Minha lista de blogs

sábado, maio 24, 2014

NA RESSACA DA COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL

HÉRCULES  e CORINTHIANS já iniciaram os treinamentos
Minha gente, passadas as emoções do Torneio Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras)  neste sábado, dia 24 de maio, nove botonistas estiveram presentes à APFM, exercitando-se com vistas às próximas competições.
Foram também iniciadas as  confabulações a respeito do Campeonato Oficial de 2014, com a apresentação de   algumas fórmulas, tudo levando a crer que a principal competição da APFM deverá ter seu início em 5 de julho, com a participação de 16 equipes que serão divididas no primeiro turno em dois grupos distintos, constituidos por 8 times, cada e, posteriormente, um 2º turno, distribuidos numa Série Ouro, com as quatro melhores classificadas em cada grupo, no 1º turno, enquanto que as equipes restantes formarão a Série Prata.
O campeão do 1º turno, que sairá do confronto entre o melhor classificado de cada grupo, já se assegura como finalista, podendo se sagrar campeão de 2014, caso também vença o 2º turno/Série Ouro.
Caso isso não ocorra, o campeão oficial de 2014 deverá ser conhecido através do confronto envolvendo os campeões do 1º e do 2º Turno.
NÁUTICO e SÃO PAULO treinaram duro até a exaustão
Durante  o mês de junho, a APFM deverá divulgar o regulamento do campeonato, bem como definir o valor da taxa de inscrição, que servirá para a aquisição dos troféus e medalhas.
Este ano, não serão aceitas inscrições de equipes que se afastaram de competições quando essas estavam em pleno andamento.
A Comissão Organizadora do Campeonato deverá ser constituida de cinco membros, tudo indicando que terá a seguinte composição: ABIUD FERREIRA GOMES - ADILSON JOSÉ DE SÁ RIBEIRO - JOSÉ HÉRCULES LEITE - CLÁUDIO ALVES SANDES - FERNANDO ENÉAS DE BRITO.
A primeira reunião está prevista para o dia 7 de junho, quando serão estudadas e  discutidas   as diversas propostas para o campeonato oficial de 2014.
Figuras carimbadas da APFM já confirmadas para o campeonato de 2014
Os sócios presentes à reunião deverão apresentar sugestões que poderão ser levadas em consideração pela comissão organizadora do campeonato.
O pensamento da APFM é que a competição que apontará o campeão oficial de 2014 seja realizada respeitando-se o princípio fundamental do botãobol: alto espírito desportivo, com toda lealdade, lisura  e disciplina. Que todas as equipes envolvidas cumpram, na íntegra, o compromisso de jogar todas as partidas que forem programadas, sem interrupção.
Já têm o aval da APFM, as seguintes equipes: BAYERN, de Demil Santos;  BOTAFOGO,  de Marcos Silva; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; CORITIBA, de Cláudio Sandes; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso;  FLAMENGO, de Fernando Brito; HÉRCULES, de José Hércules; JUVENTUS, de Vandré Menezes; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes;
NÁUTICO, de Abiud Gomes; LÁZIO, de João Paulo Fofão;  PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; SANTOS, de Adilson Ribeiro; SÃO PAULO, de Max Monteiro; VILA BELMIRO, de Albertinho.
Assim sendo, fica a certeza de que o Campeonato Oficial de 2014 será de amplo sucesso, com bastante equilíbrio entre as equipes.
Portanto, os times terão todo o mês de junho para se exercitarem e assim irão poder  lutar acirradamente pelo título de campeão.
Vamos esperar para ver! Viva o botão!

