Minha lista de blogs

sábado, setembro 24, 2016

TRINCA FERRO CANTA ALTO E FAZ BALEIA AZUL ENCALHAR

Canto do TRINCA FERRO faz BALEIA AZUL encalhar
Minha gente, o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) de 2016, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nessa 2ª rodada do Turno de Classificação, realizada neste sábado, dia 24 de setembro, vai ficar marcado pelo sensacional triunfo do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, em cima do VILA BELMIRO, de Albertinho,  por 1x0, na Arena 4, com o gol de Alexandre Pato.
ITACURUBA mostrando sua força ante o VILA BELMIRO
O TRINCA FERRO DOS AFOGADOS já havia avisado que este ano não tinha boquinha e que ia botar pra quebrar. Promessa feita, promessa cumprida. Abriu o canto e a BALEIA AZUL, campeã de 2015, se deixou levar e acabou encalhada, sendo facilmente abatida.
De nada adiantou o esquema tática da BALEIA AZUL
De nada adiantou o esquema mirabolante de Albertinho, que no início subestimou a força do TRINCA FERRO, o que lhe foi fatal. Atraída para a armadilha, a BALEIA AZUL não acreditou que daquela mata sairia coelho, ou melhor Pato e veio então a tunda. A areia movediça fez a BALEIA encalhar e o TRINCA FERRO pode soltar o canto da vitória. Parabéns ITACURUBA!
Com o fracasso, a BALEIA AZUL vai trocar de time
O que se sabe é que o VILA BELMIRO, após a retumbante derrota, já foi guardando os botões e jogou-os no fundo do baú. Nem tão cedo retornarão às arenas da APFM. A partir da próxima rodada, a BALEIA AZUL virá com novos craques, seguindo o exemplo do FOGÃO que aposentou o time de Del Piero & Cia.
TIMBU tenta furar a retranca do ZUMBI COLORADO
Na sequência da jornada deste sábado, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, com seu timaço da AABB/CAXIAS DO SUL, capitaneado por SAMBAQUY, estreou vencendo a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, na Arena 4, por 1x0, gol de Puccinelli, no início do 2º tempo.
Concentração dos ZUMBIS no próprio campo de defesa 
O ZUMBI COLORADO armou uma retranca sem tamanho, porém, o TIMBU, com muita paciência, soube transpor o obstáculo e chegou à vitória. Mesmo com o placar adverso o time de ZÉ DO CAIXÃO não se abriu de jeito nenhum. O tempo passou, o cronômetro soou e o árbitro Fernando Brito encerrou o jogo.
CORINGÃO corta a asa do URUBU e MENGÃO perde mais uma
Fechando a rodada, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, na Arena 2, venceu o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 1x0. O CORINGÃO, assim, reabilita-se do insucesso da estreia, quando perdeu para o RACING, de Ricardo dos Anjos, por 2x0. Já o MENGÃO sofre seu segundo revés e já é o lanterna do campeonato. O URUBU DO HOSPÍCIO está com as asas cortadas e não consegue alçar vôo. O pobrezinho está de dar pena. Murcho, murcho!
Com as ausências do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e do BOTAFOGO, de Marcos Silva, contando ainda com o HÉRCULES, de José Hércules, ainda em tournée pelo mundo, os confrontos BOTAFOGO X SANTOS; INTERNACIONAL X RACING, HÉRCULES X ITACURUBA e HÉRCULES X VITÓRIA DE GUIMARÃES ficaram adiados para a próxima jornada, prevista para o próximo sábado, dia 1 de outubro.
Após os 8 jogos disputados, eis como está a classificação do campeonato:

Eis os próximos jogos:
     PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
         (SÁBADO, DIA 1 DE OUTUBRO DE 2016)
                                      1º TURNO
Rodada
JOGOS
HÉRCULES

X

ITACURUBA
BOTAFOGO(*)

X

SANTOS
HÉRCULES

X

VITÓRIA DE GUIMARÃES
INTERNACIONAL(*)

X

RACING
VILA BELMIRO

X

FLAMENGO
SANTOS

X

PORTO
INTER DE MILÃO

X

VITÓRIA DE GUIMARÃES
CORINTHIANS

X

BOTAFOGO
HÉRCULES

X

NÁUTICO
RACING

X

ITACURUBA
OBSERVAÇÕES
1)   Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Adilson Ribeiro;
2)    Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, com prioridade para os jogos atrasados (grafados em vermelho).
3)    As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja presente um dos delegados da rodada.
4)    Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)    As equipes assinaladas com asterisco correm o risco de serem punidas com o WXO, caso venham a faltar nesta jornada.
6)    A equipe do HÉRCULES encontra-se ausente por motivo de viagem e seus adversários deverão ficar na espera de seu retorno.
Viva o botão! 


