Minha lista de blogs

domingo, janeiro 25, 2015

TORNEIO DO RANKING DE BOTÃOBOL

Torneio do Ranking e Festa de Premiação da APFM do ano passado
Minha gente, no próximo sábado, dia 31 de janeiro, se inicia a temporada de 2015 de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), com a realização, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, do tradicional Torneio do Ranking, envolvendo todos os botonistas, pertencentes ao Quadro Social da APFM.
Cláudio Sandes (DEPORTIVO LARA) o maior agraciado
Na ocasião, antes do início dos jogos, a APFM fará a solenidade de premiação referente ao Campeonato Oficial de 2014, que apresentou como campeão, pela primeira vez na história da associação, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
Além do troféu de campeão oficial, o DEPORTIVO LARA será agraciado com os troféus de campeão do 1º Turno e de campeão do 2º Turno/Série Ouro.
Marcos Silva (BOTAFOGO), todo sorrisos,  receberá seus troféus
Também será agraciado com troféus, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, pelo título de vice campeão geral e do botão artilheiro do campeonato, o atacante DEL PIERO, com 21 gols.
O INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, receberá o Troféu de Vice Campeão do 2º Turno/Série Ouro e de 4º Lugar Geral, além da medalha da equipe de melhor ataque do campeonato.
José Ribamar (GRÊMIO) mais um a ser agraciado
À  equipe do GRÊMIO, de José Ribamar, caberá o troféu pelo 3º lugar geral, enquanto que o FLAMENGO, de Fernando Brito, receberá o troféu de Campeão do 2º Turno/Série Prata.
Adilson Ribeiro, o melhor árbitro da APFM
Já Adilson Ribeiro, condutor da equipe do SANTOS, receberá a medalha do time de melhor defesa, além do troféu de melhor árbitro do certame.
As equipes do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do VILA BELMIRO, de Albertinho, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e do NÁUTICO, de Abiud Gomes, receberão as medalhas pelos 5º, 6º 7º e 8º lugares, respectivamente, na classificação geral.
Após a premiação, começa o Torneio do Ranking, com os jogos obedecendo rigorosamente o posicionamento dos botonistas no ranking geral da APFM, isso em todas as etapas da competição.
Por conta disso, muitas equipes estiveram presentes à APFM, realizando os últimos preparativos para a largada da temporada.
DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, NÁUTICO, de Abiud Gomes, SÃO PAULO, de Max Monteiro, INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, FLAMENGO, de Fernando Brito, foram alguns dos times que andaram se exercitando nos vários campos da APFM. Pelo que demonstraram nos treinamentos, essas equipes têm tudo para fazerem grandes apresentações. Vamos aguardar.
PAULO VLADIMIR matando as saudades do botãobol
Registre-se aqui a visita feita por PAULO VLADIMIR RAMEH DE ALBUQUERQUE que, de férias no Recife, resolveu matar as saudades do botãobol e mostrou que quem é rei nunca perde a majestade. Atualmente, em Natal-RN, sente-se impossibilitado da prática do botãobol, por absoluta falta de parceiros. Foi um prazer enorme recebê-lo em nossas dependências. Volte sempre!
Goleiro de botãobol, a verdadeira regra pernambucana
No fecho da matéria, um pedido a todos os botonistas que uma forma ou de outra divulgam o futebol de mesa: a verdadeira regra pernambucana, com registro em cartório, é chamada atualmente de botãobol, nada tendo a haver com a "regra de Armandinho" que erroneamente está sendo rotulada de regra pernambucana. Além da regra 12 toques (ex-regra paulista), o belo Clube Armandinho de Futebol de Mesa, oferece o futebol de botão na "Regra de Armandinho", que se assemelha um pouco com o botãobol. Fica o esclarecimento e o pedido.
Portanto, peço encarecidamente ao amigão Gustavo Guimarães que ao utilizar o facebook faça a necessária correção. Viva o botão!

