Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 22, 2015

SACI CONQUISTA TORNEIO DE ANIVERSÁRIO DA APFM

Jiquiá recebe do presidente da FPFM, Éder, o troféu Paulinho Guariba
Sambaquy, amigão Sambaquy, teu COLORADO venceu o Torneio comemorativo do 13º Aniversário da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, realizado neste sábado, dia 21 de fevereiro, com 15 participantes, divididos em 5 grupos de 3 equipes, classificando-se para os jogos decisivos as equipes primeiras colocadas em seus respectivos grupos.
AGA, BOTAFOGO e HÉRCULES,  o trio do Grupo 1
O Grupo 1 ficou constituído pelas equipes da AGA, de Humberto Arruda, do BOTAFOGO, de Marcos Silva e do HÉRCULES, de José Hércules, que se enfrentaram no Estádio Timbuzão.
De saída, o BOTAFOGO derrotou a AGA, impondo-se por 5x3. Na sequência,  a AGA triunfou sobre o HÉRCULES, derrotando-o por 4x2. No fecho do triangular, o BOTAFOGO classificou para a fase seguinte, vencendo o HÉRCULES, por 4x3, num jogo sensacional.
CHELSEA, NÁUTICO e INTER DE MILÃO, na luta no Grupo 2
Já o Grupo 2 teve como protagonistas os times do CHELSEA, de Hugo Alexandre, da INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes e do NÁUTICO, de Abiud Gomes. O TIMBU começou derrotando a INTER DE MILÃO, por 2x0. Depois foi a vez do CHELSEA também vencer os milaneses, mas não pode continuar na competição, sendo considerado perdedor por WxO, beneficiando assim o NÁUTICO, que avançou para a segunda etapa do torneio.
A dupla GRENAL e VILA BELMIRO se matam no Grupo 3
Por sua vez, o Grupo 3 foi logo considerado o Grupo da Morte, pois envolvia três pesos pesados do botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras). O GRENAL iniciou a disputa com o COLORADO, de Paulo Jiquiá, triunfando sobre o TRICOLOR IMORTAL, de José Ribamar, por 4x2. Logo após, os gremistas derrotaram o VILA BELMIRO, de Albertinho, por 2x1. No fecho do triangular, o SACI mandou ver na BALEIA AZUL, saindo vencedor por 3x2, conquistando o direito de seguir na competição.
LARA supera PORTO e JUVENTUS no Grupo 4
Enquanto isso, pelo Grupo 4, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes,  conseguiu a classificação com os triunfos de goleada  sobre a JUVENTUS, de Vandré, por 4x1 e em cima do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 4x0. No confronto PORTO X JUVENTUS, o GAVIÃO DE MARANGUAPE mandou ver um 3x0 na VECCHIA SIGNORA, mas ambos já estavam eliminados.
MENGÃO liquida ITACURUBA e SÃO PAULO no Grupo 5
Encerrando a 1ª fase da competição, o FLAMENGO, de Fernando Brito, derrotou o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 2x1 e decidiu a vaga com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, que também derrotara o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS, por 2x1. Com uma goleada de 4x0, o URUBU DO HOSPÍCIO mandou o TRICOLOR DO SAMU ladeira abaixo e seguiu adiante no torneio.
SACI despacha CHIVOS DO LARA e vai à final
Abrindo a segunda fase do Torneio, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, despachou o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, goleando por 5x2, no Estádio do Timbuzão, sem muita dificuldade. 
MENGÃO apaga FOGÃO na "cara e coroa"
No outro confronto, BOTAFOGO, de Marcos Silva e FLAMENGO, de Fernando Brito, empataram no Hércules Stadium, em 1x1, o que levou a decisão para o sorteio e quem saiu cantando vitória foi o MENGÃO, bafejado pela sorte.
TIMBU se defende e depois traça URUBU DO HOSPÍCIO
O NÁUTICO, de Abiud Gomes, que a tudo assistia, entrou em campo e garantiu-se na final da competição ao triunfar sobre o MENGÃO, por 2x0, no Estádio da Toca da Raposa. O TIMBU não deu moleza para o URUBU DO HOSPÍCIO.
Na decisão do 3º lugar, o MENGÃO levou mais uma lapada, dessa vez para os BODES DO INÊS ANDREAZZA, o campeão da APFM, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, por 2x1.
Troféu Paulinho Guariba e o timaço colorado
A grande  final do Torneio do 13º Aniversário da APFM, oferecia ao campeão o  TROFÈU PAULINHO GUARIBA, botonista da antiga LAFME, que, ontem, fez a grande travessia no plano espiritual, indo se juntar aos outros saudosos botonistas que tanto fizeram pelo futebol de botão quando estiveram entre nós. Vá em paz, PAULINHO e  que Deus ilumine seu glorioso caminho na eternidade.
A grande final dos 13 anos da APFM - o clássico Sambaquy
O Clássico SAMBAQUY foi deveras sensacional, mas o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, com seu novo e belíssimo time de galalite não perdoou as falhas do NÁUTICO, de Abiud Gomes e deu o grito de "É CAMPEÃO" quando soou o alarme do cronômetro, acusando o encerramento da partida, com o triunfo de 4x2  em favor do COLORADO. O SACI conquista assim o segundo título do ano.
Parabéns, Paulo Jiquiá. Salve o INTERNACIONAL! Hurra! Hurra!
Éder Sérgio e Dido de Caruaru também fizeram a festa da APFM
Por fim, cabe registro as presenças de botonistas ligados à Federação Pernambucana de Futebol de Mesa, que muito nos honraram, a frente seu presidente ÉDER SÉRGIO, acompanhado do diretor DIDO SETTE de CARUARU, que não se contiveram e se deleitaram com o botãobol, acenando com a proposta de levá-lo para a Capital do Forró. Se isso vier a ocorrer, será a certeza que o botãobol terá vida bem longa. Vamos ficar na torcida e que a ideia vingue. Bola prá frente, ÉDER SÉRGIO e toda a diretoria da FPFM.
Vale também registrar as visitas dos botonistas CARLOS ALBERTO, do Clube das Águias, de RIBEIRO, da Liga da cidade de Aliança e de PEDRO CIRNE, do Sport Club do Recife, todos atuantes da regra brasileira (1 toque).
Em suma, a comemoração dos 13 anos da APFM foi simplesmente uma festa de arromba. Só faltou Sambaquy! Viva o botão.

