Minha lista de blogs

quarta-feira, dezembro 21, 2016

RETROSPECTIVA DE 2016 DO MUNDO DO BOTÃOBOL

Apesar de tudo um ano maravilhoso no mundo do botãobol
Minha gente, o ano de 2016 está quase findo e no mundo do botãobol já aconteceu o encerramento da temporada que foi bastante proveitosa com competições, as mais diversas, que mostraram toda a pujança do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), tendo como cenário a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM).
NÁUTICO, de Abiud Gomes, o primeiro campeão de 2016
Tudo começou no dia 2 de janeiro, com a realização do Torneio Ano Novo, brilhantemente conquistado pelo NÁUTICO, de Abiud Gomes e que reuniu, além do TIMBU, as equipes do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, do  SÃO PAULO, de Max Monteiro, do VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos e do VILA BELMIRO, de ALBERTINHO.
Nos sábados subsequentes, a APFM deu prosseguimento ao Campeonato Oficial de 2015, 2º Turno, em suas Séries Ouro e Prata.
FOGÃO campeão da COPA BRASÍLIA
Em 27 de fevereiro, comemorou-se o 14º aniversário da fundação da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a realização da COPA BRASILIA, torneio que reuniu 15 equipes, divididas em 2 grupos. Na final, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, Campeão do 2º Grupo, ao derrotar o FLAMENGO, de Fernando Brito, do Grupo 1, por 3x1, sagrou-se campeão com todos os méritos.
VILA BELMIRO, a BALEIA AZUL, é campeão oficial de 2016
No dia 2 de abril, encerrou-se o Campeonato Oficial de Botãobol, de 2015, com o VILA BELMIRO, de Albertinho, sagrando-se campeão geral, ao conquistar tanto o Turno de Classificação, quanto o 2º Turno/Série Ouro. O NÁUTICO, de Abiud Gomes, ficou com o vice campeonato geral.
FOGÃO detona COLORADO e é campeão do Torneio do Ranking 
Em 9 de Abril, realizou-se o tradicional Torneio do Ranking, reunindo 12 equipes, com o BOTAFOGO, de Marcos Silva, levantando o título de campeão ao derrotar nos pênaltis o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, após a partida terminar empatada no tempo regulamentar, em 2x2.
VILA BELMIRO, a BALEIA AZUL, campeão do CHIFRONÉSIO
No dia 24 de abril, teve início a mais famosa competição da APFM, o CHIFRONÉSIO, em sua 7ª edição, evento esse que reuniu 17 equipes, que se apresentaram com seus times de chifre de boi. 
A competição estendeu-se até o dia 9 de julho quando o VILA BELMIRO, de Albertinho, na jornada final, empatou em 2x2, com o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, sagrando-se campeão. O time colorado ficou com o vice campeonato.
ABC, de Cláudio Gordo, papa o Torneio do Milho
No período junino, o dia 25 ficou reservado para o TORNEIO DO MILHO, contando com 12 equipes participantes. No final dos jogos, o ABC, de Cláudio Sandes, apresentou-se como campeão, tendo como vice campeão o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira.
FOGÃO medalha de ouro no Torneio Olimpíadas 2016
Inspirado nas Olímpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, a APFM promoveu no dia 10 de setembro, o TORNEIO OLIMPÍADAS 2016, com 12 equipes participantes. Após partidas bastantes disputadas o BOTAFOGO, de Marcos Silva, fez jus à medalha de ouro, cabendo ao NÁUTICO, de Abiud Gomes, a medalha de prata. Ao GRÊMIO, de José Ribamar, coube a medalha de bronze.
Praciano trouxe do Ceará para o Recife o Futsal de Mesa
Ainda em Setembro, mais precisamente no dia 17,  o botãobol deu lugar ao futsal de mesa, trazido ao Recife para demonstração pelo botonista cearense Praciano de Castro. Realizou-se então o Torneio Cidade do Recife, que contou com oito participantes, tendo o PRACIANO CLUBE, do Coronel Praciano, da PM cearense, conquistado o título de campeão. O VILA BELMIRO, de Albertinho, representando a APFM, ficou com o vice campeonato.
PEIXE x MENGÃO abrem o Campeonato Oficial de 2016
Em 17 de setembro se iniciava o Campeonato Oficial de 2016, reunindo 13 equipes, que iriam disputar o Turno de Classificação. A competição em pontos corridos vai se estender até os primeiros meses do ano de 2017.
CORINGÃO e o seu 1º título de campeão na APFM
No mês de outubro, no dia 22, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, conquistava pela primeira vez um título de campeão no âmbito da APFM, ao vencer o TORNEIO HÉRCULES LEITE, em comemoração aos 13 anos de vivência na sede social no Edifício Brasília, no centro do RECIFE.
CRUZEIRO, de Marcos Cardoso fechou o ano com chave de ouro
Encerrando as atividades desse proveitoso ano, no dia 17 de dezembro, a APFM realizou o TORNEIO ADEUS 2016, numa festa de confraternização que ficará marcada na história da associação. E o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, cravou seu nome, nessa última conquista do ano, ao tornar-se campeão, após vencer o BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 4x2.
E assim, para os botonistas da APFM o ano de 2016 foi profícuo, superando todas as expectativas. Alguns contratempos surgiram no decorrer da jornada, mas nada que pudesse tirar o brilho e o entusiasmo dos que fazem o botãobol. Valeu gente!

