Minha lista de blogs

domingo, agosto 30, 2015

COMEÇA MAIS UMA FESTA DO BOTÃOBOL

Botonistas da APFM prontos para a guerra do campeonato oficial
Minha gente, nesse sábado, dia 29 de agosto, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa iniciou o Campeonato Oficial de 2015, de Botãobol (futebol de botão arte), com a realização de seis partidas da 1ª rodada do Turno de Classificação, com destaque para a sensacional vitória do VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, que voltou aos campos da APFM após vários anos afastado.
A competição reúne dezesseis equipes que jogarão entre si, nessa primeira etapa, no sistema de pontos corridos, com as oito melhores classificadas ao término do 1º Turno indo compor o 2º Turno/Série Ouro. As demais formarão o 2º Turno/Série Prata.
Vale salientar que o campeão desse Turno de Classificação já garante vaga para a decisão do Campeonato Oficial de 2015, duelando com o Campeão do 2º Turno/Série Ouro, desde que não seja a mesma equipe a vencedora dessa 2ª etapa, pois, nesse caso já arrebata de vez o título de campeão oficial de 2015.
VASCÃO foi eficiente na finalização e derrotou o FOGÃO
Iniciando a jornada, o VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, surpreendeu o BOTAFOGO, de Marcos Silva, na Arena 2, triunfando por 1x0, gol solitário do botão Santa Cruz. O FOGÃO fez pressão de tudo quanto é lado, mas o VASCÃO soube suportar a carga botafoguense e vibrou quando o cronômetro soou, anunciando o encerramento da partida. Sem sombra de dúvidas, foi uma volta triunfante aos campos da APFM.
PEIXE teve tudo para triunfar mas deixou-se levar pela corrente
Enquanto isso, na Arena 1, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, deixando de lado a equipe fórmula um de competições anteriores, apresentou-se com o célebre time capitaneado por PASTORIZZA, que tantas glórias conquistou no passado. Após um primeiro tempo quase perfeito, com domínio total das ações ante o GRÊMIO, de José de Ribamar, porém, não traduzindo em tentos que pudesse levá-lo à vitória, o PEIXE abusou de perder oportunidades de balançar as redes gremistas, levando para o intervalo o empate em branco.
Veio a segunda etapa e finalmente o SANTOS conseguiu o gol, através de OBERTI, mas a alegria durou pouco, pois o TRICOLOR IMORTAL não se abalou e de imediato reagiu, empatando a partida, através do artilheiro APOLO. 
A partir de então, o jogo ficou parelho e o placar não se movimentou. Para os gremistas o empate teve um leve sabor de vitória, ao contrário do PEIXE que saiu chateado com tantas chances desperdiçadas.
BALEIA AZUL vira e manda TRICOLOR ladeira abaixo
Já na Arena 5, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, veio com tudo para cima do VILA BELMIRO, de Albertinho, abrindo logo o placar, parecendo que dessa vez o TRICOLOR DO SAMU iria acabar de vez com a sina de descer ladeira abaixo. 
Entretanto, a famosa BALEIA AZUL não se abalou e pôs os nervos no lugar e calmamente foi tomando conta da partida até conseguir a virada espetacular. O placar final de 2x1 não mostrou de todo o domínio do VILA BELMIRO, senhor de quase toda a partida.
RAPOSA DA JACOBINA e seu novo chapéu bota JIHAD para correr
Por sua vez, na Arena 2, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, estreava com vitória sobre o JIHAD, de Bruno Aritana, outra equipe que voltava aos campos depois de longo afastamento. A equipe terrorista não intimidou em momento algum a RAPOSA DA JACOBINA e sofreu um verdadeiro bombardeio do ataque alemão cruzeirense, capitulando aos pés de OVERATH e UWE SEELER. Pelo que se viu, esses terroristas só fazem fumaça. Dizem alguns que os JIHADISTAS se impressionaram com o novo chapéu, muito lampeiro,  da RAPOSA DA JACOBINA.
MENGÃO deitou e rolou em cima do GAVIÃO DE MARANGUAPE
Também na Arena 2, o FLAMENGO, de Fernando Brito, foi outra equipe que estreou bem na competição, derrotando sem muitas dificuldades o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 2x0. O GAVIÃO DE MARANGUAPE se apresentou como se estivesse de ressaca e assim se tornou presa fácil do URUBU DO HOSPÍCIO.
Após levar sufoco, CHIVOS reagem e estragam festa TIMBU
No fecho da jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, surgiu com o time cor de rosa do Paris Saint Germain e foi logo dando as cartas, com um gol espetacular, marcado pelo lateral Maxwell. Durante todo o primeiro tempo, o TIMBU criou inúmeras chances para ampliar o marcador e, consequentemente, garantir o triunfo. Todavia, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, que parecia derrotado, acordou no segundo tempo e mesmo ainda com sinais de sonolência, conseguiu chegar ao empate, dando cifras definitivas ao confronto. Tudo indica que a escrita vai continuar: "o que vale mais ao TIMBU, antes de vencer,  é não perder".  Os CHIVOS DO ANDREAZZA agradeceram penhoradamente.
A próxima rodada, prevista para o sábado, dia 5 de setembro, será considerada facultativa, devido ao feriadão da Semana da Pátria, mas as equipes que se fizerem presentes deverão realizar seus jogos, obedecendo à seguinte programação: 
JIHAD X VASCO DA GAMA
DEPORTIVO LARA X INTERNACIONAL
PORTO X GRÊMIO
CRUZEIRO X FLAMENGO
VILA BELMIRO X NÁUTICO.
As equipes da JUVENTUS, de Vandré Meneses e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, solicitaram adiamento de seus jogos, sendo de pronto atendidos pela Comissão Organizadora do Campeonato.
A equipe do HÉRCULES, de José Hércules, também está com seus jogos adiados, por se encontrar licenciado até a primeira quinzena de setembro.
Portanto, faltam estrear no campeonato oficial as equipes do INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, da JUVENTUS, de Vandré Meneses e do HÉRCULES, de José Hércules.
Cabe ressaltar que os jogos da rodada inaugural foram realizados num clima total de harmonia, com muito entusiasmo e com muita emoção, deduzindo-se que a competição seguirá com muito brilho e com disputas acirradas. O botãobol, assim, dá uma clara demonstração de futebol de botão arte,  Viva o botão!

