Minha lista de blogs

sábado, março 29, 2014

VILA BELMIRO LEVA TORNEIO "NOVAS EMOÇÕES"

 Troféu Novas Emoções é passado às mãos de Albertinho, do VILA BELMIRO
Minha gente, neste sábado, dia 29 de março, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa esteve movimentadíssima com a presença de muitos botonistas que marcaram presença nos treinamentos visando o Torneio Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), cujo início ficou definido para sábado, dia 12 de abril, com os jogos válidos pela  fase de classificação
Nove botonistas da APFM participantes do Torneio
Logo após o meio-dia, este blogueiro, resolveu promover o TORNEIO NOVAS EMOÇÕES, comemorando seus 74 anos de existência e também 2 anos de sucesso da cirurgia cardíaca, a qual se submeteu,  há dois anos atrás, coincidindo com a data de seu aniversário, 27 de março.
Nove equipes participaram da competição, dispostas em três grupos de três equipes, através de sorteio.
O Grupo A ficou composto pelas equipes do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, do FLAMENGO, de Fernando Brito e do SÃO PAULO, de Max Monteiro.
Já o Grupo B, logo apelidado de Grupo da Morte, lá estavam: NÁUTICO, de Abiud Gomes, VILA BELMIRO, de Albertinho e INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá.
Por sua vez, o Grupo C ficou assim constituido: SANTOS, de Adilson Ribeiro, CORITIBA, de Cláudio Sandes e HÉRCULES, de José Hércules.
O MENGÃO, de Fernando Brito, venceu seus dois compromissos pelo Grupo A, derrotando o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, por 2x1 e também o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 1x0, que antes havia saído vitorioso do embate ante o ORLANDO PIRATES, por 5x4.
Portanto, o URUBU classificou-se para o triangular final, com 100% de aproveitamento.
No Grupo B, o VILA BELMIRO, de Albertinho, chegou à classificação, por apresentar melhor saldo de gols que o NÁUTICO, de Abiud Gomes, tendo o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, servido de fiel da balança. Frente ao TIMBU, o COLORADO perdeu por 1x0, enquanto diante da BALEIA AZUL, sucumbiu por 2x0. O confronto VILA BELMIRO X NÁUTICO terminou empatado em 2x2.
Pelo Grupo C, a classificação do SANTOS, de Adilson Ribeiro, foi mais dramática, pois veio através de sorteio, visto que o PEIXE empatou, de saída, com o HÉRCULES, de José Hércules, em 2x2 e depois venceu o COXA, de Cláudio Sandes, por 2x0, mas viu o time espanhol chegar ao triunfo ante o CORITIBA, pelo mesmo escore de 2x0. Tudo igual entre SANTOS e HÉRCULES.  Feito o sorteio,  o PEIXE foi bafejado pela sorte.
PEIXE vinha com tudo mas BALEIA AZUL engoliu
Veio o triangular final e de saída o VILA BELMIRO, de Albertinho, mandou ver um 3x1, no SANTOS, de Adilson Ribeiro. A BALEIA AZUL mostrou que o mar não estava prá PEIXE.
BALEIA AZUL cospe o PEIXE e URUBU se engasga
Na sequência, o PEIXE abocanhou o URUBU DO HOSPÍCIO, impondo-se por 2x0, numa partida onde o MENGÃO, de Fernando Brito,  não viu a cor da bola. O SANTOS usou e abusou da zona da galinha, cozinhando a partida, porém, desperdiçou grandes oportunidades para ampliar o placar.
BALEIA AZUL cai diante do URUBU mas é campeã
Fechando a competição, o VILA BELMIRO, de Albertinho, entrou em campo com o firme propósito de administrar a partida, diante do FLAMENGO, de Fernando Brito, pois jogava com a vantagem de um simples empate ou mesmo uma derrota por um gol de diferença. Não deu outra. Depois de idas e vindas, a BALEIA AZUL encalhou e foi bicada pelo URUBU, saindo derrotada por 3x2, mas aos gritos de "É CAMPEÃO", conquistando assim o Troféu Novas Emoções. Valeu, Albertinho!
E o sábado, dia 29 de março, acabou, como começou: com muita festa, muita alegria, muita emoção.
Estou mais velho, é verdade, porém, muito mais feliz do que ontem. Meus parabéns! Viva o botão!
 