Agora é tempo de reflexão. Que o espírito de Natal alcance todos nós para que possamos viver em paz. Que o ano de 2017 seja um ano de felicidade, com menos ódio, menos violência, mais tolerância, mais compreensão e mais amor. Viva o botão! 

sábado, dezembro 17, 2016

RAPOSA DA JACOBINA VOLTA COM TUDO NO BOTÃOBOL

RAPOSA DA JACOBINA voltou por cima no botãobol
Minha gente, a Festa de Encerramento da Temporada de 2016, de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras, foi deveras espetacular, irretocável, num clima de alta  desportividade, onde imperou a amizade dos botonistas associados, numa confraternização sem precedentes. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 17 de dezembro, foi magistral.
Botonistas da APFM na Festa de Encerramento da Termporada
A programação atendeu aos anseios do quadro social, que teve participação ativa, tanto na hora do rango, quanto na disputa do Torneio Adeus Ano Velho, com a sensacional conquista do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que,  na partida final, derrotou o BOTAFOGO, de Marcos Silva e ergueu o troféu de campeão. A RAPOSA DA JACOBINA voltou com tudo, mostrando toda a sua astúcia, aliada à força, conseguindo assim apagar o FOGÃO, que parecia, durante o desenrolar do evento, ser imbatível.
HÉRCULES usa a força na disputa de pênaltis contra o URUBU
Abrindo a jornada, o HÉRCULES, de José Hércules, empatou em 1x1 com o FLAMENGO, de Fernando Brito, classificando-se para a fase seguinte nas disputas de pênaltis. Aí ficou fácil para os HERCULANOS que despacharam o MENGÃO, convertendo 2 pênaltis, contra nenhum do URUBU.
CORINGÃO foi outro que classificou-se nos pênaltis
No 2º jogo, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, também empataram em 1x1, sendo que o CORINGÃO classificou-se nas cobranças de pênaltis, em 3x1.
VILA BELMIRO bebeu água, foi embora. dando tchau  
Na sequência, o RACING de Ricardo dos Anjos, despachou o VILA BELMIRO, de Albertinho, ao vencer por 1x0 no tempo regulamentar. A BALEIA AZUL, na realidade, apenas veio marcar presença, devido a compromissos assumidos anteriormente, o que foi bom para os HERMANOS que seguiram em frente na competição.
FOGÃO despacha SÃO PAULO com goleada
Depois, chegou a vez do SÃO PAULO, de Max Monteiro, enfrentar o BOTAFOGO, de Marcos Silva e o FOGÃO sapecou 4x1 nos SAMPAULINOS, com direito até gol contra, uma raridade no botãobol.
Como de praxe, o GLORIOSO veio a campo com seu famoso BARCEFOGO e não teve nenhuma peninha do TRICOLOR DE RIO DOCE. Destaque para a arbitragem de Alexandre de Freitas que, mesmo com problemas de saúde, esteve presente colaborando para o brilhantismo da festa. Grato, Gordinho da Paulista. Que tenha ampla recuperação para poder retornar às mesas de botãobol.
A hora sagrada da xepa pois ninguém é de ferro
Foi dada uma pausa no torneio pois era chegada a hora do rango e todos foram se deliciar com os comes e bebes, tendo como peça de resistência uma feijoada de lamber os beiços. 
Dinoraldo Gonçalves, responsável pela logística, merece todas as honras, pelo impecável buffet. Parabéns, velho Dino! Nota 10.
