Minha lista de blogs

domingo, junho 29, 2014

O MUNDO DO BOTÃOBOL

INTERNACIONAL x CRUZEIRO, certeza de um grande clássico
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM) está se preparando para mais um campeonato oficial de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que deverá ter seu início no mês de julho, estendendo até fevereiro de 2015. Em princípio, serão quinze equipes participantes e a competição terá dois turnos.

MENGÃO X COXA, promessa de mais um confronto espetacular
O 1º Turno, na fórmula todos contra todos, definirá as equipes que irão compor as Séries Ouro e Prata do 2º Turno. Mesmo assim, já se assegura ao campeão do 1º turno, assento na decisão do campeonato, para o confronto contra o campeão do 2º Turno/Série Ouro, quando então será conhecido o grande vencedor do campeonato oficial de 2014.
NÁUTICO e BOTAFOGO já estão na ponta dos cascos
Por sua vez, o 2º Turno/Série Prata serve como turno de consolação para aqueles menos afortunados e que não forem inseridos na Série Ouro.
Como sempre, há os favoritos ao título, mas percebe-se que a disputa vai ser bem acirrada, com os times já em fase de preparação, alguns apresentando novos contratados.
Algumas ausências serão bastante sentidas, porém, nada que venha tirar o brilho da competição. Aqueles que se dispuserem a participar sentirão um clima de alta competitividade, mas com toda desportividade, cumprindo-se assim o princípio fundamental do botãobol: a educação esportiva (fair-play).
VILA BELMIRO e JUVENTUS esperam brilhar
Já estão confirmadas as seguintes equipes: BAYERN, de Demil Santos; BOTAFOGO, de Marcos Silva; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; CORITIBA, de Claudio Sandes; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; FLAMENGO, de Fernando Brito; HÉRCULES, de José Hércules;  INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes; JUVENTUS, de Vandré Meneses; NÁUTICO, de Abiud Gomes; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; SANTOS, de Adilson Ribeiro; SÃO PAULO, de Max Monteiro; VILA BELMIRO, de Albertinho.
Ainda dependendo de confirmação: CHELSEA, de Hugo Alexandre, GRÊMIO, de José Ribamar e LÁZIO, de João Paulo Fofão.
As inscrições estarão encerradas no próximo sábado, dia 5 de julho, ocasião em que será sorteada a rodada inaugural, prevista para o dia 12 de julho.
Como se vê, o campeonato oficial de botãobol, a exemplo dos anos anteriores, será disputado, com promessas de grandes espetáculos, com muita emoção. Quem viver, verá! Viva o botão.

segunda-feira, junho 16, 2014

DE VOLTA AO BOTÃOBOL

Velho Timbu, livre, leve e solto, de volta ao botãobol
Minha gente, não deu nem para sentir saudades. Foram apenas duas semanas longe dos campos de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) e eis-me de volta, mais leve, livre e solto. Afinal o pedregulho que  fez morada no meu rim esquerdo, foi triturado em mil pedacinhos e desalojado para alívio geral. Passado o período pós-operatório,  um tanto quanto enjoado, consegui retornar à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa para fazer aquilo que mais gosto na vida: jogar o futebol de botão arte.
Baleia Azul,  primeira vítima do novo Velho Timbu
Nessa minha volta, no Estádio Toca da Raposa, entrei em campo com os craques da CELESTE OLÍMPICA, time de galalite, recém adquirido, enfrentando a forte equipe do VILA BELMIRO, de Albertinho. Os uruguaios mostraram toda a sua força e golearam a BALEIA AZUL por 4x1, num verdadeiro show de bola.
Na sequência, mesmo não estando 100% fisicamente, me dirigi até o Brasília Stadium e lá medi forças com o HÉRCULES, de José Hércules. Dessa vez, o time escolhido foi o NÁUTICO GRINGOS, também de galalite, cuja escalação homenageia craques estrangeiros com passagem pelo CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE, hexacampeoníssimo de Pernambuco. Jogo encardido, retrancado, mas os Timbus sairam vitoriosos por 1x0, gol do chileno Escalona.
Fechando a jornada, retornei ao Estádio da Toca da Raposa e fui duelar com o BARCELONA, de Max Monteiro. Levei a campo o fantástico time do NÁUTICO INTOCÁVEIS, outro timaço de galalite, que sapecou uma sonora goleada de 5x2 nos catalães. Foi um triunfo consagrador, o que mostra que o Velho Timbu está recauchutado, quase novinho em folha e pronto para enfrentar a maratona de jogos nesse segundo semestre que se avizinha.
Porto e Flamengo vivendo a pré-temporada
Vem aí o Campeonato Oficial de 2014, com início previsto para 5 de julho e que deverá contar com a participação de 16 equipes.
A pré-temporada já está iniciada e o que se vê são as equipes já em francos preparativos para o certame. A fórmula do campeonato será idêntica de 2013, com dois turnos distintos. O 1º Turno será em pontos corridos, com a participação de todas as equipes inscritas, que jogarão entre si. O campeão do turno, automaticamente, já estará classificado para a final do campeonato.
Coritiba e São Paulo em plena movimentação
É um turno seletivo, pois as 8 melhores equipes em pontos ganhos formarão o 2º Turno/Série Ouro, enquanto que as demais constituirão o 2º Turno/Série Prata.
O campeão de 2014 deverá sair do confronto entre os campeões do 1º Turno e do 2º Turno/Série Ouro.
As inscrições já se encontram abertas, bastando tão somente comparecer à sede da APFM, porém, vale a pena lembrar que os botonistas que se inscreveram mas não compareceram ao Torneio Copa do Mundo de Botãobol, em 2014, não poderão participar do evento, por força do regimento interno.
No próximo sábado, serão analisadas todas as propostas e sugestões que forem apresentadas pelos associados, para então, em definitivo, se elaborar o regulamento do campeonato. Vamos à luta! Viva o botão!

domingo, junho 01, 2014

FUTRICAS NO MUNDO DO BOTÃO


Titãs em conflito para desespero do futebol de mesa
Minha gente, todos sabem o quanto sou apaixonado pelo botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), daí nunca ter me interessado em praticar o futebol de mesa (12 toques, 1 toque, dadinho, fogo-teibéi, leva-leva etc). Junto com outros botonistas, criamos a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, isso no ano de 2003 e a idéia, naquela época, era tentar reunir o maior número de botonistas num só espaço, com campos para as mais variadas regras.
Infelizmente, não obtivemos êxito e, hoje, estou mais convicto de que as causas do insucesso são as futricas, as vaidades pessoais, os interesses pecuniários, que assim sendo, concentram botonistas em vários locais, cada um com suas diretrizes.
Quando a paz será selada para o bem do botão ?
Como no futebol de mesa (não botãobol) há regras ditas oficiais e os clubes são filiados às federações estaduais, que por sua vez,  obedecem às orientações de uma Confederação Brasileiro de Futebol de Mesa.
Aqui em Pernambuco é onde a porca torce o rabo. Há grupos em permanente conflito, cada um se arvorando como ligado a uma Federação.
Pelo que se percebe, um grupo é de fato (correta ou incorretamente) aceito pela CBFM, enquanto o outro segue à revelia, mas promovendo eventos internos, rotulando-os como sendo federados.
Nas redes sociais, são divulgados seus eventos, porém, antidesportivamente aproveitam a mídia para fazerem a tão detestável futricagem.
É sempre bom relembrar os tempos de harmonia
E aí começam as agressões que só servem mesmo para denegrir o mundo do futebol de mesa (não botãobol).
É simplesmente vergonhoso, presenciar pessoas já com certa idade e com bastante experiência trocando farpas a troco de nada, parecendo crianças brigando por besteira. Deixem de criancice!
Não queria me envolver, mas como tenho amigos nos dois lados, tento apaziguar, mas o esforço está sendo em vão.
Ou sou ingênuo demais ou não estou querendo acreditar que por detrás de tudo fala mais alto o interesse pecuniário. Se isso for realmente verdade, esqueçam de mim e continuem suas brigas e futricas, que vou continuar fazendo o que sempre gostei de fazer, desde a minha infância: jogar celotex, o famoso jogo de botão, hoje, conhecido nacionalmente como botãobol. O resto é futmesa. Danem-se!