Minha lista de blogs

domingo, janeiro 29, 2006

TORNEIO DO RANKING/2006

Abiud Gomes recebendo, de Albertinho, o troféu de campeão do Torneio do Ranking/2006
Começou a temporada 2006 da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa - O Clube do Botão. A primeira competição oficial, o Torneio do Ranking, reuniu 12 botonistas da regra pernambucana de celotex, no sábado 21 de janeiro e, depois de confrontos acirrados, no sistema mata-mata, o Náutico Centenário, de Abiud Gomes, conseguiu a vitória, levantando pela segunda vez o cobiçado troféu de campeão. Para chegar ao título, os alvirrubros da Torre atropelaram a Lázio, de João Carlos Fofão, aplicando o escore de 3x2, com direito a gol de prata. Na seqüência, venceram o temido Vila Belmiro, de Albertinho, também pelo placar de 3x2, só que dessa vez fazendo valer o gol de ouro. Na partida final, os timbus, de forma sensacional, derrotaram o River Plate, de Max Babayoko, por 2 x 1, com Cachaça e Vinho Tinto fazendo a diferença. Nos jogos contra os italianos de Maranguape e os alvinegros de Ypiranga, os destaques ficaram por conta de Ravióli e Tapioca, com gols decisivos. Também participaram do Torneio as equipes do Real Madrid, de Bidinho; Bayern, de Demil Terrível; Marília, de Rubens Buiú; Barueri, de Dinoraldo Gonçalves; Españyol, de Léo Gonçalves, todas eliminadas na primeira fase; Santa Cruz, de Armando Filho; Suécia, de José Hércules e Cruzeiro, de Marcos Cardoso. A competição valeu para a contagem de pontos para o ranking da APFM, cabendo 20 pontos ao campeão (Abiud); 10 pontos para o vice campeão (Max); 5 pontos para o 3º lugar (Marcos Cardoso); 4 pontos, para o 4º lugar (Armando Filho) e 1 ponto para José Hércules e Albertinho, por terem passado para a segunda fase. Salve o Náutico Centenário, de Abiud Gomes, o grande campeão!

sexta-feira, janeiro 20, 2006

FUTEBOL DE BOTÕES - ESPORTE INDIVIDUAL

Abiud Ferreira Gomes, botonista veterano e atual Presidente do Conselho de Decanos da APFM
O futebol de botões é praticado em todos os Estados do Brasil, da forma mais distinta possível. Terraços, quintais, quartos e garagens são ocupados para que essa atividade esportiva continue com vida, mais como lazer, do que como esporte. Hoje, existem as federações, porém, observa-se que somente as de São Paulo e do Paraná são realmente organizadas, congregando em torno centenas de adeptos. Nelas, seus praticantes representam as agremiações esportivas às quais estão vinculados. O esporte individual torna-se coletivo. O botonista cede seu lugar ao clube que representa. Nos outros estados a coisa é diferente. É cada um por si. A grande maioria não tem vínculo algum com Clubes e Federações. É o botão das garagens, dos terraços e dos quintais, onde quem tem valor é a pessoa do botonista e seu time de botão. Aí o campeão não é esse ou aquele clube. O vencedor é o fulaninho e seu time. É como nos demais esportes individuais: o clube é o que menos importa. Os nomes de Gustavo Kuerten, de Agassis, Roger Federer, de Gasparov, entre outros, não estão ligados a nenhum clube ou empresa, que sejam do conhecimento público. A regra pernambucana vai mais além, pois tanto os técnicos como os botões vão se valorizando na medida em que se destacam nas competições. Por serem de coloridos diferentes, impossiveis de serem copiados, os botões são cobiçados e alguns chegam a alcançar preços proibitivos para quem quiser adquiri-los. Os diretores técnicos, por sua vez, tornam-se mais conhecidos pelos times que possuem. Quando se fala em Sport vem logo na memória a figura desse excepcional botonista Paulo Felinto. Humberto Securão, o grande campeão da Regra Baiana, é mais lembrado na nossa associação pela sua AGA, o time de botão que o mesmo utilizava nas nossas competições. E por aí vai... É essa, pois, a nossa grande diferença. Para se ter uma idéia da coisa, eis alguns botões que são destaques no Clube do Botão: Gabriel Pensador, Doval, Morcego, Belga, Bobán, Chirita, Cebolinha, Overath, Gamarra, Pastorizza, Cruz Diablo. São nomes que somente em citá-los já se sabe a quem pertence. Nas competições da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa é levado em consideração a classificação dos times, a artilharia de cada equipe, o artilheiro da competição, o desempenho das defesas e a arbitragem dos jogos. Eis a razão de considerarmos a regra pernambucana mais atrativa! Há mais emoção nos torneios e até mesmo em simples partidas amistosas. Aqueles que fogem dela é porque não possuem qualidades técnicas que permitam colher resultados expressivos.

domingo, janeiro 01, 2006

ANO NOVO - VIDA NOVA

Grupo de Botonistas da APFM prontos para a temporada 2006
É o velho chavão de sempre: Ano Novo, Vida Nova. Porém, torna-se necessária uma grande reflexão. O que fizemos no ano de 2005? Quais as perspectivas para esse novo ano?
Fechemos os olhos e relembremos todos os acontecimentos do ano que passou. Nos três primeiros meses, nos preparamos para o campeonato oficial. Inscreveram-se 14 equipes. Realmente, àquelas que efetivamente queriam disputar a competição, sem solução de continuidade.
Como novidade, tivemos na contagem de pontos os bônus por gols marcados nas partidas terminadas empatadas. Pleno sucesso. Não seria justo considerar um empate de 0x0 no mesmo pé de igualdade de um empate de 2x2, e por aí vai!
O campeão foi o Paulistano, de Moisés Pena, o primeiro do ranking da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e que era o favorito da competição. O Santa Cruz, de Armandinho, ficou com o vice campeonato.
O certame foi até o mês de agosto, não sobrando tempo para se inserir torneios paralelos, pois o horário das partidas tornou-se muito flexível, ocupando quase todo o período de atividade.
Na seqüência, iniciou-se o campeonato de aspirantes, com 16 times inscritos, também por pontos corridos, em turno único. O Internacional da Estância, de Waldyr Santa Clara, deu suas duas primeiras partidas, mas solicitou afastamento do campeonato, alegando problemas de ordem particular.
O Paulistano, de Moisés Pena, confirma seu favoritismo e vence o certame. O Santos, de Adilson Ribeiro, chega na segunda colocação, sagrando-se vice campeão.
Em dezembro, tivemos a entrega dos prêmios e a certeza de que em 2006, com melhor planejamento, teremos mais competições.
Todas as fichas estão apostadas para o Torneio "Copa do Mundo dos Botões" que deverá ser realizado após o Período de Carnaval. As inscrições estarão abertas a partir de 7 de janeiro, quando da abertura da sala para a temporada 2006.
Assim, pode-se dizer que o resultado de tudo foi amplamente positivo. A regra pernambucana, hoje, está consolidada, inclusive vista no site www.futeboldemesanews.com.br .
Também, no blogger http://abiud.blogspot.com, temos notícias atualizadas a respeito de tudo que acontece na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, o Clube do Botão.
Portanto, se 2005 já foi bom demais, 2006 se prenuncia excelente. Vamos conferir!