sábado, fevereiro 07, 2015

AS ALMAS SEBOSAS DO BOTÃO


Minha gente, hoje, sábado, dia 7 de fevereiro, após alguns jogos treinos de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), resolvi fugir um pouco do assunto pré-temporada e enveredar por algo que já estava engasgado há muito tempo, mas somente agora vou conseguir botar para fora.
Refiro-me àquelas pessoas  de mau caráter, insuportáveis, de difícil convívio, interesseiras, mesquinhas, cheias de futricas e de picuinhas, as famosas almas sebosas.
É certo que em qualquer atividade humana, essas almas sebosas sempre se farão presentes, atuando como elementos desagregadores, nocivos à sociedade.

O danado de tudo é que essas almas sebosas, até serem desmascaradas, conseguem atrair em torno si incautos que irão lhes servir de massa de manobra para fins espúrios. 
No botão, não podia ser diferente. Essas figuras abjetas surgem querendo ocupar espaços importantes nas organizações e quando conseguem atingir esses cargos, passam então a agir contra a instituição, indo de encontro  as normas regulamentares, na tentativa de impor suas vontades, para com isso se locupletarem. 
Veja o exemplo de uma pessoa vigarista: normalmente de boa aparência, de fácil comunicação, com muita empatia e passando um alto grau de confiança. Depois, vem a rebordosa e as vítimas, estarrecidas, caiem na real, porém, o mal já está feito e bem feito. Está traçado o perfil da alma sebosa do botão.

Atualmente, Pernambuco vive um momento conturbado na seara do futebol de botão, com  hostilidades de tudo quanto é lado,
É bom frisar que no Recife, o jogo de botão é praticado de maneira a mais diversificada possível, com uma infinidade de regras, As regras ditas oficiais (brasileira, paulista, carioca e dadinho) são as que têm menos espaços, perdendo para a regra leva-leva com todas as suas variantes. Em levantamento feito recentemente, verificou-se que nas áreas de lazer dos condomínios residenciais, terraços, garagens e quintais, o predomínio do botão na regra leva-leva é gritante, isso visto em todos os bairros da capital e da região metropolitana. 
Já as regras oficiais, ocupam espaços pré-determinados em alguns clubes de certa expressão no Recife (Sport Clube do Recife, Santa Cruz Futebol Clube) e em algumas ligas da periferia. O número de praticantes ainda é inexpressivo. Quais as razões? 
Pode-se dizer que o botão, levando-se  em consideração apenas as regras oficiais, deveria estar vivendo melhores momentos, desde que não houvesse interferência dessas almas sebosas que somente servem para tumultuar o ambiente, jogando uns contra os outros.
Ainda bem que a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, entidade independente, que nunca quis ser vinculada a nenhuma federação, procura sempre se manter afastada, mesmo sabendo que essas almas sebosas vivem rodando suas dependências, a espera do caos. Enganam-se essas pobres criaturas  pois a APFM vai seguir sempre em frente, livre de qualquer pressão. O botãobol (regra pernambucana) aqui jogado, serve apenas como divertimento, sem nenhuma outra conotação. 
Para aqueles que fazem a entidade, pouco interessa o dia  de amanhã. Vale apenas o hoje, o dia que nasce. Assim vivendo, estamos atravessando o 13º ano de existência, sempre no mesmo espaço, todas as 5ª feiras e sábados, com todas as competições tendo início, meio e fim.  É com esse espírito que se continua a tocar o barco, até onde der.
As pessoas de bem que querem conosco conviver serão sempre bem-vindas e terão bom acolhimento, isso podem ter certeza.
Quanto às almas sebosas...

