Minha lista de blogs

domingo, dezembro 27, 2015

FELIZ ANO NOVO


Minha gente, nesse sábado, dia 26 de dezembro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, mesmo dando uma pausa no Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão arte), abriu suas portas e seus associados puderam se exercitar, com vistas aos jogos da última rodada do Turno de Classificação que estão marcados para o sábado, dia 9 de janeiro.
As três equipes, com amplas possibilidades de conquistar o título de campeão, estiverem presentes e treinaram até a exaustão.
DEPORTIVO LARA (Cláudio Sandes) vem com a Zika
O DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, depois de padecer com a  chikungunya,  realizou, pelo menos uns oito amistosos, utilizando-se de todas as arenas da APFM. Para chegar ao título, o LARA deve vencer todos as suas duas partidas e torcer para que, tanto  o VILA BELMIRO, seu adversário direto, também perca sua partida contra o GRÊMIO, de José Ribamar, quanto o NÁUTICO, de Abiud Gomes, sofra uma derrota em um dos compromissos que terá que realizar, ou mesmo alcance apenas empates nesses confrontos. Em suma, o BODE DO ANDREAZZA promete não dar moleza e vem com tudo para cima dos adversários e também com muita mandinga.
BALEIA AZUL terá pela frente o indigesto IMORTAL TRICOLOR
Por sua vez, a BALEIA AZUL está como louca, fazendo várias experiências, na tentativa de conquistar o troféu do primeiro turno, o que já garante sua participação na final do campeonato. Segundo relato, o VILA BELMIRO, de Albertinho, já está com praticamente o time ideal para sacramentar as duas tão ansiosas vitórias que lhe darão o título..
TIMBU  e o apoio do GRÊMIO (vice campeão do outro lado da ponte)
Já pelo lado do TIMBU, o time ideal ainda não foi encontrado, mas pelos treinos realizados ontem, quando o NÁUTICO se confrontou em cinco jogos, com diferentes formações em cada um deles, ainda não se decidiu qual ou quais seriam os times a enfrentar o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes e o VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque. O alvirrubro não quer morrer na praia!
Pode-se deduzir, que todas essas equipes estão com os nervos a flor da pele, tensas ao máximo e esperando que o dia 9 de janeiro chegue o mais rápido possível para, só assim, fazer baixar a adrenalina. Resta tão somente aguardar!
APFM vivenciando bons momentos em 2015
Assim, a APFM vivenciou os últimos momentos do botãobol (futebol de botão arte) em 2015, contando com as presenças de Alexandre Freitas, Paulo Jiquiá, Max Monteiro, Marcos Silva, José Ribamar, Dinoraldo Gonçalves, Fernando Brito, Clóvis Sandes, Ricardo Albuquerque, além dos três candidatos ao título do 1º Turno do Campeonato Oficial, Abiud Gomes, Albertinho e Cláudio Sandes.
GUSTAVO GUIMARÃES sempre bem vindo à APFM
Quem também se fez presente, prometendo atuar nos campos da APFM, em 2016, foi o notável botonista GUSTAVO GUIMARÃES, que vem tendo uma atuação marcante na divulgação do futebol de botões nas redes sociais. Foi gratificante tê-lo aqui na APFM,  que se fez acompanhar da esposa LIVIA ROBERTA e do filho JOÃO LUCAS. Sejam bem vindos e contem sempre conosco. A casa é de vocês!
E assim o ano  está se passando e para todos que fazem a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa pode-se afirmar que o ano de 2015 foi maravilhoso nesse mundo mágico do botãobol. É verdade que algumas nuvens carregadas quase estragaram alguns desses bons momentos, mas o balanço final que se faz é que a jornada foi brilhante, abrindo perspectivas para um 2016 ainda melhor.
A MARRETA, nessa hora, agradece a todos aqueles que acompanham esse trabalho de divulgação do botãobol, desejando um Feliz Ano Novo, pleno de realizações.
SAMBAQUY o maior nome do botão brasileiro
Ao grande amigão, lá do Balneário Camboriú, o maior nome do botão da atualidade, ADAUTO CELSO SAMBAQUY, nosso mais profundo agradecimento, por nos acompanhar de tão longe. Um dia, quem sabe, a APFM terá a honra de tê-lo como visitante. Seria uma tremenda festa!  Que em 2016, grande amigo gaúcho e colorado, sua vida seja ainda mais iluminada.
Aqui, no Recife, vamos continuar firmes e fortes, sem ódio e sem medo, conduzindo o destino do botãobol, até enquanto houver força. Muitas felicidades! Viva o botão!