sábado, março 22, 2014

FESTA DE PREMIAÇÃO DO BOTÃOBOL

 
Humberto Arruda recebe de Hércules Leite o Troféu RENÉ CÉZAR
Minha gente, neste sábado, dia 22 de março, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa realizou a festa de premiação do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), referente ao Campeonato Oficial de 2013, com destaque para o TROFÉU RENÉ CÉZAR, prêmio maior da competição e brilhantemente conquistado, de forma invicta, pela AGA, de Humberto "Securão" Arruda.
Para tristeza de todos os que fazem o botãobol em Pernambuco, infelizmente, o nosso grande homenageado, RENÉ CÉZAR, veio a falecer, há poucos dias atrás, em decorrência da longa enfermidade que o afastou de nossos campos e agora de nossas vidas. Que Deus o tenha ao seu lado.
Humberto "Securão" Arruda e seus troféus
Além do Troféu RENÉ CÉZAR, a AGA também foi agraciada com os troféus de Campeão do 1º Turno e Campeão do 2º Turno/Série Ouro.
Albertinho (VILA BELMIRO) e o troféu de Vice-Campeão Geral
Por sua vez, o VILA BELMIRO, de Carlos Alberto Silva (Albertinho), recebeu o Troféu de Vice-Campeão Geral, ficando em segunda lugar na classificação geral.
Fernando Brito(MENGÃO) exibe o troféu de Vice-Campeão da Série Ouro
Já o FLAMENGO, de Fernando Brito, recebeu o Troféu de Vice-Campeão do 2º Turno/Série Ouro, bem como o troféu de 3º colocado geral.
Outra equipe agraciada, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, fez jús ao troféu de 4º colocado geral.
Max Monteiro (SÃO PAULO) campeão da Série Prata
O Troféu de Campeão do 2º Turno/Série Prata coube ao SÃO PAULO, de Max Monteiro, enquanto que o troféu de vice-campeão ficou com o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira.
Foram entregues também os troféus de artilheiro do campeonato (botão DEL PIERO, do BOTAFOGO, de Marcos Silva) e de melhor árbitro do campeonato (FERNANDO BRITO).
Seguiu-se ainda a entrega das medalhas às demais equipes que participaram do 2º Turno/Série Ouro (NÁUTICO, de Abiud Gomes; BOTAFOGO, de Marcos Silva; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e CORITIBA, de Cláudio Sandes.
Paulo Jiquiá (INTERNACIONAL) o melhor ataque
Também foram agraciados com medalhas, o time do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, por ter o melhor ataque do campeonato e os times do FLAMENGO, de Fernando Brito e do VILA BELMIRO, de Albertinho, por terem a defesa menos vazada da competição.
Fechando a solenidade, foi entregue a medalha de artilheiro da Série Prata (botão RAMI, do SÃO PAULO, de Max Monteiro).
Botonistas da APFM em clima de festa
E nesse clima de festa, partiu-se para os comes e bebes, com a marca do maitre CLÁUDIO SANDES, diretor social da APFM, expert nesse mister.
Vale frisar, que antes da solenidade de premiação, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa procedeu ao sorteio para a escolha das seleções que irão disputar o TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, com início previsto para o dia 5 de Abril.
Os cabeças de chave ficaram assim distribuídos: GRUPO A-BRASIL - Marcos Silva; GRUPO B-ESPANHA-Albertinho; GRUPO C-COLÔMBIA-José Hércules; GRUPO D-URUGUAI-Abiud Gomes; GRUPO E-SUIÇA-Humberto Securão; GRUPO F-ARGENTINA-Adilson Ribeiro; GRUPO G-ALEMANHA-Marcos Cardoso; GRUPO H-BÉLGICA-Paulo Jiquiá.
Os botonistas Dinoraldo Gonçalves, Cláudio Sandes, José Ribamar, Max Monteiro, Hugo Alexandre, Fernando Brito,  Adriano Oliveira e Vandré Meneses  tiveram escolhidas as suas seleções e  foram distribuidos em grupos distintos, conforme a seguinte discriminação: GRUPO A-MÉXICO-José Ribamar; GRUPO B-HOLANDA-Fernando Brito; GRUPO C-COSTA DO MARFIM-Dinoraldo Gonçalves; GRUPO D-COSTA RICA-Vandré Meneses; GRUPO E-FRANÇA-Hugo Almeida; GRUPO F-BÓSNIA-Max Monteiro;GRUPO G-GANA-Cláudio Sandes; GRUPO H-RÚSSIA-Adriano Oliveira;
Também foram sorteados os grupos dos seguintes botonistas, alguns dos quais já fizeram a escolha de suas seleções, ficando assim distribuidos: GRUPO A-CAMARÕES-Alexandre Freitas; GRUPO E-EQUADOR-Toninho Oliveira; GRUPO F-NIGÉRIA-João Paulo Fofão; GRUPO H-ARGÉLIA-Clóvis Sandes. 
As demais vagas serão definidas até  sábado, dia 29 de março, com o fechamento da tabela da Copa.
A taxa de inscrição foi estipulada em R$ 10,00 (dez reais) que servirão para a aquisição dos troféus e medalhas da competição.
Portanto, estão abertas as inscrições para o TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, podendo participar botonistas sócios da APFM e convidados de sócios.
Única exigência: Todas as seleções deverão postar o escudo representativo em todos os botões.
A expectativa é imensa e muitos times já se encontram em francos preparativos, demonstrando com isso que a competição deverá ser sensacional, em todos os aspectos. Vamos ver! Viva o botão.

