Minha lista de blogs

domingo, outubro 29, 2017

UMA MARRETA A MEIA BOCA

ABIUD GOMES - o velho TIMBU está ainda de molho
Minha gente, estive afastado do computador, desde o dia 2 de outubro, quando por problemas de saúde, tive que me internar no Hospital Português do Recife, para tratamento de uma infecção urinária, que culminou com um infarto do miocárdio, conforme atestou o médico que me atendeu na emergência do HMAR (Hospital Militar de Área do Recife). 
Nesses dias que se passaram, a infecção foi debelada e então me submeteram, no dia 20 Out,  a um cateterismo,  onde ficou constatado um severo comprometimento de uma artéria coronariana. 
De imediato foi indicada uma angioplastia, para a implantação de um "stent".
Como o médico que iria realizar o procedimento teve que se ausentar do Recife para participar de um Congresso Médico,  resolvi aguardar seu retorno, previsto para o próximo domingo, dia 5 de novembro, pois meu estado clínico está estável e não queria outro cirurgião, salvo se corresse algum risco.
Vou continuar quietinho, no meu canto, com muita esperança
Estou, portanto, aguardando, em casa, sem estresse, apenas na expectativa de realizar esse procedimento cirúrgico, estando, portanto, de molho, sem extravagância, cumprindo todas as determinações médicas.
Isso posto, eis aqui sentado defronte ao computador, para fazer toda uma análise sucinta dos nossos botonistas que vestem a camisa da Associação Pernambucana de Mesa e que praticam o Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras). 
Atualmente, me incluindo, catorze estão disputando o Campeonato Oficial de 2017, mas ainda não sei os resultados dos jogos, após a última rodada que compareci (30 de Setembro), daí ter resolvido fazer uma avaliação técnica de todos os participantes.
Albertinho e seu VILA BELMIRO, 1º do Ranking da APFM
VILA BELMIRO, de Albertinho: a BALEIA AZUL é um time competitivo, bem ensaiado, que teina à exaustão, com ótimo aproveitamento. Com uma técnica aprimorada, Albertinho, nos últimos anos, tem se constituído num dos grandes nomes do Botãobol.
BOTAFOGO, de Marcos Silva, uma das grandes feras do Botãobol
BOTAFOGO, de Marcos Silva: O FOGÃO é outro timaço e um dos grandes do botãobol. Apesar de só se apresentar nos dias dos jogos, o GLORIOSO é de uma habilidade técnica perfeita, com grande força ofensiva. Talvez, sua única falha seja a de não se preocupar com a estratégia de jogo dos adversários, daí, sofrer alguns revezes surpreendentes. É o segundo da lista do Ranking Geral da APFM.
Marcos Cardoso leva seu CRUZEIRO sempre ao Topo
CRUZEIRO, de Marcos Cardoso: a famosa RAPOSA DA JACOBINA é mais um da tropa de choque da APFM, principalmente quando joga com o time alemão, capitaneado por Overath. Colhe sempre resultados excelentes, mas apresenta certa irregularidade. Tanto faz fazer partidas brilhantes, como se perder em outras. Por não ter assiduidade (sábado sim, sábado não), isso pode pesar no seu rendimento.
Adilson Ribeiro (SANTOS)  arma uma retranca com muita maestria
SANTOS, de Adilson Ribeiro: o PEIXE é o time mais retranqueiro da APFM, valorizando demais a posse de bola. Ai de quem sofrer um gol de sáida, pois dificilmente vai  encontrar espaço para uma reação. A maioria dos escores de seus jogos dá uma ideia exata. 1x0, 0x0, 1x1 ou 0x1 são frequentes em quase a totalidade de seus jogos. Faz parte do pelotão de elite do Botãobol.
Dinoraldo se souber controlar os nervos levará o PORTO ás alturas 
PORTO, de Dinoraldo Gonçalves: o GAVIÃO DE MARANGUAPE se soubesse como dominar seus nervos ocuparia sempre os primeiros postos em todas as competições de que participa, pois sabe reunir tática com técnica. Tem excelente ofensividade e sabe fechar os espaços para que os adversários contra-ataquem. Sua grande falha pode se dizer que é não gostar de jogos treinos.
Cláudio Sandes(CORITIBA) campeão oficial de 2014
CORITIBA, de Cláudio Sandes: o COXA BRANCA é um time inconstante, alternando bons e maus resultados. Treina em demasia e utiliza-se de times, os mais variados, mas é uma equipe que merece todo o respeito de seus adversários. Talvez, deixe-se levar emocionalmente, notadamente quando ocupa os primeiros postos na tabela de classificação. Também tem grande poder de fogo.
José Hércules precisa ser mais aplicado com o HÉRCULES
HÉRCULES, de José Hércules: Os HERCULANOS são frios e calculistas, mas nem sempre se apresentam em boa forma física, alternando sempre bons e maus resultado, ocupando sempre pontos intermediários nas tábuas de classificação das competições. Gosta de treinar, mas para se divertir, do que para se aprimorar, principalmente no jogo ofensivo.
Como cresceu no botãobol o SÃO PAULO, de Max Monteiro
SÃO PAULO, de Max Monteiro: o TRICOLOR DO SAMU precisa ter mais paciência e menos afobação, pois demonstra boa habilidade técnica e grande força ofensiva, mas precisa jogar mais taticamente. Cada ano melhora sua produção, numa prova de amadurecimento. Em breve. irá da dar muito trabalho aos adversários.
Espera-se do CORINGÃO, de Adriano Oliveira, chegar mais cedo para os jogos
CORINTHIANS, de Adriano Oliveira: vem obtendo certo destaque nas últimas competições, mas, por falta de tempo para jogos treinos, fica sempre torcendo para que o adversário falhe e ele então, em uma bola possa decidir a partida. Seu comparecimento à APFM, após as 14h30, desagrada demais os adversários que esperam assim muito tempo para enfrentá-lo. Pede-se que o CORINGÃO consiga chegar à APFM, até o meio-dia e meia.
INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, o ZUMBI COLORADO
INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes: o ZUMBI COLORADO já foi em outras eras um grande botonista. Os anos pesam bastante e o INTER se esforça mas não consegue ser mais brilhante. Com pouco poder ofensivo, mas sabendo se armar taticamente, dificulta em muito o desempenho dos adversários. Os escores de seus jogos são baixíssimos, acontecendo muitos empates em 0x0.
FLAMENGO, de Fernando Brito e seu 1º Troféu na APFM
FLAMENGO, de Fernando Brito: o URUBU é o mais novo praticante do Botãobol na APFM, mas apresenta já um bom nível técnico. Treina constantemente com o COXA BRANCA, de Cláudio Sandes, o que talvez seja o motivo para não vir obtendo mais resultados, pois não observa o jogo dos demais adversários. Joga aberto, deixando brechas no setor defensivo, facilitando a vida de seus adversários. Ainda não encontrou seu melhor momento, mas parece estar próximo de alcançá-lo. É somente aguardar.
Ricardo dos Anjos (SPORT) arbitrando a partida HÉRCULES X INTER 
SPORT, de Ricardo dos Anjos: vem apresentando melhoras em seus desempenhos mas ainda não atingiu um patamar de ser temido pelos oponentes. Gosta muito do botãobol, já sendo quase um veterano e tem tudo para ser mais eficaz. Precisa se aprimorar mais nas armações de jogadas e nos arremessos a gol. O LEÃO tem tudo  para alcançar melhores performances.
Alexandre Freitas (ITACURUBA) começa a aparecer no Botãobol
ITACURUBA, de Alexandre de Freitas: o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS pode se dizer que começou do zero, não mostrando muita disposição para a prática do botãobol. Com o passar dos anos, foi melhorando seu desempenho e hoje já mostra muita evolução técnica, principalmente tática. Precisa dominar mais os nervos e ter mais paciência na execução das jogadas. Pensar mais o jogo.
José Ribamar e seu imortal GRÊMIO, o grande ausente das competições
Além desses citados, vale destacar o GRÊMIO, de José Ribamar, assíduo frequentador da APFM, porém, alegando problemas pessoais, vem ficando afastado das competições oficiais, somente realizando partidas amistosas. É um elemento de proa no botãobol, cujas excelentes qualidades táticas e técnicas concorreriam para dar mais brilhantismo às competições.
E assim está feita a avaliação dos nossos times de botãobol, pela minha ótica, com mais de 70 anos de vivência no futebol de botão. 
Agora, estou aguardando os dados solicitados ao Diretor de Esportes, Albertinho, para atualização dos mapas do Campeonato Oficial de 2017. Viva o botão!