sábado, dezembro 19, 2015

FOGÃO FAZ A FESTA NO ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2015

FOGÃO (Marcos Silva) com o Troféu do Torneio de Encerramento
Minha gente, conforme prometido, a Festa de Congraçamento da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, já dentro do espírito natalino, realizada nesse sábado, dia 19 de dezembro, foi de arromba, coroando com o Torneio de Encerramento da Temporada de 2015, vencido sensacionalmente pelo BOTAFOGO, de Marcos Silva, que venceu ao NÁUTICO, de Abiud Gomes, na decisão dos pênaltis, após a partida final terminar empatada em 1x1 no tempo regulamentar.
TIMBU (Abiud Gomes) com o Troféu de Vice Campeão
O tradicional Torneio de Encerramento, já inserido no Calendário da APFM, desde 2003, contou com a participação de 16 equipes, em jogos eliminatórios (mata-mata).
Nos oito jogos da 1ª Fase da competição, quatro foram decididos nas cobranças de pênaltis, após os confrontos terminarem empatados, todos, em 0x0 no tempo regulamentar.
SACI COLORADO (Vovô coruja) mata a pau GAVIÃO
Foram verificadas duas goleadas de 4x0, aplicadas pelo INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, em cima do BARUERI, de Dinoraldo Gonçalves e do GRÊMIO, de José Ribamar, sobre o SANTOS, de Adilson Ribeiro.
CORINGÃO fez ZUMBI COLORADO bater em retirada
Por sua vez, o BOTAFOGO, de Marcos Silva e o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, se classificaram para a 2ª Fase, com vitórias apertadas em cima do JIHAD (2X1), de Bruno Artiana e ZUMBI COLORADO (1 x 0), de Clóvis Sandes, respectivamente.
Uma apetitosa feijoada de dar água na boca
Antes de se iniciar a 2ª Fase, foi servida uma farta e gostosíssima  feijoada, que deixou todos empanturrados, a ponto de causar um atraso na realização desses jogos.
Após o descanso, os quatro jogos da 2ª Fase tiveram como vencedoras as equipes do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do NÁUTICO, de Abiud Gomes e do GRÊMIO, de José Ribamar. Dessas quatro equipes, apenas a vitória do TIMBU sobre a BALEIA AZUL aconteceu no tempo regulamentar. As demais foram decididas em cobranças de pênaltis.
CORINGÃO não escapa do FOGÃO e morre nos pênaltis
Nas semifinais, o FOGÃO, de Marcos Silva, mais uma vez nas penalidades máximas, despachou o CORINGÃO, de Adriano Oliveira e classificou-se para decidir o título com o TIMBU, de Abiud Gomes, que venceu de novo no tempo regulamentar, por 1x0, triunfando sobre o IMORTAL TRICOLOR, de José Ribamar.
TIMBU bem que quis o título mas não soube apagar o FOGÃO
O sol se pôs e começa a decisão do Torneio de Encerramento, na Arena 1, com o NÁUTICO, dando as cartas, mas desperdiçando oportunidades, uma atrás da outra. O FOGÃO, que parecia aceitar a carga TIMBU, num chute despretensioso, viu a bola entrar no gol alvirrubro. Fim da primeira etapa.
Na etapa final, o NÁUTICO partiu para cima do FOGÃO e já próximo do fim da partida, num gol espírita, chegou ao empate. Fim do tempo regulamentar. a decisão vai para os pênaltis e  FOGÃO mandou ver, convertendo as duas primeiras cobranças e viu o TIMBU passar em branco nas suas duas oportunidades. Não precisou nem da terceira e última cobrança.
O troféu da  última competição de 2015, da APFM,  já tinha dono: o BOTAFOGO, de Marcos Silva, com todos os méritos. O NÁUTICO, de Abiud Gomes, pelo vice campeonato, também foi contemplado com um troféu. Foi um belo espetáculo! Uma festa soberba!

