Minha lista de blogs

domingo, agosto 24, 2014

DANÇA DAS CADEIRAS NO BOTÃOBOL

 
 

Marcos Silva abre sorriso com a liderança do FOGÃO 
Minha gente, mesmo  com as ausências das equipes do HÉRCULES, de José Hércules, que ainda não estreou na competição, do GRÊMIO,  de José Ribamar e do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, todas plenamente justificadas, além das faltas dos times do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e da JUVENTUS, de Vandré Meneses, nesse sábado, dia 23 de agosto,  o Campeonato Oficial de 2014, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa,  teve prosseguimento com a realização de cinco partidas, bastante movimentadas e que mexeram na classificação geral do certame.
PEIXE indo ao encontro da frigideira do FOGÃO
O BOTAFOGO, de Marcos Silva, abrindo a jornada, goleou o SANTOS, de Adilson Ribeiro, no Brasília Stadium, por 4x1, com destaque para o artilheiro DEL PIERO, autor de três tentos, agora dividindo a ponta da artilharia do campeonato, com JONAS, do SÃO PAULO, de Max Monteiro.
O FOGÃO estava impossível, enquanto o time Fórmula Um do PEIXE, não se encontrou em momento algum da partida.
MENGÃO vê a invencibilidade cair por terra
Na sequência, num clássico de arrepiar, no Hércules Stadium, o BOTAFOGO derrotou o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 4x3, quebrando a invencibilidade do MENGÃO e desbancando o URUBU da liderança da competição. O FOGÃO é agora o líder inconteste do campeonato.
TIMBU ataca o reduto doTRINCA-FERRO DOS AFOGADOS
Antes, nesse mesmo estádio, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, venceu com certa dificuldade o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 3x2, resultado que coloca os TIMBUS na 4ª colocação, com 7 pontos ganhos em 3 partidas efetuadas.
PEIXE deixa TRINCA-FERRO na lanterna do campeonato
Já o ITACURUBA, após essa derrota, voltou a campo e sofreu mais um revés. No Estádio Timbuzão se confrontou com o SANTOS, de Adilson Ribeiro, que aplicou 2x0 no TRINCA-FERRO DOS AFOGADOS. O PEIXE afinal conseguiu sua primeira vitória no campeonato, enquanto que o ITACURUBA amarga a lanterna do certame.
RAPOSA ataca mas acaba  atropelada pelo TRICOLOR DO SAMU
Fechando a jornada, no Estádio da Toca da Raposa, o surpreendente SÃO PAULO, campeão da Série Prata de 2013, segue sua vitoriosa jornada. A vítima da vez foi o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que perdeu de goleada, por 4x1. A RAPOSA DA JACOBINA esteve horrorosa durante toda a pugna e somente assistiu o passeio do TRICOLOR DO SAMU, que vem atropelando quem ousa cruzar seu caminho. Destaque para a arbitragem de HUGO ALEXANDRE, especialmente convidado pela APFM.
BOTAFOGO, de Marcos Silva, SÃO PAULO, de Max Monteiro, FLAMENGO, de Fernando Brito, NÁUTICO, de Abiud Gomes, GRÊMIO, de José Ribamar, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e VILA BELMIRO, de Albertinho, pela ordem, seriam as oito equipes classificadas para o 2º Turno/Série Ouro, enquanto que SANTOS, de Adilson Ribeiro, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, JUVENTUS, de Vandré Meneses, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, ITACURUBA, de Alexandre Freitas, iriam compor a Série Prata/2º Turno.
HÉRCULES (dir) deverá estrear no campeonato
Para o próximo sábado, finalmente deverá acontecer a tão esperada estreia do HÉRCULES, de José Hércules, bem como os retornos do GRÊMIO, de José de Ribamar e do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves. Com isso, a jornada do próximo sábado deverá ser recheada de clássicos importantes, que deverá culminar com novas mudanças na classificação do Turno de Classificação. A dança das cadeiras no botãobol deverá ficar mais acirrada. Vamos ver quem tem mais fôlego para aguentar o tranco. Viva o botão!

