Minha lista de blogs

domingo, janeiro 16, 2011

TROCA-TROCA INFERNAL NO BOTÃOBOL

Abiud Gomes e João Paulo Fofão, gerações distintas do botãobol
É isso aí, minha gente do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras). A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa continua com toda a atividade, vivenciando a pré-temporada das equipes filiadas, em intensos preparativos para as primeiras competições de 2011.
Neste sábado, dia 15 de janeiro, o que se viu foi um incrementado troca-troca por parte dos botonistas, cada um tentando arregimentar seus times da melhor maneira.
O Internacional, de Paulo Jiquiá, juntamente com o Chelsea, de Hugo Alexandre, são os que mais têm investido em contratações, aumentando em muito o elenco de craques.
O Colorado conseguiu resgatar todo um time que fizera sucesso há uns dez anos atrás e, ontem, já iniciava com entusiasmo os primeiros ensaios.
Outro que vem aparecendo com botões novos, na tentativa de apagar a má impressão do campeonato de 2010, é o Vila Belmiro, de Albertinho, que andou treinando com uma equipe totalmente renovada, conseguindo expressivos resultados. A Baleia Azul do Metrô está levando a coisa a sério, num trabalho exaustante.
Algumas equipes estão mais comedidas nos gastos e devem promover apenas pequenas alterações em seu elenco. Entre elas, destaque para o Náutico, de Abiud Gomes e para o Flamengo, de Fernando Esperma.
Quem não deve apresentar novidade alguma é o Santos, de Adilson Ribeiro, que permanece com os mesmos times do ano passado.
Deve-se também aguardar para se saber como as equipes  do Fluminense, de Flávio Azevedo e do Corinthians, de Adriano Oliveira, estarão se apresentando para as disputas.
Outro até agora ausente das mesas é o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, porém, o motivo do afastamento é a total impossibilidade do Securinha em movimentar a palheta pois está sofrendo e muito com uma lombalgia fora do comum. Nesse momento o recomendável é repouso absoluto e isso Marcos está fazendo. Breve o teremos de volta, completamente restabelecido e comemorando as vitórias de Overath & Cia.
E por onde anda Armando Pordeus ? Será que o Guarabira estará presente no Torneio do Ranking? E no Chifronésio?
Por falar em competições, o Torneio do Ranking, antes marcado para o dia 29 de janeiro,  foi adiado, pela APFM,  para o sábado, dia 5 de fevereiro,  atendendo assim  aos pedidos dos botonistas que, por força das férias de fim de ano, ainda não puderam retornar às atividades botonísticas.
Time do Náutico 2008, pronto para o III Chifronésio do Recife
Na seqüência, no sábado seguinte, dia 12 de fevereiro, não vai ter moleza prá ninguém, com o início do III Torneio Chifronésio do Recife. Aí a coisa vai pegar fogo.
As inscrições para o grande evento já estão abertas, estendendo-se até o primeiro sábado de fevereiro, inclusive. O regulamento está pronto e aprovado. A tabela dos jogos será divulgada tão logo sejam encerradas as inscrições.
Vamos aguardar. Viva o botão.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

DE VOLTA AO BATENTE


O botonista poeta J. Hércules em franco preparativo para 2011
É isso aí, minha gente, desse maravilhoso mundo mágico do futebol de botões.
Após merecido descanso, eis aqui, de volta, de ânimo renovado  e pronto para enfrentar todos os desafios que 2011 está a nos reservar.
Começo de pré-temporada e já se vislumbra o entusiamo da turma do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) nos preparativos para as primeiras competições.
De saída, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa já acena com o tradicional Torneio do Ranking, que abre oficialmente a temporada botonística, reservado para o dia 29 de janeiro próximo.
Timaço do Famalicão, de Abiud Gomes, pronto para o III Chifronésio
Em fevereiro, as emoções vão todas para o III Chifronésio do Recife, competição que resgata a história do futebol de botões de Pernambuco, com as equipes desfilando seus times de chifre de boi, revivendo toda a fase romântica do botão de antigamente, numa verdadeira volta ao passado.
Para isso, por todo o mês de janeiro, as equipes aparecem se exercitanto até a exaustão para que possam, na realidade, alcançar o sucesso no evento.
As inscrições para o III Chifronésio do Recife estarão abertas até o dia 5 de fevereiro, portanto, uma semana antes do início do torneio.
O poderoso Durango, mais uma grande equipe "chifronésia"  de Abiud Gomes
A APFM já está elaborando a fórmula da disputa e até o dia 22 de janeiro já terá seu regulamento aprovado e distribuído a todos os interessados.
De imediato, se sabe que Abiud, Adilson, Adriano, Albertinho, Cláudio Sandes, Clóvis Sandes, Dinoraldo, Fernando Brito, Hugo Alexandre, Hércules, Max Monteiro e Paulo Jiquiá, já confirmaram suas presenças no Chifronésio. Também são esperadas as participações de Armando Pordeus, Flávio Azevedo, Marcos Cardoso e Vandré Meneses.
Com essa plêiade de botonistas, fica a certeza do tremendo sucesso da competição, que conta com o aval da APFM e que será amplamente divulgada via internet.
É a visão do passado, trazida para o presente e com projeção no futuro. Viva o botão.