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
TORNEIO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA DE 2015

BOTONISTAS  PARTICIPANTES
 Abiud Gomes (NÁUTICO); Adilson Ribeiro (SANTOS); Adriano Oliveira(CORINTHIANS);
Albertinho (VILA BELMIRO); Bruno Aritana (JIHAD); Clóvis Sandes (ZUMBI COLORADO);
Dinoraldo Gonçalves (BARUERI); Fernando Brito (FLAMENGO); José Azevedo (BARCELONA);
José Hércules (HÉRCULES); José Ribamar (GRÊMIO); Marcos Cardoso (CRUZEIRO); Marcos Silva (BOTAFOGO); Max Monteiro (SÃO PAULO); INTERNACIONAL (Paulo Jiquiá) e Ricardo Albuquerque (VASCO DA GAMA). 
1ª FASE
Jogos
EQUIPE
ESCORE
EQUIPE
Jogo 1
FLAMENGO
0 (2)
X
0(0)
VASCO DA GAMA
Jogo 2
JIHAD
1
X
2
BOTAFOGO
Jogo 3
INTERNACIONAL
4
X
0
BARUERI
Jogo 4
CORINTHIANS
1
X
0
ZUMBI COLORADO
Jogo 5
VILA BELMIRO
0(4)
X
0(3)
HÉRCULES
Jogo 6
NÁUTICO
0 (1)
X
0(0)
BARCELONA
Jogo 7
CRUZEIRO
0(2)
X
0(0)
SÃO PAULO
Jogo 8
GRÊMIO
4
X
0
SANTOS
2ª FASE
Jogos
EQUIPE
ESCORE
EQUIPE
Jogo 9
FLAMENGO
0
X
1
BOTAFOGO
Jogo 10
INTERNACIONAL
0(3)
X
0(4)
CORINTHIANS
Jogo 11
VILA BELMIRO
0
X
1
NÁUTICO
Jogo 12
CRUZEIRO
0(1)
X
0(2)
GRÊMIO
FASE SEMIFINAL
Jogos
EQUIPE
ESCORE
EQUIPE
Jogo 13
BOTAFOGO
0(4)
X
0(3)
CORINTHIANS
Jogo 14
NÁUTICO
1
X
0
GRÊMIO
FINAL   
Jogo 15
BOTAFOGO
 1(2)
X
1(0)
NÁUTICO
OBSERVAÇÕES
1) Os escores entre parênteses referem-se ao resultado das decisões das partidas, através das cobranças de pênaltis, após empate no tempo regulamentar;
2) CAMPEÃO DO TORNEIO: BOTAFOGO, de Marcos Silva;
3) VICE CAMPEÃO: NÁUTICO, de Abiud Gomes.       
A APFM entra em recesso, para que todos seus associados possam participar dos festejos de NATAL e de ANO NOVO, desconcentrando-se do Campeonato Oficial de 2015, até o sábado, dia 9 de janeiro de 2016, A todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO pleno de realizações.
A MARRETA também fará uma pausa, desde que nada de novo aconteça nesse mundo mágico e maravilhoso do botãobol. Portanto, que venha o ANO NOVO e nós aqui estaremos a postos, sem ódio e sem medo. Viva o botão!