segunda-feira, maio 19, 2014

BÉLGICA CAMPEÃ DO MUNDO DE BOTÃOBOL


BÉLGICA (Paulo Jiquiá) campeã do mundo
É isso aí, minha gente! O Torneio Copa do Mundo de Botãobol, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, terminou, nesse sábado, dia 17 de maio, com a seleção da BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, no final, contra a seleção da ESPANHA, de Albertinho, erguendo o troféu de campeã, após sair vitoriosa, por 4x1, em partida realizada no Estádio Timbuzão, com arbitragem de Adilson Ribeiro.
FRANÇA cai nas quartas de finais e dá adeus à Copa
Iniciando a Jornada, pelas quartas de final, no Brasília Stadium, a FRANÇA, de Abiud Gomes, se deu mal diante da CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, em que pese o ímpeto ofensivo que apresentou, porém, foi incompetente nas finalizações, daí se aproveitando os coreanos para marcarem, no término da partida, o triunfo por 3x0, resultado que despachou os gauleses da Copa do Mundo.
Ingleses superam chilenos e vão às semifinais
Já o CHILE, de Adriano Oliveira, lutou com muita garra para tentar ir às semifinais, mas teve que se render à força ofensiva da INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, caindo por 3x2 e também se despedindo do torneio.
Bósnios viram os belgas passearem tranquilamente
Por sua vez, no Hércules Stadium, a BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, classificava-se para  uma das semifinais ao derrotar, com toda a tranquilidade, a BÓSNIA, de Max Monteiro, por 4x1, num verdadeiro passeio.
Espanhois sofrem mas despacham Marfinenses
Na última partida, ainda pelas quartas de final, a decisão foi para as cobranças de pênaltis, pois, no tempo regulamentar e na prorrogação, a seleção da ESPANHA, de Albertinho, empatou com a seleção da COSTA DO MARFIM, de Dinoraldo Gonçalves, em 3x3. Nos pênaltis, os espanhóis foram mais eficientes que os marfinenses e venceram por 4x2.
ESPANHA dá um baile na INGLATERRA
A primeira partida da semifinal envolveu as seleções da ESPANHA, de Albertinho e da INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, no Brasília Stadium, com uma exuberante atuação dos espanhóis que liquidaram os ingleses, goleando por 4x1, dando à FÚRIA esperanças de conquistar o caneco pela primeira vez em sua história.
CORÉIA DO SUL critica arbitragem e abandona a luta
Na outra semifinal, bastante tumultuada, com erros crassos de arbitragem, levou a BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, para a disputa final, após o abandono de campo do selecionado da CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, quando o placar estava 1x0 em favor dos belgas. Ainda restavam pouco mais de três minutos para o encerramento da partida, quando o árbitro ADRIANO OLIVEIRA, deixou de assinalar um escanteio em favor dos coreanos, num lance que não dava margem a erro. Inconformada, a seleção da CORÉIA DO SUL declarou não ter mais clima para continuar a partida e assim viu cair por terra a chance de conquistar o inédito título.
Ingleses superam sulcoreanos e ficam com o 3º lugar da Copa
Na decisão do 3º lugar, a CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, ainda abalada com o desfecho da semifinal, tentou reagir, mas acabou derrotada pela INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, que triunfou por 4x3, num jogo sensacional.
BÉLGICA sobra na final e solta o grito de CAMPEÃ DO MUNDO
Na grande final, a ESPANHA, de Albertinho, não foi nem sombra daquela seleção que estraçalhou os ingleses na semifinal e se abateu diante da BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, que conduziu de forma soberba os belgas, chegando à goleada de 4x1, clara, líquida e insofismável. Belíssima conquista.
Momento da entrega do Troféu Copa do Mundo de Botãobol
A solenidade de premiação, presidida por ABIUD GOMES, presidente do Conselho de Decanos, aconteceu de imediato e o presidente da APFM, ADILSON RIBEIRO, fez a entrega a PAULO JIQUIÁ,  do troféu Copa do Mundo de Botãobol,  que repetiu com a BÉLGICA o gesto de 2006, quando levou, naquela época, a INGLATERRA à conquista do título da COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
Parte do grupo de botonistas da APFM participantes do Torneio
O interessante de toda essa história é que a BÉLGICA, por muito pouco, não seria eliminada da competição, chegando ao 2º lugar do Grupo H, graças à RÚSSIA, de Adriano Oliveira, que, ao ser derrotada, pelos belgas, julgou-se já eliminada, pois não acreditava que a ARGÉLIA, de Clóvis Sandes, pudesse fazer qualquer estrago aos europeus. Ledo engano: os argelinos empataram em 1x1, resultado que poderia levar os russos à classificação, bastando tão somente vencer a seleção africana. Não acreditou, foi embora, não jogou e dançou. Viva a BÉLGICA, campeã do TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, de 2014. Parabéns! Até 2018. Viva o botão!   