segunda-feira, janeiro 19, 2015

COMEÇA PRÉ-TEMPORADA DE BOTÃOBOL

O circo do botãobol já está armado para novos espetáculos
Minha gente, nesse sábado, dia 17 de janeiro, teve início a pré-temporada de 2015 de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras) na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a presença dos grandes botonistas associados, que se exercitaram ao máximo, muitos apresentando novidades em seus times.
Abiud Gomes (esq) apresentou suas novidades para 2015
O NÁUTICO, de Abiud Gomes, como sempre faz, apresenta seus novos times (SANTIAGO WANDERERS, BARCELONA, DEPORTIVO PORTUGUÊS, BORDEAUX) e, de acordo com o desempenho nos treinamentos, seleciona um deles para representá-lo nas competições.
Nesse sábado, o fato inusitado foi a  fuga do famoso goleiro Boca de Cachorro, do VILA BELMIRO, de Albertinho, para defender o gol do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso,  que quer investir fortemente este ano e faz qualquer negócio. A RAPOSA DA JACOBINA quer voltar à fase áurea e para isso já parece ter aposentado Albertosi, que ultimamente não vem dando sorte. Essa RAPOSA está mal intencionada... Cuidado, gente!
Como se vê, depois do circo pegar fogo, as cinzas foram removidas, a lona erguida  e o espetáculo vai dar continuidade.
TIMBU (Abiud Gomes) maior vencedor do Torneio do Ranking
Nesse primeiro semestre estão previstas: 1) Torneio do Ranking, previsto para o dia 31 de janeiro, juntamente com a festa de premiação do Campeonato Oficial de 2014. Essa competição é no formato mata-mata, obedecendo o posicionamento das equipes no Ranking Geral da APFM. O NÁUTICO, de Abiud Gomes, é o maior vencedor, com 4 conquistas. É o torneio que abre a temporada oficial da APFM.
Adilson (SANTOS) campeão da Copa Brasília de 2007
2) Em fevereiro, após o Carnaval, no sábado, dia 21, a APFM promove a Copa Brasília,  torneio comemorativo do 13º aniversário da entidade, fundada em 22 de fevereiro de 2002, também na fórmula mata-mata, mas com os jogos sendo conhecidos através de sorteio.
Durante todo esse período de existência da APFM, apenas cinco Copas foram realizadas (anos 2007, 2010, 2012. 2013 e 2014), com SANTOS, de Adilson Ribeiro, GRÊMIO, de José Ribamar, VILA BELMIRO, de Albertinho, SANTA CRUZ, de Armandinho e BOTAFOGO, de Marcos Silva, pela ordem, como campeões.
3) Em março, no dia 7, começa uma das mais consagradas competições do botãobol, o tradicional TORNEIO CHIFRONÉSIO, em sua 6ª edição, reunindo times de chifres, quase que uma exclusividade da verdadeira regra pernambucana.
CHELSEA, de Hugo Alexandre, campeão do III Chifronésio do Recife
Essa competição se estende por todo o semestre, em duas fases, com as equipes divididas em dois grupos. Os campeões das edições anteriores foram: 2006 - VILA BELMIRO, de Albertinho; 2009 - BOTAFOGO, de Marcos Silva; 2011 - CHELSEA, de Hugo Alexandre; 2012 - SANTOS, de Adilson Ribeiro; 2013 - CRUZEIRO, de Marcos Cardoso.
LARA (Cláudio Sandes) será novamente campeão?
4) Para o 2º semestre de 2015, estão reservados o CAMPEONATO OFICIAL, principal competição da APFM, o TROFÉU JOSÉ HÉRCULES LEITE, em 24 de outubro e o TORNEIO DE ENCERRAMENTO, em 19 de dezembro.
Todas essas competições, constantes do calendário da APFM, por serem eventos oficiais, contam pontos para o ranking da associação.
É comum a APFM, através de seu quadro social, promover torneios não oficiais, comemorando datas importantes de seus sócios, a exemplo do Torneio Nova Vida, promovido em 2014, por Abiud Gomes.
Qualquer associado poderá promover uma competição desde que reserve a data com certa antecedência, para que o evento possa ser divulgado.
É assim o mundo maravilhoso do botãobol, com toda a sua emoção. São espetáculos belos e únicos. Nunca vistos em outras regras. Viva o botão!