3 comentários:

Marcos Silva disse...

Que bom saber que tá tudo bem com você meu amigo!✌ te esperamos ansiosos, ali sem você não tem graça.saúde e vida longa!

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Em primeiro lugar eu levei um susto, pois havia feito um comentário dizendo que você havia escondido seu jogo e não sabia mais onde ele estava. Em principio achei que o havia magoado. Mas, surgiu o Marco Antonio que me colocou a par de sua enfermidade e depois o Marcos Cardoso que me informaram que estavas recolhido à UTI do Hospital dos Militares. A partir desse dia as orações pelo seu restabelecimento foram acrescidas as que faço pela minha família, todos os dias. Vejo que, aos poucos, você toma contato com a situação da família Botãobol. Mas, eu aconselho que não se precipites, pois sua presença sempre será valiosa para todos os componentes da Rainha das regras.
Tome cuidado e nada de exageros. O futebol de mesa pode esperar mais um pouco.
Desejando que sua melhora seja rápida e consistente, receba o meu abraço colorado e gaúcho de coração.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, fique tranquilo. Marreta está só temporariamente, para desanuviar a mente. A resenha dos jogos está sendo levada ao pelo WhatsApp de Albertinho (Vila Belmiro)., já apelidada de O Martelo. Tudo sob controle. Abração pernambucano, já conformado com meu Timbu na Série C. Que seu Colorado aprenda a lição.m