sábado, maio 10, 2014

QUEM SERÁ O CAMPEÃO DO MUNDO DE BOTÃOBOL

Euforia da FRANÇA, de Abiud Gomes, ao despachar a ARGENTINA
Minha gente, haja emoção! O Torneio Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) viveu uma jornada empolgante, neste sábado, dia 10 de maio,  com os jogos válidos pelas oitavas de final, com partidas sensacionais e com muitas surpresas.
ESPANHA(Albertinho) acaba com a banca do BRASIL(Marcos Silva) 
De saída, o BRASIL, de Marcos Silva, no Brasília Stadium, foi eliminado pela ESPANHA, de Albertinho, saindo derrotada por 3x2, num confronto onde os espanhóis mostraram-se superiores durante praticamente todo o transcorrer da partida, mesmo quando se abalou com um gol anulado corretamente pelo árbitro da partida, que viu irregularidade no lance que que deu origem à jogada que redundou no tento espanhol.
CHILE não estava nem aí para a CROÁCIA
Na sequência, o CHILE, de Adriano Oliveira, continua surpreendendo nessa Copa, com vitórias espetaculares. Dessa vez, enfrentou e venceu a favorita CROÁCIA, de Marcos Cardoso, no Timbuzão, triunfando por 2x0, não deixando margens à dúvidas. Foi uma vitória soberba que leva os araucários  às quartas-de-final.
Ingleses se vestem de rubronegros e despacham colombianos
Já no Hércules Stadium, a INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, que luta pelo título de bicampeã da Copa do Mundo, passou fácil pela COLÔMBIA, de José Hércules, vencendo por 3x1, com dois gols do centro avante LUKAKU, que assume  a artilharia da competição, com 6 gols assinalados.
Vudu dos marfinenses secaram a Celeste Olímpica
Enquanto isso, no Estádio Toca da Raposa, a CELESTE OLÍMPICA, de Abiud Gomes, começou a todo vapor, diante da COSTA DO MARFIM, de Dinoraldo Gonçalves, abrindo logo o escore da partida, porém, não contava com a reação marfinense. Veio o empate e, em seguida,  aconteceram os dois fantásticos gols espíritas da COSTA DO MARFIM, que alijaram o URUGUAI da Copa do Mundo. O torcedor alviceleste, ADAUTO CELSO SAMBAQUY, deve estar decepcionado com os uruguaios, já que apostara todas as fichas nos orientais. Parece que a derrota do BRASIL desestimulou os uruguaios que não teriam mais um "MARACANAZO". Será?
BÓSNIA acaba com o sonho do EQUADOR
Por sua vez, a BÓSNIA, de Max Monteiro, causou um vexame no reduto dos Oliveira, ao despachar, o EQUADOR, de Toninho Oliveira, no Brasília Stadium, com o gol da vitória, marcado no último ato da partida, num chutaço de longa distância, do artilheiro da partida JUAN MATA, autor dos gols do triunfo bósnio, por 2x1. Os equatorianos foram chorar a declassificação lá pelos lados de Timbaúba, na mata norte pernambucana.
BELGICA fica na espreita e trucida ALEMANHA
Quem também pagou todos os pecados foi a ALEMANHA, de Marcos Cardoso, na goleada de 5x1, aplicada pela BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, no Estádio da Toca da Raposa. Os tedescos, que contavam com a torcida de HONDURAS, de Toinho Lopreu, não tiveram outro jeito: afogaram as mágoas e a skol desceu redonda.
Momento do pênalti decisivo que matou os portenhos
Mas, nada foi mais emocionante do que a classificação da FRANÇA, de Abiud Gomes, frente à ARGENTINA, de Adilson Ribeiro, que catimbou até onde pode, mantendo a posse de bola, por mais de onze minutos no segundo tempo, quando o escore estava 1x0 a seu favor.´Porém, falhou na cobrança de um arremesso lateral e os franceses não perdoaram. Foram rapidamente ao ataque e finalizaram com sucesso, decretando o empate. Fim do tempo regulamentar e veio a prorrogação, com as duas seleções pouco se arriscando no ataque, levando com isso a decisão para as cobranças dos pênaltis. O nervosismo inicial fez com que as duas seleções desperdiçassem as primeiras cobranças, mas os gauleses, a partir do terceiro pênalti, não deu mais sopa para o azar e carimbou a passagem para as quartas-de-final, marcando 3x2. A "Marselhesa" foi entoada com todo o ardor.
PORTUGAL dando mais uma saída em vão
No fecho da jornada, a CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, acabou de vez com as pretensões de PORTUGAL, de Albertinho, chegando fácil aos 3x1. Os patrícios desafinaram no fado e deram adeus à Copa do Mundo.
No próximo sábado, dia 17 de maio, o TORNEIO COPA DO MUNDO terá seu desfecho com os jogos das quartas de final, das semifinais, decisão do 3º lugar e a finalíssima que apontará o campeão da competição.
Quem se arrisca a um palpite? Quem erguerá o TROFÉU COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL?
Aguardem novas emoções. Viva o botão!
 

