Minha lista de blogs

domingo, abril 26, 2015

ASA BRANCA LEVA ÚLTIMOS SUSPIROS

ASA BRANCA, de Dinoraldo, conquista o "ÚLTIMOS SUSPIROS"
Minha gente, a saga dos velhos campos de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras) chega ao fim, com a sensacional conquista pelo ASA BRANCA, time de Dinoraldo Gonçalves, do Torneio 'ÚLTIMOS SUSPIROS", realizado nesse sábado, dia 25 de abril de 2015 e que ficará para sempre marcado na história da APFM.
Em que pese o estado lastimável dos campos, o índice técnico pode ser considerado bom e trouxe muita emoção para os nove participantes.
As equipes foram divididas em três grupos de três equipes, formando assim três triangulares, classificando para a fase semifinal  o primeiro colocado de cada grupo.
Sorteado os grupos, o Grupo 1  ficou assim formado: NÁUTICO/AABB, de Abiud Gomes, SANTOS, de Adilson Ribeiro e FLAMENGO, de Fernando Brito, que iriam realizar seus jogos no Estádio Timbuzão.
Pelo Grupo 2, lá estavam: SÃO PAULO, de Max Monteiro, INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, cujo palco de luta seria o Estádio da Toca da Raposa.
Já o Grupo 3, marcou a presença das equipes do ITACURUBA, de Alexandre de Freitas, do BOTAFOGO, de MARCOS SILVA e do ASA BRANCA, de Dinoraldo Gonçalves, cujos duelos aconteceriam no Hércules Stadium.
Timaço da AABB/Caxias do Sul, homenagem TIMBU
Como se vê, o Brasília Stadium ficou de fora da competição, mas serviu de palco para o duelo envolvendo o NÁUTICO/AABB, de Abiud Gomes e o HÉRCULES, de José Hércules, onde o TIMBU abriu uma vantagem de dois gols,marcados por Grazziotin e Sambaquy, mas uma falha na cronometragem, estendeu a partida por mais quinze minutos além do tempo regulamentar de trinta minutos e assim viu os Herculanos chegarem à igualdade. O empate em 2x2 marca assim o encerramento das atividades do Brasília Stadium.
Os outros dois estádios, CAXINGUELÊ e VACO-VACO já estavam desativados há algum tempo.
Os jogos do  Grupo 1 tiveram os seguintes resultados: FLAMENGO 1 x 0 SANTOS; NÁUTICO/AABB 2 X 1 SANTOS; FLAMENGO 0 X 2 NÁUTICO/AABB. Portanto, o NÁUTICO/AABB classificou-se para a semifinal com 100% de aproveitamento.
Por sua vez, o Grupo 2 teve como vencedor o SÃO PAULO, com vitórias sobre INTERNACIONAL, por 3x2 e DEPORTIVO LARA, por 4x0. No confronto INTERNACIONAL X DEPORTIVO LARA, o COLORADO triunfou por 3x1, mas o triangular ficou com os sampaulinos que, beneficiados pelo sorteio, já garantiram presença na partida final.
ITACURUBA zebra contra FOGÃO, mas foge da raia
O Grupo 3 decidiu-se de forma tumultuada, com o ITACURUBA surpreendendo o BOTAFOGO, derrotando-o por 2x1. Na sequência, o ASA BRANCA perdia para o BOTAFOGO, POR 3X2 e seguiu para enfrentar o ITACURUBA, partida essa que não chegou ao final, devido ao abandono da equipe do ITACURUBA, quando o placar acusava a vitória asabranquense por 1x0. Inconformado com a atuação do árbitro, o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS retirou-se do campo de luta e com isso, indiretamente, traria benefício ao BOTAFOGO,  que se classificaria por ter feito mais gols que as outras equipes, porém, o GLORIOSO, num gesto digno de elogio, cedeu seu lugar ao ASA BRANCA, que assim partiu para a disputa da semifinal, enfrentando o NÁUTICO/AABB, no Estádio da Toca da Raposa.
Enquanto isso, o SÃO PAULO só ficava no aguardo do desfecho dessa peleja, para decidir o título da competição e  tentar levantar o troféu de campeão.
TIMBU com sua AABB deu bobeira para ASA BRANCA 
Com um início claudicante, já mostrando claros sinais de fadiga, o NÁUTICO/AABB viu logo o ASA BRANCA abrir 2x0 no placar, resultado da primeira etapa. No segundo tempo, o TIMBU, num esforço supremo, diminuiu o escore, mas era o último suspiro e não conseguiu reverter o quadro, contentando-se com o 3º lugar do Torneio.
ASA BRANCA já de posse do troféu após trucidar SÃO PAULO
No fecho da competição, o ASA BRANCA simplesmente aniquilou o TRICOLOR DO SAMU, com um impiedoso 5x1, conquistando o troféu de campeão do Torneio ÚLTIMOS SUSPIROS e marcando seu nome na história da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Um belo e significativo feito. A ASA BRANCA voou alto e deve ter ido aterrissar lá em seu reduto, no Jardim Maranguape. Parabéns, Dinoraldo pela soberba conquista. Valeu! 
A partir do próximo sábado, dia 2 de maio, a APFM passa a viver nova etapa, com os seis novos campos, que por certo servirão para elevar o nível técnico dos botonistas, verdadeiros artistas da palheta. 
Assim sendo, o tão aguardado VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE está definitivamente marcado para ter seu início no sábado, dia 9 de maio de 2015 e aí a história será outra, sem dúvida alguma. Viva o botão!




