Minha lista de blogs

segunda-feira, agosto 20, 2007

PEQUENA AMOSTRA DA REGRA PERNAMBUCANA

Botonistas da Regra Pernambucana de Futebol de Mesa
É meus amigos, a regra pernambucana de futebol de mesa começa a se tornar conhecida em todo território nacional.
Para quem não sabe, a regra pernambucana é uma das mais antigas praticadas no Brasil, porém, seu campo de ação ficou restrito ao Estado de Pernambuco, notadamente na cidade do Recife, nos bairros da Boa Vista e da Estância.
Time da regra pernambucana com destaque para o goleirão
Tem como principais características: goleiro cilíndrico; bola de borracha; botões cavados na base; um toque na bola com cada botão; limite de 12 toques coletivos; arremesso lateral lançando a bola com a mão sobre a superfície do botão; movimentação de botões apenas em jogadas executadas; nomes grafados na cava da base; escudos colados ou incrustados na superfície; cores as mais diferentes; tamanhos variando de 33mm a 42mm de diâmetro; altura média de 5,5mm; tempo da partida em 30 minutos divididos em dois tempos de 15 minutos; arbitragem em todos os jogos oficiais; fosso circundando o campo de jogo.
Essas são, pois, as principais particularidades da regra pernambucana, hoje, difundida no seio da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e também em terraços, garagens e quintais de algumas residências na região metropolitana do Estado.
Bolinhas de borracha fazem toda a diferença com as demais regras
Acessando o link, os interessados terão uma pequena amostragem de como é praticar o futebol de mesa, seguindo a regra pernambucana.
Com toda a vivência no futebol de botões, pode-se dizer, sem medo de cometer injustiça, que o jogo de botões, na regra pernambucana, tem mais semelhança com uma partida de futebol do que as demais regras. Os escores das partidas, as táticas empregadas, as zebras, o estado emocional dos botonistas, a pontuação, a artilharia das competições, a valorização dos botões, a identificação das equipes, o individualismo dos botonistas, tudo isso lembra o mundo do futebol.
Mesmo admirando e praticando o futebol de mesa nas diversas regras existentes, principalmente aqui em Pernambuco, fica a certeza de que a regra da bolinha de borracha é a que exige mais qualidade técnica por parte dos praticantes.
Todas as outras têm suas particularidades e suas virtudes, mas na observação de um leigo que assistiu jogos em várias regras, após ter dito textualmente: "essa regra pernambucana é para quem tem mãos de cirurgião", fica a certeza de que quem pratica bem o futebol de mesa nessa regra, passa a ter grande sucesso nas demais.
Aqui no Recife, temos os exemplos de Armando Francisco Filho, Moisés Pena e Humberto Arruda, todos grandes botonistas, seja em que regra for e que afirmam ter sido de fundamental importância para o sucesso no mundo do futebol de mesa a prática na regra pernambucana, pois exige-se concentração total e muita técnica.
Para comprovar, basta abrir o link e observar. Depois, postem um comentário.
A gratidão é eterna.http://www.youtube.com/watch?v=rzXjNIUcbWE

Nenhum comentário: