Minha lista de blogs

domingo, abril 27, 2014

COMEÇA A COPA DO MUNDO DO BOTÃOBOL

BRASIL já desponta como favorito da COPA DO MUNDO
Minha gente, neste sábado, dia 26 de abril. a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu início ao Torneio Copa do Mundo de Botãobol de 2014, com destaque para a seleção do BRASIL, de Marcos Silva, que já se garantiu nas oitavas de final, graças aos espetaculares triunfos sobre a CROÁCIA, de Marcos Cardoso e o MÉXICO, de José Ribamar, aplicando em ambos o escore de 3x1. Soma-se ainda a vitória sobre a seleção de CAMARÕES, por WxO, atribuindo-se, aí, o placar de 1x0 para os canarinhos.
Em que pese algumas desistências de última hora, a competição promete ser sensacional e já apresenta excelentes resultados, com as principais seleções já praticamente definindo suas classificações para a próxima fase.
CROÁCIA despacha  MÉXICO e fica com a 2ª vaga
Além do BRASIL, no Grupo A, a seleção da CROÁCIA prossegue no torneio ao despachar o MÉXICO, vencendo-o por 2x0, somando assim duas vitórias, já que foi  beneficiada, também,  pela desistência de CAMARÕES, de Alexandre Freitas.
ESPANHA derrota HOLANDA e já se garante nas oitavas
No Grupo B, a seleção da ESPANHA, de Albertinho, ao vencer a HOLANDA, de Fernando Brito, por 2x1 e se beneficiar pela desistência do selecionado da AUSTRÁLIA, de Humberto Securão, classificou-se ao empatar com o CHILE, de Adriano Oliveira, em 2x2. A outra vaga deverá ser definida após o embate HOLANDA X CHILE, marcado para a próxima rodada, a ser realizada no sábado, dia 3 de maio, com o CHILE jogando com a vantagem do empate para passar para a próxima fase.
COSTA DO MARFIM e JAPÃO ficaram na igualdade
Pelo Grupo C, sem a presença da seleção da GRÉCIA, outra a desistir do torneio, apenas foi realizado o confronto envolvendo a seleção da COSTA DO MARFIM, de Max Monteiro e o JAPÃO, de Adilson Ribeiro, que terminou empatado em 1x1 e, com isso, tudo ficará definido na próxima rodada, quando a seleção da COLÔMBIA, de José Hércules,  fará sua estréia na Copa do Mundo.
INGLATERRA e URUGUAI avançam para as oitavas
Por sua vez, o Grupo D já está com toda a situação definida, com a INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, conquistando o primeiro lugar no grupo  ao vencer a COSTA RICA, de Vandré Meneses, por 4x1 e empatar com o URUGUAI, de Abiud Gomes,  em 2x2, além dos pontos pela vitória de WXO, decorrente da desistência da seleção da ITÁLIA. A CELESTE OLÍMPICA ficou com a segunda vaga ao vencer a COSTA RICA por 3x0, atingindo a mesma pontuação do English Team, mas perdendo no número de gols marcados.
EQUADOR vai decidir com a FRANÇA o 1º lugar do Grupo
Na 2ª perna da tabela, pelo Grupo E, o EQUADOR, de Toninho Oliveira e a FRANÇA, de Abiud Gomes, já classificadas para as oitavas de final,  duelarão para saber quem ficará com o primeiro lugar no Grupo. Por ter melhor saldo de gols (4x3), os equatorianos jogarão com a vantagem do empate. A seleção de HONDURAS, de Toinho Lopreu Meneses, serviu de fiel da balança, perdendo seus compromissos por 4x0 e 3x0, para o EQUADOR e a FRANÇA, respectivamente. A seleção cabeça de chave, a SUIÇA, que seria dirigida por Humberto Securão, foi eliminada por desistência.
ARGENTINA X BÓSNIA ficaram no 0x0
Enquanto isso, no Grupo F, a BÓSNIA, de Max Monteiro, saiu na frente, já acumulando 4 pontos, ao vencer a NIGÉRIA, de João Paulo Fofão, por 3x0 e empatar em 0x0, com a ARGENTINA, de Adilson Ribeiro, que também tem a mesma pontuação dos bósnios, mas perderam no saldo de gols, visto que derrotaram a seleção do IRÃ, de José Hércules, pelo placar de 1x0.
NIGÉRIA suporta a pressão iraniana e zebra na COPA
Os iranianos já estão eliminados porque também perderam para a NIGÉRIA, de João Paulo Fofão, por 2x1, daí que os confrontos do próximo sábado: BÓSNIA X IRÃ e ARGENTINA X NIGÉRIA irão apontar as duas seleções que continuarão na Copa do Mundo.
ALEMANHA e PORTUGAL no melhor jogo da rodada
O Grupo G, com as desistências das seleções de GANA, de Cláudio Sandes e dos ESTADOS UNIDOS, de Armando Pordeus, ficou restrito às seleções da ALEMANHA, de Marcos Cardoso e de PORTUGAL, de Albertinho, cujo confronto direto terminou empatado em 3x3, provocando assim um sorteio, a ser realizado no próximo sábado,  para definir a posição de ambas na classificação do grupo.
Finalmente, no GRUPO H, não foi realizada nenhuma partida, ficando todas adiadas para a próxima rodada. Como as seleções da ARGÉLIA, de Clóvis Sandes e da RÚSSIA, de Adriano Oliveira, só puderam chegar à sede da APFM, após às 14 horas, as seleções da BÉLGICA, de Paulo Jiquiá e da CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, por terem que se ausentar, ficaram impedidas de realizar suas partidas.
Para que não pairem dúvidas, todas as seleções desistentes foram assim consideradas por não terem comparecido à APFM, conforme havia sido decidido quando da elaboração do regulamento da Copa do Mundo.
Para o próximo sábado,  estão programados os jogos restantes da etapa de classificação e todos os participantes já estão cientes do rigor do regulamento, portanto, aqueles que, seja qual for o motivo, não se fizerem  presentes até às 15 horas, estarão eliminados, sumariamente, do Torneio Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
Apesar de todos esses contratempos, a competição teve um início alucinante, com jogos bastante disputados, dentro de um clima onde imperou o alto espírito desportivo dos participantes.
Um dia fantástico. Viva o botão!