TIMBU encheu a pança e o TRICOLOR IMORTAL despachou
Voltando ao torneio, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, parece que abusou na comilança e cochilou, dando chances ao GRÊMIO, de José Ribamar, de derrotá-lo por 2x0. O TIMBU estava fora do Torneio e o TRICOLOR IMORTAL seguia em frente na competição.
Catimba da RAPOSA DA JACOBINA foi mais forte que a do PEIXE
Fechando a primeira fase, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, eliminava o SANTOS, de Adilson Ribeiro, nas cobranças de pênaltis, por 3x2, após um empate em 0x0 no tempo regulamentar, num jogo super catimbado. O PEIXE fez de tudo mas acabou fisgado pela RAPOSA DA JACOBINA.
HÉRCULES mostrou que a força está na cobrança de pênaltis
Abrindo a segunda fase do torneio, o HÉRCULES, de José Hércules, teve que partir para uma longa decisão de pênaltis, para despachar o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, após o tempo regulamentar acusar um empate em 2x2. Foram realizadas 16 cobranças de pênaltis e a vitória sorriu para os HERCULANOS, que converteram 5 pênaltis, contra 4 do CORINGÃO.
FOGÃO manda os HERMANOS para casa mais cedo
Em seguida, o BARCEFOGO voltou a campo e passou por cima do RACING, de Ricardo dos Anjos, triunfando por 2x1 e agora iria ter pela frente o surpreendente HÉRCULES, para tentar chegar à disputa do título.
RAPOSA DA JACOBINA acaba com a imortalidade gremista
Antes, assistiu-se ao duelo envolvendo o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e o GRÊMIO, de José Ribamar e a RAPOSA DA JACOBINA chegou ao triunfo por 1x0, com gol de Overath e assim se tornou o primeiro finalista do torneio. O TRICOLOR IMORTAL estava fora da última competição de 2016, da APFM.
FOGÃO destruiu  HÉRCULES no primeiro tempo de jogo
Já no encontro entre o BARCEFOGO, de Marcos Silva e o HÉRCULES, de José Hércules, o que se viu foi um FOGÃO arrasador, abrindo três gols de vantagens, ao término do primeiro tempo. Na 2ª etapa, os HERCULANOS reagiram, jogaram água na fervura, mas não foi o suficiente para evitar a derrota por 3x2.
RAPOSA detona FOGÃO e levanta o troféu de último campeão
Veio então a grande final do Torneio e o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, não deu trégua ao BARCEFOGO. Saiu vencedor na primeira etapa, marcando o placar de 4x1. O FOGÃO foi se apagando, se apagando, ainda abriu um foco no segundo tempo, mas acabou sucumbindo de vez. Final da partida: vitória da RAPOSA DA JACOBINA por 4x2. A grande campeã do TORNEIO ADEUS ANO VELHO! Uma festa estrelada. Parabéns!
Um FOGÃO contente pelo título de Vice Campeão do Torneio
Por sua vez, o FOGÃO também não saiu de mão abanando, levando para seu reduto no IPSEP o troféu de Vice Campeão. Também é merecedor de parabéns. 
Agora, é esperar o ano de 2017 e, logo de saída, o grande desfecho do 1º Turno do Campeonato Oficial de 2016. 
Antes, todos vão entrar no clima das festividades do NATAL e do ANO NOVO, com esperanças de muita paz e prosperidade.
A MARRETA entra em recesso e agradece a todos que visitam as páginas semanais. É muito gratificante! A todos que me aturam, um FELIZ NATAL e um ANO NOVO pleno de realizações. Viva o botão!