domingo, agosto 23, 2015

CACHIMBO DA PAZ


Minha gente, nesse sábado, dia 22 de agosto de 2015, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, em reunião do quadro social, afinal se chegou ao consenso para a realização do Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão arte na verdadeira regra pernambucana), de 2015, com o encerramento das inscrições e a aprovação do regulamento da competição, que reunirá dezesseis equipes, com a primeira rodada iniciando-se no próximo sábado, dia 29 de agosto.
Aparadas todas as arestas, sanadas todas as dúvidas, esperou-se até às 12h00 para que os associados comparecessem à APFM para confirmarem a participação no campeonato, com o consequente pagamento da taxa de inscrição.
APFM promete realizar uma festa brilhante como essa
Feito isso, o campeonato oficial de 2015, da APFM, será disputado por 16 equipes, com a competição em dois turnos. No 1º Turno (Turno de Classificação), as dezesseis equipes jogarão entre si, no sistema de pontos corridos, com as oito melhores colocadas ao término do turno indo compor o 2º Turno/Série Ouro, enquanto as demais formarão o 2º turno/Série Prata. A equipe campeã do 1º Turno estará automaticamente para a disputa final do campeonato, decidindo com o campeão do 2º Turno/Série Ouro, o troféu de campeão oficial de 2015.
FOGÃO, de Marcos Silva, um dos favoritos
Participarão do Campeonato Oficial de Botãobol, ano de 2015, as seguintes equipes, com os respectivos diretores técnicos: NÁUTICO, de Abiud Gomes; SANTOS, de Adilson Ribeiro; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; VILA BELMIRO, de Albertinho; FLAMENGO, de Fernando Brito; HÉRCULES, de José Hércules; BOTAFOGO, de Marcos Silva; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; GRÊMIO, de José Ribamar; JUVENTUS, de Vandré Meneses; SÃO PAULO, de Max Monteiro; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes; VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque; JIHAD, de Bruno Aritana; DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
VASCO DA GAMA (Ricardo) a grande novidade
Após o encerramento das inscrições, foi realizado o sorteio dos jogos e a tabela elaborada apresenta os seguintes jogos pela rodada inaugural: 
NÁUTICO X DEPORTIVO LARA
SANTOS X GRÊMIO
CORINTHIANS X JUVENTUS
VILA BELMIRO X SÃO PAULO
FLAMENGO X PORTO
HÉRCULES X INTERNACIONAL
BOTAFOGO X VASCO DA GAMA
CRUZEIRO X JIHAD
Todas as equipes participantes assinaram o termo de compromisso, previsto no Regimento Interno da APFM, onde todos deverão se esforçar ao máximo para que a competição seja disputada num clima de alta desportividade, respeitando-se o regulamento, os árbitros, a comissão do campeonato e os adversários.
Náutico e Juventus  aprontam sob as vistas do Santos 
Nesse clima de alegria, a Comissão Organizadora do Campeonato, presidida por Abiud Ferreira Gomes e junto com os demais membros: Adilson José de Sá Ribeiro, José Ribamar de Oliveira, Carlos Alberto dos Santos e Fernando Enéas de Brito Albuquerque, deu por concluídos os trabalhos, sendo, de imediato, liberados os campos para os treinamentos das equipes. 
Como se vê, houve entendimento entre todas as partes e o botãobol passa a viver a expectativa de mais uma competição emocionante. A paz está selada e a fumaça branca do cachimbo prenuncia dias felizes para a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, templo sagrado do botãobol. Viva o botão! 