segunda-feira, abril 21, 2014

AGORA É PRÁ VALER

Abiud Gomes virá com o URUGUAI e a FRANÇA
Minha gente, parece que teremos, nesse próximo sábado, dia 26 de abril, o início do Torneio "Copa do Mundo" de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), envolvendo botonistas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e seguindo uma tradição, originária da antiga Liga Amadorista de Futebol de Mesa da Estância (LAFME), embrionária da APFM.
O Torneio Copa do Mundo, a maneira como é realizado na entidade, segue rigorosamente o modelo da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, com trinta e duas seleções.
Botonistas da APFM prontos para a Copa do Mundo
Como atualmente não há trinta e dois botonistas no quadro social da APFM,  alguns palhetarão duas seleções, a exemplo do que foi feito no Torneio Copa do Mundo do ano de 2010.
Assim sendo, além das seleções cabeças-de-chave, coube a cada um desses botonistas,  uma outra seleção, desde que não houvesse a possibilidade de confrontos entre elas, até as quartas-de-final.
Marcos Silva (BRASIL) e Alexandre (CAMARÕES)
Explicando melhor: Marcos Silva, cabeça de chave do Grupo A, com a Seleção do BRASIL, também representará a Seleção da CORÉIA DO SUL, no Grupo H. Já Albertinho, cabeça de chave do Grupo B, com a seleção da ESPANHA, dirigirá também a seleção de PORTUGAL, no Grupo G. Por sua vez, José Hércules, cabeça de chave do Grupo C, com a COLÔMBIA, ficará também com a seleção do IRÃ, no Grupo F, enquanto que Abiud Gomes, cabeça de chave do Grupo D, com o URUGUAY, irá conduzir também a seleção da FRANÇA, no Grupo E.
Humberto Securão(SUIÇA) e Albertinho(ESPANHA)
Na outra perna da tabela, Humberto Securão, cabeça de chave do Grupo E, com a SUIÇA, se desdobrará com a seleção da AUSTRÁLIA, no Grupo B e Adilson Ribeiro, cabeça de chave do Grupo F, com a ARGENTINA, estará palhetando também a seleção do JAPÃO, no Grupo C. Marcos Cardoso, cabeça de chave do Grupo G, com a ALEMANHA, ficou com a incumbência de dirigir a seleção da CROÁCIA, no Grupo A e Paulo Jiquiá, último cabeça de chave, com a BÉLGICA, no Grupo H,  também ficará com a INGLATERRA, no Grupo D.
Isso posto, tem-se a certeza de que a competição deverá ficar bem  mais competitiva, melhorando consideravelmente seu nível técnico.
Pelo histórico do evento, até o presente, nenhuma seleção, tida como favorita, chegou ao título de campeã e acredita-se que o tabu irá continuar.
Paulo Jiquiá e Abiud Gomes já sentiram o gosto de campeão
Desde a sua implantação, foram campeões do mundo: ABIUD GOMES, JOSÉ RIBAMAR, FLÁVIO AZEVEDO, PAULO JIQUÍA e HUGO ALEXANDRE.
Desses, Flávio Azevedo e Hugo Alexandre estarão ausentes, ficando a tentativa do bicampeonato para os três restantes. Em 2002 e 2006, Abiud Gomes chegou perto, terminando, em ambas, como vice-campeão.
Pelo que foi dado a observar, nesses dias que antecedem o grande acontecimento, com os treinamentos realizados, o Torneio Copa do Mundo de 2014 vai ser mais acirrado ainda e para se chegar ao título será necessário muita concentração, eficiência e sobretudo sorte, tal o equilíbrio entre os participantes.
Ninguém arrisca um palpite. Só resta aguardar, para ver o que acontece. Quem será o campeão do Torneio Copa do Mundo de Botãobol ?  Apostem! Viva o botão!
 

