Minha lista de blogs

domingo, maio 12, 2019

PRIMEIRA FASE DO CHIFRONÉSIO PERTO DO FIM


Minha gente!
Ontem, sábado, dia 11 de maio, véspera do Dia das Mães, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM) cumpriu mais uma etapa do IX TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, competição que reúne times de futebol de botões, feitos de chifres de boi, relembrando os tempos românticos desse esporte quando era comum a utilização desse material na confecção dos botões.
BALEIA AZUL tira a invencibilidade do PEIXE
Foram realizados 'seis jogos, cujos resultados já oferece uma grande perspectiva para se conhecer os times que irão para a segunda fase da competição em busca da conquista do torneio. Os destaques couberam aos clássicos VILA BELMIRO X SANTOS e BOTAFOGO X NÁUTICO, disputados acirradamente e que culminaram com as vitórias do VILA BELMIRO, de Albertimho e do BOTAFOGO, de Marcos Silva, ambas por 1x0.
PEIXE  chia uma barbaridade da arbitragem 
No clássico VILA BELMIRO X SANTOS, o gol da vitória da BALEIA AZUL,  aconteceu após a cobrança de uma penalidade máxima, numa falha irreparável do PEIXE, que teve um momento de descontração quando se insurgiu contra a arbitragem de José Ribamar, que deu uma reversão do lateral, mal executado pelos santistas, que não se conformaram com a marcação. Madeiiiiiiiiiiiiiiira!
TIMBU dando a saída de bola do grande confronto
Já no confronto entre BOTAFOGO, de Marcos Silva e o NÁUTICO, de Abiud Gomes, o gol do FOGÃO aconteceu no último lance da partida, quando o TIMBU deu uma furada na hora de atrasar a bola para o goleiro, proporcionando que o GLORIOSO construísse toda a jogada que culminou com um inapelável chute a gol..
CHELSEA vence HÉRCULES e está quase lá na 2ª fase
Na sequência dos jogos, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, derrotou com certa dose de sorte, o HÉRCULES, de José Hércules, aplicando o escore de 2x0. Os HERCULANOS criaram muitas chances mas nao conseguiram traduzi-las em tentos.
Vitória COXA reacende a esperança de classificação
Depois foi a vez de CORITIBA, de Cláudio Sandes de ir para o confronto contra o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, combate entre times irmãos, onde o caçula COXA BRANCA não respeitou o ZUMBI COLORADO , triunfando por 1x0. Com esse resultado, os curitibanos ainda estão no páreo para a classificação para a segunda etapa da competição, podendo assim escapar da aterrorizante REBARBA DO CHIFRONÉSIO.
Quanto ao time de ZÉ DO CAIXÃO, não tem jeito. Está sacramento na REBARBA  e vai lutar pelo prêmio de consolação, a Cabeça de Lagartixa.
URUBU é líder invicto do Grupo B
Posteriormente, chegou a vez do FLAMENGO, de Fernando Brito, enfrentar o SÃO PAULO, de Max Monteiro, que, embora bastante chateado por ter sido acusado de danificar uma das arenas da APFM,
voltou atrás na sua decisão de não continuar na competição e finalmente entrou em campo para o embate.Num jogo disputadíssimo, o URUBU consolidou-se na liderança de seu Grupo, após a vitória por 2x1. Por sua vez, mesmo com a derrota, o TRICOLOR DO SAMU já está praticamente classificado para a disputa do troféu de campeão do CHIFRONÉSIO.
Tudo azul entre os BLUES e a RAPOSA DA JACOBINA
No fecho da jornada, em jogo antecipado de comum acordo, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, depois de sair atrás no placar no primeiro tempo, diante do CHELSEA, de Hugo Alexandre, que triunfava por 2x0, dominou completamente a segunda etapa e chegou ao empate em 2x2, num jogo emocionante.
O empate ainda não garante nenhum dos dois na 2ª fase do torneio, mas ambos deram um grande passo e dificilmente serão alcançados.
Eis como se encontra a classificação do CHIFRONÉSIO:
Grupo a
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1)     VILA BELMIRO
16,1
1,9
6
5
1
0
0
14
4
10
2)     SÃO PAULO
11,1
6,9
6
3
1
1
1
7
4
3
3)     CRUZEIRO
9,3
8,7
6
2
2
1
1
12
6
6
4)     HÉRCULES
7
8
5
2
0
1
2
3
5
-2
5)     NÁUTICO
5,3
9,7
5
1
2
0
2
6
6
0
6)      INTERNACIONAL
3
12
5
0
0
3
2
0
2
-2
7)     CORINTHIANS
1,1
10,9
4
0
1
0
3
1
5
-4
LEGENDAS: PG – Pontos Ganhos; PP – Pontos Perdidos; J – Jogos; V – Vitória; ECG – Empate com gols; ESG – Empate sem gols; D – Derrota; GP – Gols pró; GC – Gols contra; SG – Saldo de gols.
GRUPO b
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1)     FLAMENGO
14,1
3,9
6
4
1
1
0
9
5
4
2)     BOTAFOGO
12,1
5,9
6
3
1
2
0
5
1
4
3)     CHELSEA
10,2
10,8
7
3
1
0
3
9
12
-3
4)     SANTOS
5,3
12,7
6
0
3
2
1
3
4
-1
5)     CORITIBA
4,2
10,8
5
1
1
0
3
4
10
-6
6)     ITACURUBA
1
11
4
0
0
1
3
1
5
-4
7)      ORLANDO PIRATES
0
9
3
0
0
0
3
1
7
-6
LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitória; ECG: Empate com gols; ESG; Empate sem gols; D: Derrota; GP: Gols pró; GC: Gols contra; SG: Saldo de gols.
OBSERVAÇÕES
- Jogos efetivamente realizados: 35; Gols marcados: 74; Média de gols: 2,11; Jogos WxO: 2.
- Equipes Faltosas: Dia 6 Abr: São Paulo; Itacuruba. Vila Belmiro, Internacional, Botafogo e Orlando Pirates compareceram, mas não jogaram. Dia 13 Abr; Cruzeiro, Chelsea, Botafogo e Orlando Pirates; Dia 20: Corinthians, Cruzeiro, Itacuruba, Orlando Pirates Dia 27 Abr: Botafogo e Orlando Pirates; Dia 4 Mai: Coritiba e Corinthians. Dia 11 Mai: Corinthians, Itacuruba, Orlando Pirates.
- A equipe do CORINTHIANS foi punida com WxO por faltar a duas jornadas consecutivas, sem  apresentar justificativa.
- As equipes grafadas em preto estão na zona de classificação para o turno decisivo da competição, enquanto que as equipes grafadas em vermelho estão na área da Rebarba.

