Minha lista de blogs

sábado, dezembro 27, 2014

MENGÃO FAZ A FESTA NO BOTÃOBOL

 
MENGÃO (Esq) Campeão do TORNEIO DE ENCERRAMENTO
Minha gente, neste último sábado de 2014, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, cumprindo o calendário de eventos, promoveu o tradicional Torneio de Encerramento da Temporada de 2014 de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), com a participação de doze equipes, que foram dispostas em 4 grupos de três equipes.
FOGÃO (dir) foi o melhor do Grupo 1
Pelo Grupo 1, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, classificou-se para a primeira semifinal ao empatar em 2x2 como VILA BELMIRO, de Albertinho e triunfar sobre o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 3x2. No confronto VILA BELMIRO e SÃO PAULO, não houve vencedor, tendo a partida terminada empatada em 1x1.
GAVIÃO (Esq) papou o PEIXE e o TIMBU e o Grupo 2
Já no Grupo 2, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, chegou à 2ª semifinal, após empatar com o SANTOS, de Adilson Ribeiro, em 0x0 e derrotar o NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 2x1. Antes, o TIMBU havia empatado com o PEIXE \em 1x1, resultado que eliminou as duas equipes da competição.
GRÊMIO mata SACI e quase se complica com TRINCA FERRO
Enquanto isso, no Grupo 3, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá goleou o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 6x1, mas perdeu para o GRÊMIO, de José Ribamar, por 1x0. Com o empate em 2x2 com o ITACURUBA, o TRICOLOR IMORTAL classificou-se para a primeira semifinal.
MENGÃO (ao fundo) foi Papai Noel indigesto
Por sua vez, no Grupo 4, o FLAMENGO, de Fernando Brito, não tomou conhecimento de seus adversários e mandou ver um 2x0 em cima do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e 3x1 sobre o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes. O embate CORINTHIANS x DEPORTIVO LARA terminou empatado em 1x1. O MENGÃO então partiu célere para o confronto com o PORTO, pela 2ª semifinal.
FOGÃO despacha MOSQUETEIRO e parte para a final
A primeira semifinal, teve como destaque o atacante DEL PIERO, do BOTAFOGO, de Marcos Silva, que marcou os quatro  gols da vitória botafoguense sobre o GRÊMIO,  de José de Ribamar, por fantástico 4x3, resultado que levou o GLORIOSO para a decisão do TORNEIO DE ENCERRAMENTO.
URUBU põe GAVIÃO prá correr e é finalista
Na outra semifinal, o FLAMENGO, de Fernando Brito, levou a melhor sobre o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, impondo-se por 3x1. O URUBU DO  HOSPÍCIO partia para o confronto decisivo ante o FOGÃO, enquanto o GAVIÃO DE MARANGUAPE iria para a decisão do 3º lugar contra os MOSQUETEIROS DA MANGUEIRA.
MOSQUETEIRO acerta GAVIÃO em pleno vôo
Na decisão do 3º lugar, o GRÊMIO, de José Ribamar, passeou em campo e o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, saiu derrotado por 3x0. O GAVIÃO DE MARANGUAPE foi presa fácil do TRICOLOR DA MANGUEIRA.
MENGÃO apaga FOGÃO nos pênaltis e é CAMPEÃO
A grande final do TORNEIO DE ENCERRAMENTO foi disputado num clima de muita emoção e o tempo regulamentar terminou com as equipes empatadas em 2x2, levando a decisão para as cobranças dos tiros livres diretos da marca do pênalti e, das quatro cobranças que cada time executou, o MENGÃO, de Fernando Brito, foi mais feliz, convertendo duas penalidades, enquanto que o FOGÃO, de Marcos Silva, somente atingiu o alvo uma unica vez. MENGÃO, campeão do TORNEIO DE ENCERRAMENTO, com todos os méritos. Parabéns pelo título, último do ano de 2014.
Vale ressaltar que Marcos Silva, condutor do BOTAFOGO, com o título de vice campeão, somou os pontos necessários que fez com que atingisse o topo do RANKING GERAL DA APFM, destronando Abiud Gomes, que se mantinha no primeiro lugar já havia bastante tempo.
Botonistas da APFM, verdadeiros artistas do botãobol
Fim da temporada e pausa para a festa de ano novo, que venha com muita paz, harmonia e traga a felicidade geral para o futebol de botão de Pernambuco. Que todos se unam e deixam de lado as picuinhas e apaguem as fogueiras de vaidades. Até 2015, minha gente! Viva o botão!

domingo, dezembro 21, 2014

BOTÃOBOL DE VERDADE

 
SACI vira para cima da RAPOSA DA JACOBINA
Minha gente, hoje, domingo, dia 21 de dezembro de 2014, muda-se um pouco o foco do blog, afastando-se um pouco do Campeonato Oficial de Botãobol, que, nesse sábado, dia 20 de dezembro, realizou apenas uma única partida, pelo 2º turno/Série Ouro, com a vitória, de virada, do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, sobre o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 3x2, após um primeiro tempo em que a RAPOSA DA JACOBINA deitou e rolou para cima do SACI.
Na 2ª etapa do confronto, o COLORADO se reergueu e paulatinamente foi chegando junto até que conseguiu a virada sensacional e agora, verdadeiramente, assume a liderança, entrando direto na briga pelo 2º Turno. O amigão SAMBAQUY, lá em Santa Catarina, deve estar super contente!

DEPORTIVO LARA não joga e perde liderança
As demais partidas programadas ficaram adiadas para o sábado, dia 3 de janeiro de 2015, tendo em vista que no próximo sábado, dia 27 de dezembro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa promove o tradicional Torneio de Encerramento, festa de congraçamento da comunidade do BOTÃOBOL.
Jogo de BOTÃOBOL em toda a sua esssência
Deixando de lado as emoções do Campeonato Oficial, esclarece-se aqui que a regra pernambucana, dentro da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, deixou de existir, sendo já consagrada a denominação de Botãobol para essa prática, única em Pernambuco, mantendo as particularidades que torna o BOTÃOBOL como sendo a única e verdadeira representação do futebol.
Tenho dito e repetido que as outras modalidades de futebol de botão, hoje, rotuladas de futmesa (1 toque, 3 toques, 12 toques, dadinho, fogo teibéi, leva-leva), diferem totalmente do botãobol e não apresentam muitas semelhanças com o futebol, principalmente no aspecto proporcionalidade.
Reafirmo: o botãobol é a representação, numa mesa, de um jogo de futebol, em todas as suas nuances. Seus praticantes são artistas da palheta. É o futebol de botão praticado com arte. O resto é futmesa, com milhares de seguidores no Brasil e no Mundo é bem verdade, mas que jamais nos incomodou e ponto final.
Brinde de inauguração do Clube Armandinho de Futmesa

Se faz também um registro da inauguração do novo espaço de futebol de botão, o CLUBE ARMANDINHO DE FUTMESA, de propriedade do notável botonista Armando Francisco da Silva Filho, com duas mesas, sendo uma para a prática da modalidade 12 toques (regra paulista) e outra para a regra pernambucana (não botãobol). Esse espaço é vizinho à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, na sobreloja do Edifício Brasília, no bairro de Santo Antonio, no centro comercial do Recife, na Rua Siqueira Campos, por detrás do prédio dos Correios, da Avenida Guararapes. Não tem erro.
Esse novo espaço mostra que o futebol de botão em Pernambuco, apesar das tamanhas desavenças, ainda vai viver por muito tempo, sempre se elevando. Poderia, hoje, estar em outro patamar, se não acontecessem essas tantas picuinhas que sempre dão uma freada no desenvolvimento do botão.
É chegada a hora de se desarmarem os espíritos, deixando de lado as vaidades pessoais, para que unidos todos possam lutar para almejarem êxitos nas competições, com um único pensamento: elevar o nome do futebol de botão de Pernambuco.
Basta querer!
Adeptos do BOTÃOBOL, o verdadeiro futebol de botão-arte
Encerro aqui, antes explicando porque o BOTÃOBOL não deve ser confundido com a regra pernambucana. O BOTÃOBOL tem particularidades e peculiaridades que são imutáveis, inclusive com registro em cartório. A regra é escrita e não pode sofrer modificações em sua essência. As principais características do botãobol (goleiro cilíndrico, bola esférica de borracha, arremesso  lateral executado com a mão, entre outras), não podem ser mudadas, em nenhum hipótese. Admite-se apenas interpretações de lances polêmicos, mas aí é outra história. Sem essa "de amarrar o burro onde o dono manda!" ou "aqui quem manda sou eu!" e outros ditos ditatoriais. Isso não leva a nada. Só dissocia. Ao contrário, o BOTÃOBOL é tradicionalista, com espírito democrático, coerente e, sobretudo, com alto espírito desportivo. Quem não se enquadrar nessa filosofia que bata em outra porta, mas não venha se infiltrar querendo provocar o caos. Somos todos vacinados. Estamos satisfeitos com o que somos e com o que temos. É suficiente para nossa felicidade. Viva o botão!

sábado, dezembro 13, 2014

UM CÉU QUASE DE BRIGADEIRO NO BOTÃOBOL

O sol volta a brilhar no botãobol
Minha gente, a sabedoria popular diz que "depois da tempestade, vem a bonança" e isso foi o que ocorreu na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 13 de dezembro, data consagrada à Santa Luzia, com a realização de 11 partidas do 2º Turno do Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), em suas Séries Ouro e Prata.
RAPOSA DA JACOBINA ENTORTA CHIFRE DO BODE
Pela Série Ouro, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, perdeu a invencibilidade diante do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, sendo derrotado por 3x1, no Estádio da Toca da Raposa, com arbitragem de Marcos Silva. Nesse confronto, os BODES  jogaram sem o tradicional uniforme e isso parece que tirou todo o ímpeto ofensivo, o que facilitou demais para que a RAPOSA DA JACOBINA chegasse ao triunfo.
Plano tático da BALEIA AZUL que caiu na mão do PEIXE
Na sequência, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, no Estádio do Timbuzão, derrotou o VILA BELMIRO, de Albertinho, por 2x0, aproveitando-se das precárias condições físicas, apresentadas pela BALEIA AZUL. Também cabe ressaltar que o PEIXE, espertamente,  conseguiu penetrar na VILA BELMIRO e tomou conhecimento de todo o plano tático que a BALEIA AZUL tinha preparado para engoli-lo. O que se viu no final foi a BALEIA AZUL morrer engasgada. O PEIXE estava indigesto, com muitas espinhas. Depois se soube que era uma traíra!
RAPOSA DA JACOBINA sai chamuscada no FOGÃO
Depois, foi a vez do BOTAFOGO, de Marcos Silva, se confrontar com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, no Estádio do Timbuzão e o FOGÃO, mesmo com a RAPOSA DA JACOBINA tentando dar-lhe dribles, mas que acabou por escorregar e sair com a cauda toda chamuscada. Placar final acusava a vitória do FOGÃO por 3x2.
BALEIA AZUL começou bem mas o BODE chega ao empate
Já o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, voltou a campo e fez uma partida cheia de emoção com o VILA BELMIRO, de Albertinho, conseguindo um empate, após sair em desvantagem diante da BALEIA AZUL que foi logo abrindo uma vantagem de 2x0. Os BODES do Inês Andreazza, então, partiram para a reação e por pouco não saíram  vitoriosos, porém, o empate em 2x2 serviu para que o SUPER DEPOR ainda permanecesse na liderança da Série Ouro.
 SACI fisga PEIXE e frita na banha colorada
Por sua vez, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, também no Estádio TImbuzão, foi enfrentar o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, porém, dessa vez, não teve boquinha e o SACI fisgou e  fritou o PEIXE na banha. O placar de 2x1 em favor do COLORADO não traduz toda a superioridade do SACI na partida.
BALEIA AZUL assustou mas FOGÃO tinha DEL PIERO
O fecho da Série Ouro não poderia ser mais sensacional com a chuva de gols do confronto envolvendo o BOTAFOGO, de Marcos Silva e o VILA BELMIRO, de Albertinho, com o placar estampando 4x4, com mais um show de DEL PIERO, artilheiro do FOGÃO, marcando três tentos, sendo que o último, o que decretou o empate, saiu no final da partida, simultaneamente com o ti-ti-ti do cronômetro do árbitro.
