Minha lista de blogs

domingo, julho 27, 2014

GRÊMIO PARTE NA FRENTE NO BOTÃOBOL

Mosqueteiro impiedoso abate Gavião de Maranguape
Minha gente, neste sábado, dia 26 de julho, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu início ao Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das  regras) de 2014, com a realização de sete partidas, com destaque para as duas vitórias do GRÊMIO, de José de Ribamar, que deram ao Tricolor Gaúcho a liderança da competição.
JUVE joga no erro do ITACURUBA e triunfa
A jornada começou com a sensacional vitória da JUVENTUS, de Vandré Meneses, no Brasília Stadium, por 3x0, com três gols de MASINGA, camisa sete da Vecchia Signora, assumindo a ponta da artilharia do campeonato. Os rubronegros do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, apesar do toque de bola apresentado, pecou nas finalizações e com isso se aproveitou a JUVE para construir o placar a seu bel prazer.
GAVIÃO voa alto e livra-se do FOGÃO
Na sequência, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, um dos favoritos ao título, começou de forma decepcionante, saindo de campo derrotado pelo PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, que aplicou um espetacular 3x0. Esteve simplesmente irreconhecível a trupe de Del Piero. Por sua vez, o Gavião de Maranguape acertava tudo e mandou ver a traulitada em cima do FOGÃO.
PEIXE tentou mas quem venceu foi o DEPORTIVO LARA
Já no Hércules Stadium, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, caiu diante do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, por 1x0, gol de Mancuso. Jogo amarrado, com os rubronegros do Inês Andreazza não se intimidando com o time Fórmula Um do PEIXE, que derrapou no momento crucial da partida, não tendo mais tempo para a reação.
Zé do Caixão assustou mas GRÊMIO se safa
No Estádio da  Toca da Raposa, o GRÊMIO, de José Ribamar, fazia sua estréia contra o INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão, que soube aplicar uma retranca que muito incomodou os tricolores da Mangueira. A partida esteve empatada em 1x1 até quase no finalzinho, quando Zé do Caixão desperdiçou uma grande oportunidade, mandando nas nuvens uma cobrança de falta. Na saída de bola, os gremistas foram para o ataque e marcaram o tento que lhes deu a vitória.
URUBU X SACI: ninguém riu, nem chorou
Enquanto isso, no Estádio Timbuzão, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, quase saía derrotado de campo, diante do FLAMENGO, de Fernando Esperma, mas conseguiu chegar ao empate em 2x2, num jogo bastante disputado. Apesar do resultado, o COLORADO está comemorando pois para as próximas partidas o SACI já se apresentará com o famoso time, com o qual conquistou o tricampeonato de botãobol e que se encontrava em poder do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves. Aí não vai ter moleza!
Um joguinho para ser esquecido
Depois, o Hércules Stadium serviu de palco para a partida mais fraca da jornada, envolvendo o SÃO PAULO, de Max Monteiro e o VILA BELMIRO, de Albertinho, com arbitragem de Adilson Ribeiro. Pense num jogo ruim de se assistir, com as duas equipes falhando em demasia, quase sem nenhuma objetividade. Deu calo na vista! O empate em 1x1 acabou sendo de bom tamanho, face à pobreza do espetáculo.
Fechando a jornada, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, antecipou seu jogo, válido pela 2ª Rodada, ante o GRÊMIO, de José Ribamar, mas se deu mal, caindo no Hércules Stadium, com o placar acusando 4x1 em favor dos mosqueteiros da Mangueira. Dessa vez, o Gavião de Maranguape foi presa fácil, sendo dominado completamente pelos gremistas. Com a vitória, o GRÊMIO se destaca na liderança do campeonato, nesse Turno de Classificação, mostrando que essa sua volta aos campos da APFM é para valer.
TIMBU adia estréia e fica só na moita
Com as ausências do HÉRCULES, de José Hércules e do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, os times do NÁUTICO, de Abiud Gomes e do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, somente vão estrear no próximo sábado. Vamos aguardar para ver no que vai dar.
Adriano (CORINTHIANS) mostra a ELVAN o botãobol
Por fim, cabe registro a visita do botonista ELVAN, que há muito tempo se encontrava afastado das mesas e que, tomando conhecimento, através da internet, da existência da APFM, honrou-nos com sua presença, chegando a ensaiar os primeiros passos no botãobol. Mostrou que tem qualidades e que num futuro próximo poderá se transformar numa força na rainha das regras. Viva o botão!

domingo, julho 20, 2014

ORA BOLAS!

 

 Brancas italianas ou  coloridas fulecas?
Minha gente, o botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) também tem suas futricas, porém, diferentemente do que acontece nas outras regras, aqui no Recife, prevalece o modo democrático de resolver as pendengas, aceitando-se a vontade soberana da maioria.
Ontem, sábado, dia 19 de julho, estava previsto o início do campeonato oficial de 2014, com o fim das inscrições e o imediato sorteio da rodada inaugural. 
Tudo corria às mil maravilhas, com dezesseis equipes inscritas e o sorteio dos jogos. Com cinco ausências, todas por motivo de força maior, a 1ª rodada do Turno de Classificação iria ser movimentada com a realização de três partidas: HÉRCULES X NÁUTICO, DEPORTIVO LARA X SANTOS e PORTO X BOTAFOGO.
São Paulo e Náutico a postos para a disputa
Antes do sorteio dos campos, surge o impasse: quais as bolas que deveriam ser utilizadas no campeonato? As brancas italianas ou as coloridas fulecas.
Abriu-se a votação para a escolha das bolas, com os onze times inscritos, presentes à APFM e eis que acontece o inusitado: cinco times foram favoráveis à uitilização das bolas italianas e outros cinco preferiram as bolas coloridas fulecos. Um time ficou neutro, abstendo-se de votar. Conclusão: tudo ficou decidido para o próximo sábado, quando será aberta nova votação. Esse tempo servirá para que todos façam nova reflexão e assim cheguem a uma definição.
Na hipótese de novo empate, as bolas brancas italianas têm precedência, por já terem sido utilizadas em competições anteriores, devidamente aprovadas.
Juventus e Vila Belmiro vão entrar fortes no campeonato
Sobre o campeonato oficial, o regulamento é semelhante ao do ano de 2013, em dois turnos. O 1º Turno (de classificação) reune as 16 equipes inscritas, todas jogando entre si, com o campeão já assegurando lugar na decisão do campeonato. As demais equipes serão postadas no 2º turno, distribuídas em duas séries distintas (Ouro e Prata), obedecendo-se o posicionamento delas ao final do 1º turno.
Hércules e Flamengo prometem surpresas
Somente as equipes do 2º Turno - Série Ouro entram na disputa do título de campeão oficial de 2014, juntamente com o campeão do Turno de Classificação. O 2º Turno-Série Prata serve como turno de consolação e é formado pelas equipes posicionadas do 9º ao 16º lugar ao fim do 1º Turno.
As equipes inscritas são as seguintes:1) HÉRCULES, de José Hércules; 2) NÁUTICO, de Abiud Gomes: 3) SÃO PAULO, de Max Monteiro; 4) VILA BELMIRO, de Albertinho; 5) INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; 6) FLAMENGO, de Fernando Brito; 7) PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; 8) BOTAFOGO, de Marcos Silva; 9) CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; 10) CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; 11) GRÊMIO, de José Ribamar; 12) INTER DE MILÃO, de Clovis Sandes; 13) DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes; 14) SANTOS,  de Adilson Ribeiro; 15) JUVENTUS, de Vandré Meneses; 16) ITACURUBA, de Alexandre Freitas.
O que está se esperando para que o Campeonato Oficial de 2014 comece com toda a força, ora bolas? Viva o botão!