sábado, abril 12, 2014

TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL

Botonistas da APFM prontos para a Copa do Mundo
Minha gente, como acontece sempre, há cada quatro anos, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, depois de idas e vindas, decidiu iniciar o Torneio Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) no sábado, dia 26 de abril, após a Semana Santa, devendo participar todas as seleções inscritas e que estejam presentes no dia da abertura.
Um alerta se faz: quem não comparecer à abertura do Torneio Copa do Mundo, seja qual for o motivo, estará automaticamente alijado da competição.
Abiud Gomes comandará  a CELESTE OLÍMPICA
No dia da Abertura do Torneio Copa do Mundo, os jogos da Fase de Grupos deverão se iniciar precisamente às 10h00, estendendo até às 15h30 e, para isso, a Comissão Organizadora do Evento envidará todos os esforços para que não haja atraso.
Por essa razão, a partir das 09h30, todos os campos deverão estar à disposição para o Torneio Copa do Mundo, não devendo, em hipótese nenhuma, serem ocupados para treinamentos ou partidas amistosas.
Fofão e Max esperam surpreender na Copa do Mundo
Os Grupos A e E atuarão no Campo 1 (Brasília Stadium), enquanto que os Grupos B e F farão os jogos no Campo 2 (Timbuzão). Por sua vez, os Grupos C e G utilizarão o Campo 3 (Toca da Raposa), cabendo aos Grupos D e H o Campo 4 (Hércules Stadium). 
Os vencedores de cada grupo farão seus confrontos pelas oitavas de final nos mesmo campos dos jogos da fase de grupos.
Adilson e Marcos, "os irmãos securinhas", esperam brilhar
A partir dos jogos das quartas de final é que haverá sorteio dos campos, inclusive para os jogos semifinais, decisão do 3º lugar e final.
As bolas do torneio já foram confeccionadas e são de cor branca, da mesma borracha (italiana) das bolas que foram utilizadas no campeonato oficial da APFM de 2013.
Todas as seleções participantes deverão ter seus botões com escudinhos representativos de suas respectivas seleções, obrigatoriamente.
A taxa de inscrição está estipulada em R$ 10,00 (dez reais) por seleção inscrita, devendo ser quitada até 30 minutos antes do início dos jogos.
Clóvis Sandes e Fernando Brito, mais duas feras
A Comissão Organizadora do Torneio Copa do Mundo de Botãobol está assim constituída: a) Presidente: ABIUD FERREIRA GOMES; b) Membros efetivos: JOSÉ RIBAMAR OLIVEIRA, ADILSON JOSÉ DE SÁ RIBEIRO, JOSÉ HÉRCULES LEITE e FERNANDO ENÉAS DE BRITO, tendo plenos poderes, por voto da maioria, para julgar e sanar possiveis irregularidades, não sendo aceito recursos que vierem a ser interpostos pelas seleções envolvidas.
Assim sendo, só resta aguardar o sábado, dia 26 de abril e vibrar com essa maravilhosa competição, uma tradição do botãobol.
É grande a expectativa! Que vença a melhor seleção! Façam suas apostas, desde já. Viva o botão!

