Minha lista de blogs

sábado, abril 30, 2016

CORINGÃO APAGA FOGÃO NO CHIFRONÉSIO

Alô, cambada do Botãobol, olha o CORINGÃO apagando o FOGÃO
Minha gente, este sábado, dia 30 de abril, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, foi sensacional, com a realização de eletrizantes partidas pelo VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, de Botãobol (futebol de botão arte, na ex-regra pernambucana, a rainha das regras), com destaque para a espetacular goleada do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, para cima do BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 4x0, com todos os gols do CORINGÃO, acontecendo no primeiro tempo, apagando por completo o FOGÃO. Foi desmoralizante a derrota do GLORIOSO.
Única ação ofensiva do TRICOLOR. De resto, só deu SACI
Cabe também destaque a goleada do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, sobre o SÃO PAULO, de Max Monteiro, na Arena 4, por 5x1, numa estreia arrasadora do SACI. O TRICOLOR DO SAMU só veio acordar da traulitada quando o placar já estampava um sonoro 4x0. Foi um vareio de bola do COLORADO.
TIMBU se arruma todo mas cai diante do IMORTAL TRICOLOR
No mesmo instante, na Arena 2, na altitude da Bolívia, o GRÊMIO, de José Ribamar, derrotava o NÁUTICO, de Abiud Gomes, impondo-se por 2x0, gols na primeira etapa. Mal foi dada a saída, o TIMBU perdeu a posse da bola e disso se aproveitou o TRICOLOR IMORTAL para estufar as redes alvirrubras. 
A partida esteve interrompida por alguns minutos devido a um esquecimento do árbitro Marcos Cardoso em acionar o cronômetro. Reiniciado o confronto, não demorou para que os Gremistas fossem ao ataque, na tentativa de ampliar o placar e,  num lance polêmico, bastante contestado pelo TIMBU, o agora TRICOLOR DA VILA TAMANDARÉ, consegue seu intento e chega ao segundo gol. 
Na 2ª etapa, o VELHO TIMBU reagiu mas não soube finalizar com sucesso. Vitória gremista, resultado que dá a liderança do Grupo A, ao TRICOLOR IMORTAL.
MENGÃO X VASCÃO zero a zero em jogo sem tesão
Já na Arena 1, o clássico carioca, envolvendo FLAMENGO, de Fernando Brito X VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, fechando o Grupo A,  terminou empatado em 0x0, num jogo sem muita emoção, com o MENGÃO reclamando outra vez, demais, da bola do jogo. O URUBU está chorando demais. Por outro lado, o VASCÃO não estava nem aí para o chororô flamenguista, só lembrando aos rubronegros que treino é treino e jogo é jogo.
BALEIA AZUL espreme  LARANJA MECÂNICA mas não engole
Enquanto isso, pelo Grupo B, também na Arena 1, o VILA BELMIRO, de Albertinho, empatava em 0x0 com a HOLANDA, de Bruno Aritana, num jogo onde a BALEIA AZUL dominou amplamente a LARANJA MECÂNICA mas não soube dar o bote fatal. Esse resultado deu à HOLANDA a liderança do Grupo B, com a mesma pontuação do VILA BELMIRO, mas com um melhor saldo de gols.
ARUÁ tirando onda  com o SACI COLORADO
Depois, na Arena 2, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá,  parece ter entrado de salto alto, sendo surpreendido pelo CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, saindo derrotado por 3x0. O ARUÁ, Ex RAPOSA DA JACOBINA pintou e bordou para cima do SACI, que não era nem sombra da equipe que pouco antes, na Arena 4, aplicara uma sova de 5x1 no SÃO PAULO, de Max Monteiro. A sabugada abalou as estruturas coloradas.
BRASÍLIA desmorona diante do ZUMBI 
Fechando a jornada, a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, entrou em campo, na Arena 5, e triunfou sobre o BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves, por 1x0. Bastou uma poção de asa de morcego para que os CANDANGOS desmoronassem. Foi sem sombra de dúvidas uma vitória macabra, no ambiente lúgubre da Arena 5. Os ZUMBIS se deleitaram e ZÉ DO CAIXÃO entoava a marcha fúnebre. Cruz, credo, mangalô três vezes!
Após esses sete jogos, eis como ficou a classificação do 1º Turno do VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE:
Para o próximo sábado, dia 7 de maio, a programação marca os seguintes confrontos:
VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE
BOTÃOBOL
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
(SÁBADO, DIA 7 de MAIO de 2016)
1)         GRUPO 1
Rodada
JOGOS
CORINTHIANS

X

BARCELONA(*)
BARCELONA(*)

X

SANTOS
GRÊMIO

X

VASCO DA GAMA
FLAMENGO

X

CORINTHIANS
NÁUTICO

X

SANTOS
BOTAFOGO

X

BARCELONA
2)         GRUPO 2
Rodada
JOGOS
ITACURUBA(*)

X

SÃO PAULO
HOLANDA

X

INTER DE MILÃO
ITACURUBA

X

CRUZEIRO
VILA BELMIRO

X

INTERNACIONAL
HÉRCULES

X

SÃO PAULO

Pelo que se vê, a jornada promete grandes emoções. Um alerta se faz às equipes do BARCELONA e do ITACURUBA que não podem faltar sob o risco de perderem seus jogos por WxO. Já o confronto VILA BELMIRO X INTERNACIONAL, fica adiado para o sábado subsequente, em virtude da cirurgia a qual será submetido Albertinho, condutor do time da BALEIA AZUL. Sucesso na cirurgia e pronto restabelecimento.
Aqui também fica um esclarecimento: a solenidade de premiação do CAMPEONATO OFICIAL DE 2015 foi adiada para o sábado, dia 14 de maio. As medalhas e troféus já estão devidamente guardadas na APFM. Uma falha na comunicação fez com que o "buffet" da festa não pode ser aprontado. É o destino.
Viva o botão!

domingo, abril 24, 2016

COMEÇA A GUERRA DO CHIFRONÉSIO

Botonistas prontos para o VII Torneio Chifronésio do Recife
Minha gente, esse sábado, dia 23 de abril, entra para a história da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), com o início do VII Torneio Chifronésio do Recife, de botãobol (futebol de botão arte e ex-regra pernambucana, a rainha das regras), competição com reúne dezoito equipes, divididas em dois grupos distintos, com nove times cada um.
Hora dos ajustes para o início da competição
Após aparar algumas arestas, todos os botonistas atualmente em atividade na APFM se inscreveram, numa demonstração clara de quanto o Torneio Chifronésio representa para a comunidade do botãobol, revivendo assim toda a beleza romântica de antigamente, com seus times de botões feitos de chifres de boi.
Obedecendo ao Ranking Geral da APFM, os grupos ficaram assim constituídos:
Formam o GRUPO 1: BOTAFOGO, de Marcos Silva; BARCELONA, de José Azevedo Neto; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes; FLAMENGO, de Fernando Brito; GRÊMIO, de José Ribamar de Oliveira; NÁUTICO, de Abiud Gomes; SANTOS, de Adilson Ribeiro; VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos.
Já no GRUPO 2, lá estão: BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; HÉRCULES, de José Hércules; HOLANDA, de Bruno Aritana; ITACURUBA, de Alexandre Freitas; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes; SÃO PAULO, de Max Monteiro; VILA BELMIRO, de Albertinho.
 Rubronegro ITACURUBA não foi feliz na abertura do Chifronésio
Abrindo a jornada, na Arena 1, pelo Grupo 2, a HOLANDA, de Bruno Aritana, não tomou conhecimento do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, mandando ver  um 3x0. A LARANJA MECÂNICA dominou amplamente as ações, sendo favorecida mais ainda pela péssima pontaria do TRINCA FERRO DOS AFOGADOS,
FOGÃO e a fritada do PEIXE no CHIFRONÉSIO
Já pelo Grupo 1, na Arena 4, o FOGÃO, de Marcos Silva, fritou o PEIXE, de Adilson Ribeiro, sapecando-lhe um sonoro 3x0. O BOTAFOGO veio a campo com seu time bastante rodado, capitaneado pelo craque VAN BASTEN, enquanto o SANTOS, com sua equipe totalmente renovada, mostrava um desentrosamento fora do comum.
URUBU pousa na sorte do TRICOLOR IMORTAL
Enquanto isso, na Arena 2, o GRÊMIO, de José Ribamar, empatava em 0x0, com o FLAMENGO, de Fernando Brito. Apesar do time mosqueteiro apresentar mais posse de bola, não soube traduzir em gol as poucas oportunidades de arremate. Por sua vez, o URUBU reclamou bastante da bola utilizada no Chifronésio, julgando ser esse o fator principal para a fraca exibição.
HÉRCULES tenta mas não invade cidadela brasiliense
Na Arena 5, o HÉRCULES, de José Hércules e o BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves, também não saíram do 0x0, numa partida fria, sem lances emocionantes. No final, as duas equipes pareciam satisfeitas com o resultado. Nem vencido, nem vencedor.
BALEIA AZUL ataca e ZUMBI COLORADO sai de banda 
Por outro lado, na Arena 4, o VILA BELMIRO, de Albertinho, suou para vencer por 1x0 a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes. A BALEIA AZUL para essa competição, fez uma verdadeira peneira no seu acervo, selecionando vinte botões de chifres para compor sua equipe. Espera com isso se classificar sem muita dificuldade para a Fase Decisiva do Chifronésio.  
O ZUMBI COLORADO, ameaça  assustar seus adversários, apelando para o sobrenatural. Zé do Caixão está fazendo novas experiências macabras, prometendo poções fantasmagóricas. Cruz, credo!
TIMBU só de olho no começo afoito do VASCÃO 
Fechando a jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, tentou, mas não conseguiu vazar a meta do VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, com o placar ficando do jeito que começou: 0x0.
Enquanto o VASCÃO teve todas as chances desperdiçadas no primeiro tempo, o TIMBU embalou na segunda etapa, sufocando o adversário até o último segundo da partida, mas a bola não entrou.  
Após as partidas, a classificação ficou assim:
Para a próxima rodada, a ser realizada no sábado, dia 30 de abril, acontecerão as estreias do BARCELONA, de Azevedo Neto, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes. do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e do SÃO PAULO, de Max Monteiro
.
VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE
BOTÃOBOL
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
(SÁBADO, DIA 30 DE ABRIL DE 2016)
1)         GRUPO 1
Rodada
JOGOS
CORINTHIANS

X

BARCELONA
NÁUTICO

X

GRÊMIO
FLAMENGO

X

VASCO DA GAMA
CORINTHIANS

X

BOTAFOGO
BARCELONA

X

SANTOS
2)         GRUPO 2
Rodada
JOGOS
SÃO PAULO

X

INTERNACIONAL
VILA BELMIRO

X

HOLANDA
ITACURUBA

X

SÃO PAULO
BRASÍLIA

X

INTER DE MILÃO
CRUZEIRO

X

INTERNACIONAL
FOLGA: HÉRCULES
A data de sábado também será aproveitada para a realização da solenidade de premiação do Campeonato Oficial de 2015, de Botãobol, com a entrega dos troféus e medalhas aos agraciados.
A festa promete. Viva o botão!