domingo, janeiro 11, 2015

E O CIRCO DO BOTÃOBOL PEGOU FOGO

A alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo
Minha gente, nesse sábado, dia 10 de janeiro de 2015, aconteceu o encerramento do Campeonato Oficial de Botãobol de 2014, com o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Alves Sandes, se sagrando com todos os méritos campeão oficial da APFM, o primeiro grande título de sua trajetória.
No sábado passado, dia 3 de janeiro, foi dito que os campos da APFM viraram picadeiro, com os botonistas se transformando em palhaços na pura acepção da palavra.
No fecho do campeonato, não foi diferente, mas para alegria dos palhaços, o circo pegou fogo, literalmente. O FOGÃO, de Marcos Silva, acabou com o que restava de espetáculo, tirando de uma só vez as aspirações dos concorrentes ao título do 2º Turno, da Série Ouro.
BOTAFOGO X GRÊMIO termina em tragédia
Explica-se: "a partida GRÊMIO, de José Ribamar e BOTAFOGO, de Marcos Silva, arbitrada por Adilson Ribeiro, seguia morna, empatada em 2x2, depois de uma reação espetacular do GLORIOSO, que estava em desvantagem, após a primeira etapa terminar com o placar estampando 2x0 em favor dos MOSQUETEIROS DA MANGUEIRA.
Apelando para a catimba, os gremistas, na iminência de sofrer uma virada,  começaram a provocar os botafoguenses que foram se irritando a ponto de abandonar a partida, quando restavam 1min40 para o término. Com essa atitude intempestiva, o FOGÃO foi considerado perdedor do jogo e atribuiu-se o escore de 1x0 em favor do GRÊMIO.
DEPORTIVO LARA o grande campeão de botãobol de 2014
Além disso, o BOTAFOGO foi eliminado sumariamente do campeonato, cumprindo-se o regulamento da competição. Como consequência, seu jogo contra o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, não mais seria realizado e os CHAVISTAS DO INÊS ANDREAZZA, para desespero do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, foram declarados campeões, pois com os três pontos da vitória por WxO  sobre o FOGÃO deram aos CHIVOS DE LARA o título de campeão do 2º Turno/Série Ouro. Como já havia conquistado o 1º Turno, o DEPORTIVO LARA tornou-se, de fato e de direito, o Campeão Oficial de Botãobol de 2014. Ponto final". Parabéns, ao novo Campeão da APFM.
TIMBU pega no rabo da RAPOSA DA JACOBINA
Antes da tragédia do FOGÃO, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, derrotou, no Estádio da Toca da Raposa, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 2x1 e se livrou de vez da lanterna da Série Ouro. Os TIMBUS, após a partida, deram o troco na gandaia que viviam de gozação a cada partida alvirrubra.
BALEIA AZUL ergue o troféu de lanterna da Série Ouro
A RAPOSA DA JACOBINA, por sua vez, iria ainda enfrentar o VILA BELMIRO, de Albertinho, confronto esse que decidiria quem seria o "rabo de jacaré".
Esse enfrentamento aconteceu no Estádio do Timbuzão e terminou empatado em 1x1, resultado que salvou a RAPOSA DA JACOBINA e deu de bandeja a lanterna à BALEIA AZUL DO METRÔ.
MOSQUETEIRO morre engasgado com espinhas do PEIXE
Ainda ocorreu a vitória do SANTOS, de Adilson Ribeiro, em cima do GRÊMIO, de José Ribamar, por 3x2, onde o PEIXE, pivô dos acontecimentos do sábado anterior, mostrou que ainda continuava vivo e disposto a aprontar novas artimanhas, ajudando a por  mais lenha na fogo.
SACI se vinga, bate no TIMBU e é vice da Série Ouro 
No clássico SAMBAQUY, encerrando a SÉRIE OURO, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, vingou-se da derrota do 1º Turno e triunfou sobre o NÁUTICO, com o placar em 2x0, num jogo tranquilo, com o SACI aproveitando-se  bem das farrapadas do TIMBU.
MENGÃO o grande campeão da Série Prata
Quem também fez a festa no circo da APFM foi o FLAMENGO, de Fernando Brito, que venceu o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 2x1 e sagrou-se Campeão da Série Prata, numa partida bem disputada onde os GAVIÕES DE MARANGUAPE, que jogavam pelo empate, foram surpreendidos pelo URUBU DO HOSPÍCIO que parece não ter se incomodado muito ao ver o circo pegar fogo.
Após o resfriamento, a ordem era recolher os cacos e ver se alguma coisa de valor ainda poderia ser salva dos escombros.
Pelo que se observou, só o tempo se encarregará de curar as feridas, mas,  fica a certeza de que o botãobol irá sempre em frente e que as intrigas e futricas vão continuar, pois fazem parte da história do botãobol. O bom é saber  que mais cedo ou mais tarde tudo voltará como era antes no Quartel de Abrantes. Vem aí a Temporada de 2015 e mais histórias para contar. Viva o botão!

domingo, janeiro 04, 2015

HOJE TEM MARMELADA? TEM, SIM SENHOR!


Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, quem diria, virou um circo, com os campos se transformando em picadeiro. Só se ouvia: "HOJE, TEM ESPETÁCULO ? TEM, SIM SENHOR! HOJE, TEM MARMELADA! TEM, SIM SENHOR! E O PALHAÇO O QUE É? JOGADOR DE BOTÃOBOL".
Parecia que era um jogão, mas na realidade...
O que houve? Difícil de explicar, pois o entrevero envolve duas tradicionais equipes da APFM, ambas se acusando mutuamente de trairagem. De um lado, o PEIXE ainda ressentido da falta de palavra do SACI (segundo ele) que, num arroubo, declarara a plenos pulmões que não mais participaria do campeonato e se cumprisse o que tinha dito intempestivamente beneficiaria o time Fórmula Um do SANTOS, que poderia tornar o PEIXE, campeão do 1º Turno. Já o SACI, simplesmente, voltou atrás na decisão e resolveu voltar a campo e fritou o PEIXE ainda incrédulo e mandou ver o arpão, tirando qualquer chance de sucesso. Alta traíragem? Sei não!
Com isso, o SANTOS esperou o 2º Turno e diz ter dado o troco, abrindo-se todo para o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Santos, que não tinha nada a ver com o PEIXE.  Foi só!
SÃO PAULO X INTER DE MILÃO - Série Prata sem arrumação
Em resumo, neste sabado, primeiro do ano de 2015, a APFM deu sequência ao Campeonato Oficial de 2014, vivendo seus últimos momentos do 2º Turno, em suas Séries OURO e PRATA e que deverá se encerrar no próximo sábado, dia 10 de janeiro, quando deverão ser apontados o Campeão Oficial de 2014 e o Campeão da Série Prata.
Na jornada, foram realizadas oito partidas, sendo seis pela Série Ouro e duas pela Série Prata, com o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, colhendo dois expressivos triunfos, se posicionando de vez na liderança da Série Ouro e bastando apenas uma vitória simples sobre o BOTAFOGO, de Marcos Silva, para conquistar, pela primeira vez, o título de campeão de botãobol da  APFM.
Los Chivos do LARA chifram  MOSQUETEIROS
De saída, os BODES DO ANDREAZZA derrotaram o GRÊMIO, de José Ribamar, no Estádio da Toca da Raposa, por 3x1, com uma atuação destacada. Os MOSQUETEIROS DA MANGUEIRA apenas assistiram ao desfile dos venezuelanos que pintaram e bordaram na partida.
TIMBU não viu a cor da bola e MOSQUETEIROS farrearam
Antes, nesse mesmo estádio, o GRÊMIO, de José Ribamar, mandou ver um 3x1 no NÁUTICO, de Abiud Gomes, aproveitando do primeiro tempo horroroso do TIMBU, que não se encontrava em campo, tornando-se presa fácil dos MOSQUETEIROS DA MANGUEIRA.
FOGÃO frita o PEIXE e se mantem na briga do título
Na sequência, num jogo encardido ao extremo, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, depois de se livrar de vários ataques do SANTOS, de Adilson Ribeiro, conseguiu, no apagar das luzes, fritar o PEIXE, triunfando por 1x0. O FOGÃO ainda vai ter pela frente o GRÊMIO, de José Ribamar, para, em caso de vitória, disputar o título do 2º Turno, enfrentando o DEPORTIVO LARA. Já o PEIXE perdia qualquer chance de ainda aspirar ao título da Série Ouro e partiu para se vingar do COLORADO.
Aleluia, Aleluia!!! TIMBU mata a pau a BALEIA AZUL
No outro confronto, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, no Estádio do Timbuzão, derrotou o VILA BELMIRO, de Albertinho, por 2x0, aproveitando-se da fraca apresentação da BALEIA AZUL. O TIMBU parece que dessa vez, nessa entrada de ano, livrou-se da "empatite" e pode enfim sorrir com o belo triunfo.
SACI cega BALEIA AZUL que encalha na praia colorada
Depois, no Estádio da Toca da Raposa, a BALEIA AZUL foi levar outra lapada, diante do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, saindo derrotada por 3x1. O SACI judiou o que pode da pobre BALEIA AZUL que caminhava às cegas no campo da luta. Deu dó!
PEIXE num momento raro dentro do picadeiro
No fecho da rodada, armou-se a lona do circo e o DEPORTIVO LARA entrou no picadeiro para "enfrentar" o SANTOS, de Adilson Ribeiro, para desespero de BOTAFOGO, GREMIO e principalmente o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, times interessados num tropeço do BODE DO ANDREAZZA, que assistiram  o PEIXE virar piaba. Espetáculo tosco, beirando ao ridículo, com a platéia abandonando a ópera bufa, mal o espetáculo começara e tome vaia.
Ainda bem que o resultado não foi de todo desastroso para as equipes do BOTAFOGO, do GREMIO e do INTERNACIONAL, que só dependem delas para ainda chegarem ao título do 2º Turno.
TRINCA FERRO fofou e calou-se diante de ZÉ DO CAIXÃO
Enquanto isso, na Série Prata, o INTER DE MILÃO, de Zé do Caixão, botou prá correr o TRINCA FERRO DO ITACURUBA, de Alexandre Freitas, sapecando-lhe um 3x0, para logo em seguida ser atropelado pelo SÃO PAULO, de Max Monteiro, que venceu por 2x1, saindo desembestado ladeira acima.
No próximo sábado vai acontecer, então, o desfecho do 2º Turno e se poderá ter já o Campeão Oficial de 2014 e também o Campeão da Série Prata que sairá do confronto  PORTO, de Dinoraldo Gonçalves X  FLAMENGO, de Fernando Brito, desde que o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, não compareça para realizar seus jogos. O tempo promete esquentar. Vai ser madeira de dar em doido. O espetáculo dessa vez promete e a  Marreta virá com edição especial. Vamos aguardar. Viva o botão!