Minha lista de blogs

domingo, março 29, 2015

CRUZEIRO FAZ A FESTA NO TORNEIO NOVA VIDA

Botonistas da APFM fazem a festa no Torneio Nova Vida
Minha gente, esse sábado, dia 28 de março de 2015, foi simplesmente maravilhoso, com a realização do TORNEIO NOVA VIDA, de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), num clima total de alegria, contando com a participação de 15 equipes, que foram distribuídas em cinco grupos de 3 equipes, numa primeira fase, classificando-se para a fase seguinte, cada campeão de grupo.
DEPORTIVO LARA goleia DRICO de CARUARU
Pelo Grupo 1, formaram os times do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, do BOTAFOGO, de Marcos Silva e do do DRICO, de Adriano Sette, com os jogos sendo realizados no Brasília Stadium. De saída, os CHIVOS DO INÊS ANDREAZZA aplicaram uma goleada acachapante no DRICO, de Caruaru, por 9x0, com o artilheiro MANCUSO comparecendo com cinco gols. 
Na sequência, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, também tirou uma lasquinha do time da Capital do Forró, se impondo por 3x1.
Ataque do FOGÃO parou na defesa do DEPORTIVO LARA
Na decisão do Grupo,  o DEPORTIVO LARA triunfou por 3x2, despachando o FOGÃO e seguindo em frente na competição.
BALEIA AZUL foi melhor que PEIXE e HÉRCULES no Grupo 2
Já o Grupo 2 envolveu as equipes do VILA BELMIRO, de Albertinho, do HÉRCULES, de José Hércules e do SANTOS, de Adilson Ribeiro.
Com vitória sobre o PEIXE, por 2x1 e empate com os HERCULANOS em 3x3, a BALEIA AZUL avançou na competição, após o empate em 1x1 no confronto entre HÉRCULES X SANTOS.
RAPOSA DA JACOBINA acaba com a goga do SACI
Enquanto isso, pelo Grupo 3, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, suou para derrotar o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 2x1, com o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS desperdiçando um pênalti que poderia mudar os rumos da partida.
Depois, os Itacurubenses empataram em 1x1 com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, indo a decisão do grupo para o confronto CRUZEIRO X INTERNACIONAL, vencido pela RAPOSA DA JACOBINA que acabou de uma vez por todas com a goga do SACI. 2x1 foi placar que sacramentou os cruzeirenses na segunda fase do torneio.
GRÊMIO deixa para trás GAVIÃO e URUBU e vai em frente
Por sua vez, no Grupo 4, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e FLAMENGO, de Fernando Brito, no Hércules Stadium, empataram em 2x2, num jogo bem movimentado, onde o MENGÃO abriu 2x0 no placar, mas o GAVIÃO DE MARANGUAPE encontrou forças para buscar a igualdade. 
Em seguida, o GRÊMIO, de José Ribamar, empatou em 0x0 com o FLAMENGO e foi buscar a classificação vencendo o PORTO, por 2x1.
TIMBU vascaíno leva virada e CHELSEA avança para a 2ª Fase
Finalizando a primeira fase, pelo Grupo 5, o CHELSEA, de Hugo Almeida, aproveitou-se das falhas do NÁUTICO, de Abiud Gomes e virou para cima do TIMBU, triunfando por 2x1. Logo depois, o NÁUTICO derrotou o SÃO PAULO, de Max Monteiro, apenas por 1x0 e ficou torcendo para que o TRICOLOR DO SAMU derrotasse os BLUES DO PAIVA por um magro 1x0, mas ficou só na vontade, pois os Chelsianos não encontraram dificuldades e mandaram ver um 2x0 nos sampaulinos.
MOSQUETEIRO IMORTAL trucida BALEIA AZUL
Na 2ª Fase do TORNEIO NOVA VIDA, o GRÊMIO, de José Ribamar venceu o VILA BELMIRO, por 3x2, no Estádio do Timbuzão , enquanto o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, triunfava sobre o CHELSEA, de Hugo Almeida, com um magérrimo 1x0.
Sequenciando a fase, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, venceu com categoria o GRÊMIO, de José Ribamar, por 2x1, no Hércules Stadium e foi decidir o título de campeão do Torneio NOVA VIDA, com o DEPORTIVO LARA.
Triunfo nos pênaltis dá título de campeão ao CRUZEIRO
Nessa partida decisiva, as equipes de mostraram extenuadas e desperdiçaram todas as jogadas ofensivas, levando a decisão para a disputa das penalidades máximas, após um empate em 0x0, no tempo regulamentar. Na série de cinco cobranças, a RAPOSA DA JACOBINA esteve impecável, convertendo 4 penalidades, não necessitando de executar a última cobrança, tendo em vista que os BODES DE INÊS ANDREAZZA já haviam desperdiçado dois pênaltis e aí os Estrelados correram para o abraço e aos gritos de "é campeão" fizeram a festa, recebendo o troféu de campeão do TORNEIO NOVA VIDA.
"Los CHIVOS DO LARA" vice campeões do NOVA VIDA
O DEPORTIVO LARA também não saiu de mãos abanando, sendo agraciado com o troféu de vice campeão.
Em resumo, o TORNEIO NOVA VIDA, promovido por Abiud Ferreira Gomes, com o apoio da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, foi espetacular sobre todos os aspectos, num clima de festa, com muita alegria e descontração.
Os troféus de campeão e vice campeão foram ofertados por Armando Manoel Gomes Pordeus, que nos deixou sem palavras para agradecer. Lamenta-se, apenas, a sua ausência na competição, pois, o mesmo teve que atender a interesses particulares. Que fique registrada essa demonstração de afeto e de carinho. Muito obrigado!
De resto é deixar também registrado o agradecimento a todos os botonistas que estiveram conosco no Torneio Nova Vida e que, se Deus assim quiser, estarão de novo no ano de 2016, comemorando essa significativa data.
Creio que até lá, essas pontes, que estão encravadas no meu peito, continuem firmes e fortes, para que eu possa continuar nessa árdua batalha pela  sobrevivência do botãobol, o belíssimo futebol de botão arte. Vamos em frente! Sejamos felizes! Viva o botão! 

