Minha lista de blogs

sábado, novembro 26, 2016

BOTAFOGO EMPATA MAS SEGUE NA LIDERANÇA INVICTA

O indomável FOGÃO segue líder e invicto no botãobol
Minha gente, o Campeonato Oficial de 2016, de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, teve sequência nesse sábado, dia 26 de novembro, com a realização de quatro partidas, com destaque para o o BOTAFOGO, de Marcos Silva, que mesmo com o empate em 1x1 contra o RACING, de Ricardo dos Anjos, segue na liderança do 1º Turno e permanece invicto na competição.
FOGÃO corre atrás,  consegue o empate e mantem-se invicto 
Mesmo sem realizar uma brilhante partida, o FOGÃO, que saiu em desvantagem no marcador, teve forças para chegar ao empate, através do artilheiro Del Piero e assim se consolidar na ponta da tábua de classificação. Já o RACING já começa a sentir a tormenta da Série Prata/2º Turno.
URUBU mesmo com empate chia barbaridade da arbitragem
Destaque também para o FLAMENGO, de Fernando Brito, que realizou dois jogos, sendo que no primeiro embate enfrentou o HÉRCULES, de José Hércules e conseguiu o empate em 1x1, após sair perdendo na primeira etapa. Mais uma vez, o MENGÃO contestou a arbitragem no lance que gerou o gol dos HERCULANOS.
URUBU bica forte o GAVIÃO e entra no G-7 - 2º Turno/Série Ouro
No outro confronto, o FLAMENGO venceu o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves,  por 1x0, na Arena 4, resultado que põe o URUBU na zona de classificação para o 2º Turno/Série Ouro, mostrando uma reação surpreendente.
Por outro lado, o GAVIÃO DE MARANGUAPE já não consegue levantar voo e assim desceu para o grupo dos que irão compor o 2º Turno/Série Prata. Pelo visto o PORTO está cobiçando o troféu Cabeça de Lagartixa.
CORINGÃO teve paciência necessária para matar  o TIMBU
No fecho da jornada, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, na Arena 5, com arbitragem de Albertinho, derrotou o NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 2x1 e assumiu a terceira colocação do Turno de Classificação.
O TIMBU não se apresentou bem e cometeu um erro crucial na primeira etapa que redundou  no primeiro gol do CORINGÃO, no único chute a gol dos MOSQUETEIROS.
Na 2ª etapa, mal é iniciada  e o TIMBU é surpreendido com o segundo gol corinthiano e partia numa reação desenfreada, mas o CORINTHIANS, se aproveitava da afobação TIMBU e começava a cozinhar a partida.
TIMBU reagiu tarde e então o CORINGÃO fez a festa
Somente nos últimos momentos da partida o NÁUTICO consegue seu gol, através do Rei Pelé, mas praticamente não restava mais tempo. No apagar das luzes, o ALVIRRUBRO ainda teve uma oportunidade de chegar ao empate, mas não era dia do TIMBU e desperdiçou. O CORINGÃO então segurou a bola até o soar do cronômetro. Merecida vitória mosqueteira, mas levar gol de Parafuso é dose!.
Com os resultados dos 4 jogos, eis como ficou a classificação:

Para o próximo sábado, dia 3 de dezembro, a programação dos jogos é a seguinte:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 3 DE DEZEMBRO DE 2016)
                              1º TURNO (Turno de Classificação)