sábado, abril 05, 2014

BALEIA AZUL CANTA DE GALO NO BOTÃOBOL

BALEIA AZUL livra-se do FOGÃO mas racha a galinha
Minha gente, vivendo essa expectativa do Torneio Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa promove torneios relâmpagos, para que as equipes possam ir se arregimentando para o grande evento, cujo início está previsto para o próximo sábado, dia 12 de abril, com a realização de duas rodadas, válidas pela fase de classificação às oitavas de final.
Botonistas da APFM vivendo o Torneio da Galinha
Em razão disso tudo, a APFM conclamou os botonistas presentes a participarem do Torneio da Galinha, no sistema mata-mata, valendo, ao campeão,  todo o total arrecadado com a taxa de adesão, cobrada ao preço de R$ 2,00 para cada equipe inscrita.
Atenderam ao chamado da entidade, pela ordem, as seguintes equipes, com os respectivos botonistas:
1 - JUVENTUS, de Vandré Meneses; 2 - VILA BELMIRO, de Albertinho; 3 - SANTOS, de Adilson Ribeiro; 4 - HÉRCULES, de José Hércules; 5 - BOTAFOGO, de Marcos Silva; 6 - NÁUTICO, DE Abiud Gomes; 7 - INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; 8 - FLAMENGO, Fernando Brito;  9 - HONDURAS, de Toinho Cardoso.
BALEIA AZUL faz a festa e os Papangus dançam
No Brasília Stadium, o VILA BELMIRO despachou a JUVENTUS, com uma goleada de 5x0, com os papangus de Bezerros atuando mais uma vez de forma decepcionante, tornando-se presa fácil da BALEIA AZUL.
PEIXE vence HÉRCULES debaixo de toda catimba
Enquanto isso, no Estádio Timbuzão, em partida catimbada, o SANTOS, com seu time fórmula um, marcou 1x0 e ficou só nisso. Os espanhóis do Saint Moritz acabaram irritados com o abusivo toque de bola do Peixe e assim se despediram da competição.
O mesmo gesto repetido sete vezes pelo TIMBU
Por sua vez, o BOTAFOGO foi impiedoso ao aplicar uma tunda de 7x1 no NÁUTICO. Gente, é verdade, o FOGÃO torrou o TIMBU, sem dó nem piedade, com direito a show de Fumagalli, o 10 alvinegro que marcou 4 gols, todos em seqüência.
SACI aprontando para cima do URUBU
Já no Hércules Stadium, o INTERNACIONAL goleou o FLAMENGO, por 6x3, com o SACI fazendo o que bem queria com o URUBU, que, antes do início do torneio, não parecia disposto a dele participar, somente o fazendo depois de muita insistência. Parecia que antevia o fracasso.
BALEIA AZUL tranquila nas águas hondurenhas
Na 2ª fase da competição, o VILA BELMIRO pegou uma mangaba e mandou ver uma sonora goleada de 6x0 na estreante HONDURAS, de Toinho "Lopreu" Cardoso, que, após 40 anos, retornava às mesas. Realmente, foi um reencontro desestimulante, mas acredita-se na perseverança de Toinho Lopreu, que deverá ter dias melhores, daqui por diante.
FOGÃO saboreia PEIXE antes de ir atrás da galinha
No mesmo instante, no Hércules Stadium, o PEIXE se chamuscou todo com o FOGÃO, em outro show de Fumagalli, que marcou 3 gols, também em sequência, na vitória que estampava o placar final em 4x2.
SACI é engolido pela BALEIA AZUL e sai de cena
Depois, chegou a vez do duelo VILA BELMIRO x INTERNACIONAL, no Brasília Stadium e a BALEIA AZUL pintou e bordou com o SACI, aplicando um 5x2,  mole, mole,  no COLORADO, partindo assim para a sensacional final, que decidiria quem iria abiscoitar a bolsa ao vencedor do Torneio da Galinha. 
Mas, houve um porém: as duas equipes finalistas, VILA BELMIRO e BOTAFOGO,  deixaram de lado a rivalidade e decidiram rachar o prêmio, fazendo com que o jogo, mesmo bem disputado, com excelente nivel técnico e eficiente ação ofensiva, perdesse um pouco em emoção.
Com os novos holofotes, a BALEIA AZUL superou o FOGÃO, saindo vitoriosa por 4x3, mas, na realidade, cada um ficou com uma coxa da galinha e jogaram as penas para a torcida. Viva o botão!