(Dados atualizados até 11 Mai, inclusive). 
No próximo sábado, dia 18 de maio, a programação apresenta os jogos atrasados e os embates pela 7ª e última rodada da competição, quando serão definidas as equipes que irão para a 2ª Fase e os que comporão a REBARBA DO CHIFRONÉSIO
JOGOS ATRASADOS
ORLANDO PIRATES

HÉRCULES
CORINTHIANS
X
ITACURUBA
ORLANDO PIRATES
X
NÁUTICO
ITACURUBA
X
CRUZEIRO
6ª  
CORITIBA
X
CORINTHIANS
ORLANDO PIRATES
X
INTERNACIONAL
JOGOS DA RODADA
VILA BELMIRO
X
BOTAFOGO
NÁUTICO
X
ITACURUBA
HÉRCULES
X
FLAMENGO
SÃO PAULO
X
CORITIBA
CORINTHIANS
X
ORLANDO PIRATES
INTERNACIONAL
X
SANTOS
Portanto essa jornada final promete ser sensacional e a MARRETA estará fazendo toda a resenha. Aguardem! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Eu falei que seria um jogão. E foi decidido no final do jogo, por uma péssima atrasada para o goleiro. Deu chance a quem sabe tirar água de pedra. Não podia ser diferente, pois num jogo de conhecedores da matéria, uma pequena falha pode determinar o resultado.
O Náutico tem dois jogos em que pode se reabilitar. Capricha, faz repouso antes do dia do jogo e vai com tudo. Quem sabe sai da incomoda zona da cabeça de lagartixa. E com o meu amigo Marcos não pode brincar, ele não perdoa.
A parte mais emocionante do torneio está começando agora.
Vamos lá torcer pela reabilitação do Timbú, já que no futebol de campo o time não está com nada mesmo. Assisti o jogo pela copa do nordeste e vi um time apático, sem vontade de vencer.
Um abraço gaúcho e colorado (que está enganando bem).

Abiud Gomes disse...

Meu amigo Sambaquy

Foi um jogo espetacular, mesmo. Agora vou para o tudo ou nada. Tenho que vencer esses dois jogos e assim ir com novos holofotes, no turno final. Dia 23 de maio está marcada a cirurgia de catarata. Até lá, espero fazer todo o sacrifício para escapar da rebarba. Quanto ao meu Timbu, no futebol, não há bada de errado. O time é ruim de verdade e ainda por cima liso, sem verba e muitas dívidas. A base é fraca e não se sustenta. A luta é para permanecer na Série C. Quanto ao Colorado, gostei do que vi contra o Cruzeiro. Se jogar fora de casa como joga no Beira-Rio, dá para acreditar. Abração pernambucano e timbu sem brilho.