos a eles:
O SANTA CRUZ, de João Rophe, entrou em campo pelo grupo A, contra a Raposa da Jacobina, o CRUZEIRO, que ja vinha de um empate com o São Paulo. Era visível a ansiedade do Santinha em campo, experimentando a pressão da competição. Os azulinos, que nada tinham com isso, administraram bem as oportunidades e superaram o tricolor do Arruda por 2 tentos a 0. Com o resultado dos dois jogos, os estrelados lideram o Grupo A da competição.
Ao mesmo tempo deste jogo, a grande promessa JUVENTUS, de Diogo Ayala, entrou, nervoso, em campo, esbanjando ansiedade contra o PORTO, de Dinoraldo. Viu-se em campo um belo jogo, com a Juve armando lindas jogadas mas, esbarrando em seu proprio nervosismo, acabou desperdiçando muitas bolas e sua estreia ficou mesmo no 0x0. Primeiro ponto do jovem Diogo, na APFM
![]() |
Mesmo com excelente performance do San Lorenzo, Chelsea vence por 3x1. |
Os Blues, de Hugo Alexandre, voltou a campo pelo grupo A, dessa vez contra o SAN LORENZO, de Helvio Ney. E logo de cara, na saida de jogo do San Lorenzo, uma falta cometida abriu caminho para a vitoria segura do CHELSEA por 3x1. Diga-se de passagem que a belissima apresentacao do time argentino nao representa o placar do jogo. Otimo toque de bola e belos arremates apontam o San Lorenzo como forte candidato a titulos futuros...
![]() |
O Urubu do Hospício sofreu para passar pelo Ibis |
Fechando o 1o dia de Campeonato Oficial 2021, o FLAMENGO, de Fernando Eneas, experimentou o audacioso toque de bola do IBIS, de Daniel. Apesar do gol flamenguista aos 10 minutos do 1o tempo, viu-se bastante pressão do time do Pina, que por pouco nao empatou no finalzinho do jogo. Vitoria do Urubu do hospício por um sofrido 1x0.
Agora, o momento é de apreciar a classificação inicial do certame, em seus dois grupos formados.
Após as duas primeiras rodadas, o grupo A apresenta CRUZEIRO e CHELSEA pareados na briga pela liderança, porém, ambos já possuem 2 jogos realizados. O PSG, de Humberto Securão, é esperado para o próximo sábado, sendo o unico deste grupo ainda pendente de estreia.
Grafados em azul, vemos a formação do G4, aqueles que avançarão para as 4as de final do torneio.
Já o Grupo B apresenta uma igualdade absoluta na 1ª posição da tabela, com detalhe apenas para a vantagem do Vila Belmiro no critério GOLS MARCADOS.
O IGLADIATORI, de Belfort Moura, excepcionalmente aos sábados, neste semestre, encontra-se em curso de aperfeiçoamento profissional e dará as suas partidas em duas ocasiões únicas, devendo, assim, matar seus compromissos nesta 1ª fase da competição.
Para o sábado, 28 de agosto, temos os jogos acima já previstos e muito aguardados, sobretudo, pela ala nova de botonistas do Botãobol, a Regra Pernambucana.
Minha gente, tudo está apenas começando. Se por um lado, vemos os nomes corriqueiros já apontando na tabela, por outro, espera-se que a força jovem da APFM e os novos praticantes mostrem força e ganhem confiança ao longo da competição.
Será que farão ferida nos velhos tubarões?
Será que teremos surpresas nas 4as de final do Campeonato Oficial 2021?
As apostas estão abertas... façam seus palpites, comentem...
A única certeza que temos, é que a REGRA PERNAMBUCANA, na vivência magistral do BOTÃOBOL é quem já ganhou com tudo isso!
VIVA O BOTÃO!
8 comentários:
Boa sorte pra todos!
Parabéns Hugo
Alguém lá em cima deve estar gritando
ABADABADUUUUU
Parabéns!!
Parabéns Hugo, mais uma publicação magistral. Com isso vamos tocando a competição e onde Sr ABIUD esteja, ele está muito feliz com a retomada da marreta em alto nível.
Meus amigos, finalmente começou o campeonato tão esperado. E grandes nomes do Botãobol aparecem como protagonistas. É bonito ver o entusiasmo e ver que a qualidade de botonistas tradicionais se mescla com novos nomes que enfeitam as tabelas das séries A e B. Tenho certeza, de onde estiver, o nosso amigo deverá estar exultando e lamentando não poder colocar o Timbú na mesa.
Sucesso a todos e espero que esse entusiasmo continue abrilhantando os sábados na Veneza Brasileira.
Um abraço e fico feliz em saber noticias dos amigos pernambucanos.
Meu grande amigo Sambaquy!
Realmente, o entusiasmo e o clima de super leveza foram a tônica nesse inicio de competição. Foi um clima que há tempos não se sentia na APFM e certamente, nosso querido Abiud teria relatado isso, se a materia tivesse sido escrita por ele!
Agora, de camarote, ele está acompanhando tudo, com olhar privilegiado de tudo o que acontece na querida APFM
Queremos por demais, sequenciar a vivencia na Associação como ela sempre foi, e se tudo der certo, trazendo novos apaixonados pelo nosso esporte.
Um grande abraço de seu amigo Recifense, que o saúda alvirrubramente!
Unidos por um unico ideal, sigamos firmes em prol de nosso querido Botaobol!
Grande abraco!
Que Saudades daquele vozeirão rasgando o burburinho da sala com esse grito! Rsrsrsrsrs
Postar um comentário