domingo, abril 17, 2016

CHUVAS ADIAM CHIFRONÉSIO

Esses estragos da chuva adiaram o início do CHIFRONÉSIO
Minha gente, depois de uma madrugada de chuvas torrenciais na região metropolitana do Recife, nesse sábado, dia 16 de abril, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa resolveu adiar o início do VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, para o próximo sábado, dia 23 de abril, mas ainda sujeito à confirmação. Portanto, as inscrições para a competição somente deverão ser encerradas poucas horas antes de começarem os jogos da primeira rodada.
INTERNACIONAL X SANTOS em pleno V CHIFRONÉSIO
A fórmula de disputa vai depender do número de inscritos, pois havendo até onze equipes, o CHIFRONÉSIO será realizado em turno único, no sistema de pontos corridos. 
Caso esse número seja ultrapassado, a competição será disputada com as equipes dispostas em dois grupos distintos, em uma primeira fase, classificando-se os quatro primeiros colocados de cada grupo, para o enfrentamento inversamente proporcional à classificação, no sistema mata-mata, com as equipes melhores classificadas jogando com a vantagem do empate.
As equipes não classificadas na primeira fase disputarão a Rebarba do Chifronésio, em confrontos mata-mata, seguindo o exemplo acima.
ORLANDO PIRATES X VILA BELMIRO outro belo confronto de 2015
Devido às chuvas, os botonistas ADILSON RIBEIRO, ALEXANDRE DE FREITAS, BRUNO MONTEIRO,  CLÁUDIO SANDES, DINORALDO GONÇALVES , MAX MONTEIRO e MARCOS SILVA não puderam comparecer à APFM e, consequentemente, fazer suas inscrições.
Para não passar em branco, os botonistas que se fizeram presentes: ABIUD GOMES, FERNANDO BRITO, ALBERTINHO, RICARDO DOS ANJOS, JOSÉ HÉRCULES, CLÓVIS SANDES, PAULO JIQUIÁ e AZEVEDO NETO, aproveitaram o momento e se exercitaram como nunca, em jogos amistosos.
Time Merengue volta a campo depois de um ano ausente
O TIMBU, de Abiud Gomes, se apresentou com três times de chifres, realizando quatro partidas amistosas, demonstrando estar completamente sem ritmo, tendo em vista que, desde o último Torneio Chifronésio, encerrado em junho de 2015, somente fizera uso de botões de chifres apenas em duas oportunidades, quando estreou a equipe do HURACÁN.
Dessa vez, com o time do REAL MADRID, na Arena 4, perdeu para o BOCA JUNIORS, de Ricardo dos Anjos, por 2x0, numa apresentação apenas sofrível.
PORTUGUESA SC de volta às mesas de botãobol
Na sequência, fez uso do time da PORTUGUESA CATARINENSE e mais uma vez saiu derrotado, em jogo na Arena 2, diante do VILA BELMIRO, de Albertinho, por 1x0, mas com desempenho que deixou muito a desejar.
HURACÁN fez teste contra o VILA BELMIRO e se deu mal
Apresentando-se um pouco melhor, na Arena 1, enfrentou de novo o VILA BELMIRO, de Albertinho, fazendo-se valer dos craques do HURACÁN, porém, sem sucesso, saindo derrotado mais um vez por 1x0.
Encerrando a jornada, foi até a Arena 5, com o esquadrão da PORTUGUESA SC,  onde teve pela frente o FLAMENGO, de Fernando Brito e aí tudo correu diferente. triunfando por 2x0, dando a entender que já estava se adaptando aos botões de chifre. Quem foi rei...
O Botãobol (futebol de botão arte) é jogado com times dos mais diversos materiais (resina plástica, placa acrílica, galalite, chifre de boi, osso, botões de casaco, madeira, casca de coco), necessitando uma perfeita adaptação para se atingir uma boa performance. Para isso, torna-se necessário treinar bastante, até se sentir confiante.
Ribamar (dir) sempre joga com times de botões de chifres
Poucos são os botonistas aqui no Recife que fazem uso de times de botões de chifre nas competições de botãobol. Na APFM, somente  Albertinho e  José Ribamar participam de todas as competições   com seus times de botões de chifre, mas isso são exemplos raros.
Como esse tipo de botão faz parte de toda a história do botãobol, surgiu a ideia de se realizar o TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, que já vai para a sua sétima edição. É uma tradição do futebol de botão de Pernambuco, daí todo o interesse em preservar. Viva o botão!