domingo, março 22, 2015

MAIS UM ANO DA NOVA VIDA

Abiud Gomes três anos da NOVA VIDA
Minha gente, que todo mundo se lembre que no próximo sábado, dia 28 de março, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, estaremos realizando o TORNEIO NOVA VIDA, comemorando os três anos do sucesso da implantação das famosas três pontes e que estão  fazendo esse blogueiro continuar nessa luta insana pela sobrevivência do botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras). A presença de todos os meus amigos é de suma importância e tenho absoluta certeza que todos atenderão a esse chamamento.
De lamentar, apenas , a não chegada dos novos campos, o que fará com que o "NOVA VIDA" sirva de despedida dos atuais velhos campos, deixando assim  registrado o fato na bela e longa história da APFM.
APFM em plena efervescência
Ontem, sábado, dia 21, estiveram presentes à APFM, vários botonistas, já em francos preparativos para o VI Torneio Chifronésio do Recife, que será realizado tão logo sejam instalados os novos campos. A expectativa é imensa e acredita-se que o número de inscritos ultrapasse os já dezesseis confirmadíssimos.
 Alvirrubro DRICO DE CARUARU uma das atrações no botãobol
Cabe destacar a presença de Adriano Sette, o DRICO DE CARUARU, entusiasta do botãobol e que está fazendo de tudo para levar o futebol de botão-arte para a Capital do Forró, expandindo assim a rainha das regras. 
Para o NOVA VIDA, DRICO já confirmou presença e espera tão somente conciliar interesses outras para garantir presença no VI CHIFRONÉSIO, o que seria espetacular.
Bruno Batistuta (dir) se iniciando no futebol de mesa arte
Também merece citação especial o comparecimento de BRUNO ALBERTINI, o BATISTUTA, que ensaiou os primeiros passos no botãobol, já tendo sentido que não será nada fácil para se aprimorar na verdadeira regra pernambucana, pois vai precisar de muita paciência e disposição. Se for perseverante, sem esmorecimento, a possibilidade de sucesso nesse empreitada é grande, Pelo entusiamo demonstrado, dá para acreditar no êxito. Vá em frente, BATISTUTA,  seja bem-vindo ao mundo mágico do botãobol!
CHELSEA X INTERNACIONAL treinam  até a canela doer
Outro presença marcante foi a do CHELSEA, de Hugo Alexandre, que vai voltar com força total às competições da APFM, treinando com afinco, sempre tendo como adversário o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que ambiciona ganhar todos os títulos que disputará em 2015, já tendo colocado a mão nos dois torneios realizados (Torneio do Ranking e Torneio de Aniversário da APFM).
RAPOSA X PEIXE até nos treinos não tem boquinha
Como se vê, a jornada foi quente, com bons duelos amistosos:, sendo o principal deles, SANTOS X CRUZEIRO, envolvendo os irmãos Securinhas, Adilson e Marcos Cardoso, num clima de grande rivalidade, com a RAPOSA DA JACOBINA saindo na "gréia", por ter fritado o PEIXE na banha. Haja gozação!
GRÊMIO, de José Ribamar, HÉRCULES, de José Hércules, FLAMENGO, de Fernando Brito, ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo, SÃO PAULO, de Max Monteiro, VILA BELMIRO, de Albertinho, BOTAFOGO, de Marcos Silva, ITACURUBA, de Alexandre Freitas,  foram outras equipes que se fizeram presentes e se exercitaram até a exaustão,
Timaço chifronésio da PORTUGUESA estraçalha MENGÃO
Por fim o NÁUTICO, de Abiud Gomes, que utilizou-se de três times de seu rico acervo e saiu invicto na jornada, com dois empates e uma vitória, sendo essa com seu tradicional time de chifre  da PORTUGUESA, que sapecou um 3x0 no MENGÃO, de Fernando Brito, num belo espetáculo.  
Pelo visto, a festa do próximo sábado, dia 28 de março, na comemoração dos três anos da Nova Vida, somados aos 72 anos vividos anteriormente, terá tudo para se transformar no mais retumbante sucesso. A semana será dedicada inteiramente aos preparativos, de modo que nada falte e tudo corra nos conformes. O sábado, dia 28 de Março de 2015, vai ficar na história da APFM. Quem viver, verá. Depois, eu conto todos os fatos. Viva o botão! 

