Minha lista de blogs

domingo, dezembro 21, 2014

BOTÃOBOL DE VERDADE

 
SACI vira para cima da RAPOSA DA JACOBINA
Minha gente, hoje, domingo, dia 21 de dezembro de 2014, muda-se um pouco o foco do blog, afastando-se um pouco do Campeonato Oficial de Botãobol, que, nesse sábado, dia 20 de dezembro, realizou apenas uma única partida, pelo 2º turno/Série Ouro, com a vitória, de virada, do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, sobre o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 3x2, após um primeiro tempo em que a RAPOSA DA JACOBINA deitou e rolou para cima do SACI.
Na 2ª etapa do confronto, o COLORADO se reergueu e paulatinamente foi chegando junto até que conseguiu a virada sensacional e agora, verdadeiramente, assume a liderança, entrando direto na briga pelo 2º Turno. O amigão SAMBAQUY, lá em Santa Catarina, deve estar super contente!

DEPORTIVO LARA não joga e perde liderança
As demais partidas programadas ficaram adiadas para o sábado, dia 3 de janeiro de 2015, tendo em vista que no próximo sábado, dia 27 de dezembro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa promove o tradicional Torneio de Encerramento, festa de congraçamento da comunidade do BOTÃOBOL.
Jogo de BOTÃOBOL em toda a sua esssência
Deixando de lado as emoções do Campeonato Oficial, esclarece-se aqui que a regra pernambucana, dentro da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, deixou de existir, sendo já consagrada a denominação de Botãobol para essa prática, única em Pernambuco, mantendo as particularidades que torna o BOTÃOBOL como sendo a única e verdadeira representação do futebol.
Tenho dito e repetido que as outras modalidades de futebol de botão, hoje, rotuladas de futmesa (1 toque, 3 toques, 12 toques, dadinho, fogo teibéi, leva-leva), diferem totalmente do botãobol e não apresentam muitas semelhanças com o futebol, principalmente no aspecto proporcionalidade.
Reafirmo: o botãobol é a representação, numa mesa, de um jogo de futebol, em todas as suas nuances. Seus praticantes são artistas da palheta. É o futebol de botão praticado com arte. O resto é futmesa, com milhares de seguidores no Brasil e no Mundo é bem verdade, mas que jamais nos incomodou e ponto final.
Brinde de inauguração do Clube Armandinho de Futmesa

Se faz também um registro da inauguração do novo espaço de futebol de botão, o CLUBE ARMANDINHO DE FUTMESA, de propriedade do notável botonista Armando Francisco da Silva Filho, com duas mesas, sendo uma para a prática da modalidade 12 toques (regra paulista) e outra para a regra pernambucana (não botãobol). Esse espaço é vizinho à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, na sobreloja do Edifício Brasília, no bairro de Santo Antonio, no centro comercial do Recife, na Rua Siqueira Campos, por detrás do prédio dos Correios, da Avenida Guararapes. Não tem erro.
Esse novo espaço mostra que o futebol de botão em Pernambuco, apesar das tamanhas desavenças, ainda vai viver por muito tempo, sempre se elevando. Poderia, hoje, estar em outro patamar, se não acontecessem essas tantas picuinhas que sempre dão uma freada no desenvolvimento do botão.
É chegada a hora de se desarmarem os espíritos, deixando de lado as vaidades pessoais, para que unidos todos possam lutar para almejarem êxitos nas competições, com um único pensamento: elevar o nome do futebol de botão de Pernambuco.
Basta querer!
Adeptos do BOTÃOBOL, o verdadeiro futebol de botão-arte
Encerro aqui, antes explicando porque o BOTÃOBOL não deve ser confundido com a regra pernambucana. O BOTÃOBOL tem particularidades e peculiaridades que são imutáveis, inclusive com registro em cartório. A regra é escrita e não pode sofrer modificações em sua essência. As principais características do botãobol (goleiro cilíndrico, bola esférica de borracha, arremesso  lateral executado com a mão, entre outras), não podem ser mudadas, em nenhum hipótese. Admite-se apenas interpretações de lances polêmicos, mas aí é outra história. Sem essa "de amarrar o burro onde o dono manda!" ou "aqui quem manda sou eu!" e outros ditos ditatoriais. Isso não leva a nada. Só dissocia. Ao contrário, o BOTÃOBOL é tradicionalista, com espírito democrático, coerente e, sobretudo, com alto espírito desportivo. Quem não se enquadrar nessa filosofia que bata em outra porta, mas não venha se infiltrar querendo provocar o caos. Somos todos vacinados. Estamos satisfeitos com o que somos e com o que temos. É suficiente para nossa felicidade. Viva o botão!

Nenhum comentário: