Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 28, 2016

FOGÃO FAZ A FESTA NO ANIVERSÁRIO DA APFM

FOGÃO já com o troféu de campeão do torneio de aniversário
Minha gente, que festa espetacular! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 27 de fevereiro, comemorou o 14º aniversário de sua fundação, realizando um torneio de botãobol (futebol de botão arte), reunindo quinze botonistas, todos pertencentes ao seu quadro social, com destaque para as participações de Alexandre de Freitas, de João Paulo Fofão e de Humberto (Securão) Arruda, que encontravam-se afastados das competições promovidas pela APM.
ITACURUBA abriu o torneio eliminando o VASCÃO
As equipes inscritas foram distribuídas em dois grupos distintos, com os 1ºs colocados de cada um deles, decidindo o título de campeão do 14º Aniversário de Fundação da APFM.
Iniciada a competição, arduamente disputada, no sistema mata-mata,  mas num clima de alegria e descontração, com muita empolgação, não faltando a "gréia" com aqueles que iam sendo derrotados.
TIMBU não deixa o PEIXE nadar contra a maré
Foi nesse clima que se encerrou a primeira etapa com as equipes  ITACURUBA,  FLAMENGO, NÁUTICO e DEPORTIVO LARA, pelo Grupo 1, classificadas para a 2ª etapa, eliminando os times do VASCO DA GAMA, da LÁZIO, do SANTOS e do BARUERI, respectivamente.
Pelo Grupo 2, foram classificadas as equipes do VILA BELMIRO, do INTERNACIONAL e do HÉRCULES, que eliminaram os times do JIHAD, do SÃO PAULO e da AGA, pela ordem.
FOGÃO assa BALEIA AZUL e dá início à arrancada para o título
Nesse Grupo 2, o BOTAFOGO que sobrara no sorteio, eliminou o VILA BELMIRO e continuou na disputa.
Eita arrumadinho bom da gota! Deu água na boca!
Antes do início da segunda etapa, partiu-se para os comes e bebes e aí todo mundo se empanturrou com o arrumadinho de charque, bem preparado pelo "maître" Cláudio Sandes, diretor social da APFM, que caprichou nos preparativos da festa.
FOGÃO vai prá cima do URUBU com toda fúria
Veio então a fase decisiva do torneio, que culminou com a conquista do BOTAFOGO, de Marcos Silva, ao derrotar o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 3x1, em jogo realizado na Arena 1, com arbitragem de Adilson Ribeiro, presidente da APFM e melhor árbitro da entidade.
Assim que se encerrou a partida decisiva, foi feita a entrega dos troféus aos agraciados com os títulos de campeão e de vice campeão do Torneio 14º Aniversário de Fundação da APFM.
FOGÃO e URUBU fizeram por merecer. Foram de fato os melhores. Parabéns!
Publica-se abaixo, todo o desenvolvimento da competição, marco na história do botãobol em Pernambuco.

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
TORNEIO DO 14º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA APFM
(27 DE FEVEREIRO DE 2016)

1.       PARTICIPANTES
ORDEM
BOTONISTA
EQUIPE
1
ABIUD FERREIRA GOMES
NÁUTICO
2
ADILSON DE SÁ RIBEIRO
SANTOS
3
ALEXANDRE DE FREITAS
ITACURUBA
4
BRUNO MONTEIRO ARITANA
JIHAD
5
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS (ALBERTINHO)
VILA BELMIRO
6
CLAÚDIO ALVES SANDES
DEPORTIVO LARA
7
CLÓVIS ALVES SANDES
INTERNACIONAL
8
DINORALDO JOSÉ GONÇALVES
BARUERI
9
FERNANDO DE BRITO ALBUQUERQUE
FLAMENGO
10
HUMBERTO ARRUDA (SECURÃO)
AGA
11
JOSÉ HÉRCULES LEITE
HÉRCULES
12
JOÃO PAULO DE BRITO (FOFÃO)
LÁZIO
13
MARCOS ANTONIO SILVA
BOTAFOGO
14
MAX MONTEIRO ROSA
SÃO PAULO
15
RICARDO DOS ANJOS ALBUQUERQUE
VASCO DA GAMA
2.       DESENVOLVIMENTO
GRUPO 1
ORDEM
Jogos
CLASSIFICADO
1
VASCO DA GAMA
0
X
1
ITACURUBA
ITACURUBA
2
FLAMENGO
1
X
0
LÁZIO
FLAMENGO
3
NÁUTICO
0
X
0
SANTOS
NÁUTICO (1X0 Pênaltis)
4
BARUERI
0
X
1
DEPORTIVO LARA
DEPORTIVO LARA
5
ITACURUBA
0
X
0
FLAMENGO
FLAMENGO (1X0 Pênaltis)
6
NÁUTICO
0
X
0
DEPORTIVO LARA
DEPORTIVO LARA (3X2 Pênaltis)
7
FLAMENGO
1
X
0
DEPORTIVO LARA
Campeão: FLAMENGO
GRUPO 2
ORDEM
Jogos
CLASSIFICADO
1
VILA BELMIRO
2
X
1
JIHAD
VILA BELMIRO
2
INTERNACIONAL
0
X
0
SÃO PAULO
INTERNACIONAL (2X1 Pênaltis)
3
AGA
1
X
2
HÉRCULES
HÉRCULES
4
BOTAFOGO
1
X
1
VILA BELMIRO
BOTAFOGO (3x0 pênaltis)
5
INTERNACIONAL
1
X
0
HÉRCULES
INTERNACIONAL
6
BOTAFOGO
2
X
0
INTERNACIONAL
Campeão: BOTAFOGO
DECISÃO DO TORNEIO
BOTAFOGO 3 X 1 FLAMENGO
CAMPEÃO DO TORNEIO DO 14º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA APFM
BOTAFOGO, de Marcos Silva.
Agora as atenções voltam para o 2º turno do Campeonato Oficial de Botãobol, da temporada 2015/2016 e aí o comer é outro. A briga pelo título está acirradíssima. Ganhará que tiver mais fôlego! Viva o botão! 

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

APFM - TEMPLO DO BOTÃOBOL - 14 ANOS DE EXISTÊNCIA

Abiud Gomes e Hércules Leite viram o sonho se tornar realidade
É isso aí, minha gente! Dia 22 de fevereiro de 2002 é a data em que um grupo de botonistas reuniu-se na sala 1411, do Edifício Brasília, no Bairro de Santo Antonio, centro comercial do Recife, para fundar a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e assim sair dos terraços, dos quintais e das garagens, permitindo com isso que o futebol de botão, praticado na regra pernambucana,  pudesse se desenvolver e sair do quase anonimato.
Adilson (Esq)-Presidente da APFM e Fernando-Diretor de Esportes
José Hércules Leite, Abiud Ferreira Gomes, Adilson José de Sá Ribeiro, Armando Francisco da Silva Filho, José Ribamar de Oliveira e Paulo César Monteiro Ramos, examinaram, discutiram e aprovaram o esboço do estatuto da ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA, tornando-o definitivo.
Esse portanto foi o grande passo para tornar visível ao mundo do botão a regra pernambucana, que mais tarde seria consagrada como botãobol, para diferenciar das demais regras praticadas no Brasil e no mundo.
Botonistas da APFM no SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE
A APFM, de saída, ocupou as dependências do Santa Cruz Futebol Clube, onde os botonistas, praticantes da regra pernambucana lá estavam instalados, desde o ano 2000, porém, eram grandes as restrições, devido principalmente pela rivalidade clubística sempre existente, que não permitia a presença de botonistas,  vestindo trajes de equipes adversárias do Tricolor do Arruda.
Terraço da casa do saudoso Chico Barbosa no Setúbal
Em 2003, o Santa Cruz Futebol Clube comunicou que não queria mais a presença dos botonistas em suas dependências e determinou a imediata retirada dos campos e  demais apetrechos pertencentes à APFM. O golpe foi tão duro que parecia que seria o fim da associação e que voltariam todos aos terraços, garagens e quintais de outrora.
Dias se passaram e eis que José Hércules Leite enxerga uma luz no fim do túnel e mostra a todos, na sobreloja do Edifício Brasília, um conjunto de salas e pergunta se seriam viáveis para se tornar a sede da APFM. Vibração geral!
18 de outubro de 2003 - Inauguração da sede atual
Então, Hércules comprou as três salas e depois transformou-as num amplo salão e, no dia 18 de outubro de 2003, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa voltava a viver, com toda a força.
Essa é a razão pela qual a APFM tem duas datas comemorativas, sendo que a primeira, com a data de hoje, 22 de fevereiro, é da fundação da entidade, que fez com que todos os botonistas, amantes da regra pernambucana, atual botãobol, pudessem se reunir em grande número numa mesma dependência, utilizando-se de vários campos e realizando competições as mais variadas.
Já a data de 18 de outubro é a chamada consolidação do botãobol, que passou a ser jogado sem quaisquer restrições, num espaço totalmente democrático, com botonistas se apresentando com camisas de clubes de sua preferência e jogar até "a canela doer", como se diz aqui no Recife.
APFM pronta para a festa dos 14 anos de fundação
Portanto, para que a festa seja completa, a APFM resolveu comemorar o 14º aniversário da fundação, no próximo sábado, dia 27 de fevereiro, com a realização de um torneio de botãobol e espera contar com uma presença marcante de associados, amigos e simpatizantes. 
Como de praxe, o vencedor do torneio será agraciado com um troféu e a APFM, através do diretor social, Cláudio Sandes, ficará encarregado da logística. É prenúncio de muita coisa boa!
E assim se passaram quatorze anos... Que venham mais outros!
Parabéns à APFM e a todo o quadro social. São verdadeiros heróis! Muitas felicidades! Viva o botão!

sábado, fevereiro 20, 2016

FOGÃO LIDERA SÉRIE OURO DO BOTÃOBOL

VASCÃO zebrou para cima da BALEIA AZUL
Minha gente, neste sábado, dia 20 de fevereiro, ainda sob os efeitos da zika, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu sequência ao Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão arte), em seu 2º Turno, com a realização de 4 partidas pela Série Ouro e apenas uma pela Série Prata, com destaque para a surpreendente vitória do VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, sobre o VILA BELMIRO, de Albertinho, campeão do 1º Turno.
BALEIA AZUL engole um PEIXE debilitado
Iniciando a jornada, o VILA BELMIRO, de Albertinho, mesmo sem apresentar um bom botãobol, aproveitou-se da indisposição do SANTOS, de Adilson Ribeiro, ainda padecendo dos efeitos da famigerada chikungunya, triunfou por 1x0, com gol de Géo, em jogo realizado na Arena 2, com arbitragem de Fernando Brito. O PEIXE criou inúmeras situações de gol, mas não conseguia direcionar seus chutes para a meta da BALEIA AZUL.
TIMBU também se aproveitou da fraqueza do PEIXE
Depois, ainda debilitado, o PEIXE foi encarar o TIMBU, de Abiud Gomes, na Arena 1, em jogo arbitrado por José de Ribamar e a coisa desandou, com o SANTOS abusando de perder chances, uma atrás da outra, enquanto o NÁUTICO se apresentava jogando pedra em santo. Essa situação perdurou por toda a primeira etapa. A defesa alvirrubra era uma verdadeira avenida e o PEIXE deitava e rolava e o placar em 0x0 era tremendamente injusto pelo que apresentou o alvinegro praiano.
Mal começa a segunda etapa e o TIMBU acha o gol, feito através do camisa 10, Osni. O time peixeiro reagiu mas não conseguiu chegar ao empate, sofrendo assim sua segunda derrota, o que o coloca na lanterna da Série Ouro. O NÁUTICO, com seu time da AABB/Caxias do Sul, estreava com vitória.
ALMIRANTE arpoa a BALEIA AZUL numa única estocada
A Arena 1 também serviu de palco para o confronto envolvendo o favorito VILA BELMIRO, de Albertinho, campeão do 1º turno, que estreava na Série Ouro e o VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, que vinha de duas fragorosas derrotas, nas duas rodadas anteriores.
É verdade que a BALEIA AZUL teve o domínio total da partida, mas desperdiçou inúmeras oportunidades. O VASCÃO, então, só precisou de uma única bola para chegar ao triunfo, quase ao apagar das luzes da partida. Não havia mais tempo para reagir. O VILA BELMIRO caiu. O ALMIRANTE estava disfarçado em zebra.
TIMBU se desdobra para empatar com GAVIÃO
Fechando a SÉRIE OURO, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, mantendo seu time da AABB/Caxias do Sul, voltou a campo, dessa vez na Arena 2 e enfrentou o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, que foi logo surpreendendo o TIMBU, com um golaço no comecinho da partida. O jogo seguia amarrado, com o GAVIÃO DE MARANGUAPE se defendendo de todo jeito e vendo o adversário se perder em jogadas até certo ponto ridículas. Para felicidade do TIMBU, o GAVIÃO não tirou proveito da situação e saiu satisfeito ao término do primeiro tempo com a vitória apenas por 1x0.
Na 2ª etapa, o NÁUTICO foi se encontrando e numa jogada bem executada chegou à área do PORTO e empatou a partida. A partir daí, o TIMBU dominou amplamente o embate, mas não conseguia armar uma única jogada que redundasse num chute ao gol adversário. Segurou a bola até o fim e o placar no final estampava o empate em 1x1, resultado que não deixa de ser bom para as duas equipes que ocupam, respectivamente, a 2ª e a 3ª colocação no 2º Turno/Série Ouro.
FOGÃO é líder do 2º turno/Série Ouro
A liderança é do BOTAFOGO, de Marcos Silva, com 6 pontos ganhos, em dois jogos e aproveitamento de 100%. O Diretor Técnico do FOGÃO parece que está com problemas no nervo ciático e talvez seja essa a razão para não ter comparecido à APFM nessas duas últimas jornadas. Fica a torcida para seu pronto restabelecimento e que o FOGÃO possa voltar com toda a força.
HÉRCULES vai para cima do SÃO PAULO mas nada acontece
Enquanto isso, pela Série Prata, no único jogo realizado, o HÉRCULES, de José Hércules, ficou no empate em 0x0, com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, numa pugna sem muita emoção. Os HERCULANOS se mostraram superiores mas não souberam aproveitar as oportunidades. A igualdade ficou de bom tamanho, pelo que apresentaram as duas equipes, com pouca força ofensiva.
Ainda sobre a Série Prata, um fato a lamentar  refere-se à desistência do CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, em continuar participando do 2º Turno/Série Prata, sem que apresentasse uma justificativa, a menor que fosse, para esse gesto. Essa eliminação do campeonato é olhada como uma falta de comprometimento. É triste!
Após os jogos, a classificação se apresenta da seguinte forma:

No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa dá mais uma pausa no campeonato para comemorar o seu 14º aniversário de fundação, com a realização de um torneio com todas as equipes que comparecerem ao ato. 
Aproveitando o espaço da MARRETA, a APFM convida todos os botonistas , amantes do botãobol, para participarem conosco desse grande evento. Que venham todos para a  festa, que promete muito! PARABÉNS À ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA pelo 14º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO.
Viva o botão!



domingo, fevereiro 14, 2016

AEDES AEGYPTI X BOTÃOBOL


Minha gente, esse terrível mosquito que está apavorando o Brasil, também enveredou pelo mundo do botãobol (futebol de botão arte), causando estragos e provocando o adiamento dos jogos do 2º Turno do Campeonato Oficial da temporada 2015/2016, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM). 
Quando tudo estava pronto para o reinício da competição, após os festejos do Carnaval, eis que o famigerado mosquitinho invade o mundo encantado do botãobol e manda seu exército de dengue, chikungunya e zika atacar os desprotegidos botonistas da APFM. 
DEPORTIVO LARA rendeu-se à chikungunya
Não deu outra: VILA BELMIRO, de Albertinho, DEPORTIVO LARA,de Cláudio Sandes,  JIHAD, de Bruno Aritana e  SANTOS, de Adilson Ribeiro, baquearam e não tiveram condições de sequenciar seus jogos.
Após esbaldar-se na folia, herói é vencido pelo cansaço
Por outro lado, HÉRCULES, de José Hércules, apesar da ressaca, continua brincando o carnaval, que aqui em Pernambuco ainda não acabou. 
Quem souber do paradeiro do CORINGÃO informe à APFM
Já o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, ninguém sabe e ninguém viu. Por onde andará o CORINGÃO ?  Nenhuma notícia até agora. Parece que escafedeu-se.
Finalmente, o FOGÃO, de Marcos Silva, travou a coluna cervical e virou múmia paralítica. Foi dureza! Está sendo pior que a Zika!
Com todos esses percalços, apenas dois jogos foram realizados, nesse sábado, dia 13 de fevereiro e isso porque o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por ter que se ausentar do Recife nos dois próximos sábados, solicitou antecipação de seus jogos.
RAPOSA se faz de bebum e dá o bote mortal no URUBU
Assim sendo, a RAPOSA DA JACOBINA, na Arena 2, enfrentou o FLAMENGO, de Fernando Brito, no clássico da SÉRIE PRATA, saindo triunfante, impondo-se por 2x1. O URUBU DO HOSPÍCIO, mesmo contando com toda a torcida da arbitragem, a cargo de Adilson Ribeiro,  que vibrou com a marcação do gol do MENGÃO, capitulou e lamentou-se profundamente por ter aceito realizar esse confronto. Acontece que a RAPOSA DA JACOBINA soube ludibriar o URUBU, fingindo-se estar com muita cerveja no quengo. O MENGÃO pensou que seria moleza e aí quebrou a cara!
RAPOSA DA JACOBINA prova  não ter medo de assombração
Mais tarde, o CRUZEIRO voltou a campo, dessa vez na Arena 1, para tentar se consolidar na liderança da Série Prata e assim praticamente faturar o título de campeão. Mesmo exagerando na comemoração da vitória sobre o MENGÃO, aliado ao PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, encheu o tanque prá valer. A pedida era uma só: vem Verão, vem Verão! E a cerveja rolando...
Então, seu adversário, o INTERNACIONAL, o famoso ZUMBI COLORADO, de Zé do Caixão, quis tirar proveito da situação, mas a RAPOSA DA JACOBINA, mesmo cambaleante,  ainda encontrou forças para acabar com a ameaça dos ZUMBIS, triunfando por 2x1, dando um passo gigantesco para conquistar o título inédito de campeão da Série PRATA.
Alegre e feliz, a RAPOSA levou o resto da tarde contando histórias de auto ajuda e de fatos ligados ao sobrenatural. Estava impossível! 
Depois disso, aconteceram apenas encontros amistosos, que serviram para treinamento com vistas aos jogos marcados para o próximo sábado, dia 20 de fevereiro.
As Tartarugas Ninjas do NÁUTICO, o novo timaço TIMBU
Destaque aí para o NÁUTICO, de Abiud Gomes, que apresentou-se com as TARTARUGAS NINJAS, seu novo time, confeccionado por Adilson César Labilasca, com o material adquirido no GALALITE SHOP, de Arthur Mello.
Pelo desempenho nos jogos treinos, o TIMBU ainda não tem a ideia de qual será o time que cumprirá seus compromissos diante do SANTOS, de Adilson Ribeiro e do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves. O timaço da AABB ainda é o favorito, mas as TARTARUGAS NINJAS mostraram-se fortes. Com qual deles, o ALVIRRUBRO DA TORRE se fará presente nesses confrontos? 
A programação para o dia 20 de fevereiro oferece os seguintes espetáculos:
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
(SÁBADO, DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2016)
1)    SÉRIE OURO
JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
VILA BELMIRO

X

SANTOS(*)
SANTOS(*)

X

NÁUTICO
JOGOS DA RODADA
Rodada
JOGOS
VILA BELMIRO

X

VASCO DA GAMA
NÁUTICO

X

PORTO
DEPORTIVO LARA

X

SANTOS
FOLGA: BOTAFOGO
2)    SÉRIE PRATA
JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS






CORINTHIANS(*)

X

INTERNACIONAL
JOGOS DA RODADA
Rodada
JOGOS
FLAMENGO

X

CORINTHIANS
SÃO PAULO

X

HÉRCULES
INTERNACIONAL

X

JIHAD
FOLGA: CRUZEIRO

É isso aí, minha gente! Vamos ver se o botãobol consegue se livrar desse tal Aedes Aegypti e poder assim dar continuidade, sem atropelos, à competição da APFM. A ordem geral é reverter esse quadro. Vamos ver!
Salve o Dia do Botonista!  Reverências a Geraldo Décourt! Viva o botão!