domingo, fevereiro 01, 2015

SACI MOSTRA FORÇA E LEVA TORNEIO DO RANKING

COLORADO mostra força e é campeão do Torneio do Ranking
Minha gente, este sábado, dia 31 de janeiro, abriu a temporada de 2015, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a solenidade de premiação do campeonato oficial de 2014 e a realização do tradicional Torneio do Ranking de Botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), que apresentou como campeão, de modo sensacional, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que dedicou esse grande feito a ADAUTO CELSO SAMBAQUY, um dos maiores nomes do futebol de botão no Brasil.
DEPORTIVO LARA o maior agraciado na Festa de Premiação
Antes do início dos jogos, foram entregues os troféus e medalhas, com destaque para o DEPORTIVO LARA, que arrebatou três troféus (Campeão Geral, Campeão da Série Ouro e Campeão do 1º Turno), debaixo de muita emoção.
Em seguida, começaram as partidas do Torneio do Ranking, com a participação de 12 equipes, ressaltando-se  os times do CHELSEA, de Hugo Alexandre e da AGA, de Humberto Arruda, que estiveram afastados das competições da APFM no ano de 2014.
FOGÃO leva virada e vai embora mais cedo
Na primeira rodada, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, levou uma virada do CHELSEA, de Hugo Alexandre, saindo derrotado por 3x2, sendo eliminado sumariamente do torneio, O FOGÃO apagou-se cedo.
MENGÃO despacha TIMBU e segue em frente
O NÁUTICO, de Abiud Gomes, maior vencedor desse torneio, também partiu mais cedo ao perder para o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 1x0, no Estádio da Toca da Raposa. O TIMBU viu cair por terra a esperança de conquistar mais um Torneio do Ranking. Ficou chupando o dedo!
BALEIA AZUL sofre traulitada e some da APFM
Já no Estádio Timbuzão o VILA BELMIRO, de Albertinho, era surpreendido pelo SÃO PAULO, de Max Monteiro, sendo goleado por 5x2 e dando adeus à competição. Procurou-se depois a BALEIA AZUL mas ela se escafedeu.
PEIXE abusa da retranca e sai vitorioso
Por sua vez, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, no Hércules Stadium, com um magro 1x0, despachava a equipe do HÉRCULES, de José Hércules, do torneio. O PEIXE ficou amarradinho, não dando chances aos HERCULANOS.
SACI dando início à arrancada para o título
Enquanto isso o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, fazia um jogão diante do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, no Estádio do Timbuzão, impondo-se por 5x3 e mandando o GAVIÃO DE MARANGUAPE voar para bem longe.
Ainda ressacado, LARA deixa  Torneio do Ranking mais cedo
Fechando a rodada, a AGA, de Humberto Arruda, triunfou sobre o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, ainda de ressaca pela conquista do título de campeão de 2014, amargando uma derrota por 4x1, ficando desclassificado da competição. Os BODES DO INÊS ANDREAZZA foram devorados pela FERA MATUTA.
PEIXE leva virada e os BLUES seguem firmes
Na sequência do Torneio do Ranking, o SANTOS, de Adilson Ribeiro,  saiu derrotado, no Estádio do Timbuzão, por 2x1, em mais uma virada sensacional do CHELSEA, de Hugo Alexandre. Era o bye-bye do PEIXE.  Au revoir, ciao, adiós!
SACI mata URUBU nos pênaltis e é finalista
No embate envolvendo INTERNACIONAL x FLAMENGO, o equilíbrio foi a tônica da partida, com o empate de 1x1 no tempo regulamentar, levando a decisão para a cobrança das penalidades máximas. Aí o SACI esnobou e despachou o MENGÃO, com 3 cobranças convertidas, contra apenas uma por parte do URUBU DO HOSPÍCIO, garantindo-se assim na decisão do torneio,
AGA leva sufoco mas se safa no finzinho
Por outro lado, a AGA, de Humberto Arruda, comia da banda podre e quase era surpreendido pelo SÃO PAULO, de Max Monteiro, no Hércules Stadium, conseguindo sair vitorioso por 1x0. O TRICOLOR DO SAMU merecia melhor sorte, mas desperdiçou inúmeras oportunidades. Valeu a máxima: quem não faz, leva!
FERA MATUTA entrou com gosto de gás e deu tudo
Na semifinal, a AGA, de Humberto Arruda, passeou em campo, fazendo o que bem queria com o CHELSEA, de Hugo Alexandre, goleando por 4x1 e partindo direto para a decisão do Torneio do Ranking. A FERA MATUTA deu um vareio de bola nos BLUES que só assistiram.
SACI acaba com FERA MATUTA e leva o 1º caneco de 2015
A partida que decidiu o título do torneio foi simplesmente espetacular, mas o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, se houve melhor e merecidamente chegou ao grito de "É CAMPEÃO". Sempre na frente do placar, o SACI COLORADO não deu brecha à FERA MATUTA. Final: 4x2 e fim de papo.
Com a conquista do Torneio do Ranking, Paulo Jiquiá, condutor do INTERNACIONAL, foi abonado com 30 pontos no ranking, atingindo assim o quarto lugar, ultrapassando a Adilson Ribeiro, que, consequentemente, cai para a quinta posição.
Salve, salve o COLORADO, que pela primeira vez leva o troféu dessa competição. A festa foi grande. Valeu! Viva o botão.