domingo, agosto 16, 2015

TURBULÊNCIAS DO BOTÃOBOL


O circo no mundo mágico do botãobol
Minha gente, o tempo vai passando e sente-se que as mudanças vão se tornando mais frequentes, gerando com isso um choque de gerações que faz com que a intolerância chegue a um patamar jamais alcançado, com consequências  jamais vistas ou imaginadas. 
Pensava-se que o botãobol, após o período das garagens, dos terraços e dos quintais, quando passou a ocupar espaços próprios, sem interferências, quaisquer que fossem, evoluísse, atraindo, assim, mais e mais adeptos, porém, lamentavelmente, ao deixar os terraços, quintais e garagens, o futebol de botão trouxe consigo todas as picuinhas, os mal entendidos, as vaidades pessoais, a meninice de alguns, todas essas mazelas que causaram e que continuam causando problemas e mais problemas de relacionamento.
O Velho Timbu vai esperar a tormenta passar
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, o Templo Sagrado do Botãobol (o verdadeiro futebol de botão arte) vive momentos de turbulência, não conseguindo um consenso para realizar seu tradicional campeonato oficial. 
Muita onda, muito disse-me-disse, animosidades de todos os lados, mostram que a competição, prevista para se iniciar no próximo sábado, dia 22, já com bastante atraso, não dá ânimo para que alguns botonistas, sempre fieis tentem se inserir nesse contexto.

Apesar das intempéries o Campeonato Oficial vai começar
As inscrições estão abertas e observa-se que quatro tradicionais botonistas não cravaram seus nomes para a competição. Além disso, um quinto não vai poder participar, mesmo se quisesse (o que não acontece), por estar impedido de participar de competições oficiais até o dia 31 de dezembro de 2015, inclusive.
Pergunta-se: o que é que está havendo no mundo do botãobol? Por que toda essa celeuma? 
As respostas a essas perguntas não são tão fáceis, devendo ser fruto de bastantes análises e,  mesmo assim,  correndo um sério risco de serem mal interpretadas.
Botonistas da APFM já inscritos no Campeonato Oficial
Então, qual seria a solução para sanar todos esses problemas, acabando de vez com as turbulências, para que a APFM volte a ser o mar de tranquilidade, tão desejado por todos?
Para ser sincero: não sei!
A rigor, pode-se dizer que o quadro social ativo da APFM está constituído de vinte botonistas, mas com a participação em competições, em média, de 16 associados.
Como se vê, o quadro é diminuto e a perspectiva é de cada ano ficar mais estreito, isso se for levado em consideração que o botãobol, por ser o jogo de futebol de botão arte, que requer ao praticante um alto grau de habilidade técnica, não atrai a grande maioria de jovens que ainda se aventuram pelo futebol de mesa. Por inabilidade, essa grande maioria migra para a prática do futebol de botão onde as regras são mais simples, sem  maiores dificuldades. Em síntese: a prática do botãobol é um desafio, onde só os bons vingam!
Abiud Gomes vira mero espectador
Ontem, depois do sucesso da cirurgia, retornei aos campos da APFM e senti que o clima ainda não está propício para se tentar começar o campeonato oficial de 2015. As sequelas deixadas após o VI Torneio Chifronésio do Recife ainda não foram digeridas e a paz anda distante. 
Essa é a principal razão do afastamento desse blogueiro e seu tradicional NÁUTICO dessa anunciada competição. Acabou a paciência e já chega de engolir cobras e sapos. 
De agora em diante, comparecerei à APFM, assistirei aos jogos das competições ali realizadas e me divertirei jogando amistosamente com os amigos mais chegados. Normalmente, são três a quatro partidas realizadas, todos os sábados, utilizando-se times do meu acervo.
Continuarei dando todo o apoio (tabela de jogos, tábua de classificação, dados estatísticos) às competições, inclusive divulgando os resultados neste blog, como vem sendo feito desde 2005.
Como presidente do Conselho de Decanos e diretor cultural da APFM, continuarei exercendo o meu papel de censor e divulgador de tudo que se relaciona com o botãobol.
A vida segue seu curso e fico na torcida para que o Campeonato Oficial de Botãobol  de 2015, patrocinado pela APFM, seja um sucesso total. Boa sorte a todos. Viva o botão!