domingo, agosto 17, 2014

MENGÃO VENCE E É O NOVO LIDER NO BOTÃOBOL

MENGÃO recupera-se do susto inicial, vence e é lider 
Minha gente, esse sábado, dia 16 de agosto, aqui na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, foi marcado pela grande ausência de botonistas, fazendo com que fosse realizada apenas uma única partida pelo Turno de Classificação do Campeonato Oficial de 2014, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), envolvendo o FLAMENGO, de Fernando Brito e a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, que culminou com o triunfo do MENGÃO, por 2x1, assumindo, assim, o topo da classificação.
Momento exato da grande virada do URUBU
Os italianos do famoso ZÉ DO CAIXÃO, começaram pregando um grande susto no URUBU DO HOSPÍCIO, mas os rubronegros souberam reagir e chegaram à virada do placar, afastando de vez os maus espíritos que pairavam em seu entorno.
Como se sabe, Pernambuco está de luto com a morte trágica do ex-governador Eduardo Campos, sendo essa talvez a razão para que muitos times não dessem com os costados na APFM.
É bem verdade que alguns botonistas estão devidamente licenciados, devendo retornarem no sábado, dia 30 de agosto, caso de José Hércules, José de Ribamar e Dinoraldo Gonçalves e, assim, HÉRCULES, GRÊMIO e PORTO somente voltarão a campo nessa data, quando realizarão uma maratona de jogos.
Um alerta tem que ser feito às demais equipes que participam do Campeonato Oficial: "Quando o botonista estiver, por qualquer motivo, impossibilitado de comparecer à APFM para realizar seus jogos, devidamente programados, o mesmo deverá entrar em contato, por e-mail ou por telefone, com qualquer um dos membros da Comissão Organizadora da Competição, informando essa situação".
Fiquem certos, todos os botonistas participantes do campeonato, que o não cumprimento desse alerta, acarreta um tremendo prejuízo às equipes, que, fatalmente, perderão seus jogos por WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 ao time adversário, que teria que enfrentar, o que seria profundamente desagradável.
Abiud Gomes - Presidente da Comissão do Campeonato
Para o próximo sábado, dia 23 de agosto, estão previstos os jogos da 5ª rodada, concomitantemente  com os demais jogos atrasados.
Será portanto uma jornada plena de jogos, daí, se tornar necessário que todas as equipes se esforcem ao máximo para que possam dar cumprimento a toda programação.
Se tudo correr nos conformes, tem-se a previsão da realização de onze jogos, cujos confrontos se iniciarão às 10h30, obedecendo-se à ordem de chegada dos botonista  à APFM, estendendo-se até às 15h30, horário máximo previsto para a  realização das partidas que fecham a jornada.
Haja sufoco! A Comissão do Campeonato e o Delegado da Rodada vão ter que se desdobrarem para que tudo saia a contento. Restar torcer.
O que se pode acrescentar é que, seja  com muitos ou poucos jogos, a jornada promete ser sensacional, com belos espetáculos. É a oportunidade para se ver o verdadeiro futebol de mesa arte.
É o mundo do botãobol. Viva o botão!

domingo, agosto 10, 2014

SÃO PAULO ATROPELA E É LIDER NO BOTÃOBOL

TRICOLOR sobe a ladeira e lidera campeonato
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 9 de agosto, prosseguiu com o Campeonato Oficial de 2014, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), com a realização de oito partidas, com destaque para a soberba apresentação do SÃO PAULO, de Max Monteiro, com duas retumbantes vitórias e assumindo o topo da classificação da competição, nesse 1º Turno (turno de classificação).
SÃO PAULO atropela a VECCHIA SIGNORA
Logo de saída, os tricolores golearam impiedosamente a JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 6x0, no Brasília Stadium, para em seguida, triunfarem diante do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 3x1. Isso mostra que os sampaulinos vêm desembestados ladeira acima. Os adversários que se cuidem, pois não vão ter moleza.
PEIXE X TIMBU, um clássico retrancado
Nesse sábado também aconteceu a estréia, ansiosamente aguardada,  do NÁUTICO, de Abiud Gomes, que empatou em 0x0 com o SANTOS, de Adilson Ribeiro, no Estádio Timbuzão, num jogo super amarrado, praticamente sem nenhuma finalização. As duas equipes chiaram uma barbaridade da bola e preferiram não se arriscar.
TIMBU conquista primeira vitória no campeonato 
Depois, o TIMBU foi até o Hércules Stadium enfrentar a JUVENTUS, de Vandré Meneses, ainda muito abalada com a goleada sofrida ante o SÃO PAULO. O NÁUTICO abriu 2x0 ainda no primeiro tempo, dando uma falsa impressão que a VECCHIA SIGNORA iria sofrer outro grande baque. Veio o 2º tempo e os italianos diminuiram o placar e por pouco não chegam ao empate. Por sua vez, os alvirrubros sairam felizes com o triunfo e já figuram no G-8 (Grupo das oito equipes que disputarão o 2º Turno/Série Ouro).
SACI pinta e borda com os Mosqueteiros do Curado
Quem também se deu muitíssimo bem foi o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que arrebentou para cima do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, sapecando um extraordinário 6x1, no Estádio da Toca da Raposa. O SACI acabou com a goga do CORINGÃO, que deixou o campo murchinho, murchinho.
DEPORTIVO LARA deu sufoco no FOGÃO mas cai
Enquanto isso, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, suou para derrotar o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, com um magro 1x0, conquistando assim sua segunda vitória na competição, passando a ocupar a terceira posição na tábua de classificação.
Só no 2º tempo o VILA BELMIRO reagiu mas era tarde...
No clássico da rodada, envolvendo o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e o VILA BELMIRO, de Albertinho, em jogo disputado no Brasília Stadium, a RAPOSA DA JACOBINA foi mais feliz e triunfou por  3x2, em cima da BALEIA AZUL.
ITACURUBA falha nos arremates e VILA sorri no final
Um pouco antes, o VILA BELMIRO quase se complica diante do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, no Hércules Stadium, conseguindo a duras penas a vitória pelo escore mínimo. Já era um prenúncio de que a maré não estaria nada favorável à BALEIA AZUL, o que acabou acontecendo.
Sábado próximo, o campeonato terá sequência com os jogos da 4ª rodada do Turno de Classificação, porém, ainda não contará com as equipes do HÉRCULES, de José Hércules, do GRÊMIO, de José Ribamar e do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, que deverão apenas retornar no ´sabado, dia 23 de agosto.
Com os jogos já realizados, SÃO PAULO, GRÊMIO, BOTAFOGO, CRUZEIRO, INTERNACIONAL, FLAMENGO, VILA BELMIRO e NÁUTICO, pela ordem,  formam o almejado G-8, com vistas ao 2º Turno/Série Ouro, enquanto os demais (PORTO, DEPORTIVO LARA, JUVENTUS, CORINTHIANS, SANTOS, INTER DE MILÃO e ITACURUBA) também pela ordem, formariam a indesejada Série Prata/2º Turno.
O campeonato está apenas no começo e fatalmente muitas posições serão invertidas. Ainda é cedo para qualquer prognóstico, pois tudo pode acontecer. Resta aguardar. 
Uma coisa é certa: o botãobol é o verdadeiro futebol de botão arte, com jogos disputadíssimos, num clima de total animação. A vibração é intensa. São belos espetáculos. Viva o botão!
 