Rodada
JOGOS
PORTO

X

ITACURUBA(*)
INTER DE MILÃO

X

ITACURUBA(*)
10ª
RACING

X

VILA BELMIRO
10ª
HÉRCULES

X

INTER DE MILÃO
10ª
NÁUTICO

X

FLAMENGO
10ª
BOTAFOGO

X

PORTO
FOLGAM CORINTHIANS e SANTOS
OBSERVAÇÕES
1)   Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Fernando Brito;
2)    Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados;
3)    As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja presente um dos delegados da rodada.
4)    Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)    As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso venham a faltar nesta jornada.
6)   A EQUIPE DO ITACURUBA, caso falte à jornada, poderá ser eliminada do campeonato.
7)   As equipes do INTERNACIONAL e do VITÓRIA DE GUIMARÃES abandonaram o campeonato, sendo todos seus jogos não realizados penalizados com WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 para os adversários. 
Um alerta é dado ao ITACURUBA, de Alexandre de Freitas para que compareça à jornada desse próximo sábado, pois caso falte poderá ser eliminado do campeonato, com base no regulamento da competição.
FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016
Mais uma vez, relembro que a FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016 acontecerá no dia 17 de dezembro. Todas as providências já estão sendo tomadas para que o evento seja um sucesso sem precedentes. Quem viver, verá! Viva o botão!

sábado, novembro 19, 2016

ESTRELA SOLITÁRIA CONTINUA A BRILHAR NO BOTÃOBOL

A ESTRELA SOLITÁRIA BRILHA NO BOTÃOBOL
Minha gente, depois de assistir aos jogos do 43º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa - Modalidade Liso - 1 Toque, eis-me aqui outra vez no mundo mágico e maravilhoso do botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa que, nesse sábado, dia 19 de Novembro, dia consagrado à Bandeira do Brasil, deu sequência ao Campeonato Oficial de 2016, com a realização de seis sensacionais partidas, com destaque para a vitória do BOTAFOGO, de Marcos Silva, que segue firme na liderança do 1º Turno e ainda por cima permanecendo invicto na competição.
FOGÃO torra a BALEIA AZUL e segue líder
O clássico BOTAFOGO X VILA BELMIRO abriu a jornada, na Arena 2, com arbitragem de José Ribamar. O FOGÃO antes do primeiro minuto, tão logo deu a saída, foi logo marcando o gol salvador, que lhe deu o triunfo. De nada adiantaram os esforços da BALEIA AZUL, comandada por Albertinho, na tentativa de reverter o placar. O GLORIOSO estava num dia de muita sorte e assim conseguiu manter-se na liderança do 1º Turno, ainda sem saber o que é ser derrotado.
PEIXE quebra a invencibilidade do HÉRCULES 
Em seguida, na Arena 4, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, quebrava a invencibilidade do HÉRCULES, de José Hércules, triunfando por 2x1, com todos os gols acontecendo na 2ª etapa do confronto. O PEIXE usou e abusou na temida "Zona da Galinha", não dando praticamente chances aos HERCULANOS DO SAINT MORITZ. Foi uma bela disputa.
CORINGÃO falha no ataque e é engolido pela BALEIA AZUL
Logo depois, na Arena 1, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, confrontou-se com o VILA BELMIRO, de Albertinho, que parecia abalado com a derrota sofrida para o BOTAFOGO, porém, a BALEIA AZUL encontrou forças e chegou ao triunfo por 1x0, acabando com qualquer poder de reação do CORINGÃO.
TIMBU contou com Rei Pelé para matar GAVIÃO DE MARANGUAPE
Mais adiante, na Arena 2, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, com dois gols relâmpagos, marcados pelo dez de ouro, Rei Pelé, abriu uma larga vantagem contra o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, mas antes do 1º tempo se esgotar, após muitas chances de gols perdidas, o GAVIÃO DE MARANGUAPE balançou as redes do TIMBU e voltou assim para o jogo.
Na 2ª etapa, os dois times perderam inúmeras oportunidades de mexer no placar, o que foi bom demais para o ALVIRRUBRO DA TORRE que passa a ocupar isoladamente a terceira colocação no Turno de Classificação.
CORINGÃO reabilita-se dando uma lapada no HÉRCULES
Nesse mesmo instante, na Arena 1, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, reabilitava-se do tropeço diante do VILA BELMIRO, de Albertinho e causava a segunda queda do HÉRCULES, de José Hércules, que saiu derrotado por 1x0, num gol chorado, marcado pelo volante Geladeira. Os HERCULANOS pareciam sem força e em momento alguma esboçaram reação.
Muita fumaça mas gol que é bom, nada!
Fechando a jornada, o CORINGÃO, mais uma vez em campo, para duelar com o SANTOS, de Adilson Ribeiro, na Arena 5, com arbitragem de Abiud Gomes. O CORINGÃO dominou amplamente as ações no primeiro tempo, mas não soube traduzir em tentos. Na 2ª etapa, foi a vez do PEIXE ficar no comando, mas padeceu do mesmo mal do adversário. No final, lá estava estampado no placar: 0x0 e o SANTOS perdia a chance de assumir o topo da tabela de classificação.
Após os jogos, eis como ficou a classificação:

Para o próximo sábado, dia 26 de novembro, a programação dos jogos é a seguinte:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2016)
               1º TURNO (Turno de Classificação)
                         JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
PORTO

X

ITACURUBA(*)
HÉRCULES(*)

X

FLAMENGO
INTER DE MILÃO

X

ITACURUBA
FLAMENGO

X

PORTO
CORINTHIANS

X

NÁUTICO
BOTAFOGO

X

RACING
FOLGAM: SANTOS e VILA BELMIRO.
OBSERVAÇÕES
1)   Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Fernando Brito;
2)    Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados;
3)    As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja presente um dos delegados da rodada.
4)    Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)    As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso venham a faltar nesta jornada.
6)   As equipes do INTERNACIONAL e do VITÓRIA DE GUIMARÃES abandonaram o campeonato, sendo todos seus jogos não realizados penalizados com WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 para os adversários.

TORNEIO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2016
Vale a pena relembrar que o sábado, dia 17 de dezembro, a APFM estará realizando a FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016, com o TORNEIO ADEUS 2016, onde é esperado um grande número de botonistas, simpatizantes do botãobol. A festa promete. Quem viver verá! Viva o botão!

quarta-feira, novembro 16, 2016

SALVE A BAHIA, SENHOR!

A grande final baiana do 43º Campeonato Brasileiro Liso 1 Toque
Minha gente, pela primeira vez nesses meus 76 anos de vida acompanhei um campeonato brasileiro de futebol de mesa, modalidade 1 toque (Regra Baiana, Regra Gaúcha ou Regra Brasileira), realizado aqui no Recife. no período de 12 a 15 de novembro, tendo como palco a Loja Centauro, no Shopping RioMar e contando com representações da BAHIA, PARAÍBA, PERNAMBUCO, ESPÍRITO SANTO, SERGIPE, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO NORTE e RIO GRANDE DO SUL.
Os grandes jogos eram prestigiadíssimos atraindo o público
Realmente foi um mundão de gente, de todas as idades, no afã de conseguir galgar o lugar mais alto do pódio nas categorias especial (a nata da modalidade), sênior, master, júnior e infantil.
E nesse mister, a BAHIA, berço do futebol de botão da modalidade 1 toque, chegou ao ponto mais alto, conquistando o título de campeão brasileiro de seleções e individual na categoria especial.
TOSTA e DUDINHA, ambos da Boa Terra, travaram o grande duelo final, após derrotarem na semifinal os talentosos gaúchos, PICAPAU e VINHAS.
O gaúcho VINHAS foi destaque do RIO GRANDE DO SUL
PICAPAU  guri fenômeno dos Pampas 
Vale salientar que a representação baiana após os combates das semifinais já vibrou bastante, pois o título de campeão brasileiro já estava garantido para seu estado.Merecido, por sinal, se bem que os gaúchos tiveram excelente participação.
Eis como ficou o resultado final:
Agora, cabe-me expressar sobre a minha impressão a respeito do evento, eu que não sou adepto da modalidade 1 toque, mas pratico unicamente o botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras).