CORINGÃO pegou TRINCA FERRO e pimba!
Pela Série Prata, finalmente o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, fez sua estréia mas não levou boa vida, perdendo inicialmente para o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, por 2x0, no Brasília Stadium.
GAVIÃO DE MARANGUAPE só deu uma bicada no TRINCA FERRO
Depois, o ITACURUBA enfrentou o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, no Hércules Stadium, caindo por 1x0, num jogo onde o campo de jogo mostrou-se praticamente sem condições de apresentar um belo espetáculo tão grande era o desnível nas laterais. Ficou difícil controlar a bola e consequentemente armar jogadas ofensivas.
Até o URUBU tirou onda com o TRINCA FERRO
No terceiro confronto, o TRINCA FERRO DOS AFOGADOS deu trabalho ao MENGÃO, de Fernando Brito, mas cometeu um pênalti e deixou o caminho aberto para o URUBU DO HOSPÍCIO.
Apesar da reação, falhou no último passe, somente conseguindo vazar a meta do FLAMENGO, quando o placar já estava praticamente consolidado pelo MENGÃO. Placar final: vitória do URUBU por 2x1.
ZÉ DO CAIXÃO NÃO CAUSA MAIS ARREPIOS
Enquanto isso, no Brasília Stadium, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, vencia a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, por 2x0, resultado que coloca o CORINGÃO na liderança da Série Prata e mostra que ZÉ DO CAIXÃO não assusta mais ninguém. É só cacete!
GAVIÃO (esq) empurra TRICOLOR  ladeira abaixo
Encerrando a jornada, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, retornou ao Hércules Stadium e,  mesmo com o péssimo estado do campo, colheu um significativo triunfo de 2x1 em cima do SÃO PAULO, de Max Monteiro, Essa nova derrota sampaulina acaba de vez com as pretensões do TRICOLOR DO SAMU em conquistar o bicampeonato da Série Prata. Desceu desembestado ladeira abaixo.
Infelizmente, o céu não foi totalmente de brigadeiro, devido à ausência do HÉRCULES, de José Hércules, que estranhamente não vem dando o ar de sua graça na APFM, nos dias de sábado, causando uma certa preocupação em todos os que vivem do botãobol. A Comissão Organizadora do Campeonato sentiu-se obrigada a considerar os dois jogos atrasados do HÉRCULES, como realizados, aplicando-se o WXO e atribuindo-se o resultado de 1x0 para o ITACURUBA, de Alexandre Freitas e a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes.
Cabe registrar que a partida GRÊMIO X NÁUTICO deixou de ser realizada por falta de condições físicas, do condutor do TIMBU, mas que já está totalmente recuperado. Esse jogo poderia dar a liderança ao GRÊMIO, em caso de vitória mosqueteira ou livrar mais ainda o TIMBU da lanterna da Série Ouro, caso o triunfo sorrisse para as suas cores. Ficou tudo para o próximo sábado. Que os bons ventos continuem soprando e o céu fique cada vez mais limpo. Viva o botão!