sábado, agosto 02, 2014

FOGÃO REABILITA-SE COM GOLEADA

FOGÃO deu um vareio de bola em ZÉ DO CAIXÃO
Minha gente, neste sábado, dia 2 de agosto, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu sequência ao Campeonato Oficial de 2014, de botãobol (futebol de botão na regra pernambuana, a rainha das regras), com a realização de quatro partidas, com destaque para a goleada do BOTAFOGO, de Marcos Silva, marcando 5x0 no INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão, que parece que não consegue mais assustar ninguém. O FOGÃO fez o que quis no Hércules Stadium, com Del Piero, o dez botafoguense, comparecendo com dois golaços. Arbitragem tranquila de Abiud Gomes.
RAPOSA DA JACOBINA foi mais astuta que o SACI
Outro destaque ficou por conta do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que estreou no campeonato derrotando o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que se apresentou com o time colorado, capitaneado pelo artilheiro FABIANO COSTA, após um período longe do reduto mangueirense.
Depois de um empate sem gols ao fim do primeiro tempo, as emoções todas estavam reservadas para a segunda etapa e o SACI abriu o placar, porém, a RAPOSA DA JACOBINA partiu logo para a reação e chegou fácil aos 3x1, escore definitivo da partida do Timbuzão, com arbitragem de Max Monteiro.
CORINGÃO põe prá correr a RAPOSA DA JACOBINA
Depois, o CRUZEIRO voltou a campo, dessa vez, no Estádio da Toca da Raposa e se complicou diante do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, que fazia sua estreia na competição. Com pouquíssimas ações ofensivas, as duas equipes proporcionaram um espetáculo sem muita vibração, salvo apenas pelo gol solitário do CORINGÃO.
URUBU voa alto e livra-se do CORINGÃO
Finalmente, no Hércules Stadium, o FLAMENGO, de Fernando Brito, soube aproveitar os vacilos do CORINTHIANS e venceu o confronto por 2x1, resultado que coloca o MENGÃO na segunda colocação na tábua de classificação do 1º Turno, atrás do GRÊMIO, de José Ribamar, que folgou na rodada.
Lembrando que as oito melhores equipes classificadas nesse 1º turno, irão compor o 2º Turno/Série Ouro, quando então será conhecido o campeão oficial de 2014 de botãobol.

Abiud Gomes ainda não colocou o TIMBU em campo
Ainda não estrearam as equipes do NÁUTICO, de Abiud Gomes e do HÉRCULES, de José Hércules. O TIMBU deverá se apresentar no próximo sábado e enfrentará o SANTOS, de Adilson Ribeiro, que faltou à jornada deste sábado e também o time da JUVENTUS, de Vandré Meneses, outro que esteve ausente à APFM.
Já a estreia do HÉRCULES ainda demorará algumas semanas, provavelmente no dia 23 de agosto, após o término da licença concedida pela APFM.
A 3ª rodada acontecerá no próximo sábado, dia 9 de agosto, juntamente com os jogos atrasados da 2ª rodada.
A competição está apenas começando, mas o que se sente é que o clima está esquentando e se observa que as bolas brancas, escolhidas para o certame, já não estão agradando nem mesmo aos que votaram favoravelmente pela sua utilização. Voltar atrás, não dá. "Agora é tarde e Inês é morta". Viva o botão!