sábado, dezembro 10, 2016

NO BOTÃOBOL TUDO SERÁ DECIDIDO EM 2017

Com nervos a flor da pele a BALEIA AZUL quase se complica
Minha gente, apenas três jogos foram realizados nesse sábado, dia 10 de dezembro, pelo Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), de 2016, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e com isso o campeão  do 1º Turno da competição somente será conhecido em 2017, quando serão realizadas as duas últimas rodadas.
RACING não tirou proveito  e agora vai para a Série Prata
Abrindo a jornada, o VILA BELMIRO, de Albertinho, que ainda tem remotas chances de se sagrar campeão do Turno de Classificação, a duras penas venceu o RACING, de Ricardo dos Anjos, com um magro e sofrido 1x0, gol marcado pelo atacante Souza, já na etapa complementar. A partida foi disputada na Arena 4 e a BALEIA AZUL estava a ponto de explodir, tal era o nervosismo que aparentava. Ainda não se sabe o que teria acontecido com o VILA, que tão logo o jogo acabou, escafedeu-se.
Por sua vez, o RACING abusava de desperdiçar oportunidades e assim prevaleceu a máxima na botãobol: "quem não faz, acaba levando". 
Vai ser difícil mas a BALEIA AZUL ainda sonha com o título
Esse resultado ainda dá algumas esperanças ao VILA BELMIRO de chegar ao título do 1º Turno, mas vai depender de algumas combinações, que provavelmente não acontecerão, mas...
Já os HERMANOS, com a derrota, já se sacramentam no 2º Turno/Série Prata e agora vão lutar para conquistar o Troféu Cabeça de Lagartixa.
CORINGÃO detona ZUMBI COLORADO e espera o milagre
Na sequência, na Arena 5, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, enfrentou a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes e triunfou por 1x0, gol de Termostato. O CORINGÃO foi alertado que o ZUMBI COLORADO vinha para a partida com a promessa de uma mala branca caso fizesse os MOSQUETEIROS DO JARDIM SÃO PAULO tropeçarem.
ZUMBI COLORADO vacilou e o CORINGÃO pimba!
Durante a partida, bem dirigida pelo árbitro  Hércules Leite, Zé do Caixão, como é conhecido o condutor da INTER DE MILÃO, fez de tudo para que o jogo ficasse o tempo todo truncado, não dando a mínima chance para o CORINGÃO tentar o gol. No entanto, vacilou no momento crucial da partida e o CORINTHIANS soube aproveitar a oportunidade e encaçapou. Para o ZUMBI COLORADO não restou outra alternativa se não recolher-se à tumba. Cruz credo!
HERMANOS não deixaram o GAVIÃO levantar voo 
Fechando a jornada, na Arena 2, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, perdia toda a esperança de ainda sonhar com o título de campeão do 1º Turno, ao empatar em 0x0 com o RACING, de Ricardo dos Anjos, num jogo morno, com pouquíssimos lances ofensivos. OS HERMANOS que já vinham de derrota ante a BALEIA AZUL, já entraram sem aquela gana, abatidos, sem o mínimo entusiasmo, enquanto que o GAVIÃO DE MARANGUAPE mostrou-se sem agressividade, com um ataque inoperante. O resultado fez justiça à qualidade do espetáculo.
TIMBU X PEIXE um clássico de vida ou morte
O Campeonato somente será sequenciado no sábado, dia 7 de janeiro, já no ano de 2017 e, pela programação, tem tudo para ser sensacional, com destaques para os confrontos NÁUTICO X SANTOS, VILA BELMIRO X HÉRCULES e BOTAFOGO x FLAMENGO, que poderão apontar o campeão do 1º Turno.
No embate envolvendo o TIMBU, de Abiud Gomes e o PEIXE, de Adilson Ribeiro,  um dos dois tem que sair vencedor, pois na hipótese de um empate, ambos morrerão abraçados.
FOGÃO vem com tudo para ser campeão. Será ?
Já VILA BELMIRO e BOTAFOGO não podem tropeçar de jeito nenhum, sendo que o FOGÃO é o único que só depende de si para abiscoitar o título, mas para isso terá que derrotar o MENGÃO e assim ir para a rodada seguinte tentar vencer o HÉRCULES, de José Hércules e então gritar "é campeão!".
Por sua vez, a BALEIA AZUL terá que vencer bem  seus dois compromissos para ultrapassar o saldo de gols, tanto do NÁUTICO, quanto do SANTOS e ainda torcer por um tropeço do FOGÃO. 
Outro também que, matematicamente, pode chegar ao título é o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, mas aí é querer demais. Caso isso aconteça, passa-se a acreditar em Papai Noel, Mula sem Cabeça, Saci Pererê, Brasil sem corrupção etc, etc, etc...
Eis como está a classificação:

A programação para os jogos finais está assim:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 7 DE JANEIRO DE 2017)
                           1º TURNO (Turno de Classificação)
Rodada
JOGOS
11ª
VILA BELMIRO(*)

X

HÉRCULES
11ª
SANTOS(*)

X

NÁUTICO
12ª
PORTO

X

VILA BELMIRO
12ª
BOTAFOGO

X

FLAMENGO
12ª
RACING

X

HÉRCULES
13ª
INTER DE MILÃO

X

RACING
13ª
PORTO

X

CORINTHIANS
13ª
BOTAFOGO

X

HÉRCULES
OBSERVAÇÕES
1)   Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Adilson Ribeiro;
2)    Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados;
3)    As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja presente um dos delegados da rodada.
4)    Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)    As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso venham a faltar nesta jornada.
6)   Os jogos da 13ª Rodada (grafados em azul) somente deverão ser realizados, caso já se tenha conhecido o Campeão do 1º Turno, quando da realização dos jogos das 11ª e 12ª rodadas.
7)   As equipes do INTERNACIONAL, do ITACURUBA e do VITÓRIA DE GUIMARÃES abandonaram o campeonato, sendo todos seus jogos não realizados penalizados com WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 para os adversários.

FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016 
E finalmente, no próximo sábado, dia 17 de dezembro, acontecerá a FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016, com a realização do TORNEIO ADEUS 2016 e uma farta mesa de comes e bebes. 
Todas as providências já foram tomadas e pelo que se vê tem tudo para ficar na história do botãobol. Quem viver verá!