segunda-feira, julho 14, 2014

MAIS UMA GUERRA NO BOTÃOBOL

Time do Náutico, "Os Intocáveis", vem com tudo
Minha gente, passadas as emoções da Copa do Mundo de Futebol, com a consagração da seleção da Alemanha, agora tetra-campeã, as vistas se voltam para a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que nesse próximo sábado, dia 19 de julho, estará dando ínicio ao Campeonato Oficial de 2014, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), com a participação de 15 equipes, devidamente inscritas para o evento.
 APFM espera contar com a presença do BAYERN (esq)
Talvez, o número total chegue a 16, dependendo da confirmação do BAYERN, de Demil Santos, que ainda se mantem reticente, por discordar de alguns pontos do regulamento da competição, mas nada que não possa ser contornado.
Cresce a expectativa para o sorteio da rodada inaugural
Inicialmente, será disputado o Turno de Classificação, com todas as equipes se enfrentando, umas às outras, no sistema de pontos corridos. O campeão do turno de classificação já garante a presença na disputa pelo título de campeão oficial, quando decidirá em partida única com o vencedor do 2º Turno/Série Ouro, partida esta que poderá não se realizar, desde que o campeão do 2º turno/Série Ouro seja o próprio campeão do turno de classificação.
Ainda no turno de classificação, após a sua realização, serão conhecidas as equipes que disputarão o 2º Turno em suas Séries Ouro e Prata.
COLORADO e FOGÃO duas grandes forças do Botãobol
Algumas equipes, pelo histórico,  devem marcar presença na Série Ouro. Destaques para INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, VILA BELMIRO, de Albertinho, BOTAFOGO, de Marcos Silva, equipes essas que compõem a linha de frente da APFM.
Cláudio Sandes vem dessa vez com o DEPORTIVO LARA
Em 2º plano, aparecem: CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, SANTOS, de Adilson Ribeiro, NÁUTICO, de Abiud Gomes; HÉRCULES, de José Hércules, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, FLAMENGO, de Fernando Brito, DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, GRÊMIO, de José Ribamar.
CORINTHIANS e SÃO PAULO vão tentar se superar
Depois, surgem, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, SÃO PAULO, de Max Monteiro, JUVENTUS, de Vandré Meneses e INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, equipes essas que tentarão de todas as formas galgarem espaços no 2º Turno/Série Ouro.
Como se vê, ninguém vai querer figurar no 2º Turno/Série Prata, daí afirmar que a luta será sem trégua. Quem marcar bobeira, vai dançar na chapa quente. Vale aqui a velha máxima: "é melhor ser rabo de jacaré do que cabeça de lagartixa".
Sábado, começa a guerra, sem quartel. A APFM está tomando tomando todas as providências para que a competição seja  mais bem sucedida que as anteriores.
Fica a torcida para que o Campeonato Oficial de 2014 atinja seus objetivos e que todos os participantes mantenham em alta o espírito desportivo.
Finalmente, apela-se para que o BAYERN, deixe de lado algumas divergências e una-se aos demais.
Assim, ganha o botãobol e todos serão felizes. Viva o botão!

segunda-feira, julho 07, 2014

A COPA DO MUNDO E O BOTÃOBOL

Botonistas da APFM prontos para a luta no botãobol
Minha gente, não poderia ser diferente, o botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) é a representação do futebol, trazido às mesas, daí não dissociar uma coisa da outra. Hoje, os botonistas ligados à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, na realidade, estão todos concentrados na COPA DO MUNDO da FIFA, portanto, durante todo esse período, somente os mais "fominhas" realmente têm comparecido à APFM para se exercitarem, com vistas às novas competições.
A guerra do campeonato vai começar em 19 de julho
Assim sendo, o início do Campeonato Oficial de 2014 somente irá acontecer no sábado dia 19 de julho, com a realização dos jogos da 1ª Rodada do Turno de Classificação.
Ainda não se tem o número exato de equipes que participarão do evento, mas esperar-se contar com um total de 16 times inscritos, que seria o número ideal para que o Campeonato Oficial pudesse se encerrar ainda no ano em curso.
As inscrições continuam abertas e se estenderão até às 10h00,  do sábado, dia 19 de julho, quando então será realizado o sorteio dos jogos da rodada de abertura
Colorado cheio de novidades é forte candidato ao título
Nesse último sábado, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, compareceu e apresentou suas novas estrelas, estando bastante confiante, já anunciando que vai em busca de mais um título.
As equipes do SÃO PAULO, de Max Monteiro, do FLAMENGO, de Fernando Brito, do VILA BELMIRO, de Albertinho, do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, do HÉRCULES, de José Hércules, da INTER DE MILÃO e do NÁUTICO, de Abiud Gomes, também se fizeram presentes e realizaram bons treinos, dando uma demonstração que lutarão com unhas e dentes por boas performances.
Sábado próximo, na véspera do desfecho da COPA DO MUNDO da FIFA, acredita-se que alguns botonistas, que estiveram ausentes da APFM, durante todo esse período, já estejam a postos e comecem os preparativos, com vistas ao Campeonato Oficial de 2014, que promete ser sensacional. Viva o botão!