domingo, março 15, 2015

A ESPERA DOS NOVOS CAMPOS

Elvan Ferreira (esq) dando seus primeiros passos no botãobol 
Minha gente, ontem, dia 14 de março, foi mais um dia de preparativos para o VI Torneio Chifronésio do Recife, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a presença de vários botonistas, que se exercitaram com seus times de botões de chifres até a exaustão e, de imediato, sente-se que a expectativa para a competição cresce a olhos vistos, o que faz perceber que a medida tomada pelo quadro social da APFM  em adiar o Torneio até a chegada dos novos campos, foi acertadíssima, visto que as atuais mesas de botãobol (futebol de botão na verdadeira  regra pernambucana, a rainha das regras) não reúnem as mínimas condições possíveis para a realização de eventos importantes.

Uma pequena amostra de desgaste dos campos da APFM
O desgaste dos campos é algo impressionante e com isso os espetáculos deixam a desejar. Fazendo um paralelo com o futebol, os campos atuais da APFM mais se parecem com aqueles campinhos de várzea, enfeiando assim quaisquer espetáculos que porventura vierem a ser realizados.
Não dava mais para continuar, restando tão somente aguardar a vinda dos novos campos, já encomendados e aguardados com tamanha ansiedade.
Estádio Timbuzão já não oferecia belos espetáculos
Como o botãobol não pode parar, mesmo assim, nós, botonistas fanáticos continuamos dando as palhetadas e  usando de  toda a nossa habilidade para realizarmos bons jogos, apesar  das deficiências causadas pelo estado deplorável das mesas. Já dizia um renomado médico recifense, ao assistir a algumas partidas de botãobol: "Vocês parecem ter  mãos de cirurgião, tal a precisão como dominam a bola de borracha. Dá gosto ver". Portanto, está mais do que explicado e entendido o porquê do botãobol ser considerado o verdadeiro futebol de botão-arte. O botãobolista é na acepção da palavra um artista da palheta. É como é dito e repetido: "Jogar botão, qualquer um joga, porém, botãobol é para poucos".
Pintura nova, última tentativa de salvar o Brasília Stadium
É por essas e outras que o número de botonistas que se fazem presentes à APFM é ainda diminuto, atingindo um patamar de 18 assíduos botonistas que se deliciam com a prática do botão na rainha das regras. O número poderia ser bem maior, mas muitos que aqui estiveram, sentiram não possuir o dom de poder ir mais além. Seriam sempre coadjuvantes e nunca protagonistas, daí terem desistido e partido para o futebol de mesa, como é chamado o futebol de botão praticado nas outras diferentes regras. É a voz da verdade, mesmo que muitos não queiram admitir.
No sábado, dia 28 de março, a APFM acredita que seja o da despedida dos velhos campos, levando, consequentemente,  o VI Chifronésio para o dia   4 de abril, já com os novos tapetes.
Abiud Gomes marcando mais um ano de sua NOVA VIDA
Para não passar em branco, a despedida será marcada pelo Torneio NOVA VIDA, em comemoração aos três anos da nova vida deste blogueiro e botonista inveterado, após o sucesso da implantação das três famosas pontes que o mantem de pé nessa longa jornada da vida. A festa é minha e todos são convidados. Marquem presença! Aleluia! Viva o botão!