sábado, dezembro 03, 2016

CAI O ÚLTIMO INVICTO NO BOTÃOBOL

FOGÃO em jornada infeliz cai e perde a invencibilidade
Minha gente, demorou para acontecer mas, nesse sábado, dia 3 de dezembro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, o BOTAFOGO, de Marcos Silva,  perdeu a invencibilidade ao sair derrotado, na Arena 2, por 1x0, diante do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, pelo Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), de 2016.
FOGÃO cede a liderança mas só depende dele para ser campeão
Além da invencibilidade, o FOGÃO cedeu a liderança do 1º Turno ao SANTOS, de Adilson Ribeiro, que mesmo sem jogar foi beneficiado com os 3 pontos conquistados graças à desistência do ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, que, por motivo de saúde, não pode seguir na competição.
É bem verdade que o GLORIOSO ainda tem dois compromissos a saldar e poderá chegar ao título de campeão do Turno de Classificação caso consiga vencer essas partidas. Portanto, só depende unicamente dele, FOGÃO, para faturar o título do 1º Turno.
GAVIÃO comemora triunfo e vê chance de faturar o título
A partida BOTAFOGO X PORTO abriu a jornada e o GAVIÃO DE MARANGUAPE contou com o fator sorte para chegar ao triunfo. Sofreu uma pressão tremenda dos botafoguenses, que usaram e abusaram de desperdiçar oportunidades de gol, porém,  não era dia de Del Piero & Cia e, assim... 
Já o GAVIÃO DE MARANGUAPE bastou tão somente um único arremate a gol para chegar à vitória. Remo foi o grande herói do jogo, marcando o tento que consolida o PORTO no 2º Turno/Série Ouro e cria perspectivas de conquista do 1º Turno caso vença todas as três partidas que lhe resta e a esperança de que o  FOGÃO tenha pelo menos um tropeço nos seus dois jogos.
ZUMBI COLORADO se fecha e HÉRCULES fica só rodando
Enquanto isso, na Arena 4, a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes , o famoso Zé do Caixão, empatou em 0x0 com o HÉRCULES, de José Hércules, num jogo muito retrancado, onde o ZUMBI COLORADO praticamente não deu brechas aos Espanhóis do Saint Moritz. É bem verdade que os ataques foram muitos mas todos sem obter êxito. Com esse resultado, dificilmente essas duas equipes escaparão da Série Prata/2º Turno. Deverão, pois, lutarem pelo Troféu Cabeça de Lagartixa.
URUBU ataca mas TIMBU se defende bem
Fechando a jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, venceu espetacularmente o FLAMENGO, de Fernando Brito, na Arena 4, por 2x0, num jogo onde o MENGÃO criou inúmeras chances de gol, mas estava numa jornada infeliz e os chutes desferidos pelo seu ataque não conseguiam acertar o alvo.
Exato momento do arremate TIMBU que redundaria no 1º gol
Por sua vez, o TIMBU foi de uma precisão cirúrgica nos seus arremates, um em cada tempo da partida, mas suficientes para dar-lhe o triunfo e consequentemente o topo da tábua de classificação, juntamente com o PEIXE, porém, os SANTISTAS levam vantagem no saldo de gols.
Na próxima rodada, ocorrerá o grande duelo dessas equipes e aquele que vencer terá tudo para ser campeão do 1º Turno, desde que tanto o FOGÃO, como o GAVIÃO DE MARANGUAPE, tenham um único tropeço.
Pelo que se vê, essas três últimas rodadas do Turno de Classificação serão de arrepiar. E vai ter muita secação!
Após os jogos desse sábado, eis como ficou a tábua de classificação:

Para o próximo sábado, a programação dos jogos do campeonato é a seguinte:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2016)
                           1º TURNO (Turno de Classificação)

Rodada
JOGOS
10ª
RACING

X

VILA BELMIRO (*)
11ª
VILA BELMIRO

X

HÉRCULES
11ª
SANTOS

X

NÁUTICO
11ª
INTER DE MILÃO

X

CORINTHIANS
11ª
PORTO

X

RACING
FOLGAM BOTAFOGO e FLAMENGO
OBSERVAÇÕES
1)   Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Adilson Ribeiro;
2)    Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados;
3)    As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja presente um dos delegados da rodada.
4)    Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)    As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso venham a faltar nesta jornada.
6)   As equipes do INTERNACIONAL, do ITACURUBA e do VITÓRIA DE GUIMARÃES abandonaram o campeonato, sendo todos seus jogos não realizados penalizados com WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 para os adversários.
FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016
Mais uma vez chamo a atenção de todos para a FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016, da APFM, que será realizada no sábado, dia 17 de dezembro e a diretoria da entidade já está envidando todos os esforços para que a mesma seja coroada de sucesso.
Um alerta é dado: TODOS OS SÓCIOS DEVERÃO ESTAR RIGOROSAMENTE EM DIA COM SUAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS, INCLUINDO A MENSALIDADE DO MÊS DE DEZEMBRO.
Agora, é esperar para ver o que vai acontecer. Quem viver verá! Viva o botão!