Minha lista de blogs

sexta-feira, dezembro 16, 2005

A COPA DO MUNDO DOS BOTÕES

Grupo de botonistas da APFM, presença obrigatória na Copa do Mundo de Botãobol
No ano de 2018, o mundo futebolístico irá viver mais um grande espetáculo: A Copa do Mundo de Futebol. Seguindo a tradição, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa promove o seu maior evento esportivo: a Copa do Mundo de Botãobol.
Flávio AFA (1º agachado) conduziu a COREIA DO SUL ao título
Em 2002, o campeão, para surpresa geral, foi a COREIA DO SUL, sob o comando de Flávio Rogério de Azevedo, ao vencer de forma sensacional o poderoso time do URUGUAI, de Abiud Gomes, inclusive com direito a gol de ouro. O artilheiro da competição foi o botão Tah Ly, meia atacante coreano. A COREIA DO SUL tornou-se, assim, o primeira campeã do mundo na era da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, quando ainda ocupava as dependências do Santa Cruz Futebol Clube.
URUGUAI  e INGLATERRA  campeões do Mundo dos tempos românticos
Muitos anos antes, em 1966, o URUGUAI, de Abiud Gomes, sagrou-se campeão do Mundo, após sensacional triunfo sobre a RÚSSIA, do saudoso Paulo Felinto. Foi a primeira seleção a conquistar o troféu na história da regra pernambucana, atual botãobol.
Na edição de 1970, a vitória sorriu para a seleção da INGLATERRA, de José Ribamar,
Após essa edição, o Torneio somente voltou a ser realizado somente na era moderna do futebol de botão. 
INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, a grande campeã do Mundo de Botãobol
Em 2006, a Copa do Mundo de Botãobol, foi brilhantemente conquistada pela INGLATERRA,de Paulo Jiquiá, após derrotar a FRANÇA, de Abiud Gomes, por 2x1, com o gol do título somente ocorrendo na prorrogação.
ÁFRICA DO SUL, de Hugo Alexandre, fez a festa em 2010
Já na Copa do Mundo de 2010, a vitória sorriu para a ÁFRICA DO SUL, de Hugo Alexandre, que levantou à taça, sem muito esforço, pois seu adversário na final, a FRANÇA, de Albertinho, não compareceu, sendo considerada perdedora por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0, em favor da ÁFRICA DO SUL.
BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, levantou o caneco em 2014
Por sua vez, em 2014, o título de Campeão do Mundo, ficou com a seleção da BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, após derrotar, por 4x1, o selecionado da ESPANHA, de Albertinho.
AGUARDEM A COPA DO MUNDO DE 2018, DE BOTÃOBOL
Para a COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, de 2018, é pensamento da Diretoria da Associação Pernambucana de Futebol, modificar seu formato que antes obedecia rigorosamente à tabela de jogos da Copa do Mundo de Futebol,
Com a redução do quadro de associados, a APFM deverá realizar a competição com novos padrões que serão analisados e aprovados em futuras reuniões. São muitas as ideias e veremos qual a que será posta em execução.
O que se sabe  é que a COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, de 2018, a exemplo das anteriores, promete ser emocionante, Quem viver, verá. Viva o botão!
(Texto inspirado na matéria publicada em 2005).

segunda-feira, dezembro 05, 2005

GRANDE FESTA

Moisés Pena, o grande campeão de Aspirantes, recebe o troféu do Dr Aníbal Moura
No sábado, dia 3 de dezembro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa promoveu a entrega de troféus aos vitoriosos do Campeonato de Aspirantes/2005, promovido pela própria entidade. A festa foi organizada pelo diretor social Cláudio Sandes, que conseguiu torná-la num acontecimento brilhante e que ficará registrado na história do celotex aqui no Recife. Este ano, como novidade, contou-se com o apoio do Dr Anibal Moura, Chefe do Grupo de Operações Especiais da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco que, num gesto de carinho e amizade, fez questão de doar todos os troféus aos grandes vencedores da competição. A diretoria da APFM, juntamente com todo o quadro social, não encontrou palavras para agradecer essa nobre iniciativa dessa notável figura pública, responsável pelo sucesso de grande parcela da segurança pública de nosso Estado. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa fica, na realidade, profundamente agradecida ao Dr Anibal Moura e espera poder um dia retribuir essa sincera contribuição.
O diretor cultural da APFM, Abiud Ferreira Gomes, atuou como mestre de cerimônia e deu início à solenidade de entrega de prêmios, apresentando um a um os agraciados com os troféus. Adilson Ribeiro, Vice Presidente da APFM e diretor técnico do Santos, recebeu os troféus de melhor árbitro, de melhor defesa e de Vice Campeão de Aspirantes, entregues por sua filha, sua cunhada e sua esposa, respectivamente.
Em seguida, foi chamado para receber os troféus de artilheiro da competição e de 4º Colocado o diretor técnico do Grêmio Barueri, Dinoraldo Gonçalves. Na seqüência, Max Monteiro Rosa, diretor técnico do Fluminense, recebeu o troféu pela 3ª Colocação, constituindo-se na grande surpresa do campeonato. Finalmente, das mãos do Dr Anibal Moura, o diretor técnico Moisés Pena recebeu o troféu de campeão, por ter levado seu Paulistano para mais uma espetacular conquista. Na ocasião, o Dr Aníbal Moura presenteou o campeão com um legítimo scotch Johnny Walker para as comemorações junto aos familiares e amigos.
Num discurso de improviso, o Dr Anibal Moura disse ter tido uma surpresa agradável com tudo que presenciou e prometeu continuar dando todo o apoio à Associação, na medida do possível.
Depois, seguiu-se os comes e bebes, num ambiente de total alegria e descontração.
Foi, realmente, um dia muito feliz para os amantes do celotex, o futebol de mesa da regra pernambucana.