                         

domingo, setembro 18, 2016

ALELUIA!!! COMEÇA O CAMPEONATO DE BOTÃOBOL DE 2016


Minha gente, foi um parto, mas afinal o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), de 2016, teve início nesse sábado, dia 17 de setembro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a participação de treze equipes, que disputarão o 1º Turno, no sistema de pontos corridos, por longas 13 rodadas. Aleluia!
Tão logo foram encerradas as inscrições, a Comissão Organizadora da Competição sorteou os jogos da rodada inaugural e, de imediato, as equipes partiram para os confrontos.
RACING controla o jogo e freia o CORINGÃO
Iniciando a jornada, o RACING, de Ricardo dos Anjos, na Arena 5, venceu o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira. por 2x0, com arbitragem de Alexandre Freitas, com excelente trabalho. Os HERMANOS foram superiores ao CORINGÃO e mereceram o triunfo. Uma convincente vitória e uma estreia espetacular.
PEIXE pinta e borda com o URUBU e tome milho!
Na Arena 2, o outrora temido alto da Bolívia, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, não encontrou dificuldades e derrotou o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 2x0, com arbitragem segura de Albertinho. O PEIXE usou e abusou da "Zona da Galinha", botando o URUBU para comer milho à vontade. Esse se empanturrou tanto que, de tão pesado, não pode  mais alçar voo e acabou engolido.
SACI chegou, jogou, perdeu e saiu de fininho
Enquanto isso, na Arena 1, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, venceu com categoria o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, por 1x0, gol do meia REMO, com arbitragem de José de Ribamar. O GAVIÃO DE MARANGUAPE não se intimidou com o SACI e soube levar a partida até o fim, sem que o COLORADO demonstrasse ter forças para reagir. O INTERNACIONAL veio a campo com seu time tricampeão, de Fabiano Costa & Cia,  mas pareceu estar completamente fora de forma, sem força e um tanto quanto desconcentrado.

FOGÃO se engasga com o BACALHAU de GUIMARÃES  
Por sua vez, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, veio para o confronto contra o VITÓRIA DE GUIMARÃES, de Azevedo Neto, com a trupe de Del Piero, o fantástico FOGÃO, mas os portugueses souberam bem aguentar e por pouco não dançaram o vira. O empate em 0x0 pode ser considerado como uma zebra sem tamanho e o FOGÃO vai sofrer um bocado para recuperar esses dois pontinhos perdidos. Ora se vai, pois, pois!
BALEIA AZUL perde pênalti mas engole ZUMBI COLORADO
Fechando a rodada, o VILA BELMIRO, de Albertinho, suou para vencer a INTER DE MILÃO, do combalido Zé do Caixão, que esteve ameaçado de disputar o campeonato, devido às precárias condições físicas. A BALEIA AZUL, mesmo sem se apresentar bem na partida, aos trancos e barrancos chegou ao gol do ZUMBI COLORADO, que mostrou uma fragilidade impressionante, não assustando em momento algum o VILA BELMIRO. Já o VILA BELMIRO esteve numa tarde irreconhecível, desperdiçando até pênalti. A vitória magra de 1x0 ficou sendo de bom tamanho.
NÁUTICO e HÉRCULES devem estrear no próximo sábado
Com a ausência do HÉRCULES, de José Hércules, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, vai ter que esperar o próximo sábado, para estrear na competição. O TRINCA FERRO DOS AFOGADOS vem mordido e já apregoou que não vai dar boquinha aos adversários. 
E o Velho TIMBU folgou na 1ª Rodada e enfrentará na 2ª Rodada, a INTER DE MILÃO, de Zé do Caixão, fazendo assim sua estreia na competição. Pelo treinos que realizou, o NÁUTICO parece ter decidido entrar em campo com as estrelas da AABB/CAXIAS DO SUL,  capitaneadas pelo Xerifão SAMBAQUY. 
Vale lembrar que o Campeão do 1º Turno já fica garantido para a decisão final do campeonato.
As 7 equipes melhores classificadas irão compor a SÉRIE OURO/2º Turno, enquanto que as outras seis formarão a SÉRIE PRATA/2º Turno.
E o ARUÁ DA  JACOBINA ficou de fora
Infelizmente, por motivos os mais diversos, as equipes do JIHAD, de Bruno Monteiro, do SÃO PAULO, de Max Monteiro, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do GRÊMIO, de José de Ribamar e do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, ficaram de fora da competição, mas o BOTÃOBOL é superior a tudo e a todos e assim vai seguindo sempre em frente, sem esmorecimento. Mesmo sem essas equipes, o CAMPEONATO OFICIAL DE 2016 tende ao mais retumbante  sucesso, Isso ficou demonstrado na rodada inaugural, com jogos disputados num clima de alegria e de descontração. 
Apesar da demora do início do campeonato, o entusiasmo é grande entre os participantes. A guerra apenas começou. As batalhas vão se suceder. Que vença o melhor. Viva o botão!

sábado, setembro 10, 2016

FUTSAL DE MESA E A MUDANÇA DE ROTINA DA APFM

Futsal de Mesa quebra a rotina do botãobol na APFM
Minha gente, neste sábado, dia 10 de setembro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa teve a honra de receber em suas dependências o PRACIANO CLUBE, de Fortaleza - Ceará, que veio nos mostrar o novo xodó do jogo de botão, o Futsal de Mesa, tendo escolhido a nossa praça de esportes para que todos nós recifenses pudéssemos desfrutar dessa nova modalidade de esporte.
Para isso, o Coronel Praciano, mostrou-se atento a todos os detalhes, trazendo campo,bolas, traves, botões e troféus para que todos pudessem participar e assim ter os primeiros contatos com a novidade.
I TORNEIO DE FUTSAL DE MESA  CIDADE DO RECIFE
A direção da APFM, que estava com o início do campeonato já engatilhado para essa data, resolveu transferir para o próximo sábado, dia 17 de setembro, a abertura da sua maior competição de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), a fim de que todos os botonistas tomassem parte do I Torneio Cidade do Recife, de Futsal de Mesa, aqui realizado. De imediato, oito equipes se inscreveram e foram distribuídas em dois grupos de 4 equipes, conhecidos através de sorteio.
Pelo Grupo A: PRACIANO CLUBE, do Cel Praciano; AABB/CAXIAS DO SUL, de Abiud Gomes;
SANTOS, de Adilson Ribeiro: ORLANDO PIRATES, de Clóvis Sandes.
Pelo Grupo B: FLAMENGO, de Fernando Brito; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; VILA BELMIRO, de Albertinho; DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
AABB/CAXIAS DO SUL frente à fera cearense
Iniciado o Torneio, após o Cel PRACIANO fazer a explanação da regra do jogo, o PRACIANO CLUBE enfrentou a AABB/CAXIAS DO SUL numa partida que foi cercada pela curiosidade dos presentes. O time capitaneado por SAMBAQUY tentou fazer bonito e conseguiu com muita sorte ficar no 0x0 até o fim da primeira etapa. No 2º tempo, o PRACIANO CLUBE abriu o placar, mas a AABB não esmoreceu e lutou com unhas e dentes para chegar à igualdade, porém, não foi feliz em nenhum dos inúmeros arremates a gol. No apagar das luzes, já com o cronômetro soando o fim da partida, o PRACIANO CLUBE teve direito ao último arremate e deu cifras definitivas ao jogo. Vitória de 2x0, mas a AABB mostrou-se um adversário digno.
Pouco intimidade com o Futsal de Mesa: 1x0 para o SANTOS
Na sequência, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, dominou amplamente a partida, mas só marcou um único gol, que foi suficiente para despachar da competição o ORLANDO PIRATES, de Clóvis Sandes, classificando-se assim para a semifinal, já garantindo a conquista de um troféu.
PORTO (Esq) parecia veterano no futsal de mesa tal a desenvoltura
Pelo Grupo B, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, entrou arrasador, abrindo logo uma vantagem de 3x0 em cima do FLAMENGO, de Fernando Brito, parecendo já ser um veterano no futsal de mesa, tal a desenvoltura. O MENGÃO tentou reagir, desperdiçando chutes, um atrás do outro, até que alcançou as redes do GAVIÃO DE MARANGUAPE. De pronto, o PORTO respondeu e fez o quarto gol, sacramentando o triunfo por 4x1.
No outro jogo, o VILA BELMIRO, de Albertinho, foi beneficiado com a ausência do DEPORTIVO LARA e venceu por W X O, sendo aplicado o escore de 1x0, em seu favor.
Detalhe da posição do goleiro nos pênaltis
Na primeira semifinal, o VILA BELMIRO enfrentou o PORTO em jogo sensacional que culminou em empate em 2x2, levando a decisão para os pênaltis. A primeira série de pênaltis terminou empatada em 3x3, mas na segunda série, o PORTO desperdiçou a cobrança e o VILA não perdoou. Assim a BALEIA AZUL já se tornara a primeira finalista. Nos pênaltis o que chamou a atenção foi o posicionamento do goleiro. 
PRACIANO só espera para fisgar o PEIXE 
Na outra semifinal, o PRACIANO CLUBE não deu moleza e mostrou todo o seu potencial, goleando o SANTOS, por 5x2. O time cearense fez o que bem quis, dominando todas as ações. A reação do PEIXE, só aconteceu após o PRACIANO CLUBE já ter o triunfo consolidado.
PEIXE engole GAVIÃO e fica com o 3º lugar do Torneio
Na decisão do 3º lugar, outro jogo sensacional, envolvendo o SANTOS, de Adilson Ribeiro e o PORTO , de Dinoraldo Gonçalves, com viradas e reviradas. No final, o PEIXE triunfou por 3x2 e ficou com troféu de 3º colocado, enquanto que o GAVIÃO DE MARANGUAPE contentou-se com o troféu de 4º colocado, para guardar como lembrança.
PRACIANO CLUBE recebe o troféu de campeão
Veio finalmente a partida que decidiu o título do I TORNEIO CIDADE DO RECIFE, de FUTSAL DE MESA e aí não teve nem graça, pois o PRACIANO CLUBE passeou em campo e trucidou a BALEIA AZUL, derrotando-a por 5x1. O clube cearense fez gato e sapato do VILA BELMIRO, não dando a mínima chance. Era um gol atrás do outro e a BALEIA AZUL se desesperou, terminando encalhada. Marcou seu golzinho de honra quanto o cronômetro soara o encerramento da partida. 
Mas valeu pelo troféu de Vice Campeão.
O PRACIANO CLUBE provou que é o papão da zona. Nós, pernambucanos, ainda vamos ter muito que aprender para tentar superá-lo em outra oportunidade.
PRACIANO CLUBE enfrenta o TRINCA FERRO no botãobol
Após a entrega dos troféus, o PRACIANO CLUBE foi convidado para uma partida amistosa de botãobol e o ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS, foi a equipe escolhida para representar a APFM.
O PRACIANO CLUBE, mesmo tendo contato pela primeira vez  com o botãobol, mostrou que tem potencial para ir mais longe. No final, deu a lógica: ITACURUBA 1 x 0.
Eficácia nos chutes a gol é o grande segredo do futsal de mesa
Na realidade, não há comparação entre o botãobol e o futsal de mesa. São modalidades totalmente distintas. Na bola de borracha, a habilidade técnica fala mais alto, enquanto que no futsal de mesa a eficácia nos arremates a gol se sobressai, pois é grande a quantidade de chutes a gol, devido a intensidade do jogo. O botãobol é mais cadenciado, mais pensado, mais tático, enquanto que o futsal de mesa é mais dinâmico, mais veloz. É bom de se jogar. Vamos torcer para que vingue aqui  em Pernambuco.
Ao Coronel PRACIANO, o nosso agradecimento pela festa e esperamos um dia poder retribuir. As portas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa estarão sempre abertas para iniciativas desse porte e fica o convite para que venha conosco participar de eventos sempre que estiver em visita ao nosso Recife. Obrigado, amigão! Volte sempre! Viva o botão!


domingo, setembro 04, 2016

UM CAMPEONATO QUE NÃO QUER COMEÇAR

Começa ou não começa o Campeonato Oficial de Botãobol?
É isso aí, minha gente! O Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), de 2016, parece que não quer começar, pois todo dia surge algo inusitado, provocando o adiamento da principal competição da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM).
Até que enfim as bolas de borracha foram feitas
Antes, foram as bolas de borracha que ainda não tinham sido confeccionadas, devido ao período de cirurgia e pós-cirurgia do artesão Max Monteiro, ao mesmo tempo em que a sala de jogos passava por transformações, com a colocação de mais duas arenas.
Com o início do período eleitoral, alguns botonistas estão engajados com alguns políticos e isso os impede de comparecer com assiduidade para a realização de seus jogos.
Alexandre, Azevedo e Bruno Aritana vão ter que se virar
Outros, com o início da  temporada de praia no Nordeste, ficam praticamente sem tempo para o botão e fazem um sacrifício enorme para honrar com os compromissos.
Também, há alguns que tentam conciliar o trabalho com o lazer do botão, mas muitas vezes há o choque de horário.
Abiud Gomes e a enorme dificuldade de organizar.
Então, se deduz que está cada vez mais difícil realizar uma competição longa, que requer uma presença constante todos os sábados.
Talvez seja por isso que nas outras entidades botonísticas esses eventos sejam realizados, por etapas, em datas pré determinadas.
Como a APFM segue à risca o futebol association, somos obrigados a ficar nesse compasso de espera até que o templo sagrado do botãobol reúna as mínimas condições possíveis e possa atender a todos os filiados.
Portanto, se resolveu estender o prazo de inscrição até o próximo sábado, dia 10 de setembro, de modo que todas as equipes possam informar que desejam participar do campeonato oficial de 2016.
Até agora, apenas o NÁUTICO, de Abiud Gomes, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, o VITÓRIA DE GUIMARÃES, de Azevedo Neto, acenaram positivamente.
FOGÃO (travestido de Sport) o único 100% apto para a disputa
O BOTAFOGO, de Marcos Silva, foi o único que já pagou a taxa de inscrição, portanto, está sacramentado no campeonato.
MENGÃO e COLORADO e a espera da confirmação
Espera-se portanto, que as equipes do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do HÉRCULES, de José Hércules, do GRÊMIO, de José Ribamar, do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, do VILA BELMIRO, de Albertinho, do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, do FLAMENGO, de Fernando Brito, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, da INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, do VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos,  confirmem as participações, para que se possa proceder ao sorteio dos jogos da rodada inaugural e  à elaboração da tabela de jogos das rodadas complementares.
SANTOS, CRUZEIRO, VILA BELMIRO e VASCO DA GAMA
Espera-se, também que a equipe do EI JIHAD, de Bruno Aritana, confirme sua participação, desde que se comprometa a comparecer com mais assiduidade, para que o campeonato prossiga sem que haja significativo número de jogos atrasados.
Devido à cirurgia e ao longo período de convalescença de Max Monteiro, a inscrição do SÃO PAULO será aceita,se até o dia 1º de outubro, a equipe tiver condições de realizar as partidas programadas.
Abiud, Adilson e Hércules, o trio que não mede esforços 
Uma coisa é certa: todos os esforços estão sendo feitos para que o CAMPEONATO OFICIAL DE BOTÃOBOL possa enfim ser realizado, com garantia de sucesso. As arestas estão sendo aparadas e pede-se que todos os envolvidos nesse evento, informem por telefone, e-mail ou presença física, a vontade real de nele tomar parte.
Um último alerta: A INSCRIÇÃO VAI ATÉ ÀS 10H30,DO DIA 10 DE SETEMBRO. O SORTEIO DOS JOGOS DA 1ª RODADA SERÁ FEITO EM SEQUÊNCIA E OS QUATRO PRIMEIROS JOGOS TERÃO COMEÇO ÀS 11H00.
Já basta! Viva o botão!