sábado, dezembro 12, 2015

E TUDO FICOU PARA 2016

BALEIA AZUL nadando tranquila rumo ao título do 1º Turno
Minha gente, está de arrepiar o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão arte), de 2015, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), que, neste sábado, dia 12 de dezembro, teve continuidade com a realização de seis partidas do Turno de Classificação, com destaque para a suadíssima vitória do VILA BELMIRO, de Albertinho, sobre o JIHAD, de Bruno Aritana, por 1x0, resultado esse que serviu para colocar a BALEIA AZUL na liderança isolada do competição, com amplas condições de conquistar o título de campeão do 1º Turno.
Com as seis partidas realizadas, hoje, apenas três equipes podem chegar à conquista do Turno de Classificação: VILA BELMIRO, de Albertinho, NÁUTICO, de Abiud Gomes e DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
Uma das muitas chances desperdiçadas pelo JIHAD
Abrindo a jornada, na Arena 4, o VILA BELMIRO, de Albertinho, contou com o fator sorte para derrotar o JIHAD, de Bruno Aritana, depois de levar sufoco, durante todo o primeiro tempo. 
Os terroristas do JIHAD mais uma vez mostraram-se incompetentes nas ações ofensivas e a BALEIA AZUL precisou de uma bola apenas para engolir de uma vez por todas os comandados de BIN LADEN. O VILA BELMIRO vibrou com o triunfo que lhe deu a liderança do turno de classificação e com amplas possibilidades de erguer a taça de campeão do 1º turno.
Terroristas vêm com novas ameaças agora na Série B
Por sua vez, o JIHAD promete estraçalhar seus adversários na Série Prata/2º Turno, mas ninguém está levando a sério as ameaças. Com o abandono da JUVENTUS, a lanterna do campeonato deverá ficar mesmo com esses fajutos terroristas. Quem aposta?
VASCÃO derruba CORINGÃO e vai para a SÉRIE OURO
Já na Arena 1, o VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, a grata surpresa do campeonato, despachou o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, para a Série Prata/2º Turno, triunfando por 2x1, garantindo-se no G-8 (Série Ouro/2º Turno). O CORINGÃO teve mais posse de bola, porém, o VASCÃO foi mais preciso nos poucos arremates a gol. Esse time da Cruz de Malta é manhoso!
FOGÃO tem presença garantida no 2º Turno/Série OURO
Enquanto isso, na Arena 2, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, mesmo desperdiçando grandes oportunidades, chegou ao gol do SÃO PAULO, de Max Monteiro, uma única vez, mas suficiente para colocar o FOGÃO também no G-8 (2º Turno/Série Ouro). Pelo lado do TRICOLOR DO SAMU, resta tão somente lutar pelo bicampeonato da Série Prata. E lá se foi o SÃO PAULO de ladeira abaixo.
RAPOSA DA JACOBINA perde chance e vê GAVIÃO voar alto
Mais tarde, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, na Arena 5, num jogo de desesperados, venceu o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 1x0 e com isso ainda tem grandes chances de entrar no rol das oito melhores equipes classificadas. A RAPOSA DA JACOBINA vai depender de uma combinação de resultados para ver o milagre acontecer. Como o NATAL se aproxima, já pediu a PAPAI NOEL que dê uma forcinha. Tá querendo demais essa RAPOSA! Já o GAVIÃO DE MARANGUAPE quer voar mais alto.
IMORTAL TRICOLOR só assiste o desespero do MENGÃO
Depois foi a vez do GRÊMIO, de José Ribamar, na Arena 4, deixar o FLAMENGO, de Fernando Brito, em maus lençóis, situando-o a um passo do 2º Turno/Série Prata. O IMORTAL TRICOLOR com esse triunfo por 1x0 garantiu sua participação no 2º turno/Série Ouro, enquanto que o MENGÃO, que já encerrou seus compromissos nesse turno de classificação, vai ter que usar vários secadores ainda para ter esperança de ficar no G-8. Para quem acredita em mula-sem-cabeça e saci- pererê,  pode ser...
PEIXE empata com VASCÃO e vai ter que nadar contra a maré
Fechando a jornada, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, empatou em 0x0, com o VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, na Arena 2 e se complicou no campeonato, ficando com a obrigação de triunfar diante do JIHAD, na 15ª e última rodada do 1º turno. O PEIXE, em suas últimas apresentações, não vem obtendo sucesso, perdendo jogos incríveis. Mantem a posse de bola, o tempo quase todo, mas peca nas poucas finalizações, daí os empates em 0x0 ou derrotas pelo placar mínimo. Será que agora, nesse derradeiro instante, vai mudar a estratégia? Veremos no dia 9 de janeiro de 2016, quando acontece os jogos finais do Turno de Classificação.