Fico com inveja ao ver a propagação da modalidade 1 toque, com um grande número de praticantes em muitos estados da federação.
Aldemar (RN), Carletto e Diógenes(BA) três grandes forças 
Hoje, se sabe que BAHIA, RIO GRANDE DO SUL e ESPÍRITO SANTO são expoentes e sempre abiscoitam as melhores posições nas competições que tomam parte. 
Por outro lado, vê-se que o RIO GRANDE DO NORTE dá sinais de crescimento e apresenta respeitáveis botonistas.
Humberto um dos grandes de Pernambuco
Já PERNAMBUCO tem se esforçado mas ainda pode-se dizer que está uns dois degraus abaixo em relação a essas potências, mas observa-se uma renovação. Quem sabe, no futuro...
Marcos Piruka sentindo o gostinho do botãobol
Nós, praticantes do botãobol, mas amantes do futebol de botão, conseguimos nos infiltrar entre os participantes do campeonato e aproveitamos o espaço que nos foi oferecido por esse querido gaúcho MARCOS PIRUKA, no seu balcão de negócios, para mostrarmos um pouco do botãobol (traves, goleiros, botões, bola de borracha, palheta) e muitos se aproximaram  e experimentaram chutes a gol.
Foi um grande momento de descontração, que serviu sobremaneira para mostrar um pouco do botãobol que, em que pese sua longevidade, somente se vê aqui no Recife, com um número pequeno de praticantes, sem muita renovação, mas de uma plasticidade fora do comum. É belo!
Todos em torno de um bem comum: o futebol de mesa
Nos chamou muito a atenção, o intercâmbio que dá a impressão de forte união dos botonistas, num clima de alta desportividade, mesmo com as rivalidades entre os estados. O fair-play é visto com muita frequência e há respeito mútuo entre os adversários. Portanto, a disciplina é um dos pontos altos do campeonato.
Para mim, o espetáculo serviu para travar conhecimento e fazer amizades com botonistas que verdadeiramente são amantes do futebol de botão e fazem qualquer sacrifício para se fazerem presentes aos eventos por esse Brasil afora.
Pizzamiglio, Abiud e Lucas Lima e a união Recife/Caxias do Sul
Colorado Emerson Ribeiro e  Timbu Abiud, irmanados
Abiud e Rogério Prezzi, afilhado do amigão Sambaquy
Do RIO GRANDE DO SUL, por orientação dessa lenda do futebol de mesa, ADAUTO CELSO SAMBAQUY, travei conhecimento com LUÍS LIMA, do afilhado ROGÉRIO PREZZI, do colorado EMERSON RIBEIRO e dessa figuraça LUIZ ERNESTO PIZZAMIGLIO. É um quarteto fantástico!
Abiud e Afrânio "Bobô", o bom baiano
Junto aos baianos, foi salutar o convívio com ADAILTON e AFRÂNIO "BOBÔ", sem falar nessa pessoa simpaticíssima CARLETTO, sempre sorridente. 
Nos aproximamos também de alguns craques da palheta, da categoria especial e sentimos o quanto eles são respeitados por suas qualidades técnicas. O baiano DIÓGENES, o norte riograndense ALDEMAR, duas autênticas feras do futebol de mesa.
O leonino LAYETT CARDOSO colaborando na arbitragem
Por fim, o pessoal do meu estado: CARLOS ALBERTO, LAYETT CARDOSO, HUMBERTO, entre outros,  que deram o máximo  para bem representar Pernambuco.
Parabéns a ÉDER, presidente da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa, a SÉRGIO TRAVASSOS, do Santa Cruz  Futebol Clube, entusiasmados com o sucesso do Campeonato Brasileiro. Foi uma bela festa. Pernambuco está de parabéns. Valeu! Viva o botão!