domingo, dezembro 07, 2014

UM DIA TURBULENTO NO BOTÃOBOL

Chuvas e trovoadas no botãobol na APFM
Minha gente, parece que ninguém quer se entender no botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), nesse 2º Turno (Séries Ouro e Prata) do Campeonato Oficial de 2014, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, tamanhas são as picuinhas que vem acontecendo por parte das equipes envolvidas. Nesse sábado, dia 6 de dezembro, apenas dois jogos foram realizados, pela Série Ouro e a homologação do jogo FLAMENGO, de Fernando Brito e SÃO PAULO, de Max Monteiro, realizado no sábado passado, dia 29 de novembro, válido pela 3ª Rodada do 2º Turno da Série Prata.
Mais um GRENAL que acaba em polêmica
Iniciando a jornada, aconteceu o GRENAL, jogo esse sempre envolvido em polêmicas. Dentro do botãobol, devido à forte amizade dos botonistas, é comum se dizer que o GRENAL é o clássico do "ESSA É MINHA, ESSA É TUA". No clássico desse sábado, válido pela 3ª rodada, parece que foi diferente, com o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que por duas vezes ficou à frente do placar. A primeira etapa terminou empatada em 1x1, sem atropelos. Veio a 2ª etapa e o SACI foi logo marcando o gol que poderia ser o da vitória. No último instante da partida, o GRÊMIO, de José Ribamar, ficou em condições de arrematar ao gol colorado, mas, segundo um dos que assistiam ao jogo e o próprio botonista, condutor do SACI, viram irregularidade na jogada, não percebida pelo árbitro da partida, ADILSON RIBEIRO.
Lance semelhante ao que gerou toda a polêmica
Explica-se: "Na hora em que se posicionou para o chute, o condutor dos MOSQUETEIROS, deslocou ligeiramente o botão que iria para o arremate, movendo-o ligeiramente com a mão, para o lado. Na hora do aviso obrigatório do chute a gol, o botão estava  frontal à meta colorada, em posição considerada até melhor para obter êxito e conseguir o gol de empate. Com o deslocamento, apesar de aumentar o grau de dificuldade, o GRÊMIO foi felicíssimo no chute e culminou no gol de empate e consequente encerramento da partida". A chia do SACI foi uma barbaridade e o tempo fechou. Serenado os ânimos, o INTERNACIONAL, ainda de cabeça quente, ameaçou abandonar o campeonato, mas temos certeza de que o bom senso irá prevalecer e o famoso SACI voltará atrás em sua decisão. Para bem do botãobol e conhecendo o bom caráter que é o  condutor COLORADO, tem-se a convicção plena de que vai prevalecer a desportividade, a vontade de jogar botão e a história desse confronto irá fazer parte do folclore do botãobol. Será mais uma daquelas histórias que serão contadas e recontadas.
TIMBU ficou praticamente na tirada do centro
Já no outro confronto, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, não tomou jeito e EMPATOU, de novo, porém, com uma grande diferença, pois nos outros confrontos o TIMBU ainda conseguia chegar ao gol adversário, criando oportunidades, muitas não traduzidas em tentos. Contra o SANTOS, de Adilson Ribeiro, o que se viu foi o PEIXE dominar todas as ações, sendo o único na partida que teve a chance de liquidar com o TIMBU, desperdiçando a melhor oportunidade da partida, no finalzinho do primeiro tempo. Com esse resultado, a distância para chegar ao topo da tabela vai ficando cada vez mais distante e com isso, o lider DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, vai rindo à vontade.
ITACURUBA quer os pontos do CORINGÃO
Pelo lado da SÉRIE PRATA, aí a coisa vai se complicando mais, com o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, reivindicando um WXO sobre o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, mas que, após análise da comissão do campeonato, verifica-se que não há base de sustentação. O TRINCA-FERRO, em protesto, faltou à jornada desse sábado e seus jogos não puderam ser realizados.
Homologado o triunfo do MENGÃO sobre o SÃO PAULO
Já a homologação do jogo FLAMENGO, de Fernando Brito e SÃO PAULO, de Max Monteiro, válido pela 3ª rodada, que deveria ser realizado no sábado dia 6 de dezembro, sendo antecipado, sem nenhuma razão plausível, salvo por erro do Delegado da Rodada, que convocou às duas equipes , que de pronto atenderam ao chamado, culminando com a vitória do MENGÃO, por 2x1, que assume a liderança da SÉRIE PRATA. Louve-se aí o fair-play do SÃO PAULO, que aceitou a derrota, considerando o jogo válido, quando poderia optar pela anulação da partida. Parabéns.
Herói Hércules parece ter entregue os pontos
Da mesma forma, o HÉRCULES, de José Hércules, não se sabe por quais cargas d'águas vem se ausentando da APFM e também não realizando seus jogos, consequentemente, provoca um esvaziamento da SÉRIE PRATA, causando profundo mal estar nos demais participantes. É duro, muito constrangedor até, ver uma competição cheia de percalços, quando o interesse maior é o de se divertir, fazendo o que mais gosta: jogar botãobol. Bate um desânimo e a vontade que se tem é jogar a toalha e mandar tudo para o inferno. Vai o desabafo.
Que o espírito do Natal ilumine os botonistas da APFM
Isso acontecendo, seria, quem sabe, o fim do botãobol, daí ainda acreditar que tudo isso não passa de um momento desagradável mas que logo todos irão se entender e a paz voltará a reinar na APFM. Vem aí o NATAL e que todos se inspirem no espírito da grande festa cristã. Fica o apelo. Reflitam! Viva o botão.