Com o início do ciclo natalino, a APFM marcou para o próximo sábado, dia 19 de dezembro, a FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO de seus associados e amigos, com a realização do tradicional TORNEIO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2015. 
O Campeonato Oficial somente será sequenciado no sábado, dia 9 de janeiro de 2016, para que todos possam se concentrar unicamente nas festas de Natal e Ano Novo.
Após os jogos dessa jornada, a classificação está assim:

Com base na classificação, eis como fica o quadro de probabilidades das equipes, restando apenas uma rodada e mais dois jogos atrasados:
                                               BOTÃOBOL
                                            CAMPEONATO OFICIAL DE 2015
                                                TURNO DE CLASSIFICAÇÃO
                              QUADRO DE PROBABILIDADES

EQUIPES
JR
JF
PG
PP
PR
TPP
ADVERSÁRIOS
NÁUTICO
13
2
25,1
13,9
6
31,1
Internacional e Vasco da Gama.
VILA BELMIRO
13
2
26,1
12,9
6
32,9
Deportivo Lara, Grêmio
DEPORTIVO LARA
13
2
22,6
16,4
6
28,6
Vila Belmiro, Corinthians.
GRÊMIO
14
1
22,3
19,7
3
25,3
Vila Belmiro
VASCO DA GAMA
14
1
23,1
18,9
3
26,1
Náutico.
BOTAFOGO
14
1
24,2
17,8
3
27,2
Porto.
FLAMENGO
15
0
21,1
23,9
0
21,1
Encerrado.
SANTOS
14
1
19,3
21,7
3
22,3
Jihad.
CORINTHIANS
14
1
17,1
24,9
3
20,1
Deportivo Lara.
PORTO
14
1
21,1
20,9
3
24,1
Botafogo.
SÃO PAULO
14
1
15,4
26,6
3
18,4
Hércules.
CRUZEIRO
14
1
18,2
23,8
3
21,2
Internacional
HÉRCULES
14
1
18
24
3
21
São Paulo.
INTERNACIONAL
13
2
14,1
24,9
6
20,1
 Náutico, Cruzeiro.
JIHAD
14
1
9
33
3
12
Santos.
JUVENTUS
15
0
8,1
36,9
0
8,1
ELIMINADO POR ABANDONO.
                                                                LEGENDAS
    JR: Jogos realizados;   JF:  Jogos que faltam;    PG: Pontos ganhos;
   PP: Pontos perdidos:    PR: Pontos restantes;    TPP: Total de pontos  possíveis.
A programação com com os jogos finais do Turno de Classificação está marcada para o dia 9 de janeiro de 2016, com os seguintes jogos:

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
(SÁBADO, DIA 9 DE JANEIRO DE 2016)
1)    JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
14ª
DEPORTIVO LARA(*)

X

VILA BELMIRO
14ª
INTERNACIONAL

X

NÁUTICO
2) JOGOS DA RODADA
Rodada
JOGOS
15ª
NÁUTICO

X

VASCO DA GAMA
15ª
SANTOS

X

JIHAD
15ª
CORINTHIANS

X

DEPORTIVO LARA
15ª
VILA BELMIRO

X

GRÊMIO
15ª
HÉRCULES

X

SÃO PAULO
15ª
BOTAFOGO

X

PORTO
15ª
CRUZEIRO

X

INTERNACIONAL
A ordem agora é se preparar para a Festa de Confraternização da APFM. Vai rolar uma Festa de Arromba. Quem perder vai ficar chupando o dedo. Depois, eu conto tudo. Viva o botão!