sábado, novembro 12, 2016

BOTAFOGO SEGUE FIRME E FORTE NA LIDERANÇA

FOGÃO, de Marcos Silva, líder invicto do 1º Turno do Campeonato
Minha gente, as ausências das equipes do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do ITACURUBA, de Alexandre de Freitas e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, levaram a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM) a dar sequência ao Campeonato Oficial de Botãobol, de 2016, com a realização de apenas três partidas, com destaque para o triunfo do HÉRCULES, de José Hércules, sobre o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, no choque dos invictos.
GLORIOSO não se assusta com os ZUMBIS COLORADOS
A liderança do Turno de Classificação segue firme com o BOTAFOGO, de Marcos Silva, que abriu a jornada derrotando  a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, por 2x1, na Arena 4, com arbitragem de Fernando Brito. Os ZUMBIS COLORADOS foram logo marcando seu golzinho, mas o FOGÃO não se assustou com os uivos e gemidos de Zé do Caixão e ainda no primeiro tempo chegou ao empate. Na 2ª etapa, os ZUMBIS perderam o fôlego e acabaram sendo trucidados pelo FOGÃO.
MENGÃO reage e já se aproxima do G-7
Logo depois, na Arena 2, o FLAMENGO, de Fernando Brito, com o gol solitário de Robélio, derrotava o RACING, de Ricardo dos Anjos e começa a dar sinais de recuperação, já se aproximando do G-7 (Grupo das 7 melhores equipes classificadas que irão compor a Série Ouro/2º Turno). O MENGÃO pareça ter encontrado o equilíbrio e assim vem jogo a jogo conseguindo vitórias expressivas. Olho nele!
Já os HERMANOS vêm em queda livre, sendo essa a terceira derrota consecutiva, o que coloca o RACING na Z-4 (Zona de classificação à Série Prata/2º Turno).
HÉRCULES na força e na malícia quebra a asa do GAVIÃO 
Fechando a jornada, o HÉRCULES, de José Hércules, ainda um tanto quanto debilitado, mesmo assim teve forças para acabar com a invencibilidade do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, saindo vencedor por 2x1, na Arena 1, com arbitragem de Albertinho.
O GAVIÃO DE MARANGUAPE  perdeu o rebolado diante das manhas dos HERCULANOS e chiaram uma barbaridade, achando que a árbitro foi passivo ao extremo ao permitir que os ESPANHÓIS DE SAINT MORITZ catimbassem à vontade. 
Com o triunfo, o HÉRCULES passa a figurar no G-7, deixando o seu rival um degrau abaixo, mas também na zona de classificação para a Série Ouro/2º Turno.
Após as três partidas, a classificação ficou assim:

Para o próximo sábado, dia 19 de Novembro, a APFM estabeleceu a seguinte programação:
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2016)
                           1º TURNO (Turno de Classificação)
                                   JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
CORINTHIANS

X

HÉRCULES(*)
VILA BELMIRO

X

CORINTHIANS(*)
SANTOS(*)

X

HÉRCULES
PORTO

X

ITACURUBA(*)
JOGOS DA RODADA
BOTAFOGO

X

VILA BELMIRO
CORINTHIANS

X

SANTOS
HÉRCULES

X

FLAMENGO
NÁUTICO

X

PORTO
FOLGAM: INTER DE MILÃO e RACING
OBSERVAÇÕES
1)    Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Adilson Ribeiro;
2)     Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados;
3)     As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja
presente um dos delegados da rodada.
4)     Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)     As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso
venham a faltar nesta jornada.
TIMBU aproveitou a folga e treinou com afinco
Vale salientar que o NÁUTICO, de Abiud Gomes, folgou na rodada, mas aproveitou o tempo para treinar com afinco, pensando nos próximos compromissos e realizou quatro amistosos, saindo vencedor em 3 oportunidades e sendo derrotado apenas uma única vez.
FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016
Relembrando a todos que no sábado, dia 17 de Dezembro, a APFM realizará a FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2016 e espera contar com o maior número possível de botonistas admiradores do BOTÃOBOL (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha da regras).  A festança promete. Quem viver, verá! Viva o botão!