sábado, março 15, 2014

BOTAFOGO FAZ A FESTA NO ANIVERSÁRIO DA APFM

FOGÃO grande campeão do Torneio de Aniversário da APFM
Minha gente, neste sábado, dia 15 de Março, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa comemorou com muito botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) o seu 12º aniversário de fundação e o grande destaque coube ao BOTAFOGO, de Marcos Silva, que conquistou brilhantemente a competição ao derrotar por 1x0, na final, a equipe Fórmula Um do SANTOS, de Adilson Ribeiro, no seu retorno às mesas de botãobol.
Treze equipes participaram da competição, na fórmula mata-mata e, como novidade, as bolas coloridas que serão utilizadas no Torneio Copa do Mundo de Botãobol, que será realizado no próximo mês de abril.
BALEIA AZUL agora está vendo tudo
Abrindo a competição, o VILA BELMIRO, de Albertinho, não encontrou dificuldades e,  já com uma visão mais apurada, chegou fácil aos 2x0, eliminando o HÉRCULES, de José Hércules, do Torneio.
PEIXE faz COXA BRANCA de petisco
Na sequência, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, fazia sua estreia, enfrentando o CORITIBA, de Cláudio Sandes e nessa sua volta às mesas conquistou sua primeira vitória oficial no ano de 2014, impondo-se por 2x1 sobre o COXA BRANCA. A famosa equipe Fórmula 1 peixeira já mostrava a sua cara.
URUBU se dá mal com o GAVIÃO DE MARANGUAPE
No terceiro confronto, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, despachou o FLAMENGO, de Fernando Brito, derrotando-o por 1x0, com o URUBU chiando barbaridade, reclamando horrores da "fuleco", a famosa bola colorida, comparando-a à JABULANI, de saudosa memória.
SACI usou e abusou dos PAPANGUS da Vecchia Signora
Depois, foi a vez do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, aplicar a primeira goleada do torneio, massacrando a JUVENTUS, de Vandré Meneses, com o placar chegando aos 5x0, porém, mesmo assim, o COLORADO foi outro que chiou demais, reclamando muito da "fuleco". Por sua vez, os Papangus da Vecchia Signora continuam devendo uma boa apresentação. Só se vê lapada!
TIMBU cortou o barato da RAPOSA DA JACOBINA
Já o clássico envolvendo NÁUTICO, de Abiud Gomes e CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, terminou com a vitória TIMBU, por 2x1, botando assim a RAPOSA DA JACOBINA fora da festa de aniversário.
FOGÃO faz TRICOLOR DO SAMU descer ladeira abaixo
No fecho da primeira fase, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, dava início à jornada vitoriosa, vencendo o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 4x2, classificando-se para a fase seguinte, enquanto o TRICOLOR DO SAMU descia desembestado a ladeira para não mais voltar.