domingo, abril 19, 2015

ÚLTIMOS SUSPIROS

Velhos campos da APFM com suas histórias...
Minha gente, a espera pelos novos campos está perto do fim. Na terça-feira, dia 14 de abril, recebeu-se o pacote com os seis novos campos, que de imediato foram  levados para dentro dos salões da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, onde serão montados, porém, se sabe que esses estádios de botãobol (futebol de botão na verdadeira  regra pernambucana, a rainha das regras), precisam de uma série de medidas para que fiquem perfeitamente em condições de serem utilizados.
Vai se ter ainda uma trabalheira daquelas para que finalmente se possa praticar  jogos  com toda a desenvoltura que o botãobol exige.
V Chifronésio do Recife em pleno Brasília Stadium
Portanto, se tudo correr nos conformes, os novos campos somente estarão em ordem a partir de 2 de maio, quando então começará o ansiosamente aguardado VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, competição que reúne botonistas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com seus times de botão de chifre.
Até lá, vive-se de jogos amistosos, servindo apenas como preparativos para o grande evento.
Estádio da Toca da Raposa viverá até o último suspiro
Para não ficar apenas nesses treinamentos, a APFM decidiu marcar o TORNEIO "ÚLTIMOS SUSPIROS",  para o próximo sábado, dia 25 de abril, despedindo-se assim dos velhos campos, que fizeram toda a história da APFM.
É o fim da saga  do Brasília Stadium, do Timbuzão, da Toca da Raposa, Hércules Stadium, do Caxinguelê e do Vaco-Vaco, estádios que proporcionaram belos e memoráveis espetáculos de botãobol, o futebol de botão-arte, daí nada melhor do que deixar registrada essa data na história da entidade.
Estádio Timbuzão de grandes espetáculos, vai deixar saudades
Vai restar a saudade e as boas lembranças, mas o botãobol vai seguir seu curso, em nova fase, com novos espetáculos e  novas histórias.
Que o VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, competição que irá abrir oficialmente essa nova etapa da APFM, consiga mostrar toda a pujança do botãobol e que o evento sirva também para aparar todas áreas de atrito e assim continuar a ser um  ano de pleno sucesso, onde predomine sempre  o alto espírito desportivo, a sã camaradagem e o amor ao botão.
Mas, antes,  se aproveite também esses "ÚLTIMOS SUSPIROS", sabendo-se de antemão que, seja qual for o campeão, ficará para sempre na história do botãobol. Venham todos para a despedida dos velhos campos! Viva o botão.