domingo, março 08, 2015

ADIADO O CHIFRONÉSIO

VILA BELMIRO X NÁUTICO se enfrentam amistosamente
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa tomou a sábia decisão de adiar para 21 ou 28 de março o início do VI Torneio Chifronésio do Recife, tendo em vista a precariedade dos campos existentes, que já estão bastante desgastados, necessitando urgentemente serem substituídos por campos novos. Para isso, a direção da APFM já fez a encomenda de seis novos campos de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras)  que deverão chegar num prazo máximo de dez dias.
O clássico "Securinha" RAPOSA X PEIXE chifronesiando
Com isso, as equipes terão um maior tempo de preparação e muitas delas  estiveram nesse sábado, dia 7 de março, treinando exaustivamente para essa competição, a mais tradicional do botãobol.
Quando se falou na compra dos novos campos, a alegria foi geral e de pronto foi arrecadado todo o numerário necessário para aquisição dos mesmos.
MENGÃO X HÉRCULES em testes para o Chifronésio
A verdade é que as atuais mesas não têm as mínimas condições para que sejam realizadas competições, servindo tão somente para treinos e jogos amistosos. 
Para o VI Torneio Chifronésio do Recife, já estão inscritas as  equipes do NÁUTICO, de Abiud Gomes, do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do VILA BELMIRO, de Albertinho, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do GRÊMIO, de José Ribamar, do HÉRCULES, de José Hércules, do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do FLAMENGO, de Fernando Brito, do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, da INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, do SÃO PAULO, de Max Monteiro, que treinaram com afinco, com seus times de botões de chifres.
FOGÃO X SACI arregimentando forças 
Espera-se nos próximos dias a confirmação das participações das equipes do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, da JUVENTUS, de Vandré Meneses.
A torcida é grande para o CHELSEA participar do Chifronésio
Também são aguardadas com bastante ansiedade as inscrições prováveis dos times do CHELSEA, de Hugo Alexandre e da AGA, de Humberto Securão, que se mostram reticentes em participar, sob a alegação de não terem tempo para comparecerem com assiduidade, face a seus inúmeros afazeres. Seria uma pena.
Portanto, se tudo correr nos conformes, teremos dezoito equipes em luta pelo título do Torneio mais charmoso do botãobol, o CHIFRONÉSIO.
O regulamento da competição já está aprovado e será semelhante ao do V Torneio Chifronésio do Recife, realizado em 2013, com as equipes divididas em dois grupos distintos, classificando-se para a fase decisiva as quatro melhores equipes em seus respectivos grupos.
"Cabeça de Lagartixa" troféu para quem levar a Rebarba do Chifronésio
Quanto às demais, irão constituir a Rebarba do Chifronésio, a ser disputada nos mesmos moldes da fase decisiva do VI Torneio Chifronésio do Recife, com direito ao troféu "Cabeça de Lagartixa".
Resta tão somente aguardar a chegada e a instalação dos novos campos para então começar a verdadeira guerra pelo título. A expectativa é enorme. Todos vão ficar na torcida. A competição vai bombar, podem acreditar. Viva o botão!  

domingo, março 01, 2015

VEM AÍ O VI CHIFRONÉSIO DO RECIFE

CRUZEIRO, campeão do V Chifronésio, em 2013
Minha gente, seria nesse próximo sábado, dia 7 de março, mas os botonistas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa pediram mais uma semana para arregimentarem suas equipes com vistas ao VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE,  de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), que promete ser sensacional, sob todos os aspectos.
Essa competição é a segunda mais importante da APFM e é realizada sempre no primeiro semestre do ano, exceto no ano de Copa do Mundo, com seus botonistas se apresentando com seus times de chifre, revivendo assim a época mais romântica do futebol de botão.
Time de ponta de chifre do NÁUTICO, uma raridade
Nos anos 60, aqui no Recife, os botões de capa foram escasseando e deram lugar aos botões de chifres, adquiridos na maioria das vezes na Casa de Detenção do Recife, unidade prisional, cujos encarcerados fabricavam artesanatos, utilizando-se de chifres de boi. 
Também se tornou famoso, na fabricação de botões de chifres, o Seu NOZINHO, na vizinha cidade de Paulista, onde muitos botonistas se deslocavam para reforçarem seus times, voltando radiantes com suas preciosidades. Era uma festa!
Times de lados de chifre branco, outra raridade
Esses botões apresentavam um furo no centro que era preenchido por um cravo ou castelo, devido ao torno manual, usado na sua confecção e eram um tanto quanto abaulados, na sua superfície. 
Todo esse encantamento dos botões de chifres ainda persiste, sendo confeccionados e vendidos com alguma frequência. Há muitos botões novos, desfilando nos campos de botãobol.
Equipe fórmula um do SANTOS, campeã do CHIFRONÉSIO em 2012
Nessa sexta edição, o CHIFRONÉSIO deve  ser disputado nos mesmo moldes do torneio realizado em 2013, com as equipes dispostas em dois grupos distintos, classificando-se as quatro melhores colocadas de cada grupo, que se cruzarão em partidas mata-mata, até surgir o grande campeão.
Quanto às demais equipes que não obtiverem a classificação para a fase final do VI Chifronésio, essas irão compor a  Rebarba do Chifronésio para ver quem leva o prêmio de consolação, o troféu  "cabeça de lagartixa".
VILA BELMIRO  1º Campeão do Chifronésio, em 2006 
Até agora, nenhuma equipe conseguiu ganhar o título de campeão do Chifronésio por duas ou mais vezes. Portanto, cinco equipes vão fazer de tudo para tentar conquistar o título pela segunda vez.
VILA BELMIRO, de Albertinho, BOTAFOGO, de Marcos Silva, CHELSEA, de Hugo Alexandre, SANTOS, de Adilson Ribeiro e CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, ganhadores das versões anteriores, já confirmaram presença e prometem que lutarão com unhas e dentes para escreverem mais uma bela página na história do botãobol. É ver para crer.
NÁUTICO e PORTO vão tentar o título inédito do CHIFRONÉSIO
Por sua vez, NÁUTICO, de Abiud Gomes, FLAMENGO, de Fernando Brito, INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, HÉRCULES, de José Hèrcules, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, GRÊMIO, de José Ribamar, CORITIBA, de Cláudio Sandes e CORINTHIANS,  Adriano Oliveira, se encontram treinando exaustivamente para não ficarem no meio do caminho e prometem muita briga para tentar a conquista do título inédito.
Outro time que tem grandes chances de conquista é a AGA, de Humberto Securão, mas que falta ainda confirmar sua participação na competição.
Rubronegro ITACURUBA promete aprontar no CHIFRONÉSIO
Enquanto isso, a JUVENTUS, de Vandré, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, SÃO PAULO, de Max Monteiro e a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, mesmo pouco cotadas para o título, servirão de fieis da balança e levam a esperança de figurarem na zona de classificação, evitando a tão indesejada Rebarba do Chifronésio.
Todas essas equipes levam a sério a máxima:"É melhor ser rabo de jacaré, do que cabeça de lagartixa".  Não se iludam!
Com todos esses ingredientes, já se tem a certeza de que o VI TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE será uma guerra. Resta ficar na torcida! Vamos à luta! Viva o botão.