domingo, maio 04, 2014

SEGUE A COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL

 
HOLANDA tentou mas sucumbiu diante do CHILE
Minha gente, após um início eletrizante do Torneio Copa do Mundo, já estão definidas as seleções que farão as oitavas de final da competição mais importante, promovida pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, realizada a cada quatro anos, coincidentemente com a Copa do Mundo de Futebol da FIFA.
Ontem, sábado, dia 3 de maio, foram realizadas dez partidas, com destaque para a seleção do CHILE, de Adriano Oliveira, que venceu espetacularmente o selecionado da HOLANDA, de Fernando Brito, por 2x0, resultado que alijou a Laranja Mecânica da Copa do Mundo, para surpresa geral. 
COLÔMBIA (esq) perde mas permanece na Copa do Mundo
 No Grupo C, a seleção da COSTA DO MARFIM, de Dinoraldo Gonçalves, ficou com a primeira vaga ao derrotar a COLÔMBIA, de José Hércules, por 2x0, em jogo que os marfinenses foram totalmente senhores das ações.
Por sua vez, os colombianos se contentaram com a segunda vaga, despachando a seleção do JAPÃO, de Adilson Ribeiro, com o triunfo sobre os orientais, também por 2x0.
EQUADOR não tomou conhecimento da FRANÇA
Na definição do Grupo E, o EQUADOR, de Toninho Oliveira, com uma soberba atuação, venceu a FRANÇA, de Abiud Gomes, por 3x1, ficando assim com o primeiro lugar do Grupo. Os gauleses, com a segunda vaga, também carimbaram o passaporte para as oitavas de final.
Hermanos festejam o tropeço da BÓSNIA ante o IRÃ
Pelo Grupo F, a BÓSNIA, de Max Monteiro, deu de mão beijada o primeiro lugar do grupo ao ser derrotada pelo já eliminado IRÃ, de José Hércules, por 1x0. A ARGENTINA, que já havia se contentado com a segunda vaga, alçou ao topo da tabela com o triunfo sobre a NIGÉRIA, de João Paulo Fofão, que faltou ao compromisso, sendo considerada perdedora por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0 em favor dos portenhos.
Enquanto isso, o Grupo G aguarda o sorteio, a ser realizado antes dos jogos das oitavas de final, para se saber qual das duas seleções (ALEMANHA, de Marcos Cardoso ou PORTUGAL, de Albertinho) será a primeira colocada do grupo, pois ambas terminaram com a mesma pontuação e estão também igualadas em todos os critérios de desempate.
CORÉIA DO SUL e BÉLGICA ficam com as vagas do Grupo H
Fechando a Fase de Classificação, a CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, com os triunfos sobre a BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, por 4x3,  a ARGÉLIA, de Clóvis Sandes, por 3x0 e o empate em 2x2 com a RÚSSIA, de Adriano Oliveira, conquistou o primeiro lugar no Grupo H.
A segunda vaga coube à BÉLGICA, de Paulo Jiquiá, que derrotou a RÚSSIA, por 5x2 e empatou com a ARGÉLIA, em 1x1, mas foi beneficiada pela ausência da RÚSSIA que não enfrentou a ARGÉLIA, sendo, assim, considerada perdedora por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0, conforme o regulamento da competição. Os belgas ficaram com a vaga por terem melhor saldo de gols que os argelinos.
No próximo sábado, dia 10 de maio, acontecem os seguintes confrontos pelas oitavas de final:
BRASIL X ESPANHA
CHILE X CROÁCIA
COSTA DO MARFIM X URUGUAI
INGLATERRA X COLÔMBIA
EQUADOR X BÓSNIA
ARGENTINA X FRANÇA
ALEMANHA ou PORTUGAL X BÉLGICA
CORÉIA DO SUL X ALEMANHA ou PORTUGAL.
Como se vê, pela ordem dos jogos, essas oitavas de final prometem muitas emoções e a certeza de jogos acirradíssimos. O entusiamo dos botonistas é imenso, todos desejosos de erguer o Troféu Copa do Mundo de Botãobol. Viva o botão!