Minha lista de blogs

sábado, maio 26, 2012

IV CHIFRONÉSIO É DO PEIXE

Adilson Ribeiro e o Santos Fórmula Um - Campeão do IV Chifronésio
É isso aí, minha gente do mundo maravilhoso do botãobol. Hoje, sábado, dia 26 de maio, ainda em fase final de recuperação, estive na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e pude assistir entusiasmado o desfecho do IV Torneio Chifronésio do Recife, com a realização dos jogos semifinais e final.
Foi deveras empolgante, com jogos disputadíssimos, porém, no final, foi premiado o time de melhor campanha na competição, o Santos Fórmula Um, de Adilson Ribeiro, que assim escreve, pela primeira vez, seu nome na história desse evento, um dos mais significativos do botãobol.
Baleia Azul vence Raposa da Jacobina e vai à final
Abrindo a jornada, na Toca da Raposa, o Vila Belmiro, de Albertinho, campeão da primeira edição do torneio, com arbitragem de Hugo Alexandre,  venceu com muita categoria ao Cruzeiro, de Marcos Cardoso, impondo o placar de 4x2, com gols belíssimos, conquistados através de jogadas bem construídas. A Raposa bem que tentou uma reação, mas a Baleia Azul foi impiedosa e conseguiu com o triunfo chegar à final, ficando apenas na expectativa do confronto Santos X Brasília, na outra semifinal.
Peixe não deu sopa ao Brasília e consegue triunfo
No Hércules Stadium, palco da luta, chegou  a vez do Santos, de Adilson, com sua famosa equipe fórmula um, mostrar que estava super preparada para o Torneio. Dono da melhor campanha da primeira fase, que lhe deu o direito de jogar com a vantagem do empate, o Peixe retrancou-se, partindo somente na boa para o ataque.
Por sua vez, o Brasília, de Dinoraldo Gonçalves, tentava de todas as formas chegar ao gol santista, mas as tentativas se tornaram todas infrutíferas. Quando tudo parecia que o empate em 0x0 seria o resultado lógico da partida, eis que o Peixe, já próximo do fim do jogo, consegue um pênalti e aquilo que já parecia sacramentado, ficou consolidado. E o jogo chegou ao fim com a vitória peixeira e a consequente e merecida passagem para a final do Chifronésio. Destaque para a segura arbitragem de Hugo Alexandre.
Baleia Azul bem que quis mas acabou se rendendo ao Peixe
Finalmente, chegou a hora da grande decisão no Hércules Stadium, com mais uma arbitragem do chelseano Hugo Alexandre.
De um lado, o Santos, de Adilson Ribeiro, priorizando o sistema defensivo, visto jogar mais uma vez com a vantagem do empate. Por outro lado, o Vila Belmiro, de Albertinho, com toda a sua eficiência ofensiva , teria que partir logo para cima do Peixe, na tentativa de reverter a vantagem praiana.
Iniciada a partida, viu-se que o Santos se mostrava como a equipe mais tranquila em campo. Enquanto isso o Vila Belmiro aparentava um nervosismo, não conseguindo concatenar suas jogadas e praticamente não partindo para o ataque durante todo o primeiro tempo.
Na segunda etapa, o descontrole emocional da Baleia Azul ficou mais latente e as falhas passaram a ser gritantes. Disso se aproveitou o Peixe que, na única tentativa de ataque, chegou ao gol da vitória, marcado por Kovalainen, que lhe deu assim com toda a justiça o inédito título de campeão do IV Torneio Chifronésio do Recife. Parabéns, Neguinho, o Santos foi realmente o melhor, mantendo-se invicto em toda a competição.
Cabe registro também a vitória do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, sobre o Brasília, de Dinoraldo Gonçalves, por 3x2, ficando assim com a terceira colocação.
Resta agora aguardar a solenidade de entrega dos troféus e medalhas, que servirá de coroamento da competição de botãobol e que tem a marca exclusiva da APFM.
Uma coisa é certa: a festa vai ser de arromba e eu vou estar presente. Viva o botão!
(Dedicado ao grande amigo caxiense e botonista de mão cheia Adauto Celso Sambaquy)


domingo, maio 20, 2012

A EMOÇÃO DA VOLTA

Associação Pernambucana de Futebol de Mesa - Templo Sagrado do Botãobol
É isso aí, minha gente, desse mundo fabuloso do futebol de botão. Ontem, dia 19 de maio, tornou-se um marco na minha vida, ao comparecer à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, voltando assim ao botãobol, depois de uma pequena pausa, que pareceu longa demais.
Com o sucesso da cirurgia, com três sólidas pontes no peito,  pude, finalmente, retornar, sem sequelas, ao templo sagrado do botão.
Foi muito bom rever os amigos que durante anos compartilham do botãobol, tornando os dias de sábado maravilhosos e inesquecíveis.
Santos X Coritiba - a emoção de voltar a assistir uma partida
Ainda não peguei na palheta, mas, só em assistir alguns jogos, já deu para sentir uma grande manifestação de entusiasmo, uma prova inconteste de que o botãobol está entranhado nas minhas veias.
Em razão disso, programei, para o dia 2 de junho, a volta  em definitivo, quando, então,  estarei desfilando com meus principais times. 
Para a primeira partida, escolhi o famoso esquadrão do Chacarita Jrs, porém, o adversário será conhecido através de sorteio. 
Fiquei alegre em saber que todos os meus amigos, sem exceção, vão ficar na torcida para que sejam contemplados no sorteio. Seja ele quem for, pode ter a certeza que o "Chaca" vai partir prá cima, com uma fome terrível.   
Depois do Chacarita, as emoções estarão reservadas à apresentação dos demais times (Aberdeen, Anderlecht e Náutico 2002), consolidando, uma vez por todas,  meu retorno ao mundo do botão.
19 Mai: Chelsea - campeão da Europa (Homenagem a Hugo Alexandre)
Agora, só resta aguardar, com toda a ansiedade, que o sábado, dia 2 de junho, chegue o mais depressa possível para que assim possa continuar sentindo toda a alegria que o botãobol sempre me proporcionou. É divino, maravilhoso. Viva a vida. Viva o botão!
(Dedicado a todos botonistas que tiveram fé na minha recuperação)