BALEIA AZUL pinta e borda com a ÁGUIA ROMANA
Veio a segunda fase e a LÁZIO, de João Paulo Fofão, incandeou-se com os holofotes do VILA BELMIRO, de Albertinho e sucumbiu por 5x0. A BALEIA AZUL esguichou na ÁGUIA ROMANA que voou para bem longe da APFM.
Jogo parelho se decide nos pênaltis
No mesmo instante, acontecia o embate envolvendo o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e o SANTOS, de Adilson Ribeiro, que terminou empatado no tempo regulamentar em 2x2, indo a decisão para as cobranças de pênaltis e aí o PEIXE mostrou toda a categoria, convertendo três penalidades, enquanto o GAVIÃO DE MARANGUAPE não acertava nenhuma.
TIMBU acaba com a escrita colorada e bate SACI
Logo após, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, acabou com a peitica e venceu o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, por 3x1, reabilitando-se assim dos últimos insucessos diante do COLORADO. O NÁUTICO ofereceu o triunfo ao grande ADAUTO CELSO SAMBAQUY,  gaúcho-catarinense, colorado ferrenho,  mas grande incentivador do TIMBU.
Encerrando a segunda fase, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, nem precisou entrar em campo, pois seu adversário, o VILA BELMIRO, de Albertinho, teve que abandonar a competição, indo assim direto para a final, bastando tão somente esperar pelo resultado do duelo SANTOS X NÁUTICO.
Só deu porteira fechada e mais uma decisão nos pênaltis
No clássico da retranca, não poderia ser outro o resultado: 0x0 ao fim do tempo regulamentar, indo a decisão novamente para a cobrança de pênaltis. Mais uma vez, o PEIXE mostrou toda a competência, convertendo três penalidades em quatro cobranças, enquanto que o TIMBU, quis esnobar, utilizando-se da "paradinha", mas quebrou a cara, só conseguindo converter um mísero pênalti e deu adeus ao título, tendo que se contentar com mais um terceiro lugar.
PEIXE fisgado no finzinho é torrado pelo FOGÃO
Na partida decisiva do torneio, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, chegou a cozinhar o jogo durante a maior parte do tempo, não dando quase nenhuma chance ao BOTAFOGO, de Marcos Silva. A equipe Fórmula Um do PEIXE parecia que queria levar a decisão para as cobranças de pênaltis, pois não arriscava  chutes a gol, nem dava brecha para que o FOGÃO entrasse na sua zona de defesa.
Bem próximo do final da partida, eis que o PEIXE dá uma derrapagem e esse erro foi fatal, permitindo que o FOGÃO chegasse ao gol santista, sagrando-se campeão, com todos os méritos, do Torneio em comemoração do 12º Aniversário da APFM.  Parabéns à Marcos Silva, pelo segundo título conquistado em 2014. Parabéns à APFM pelo 12º aniversário de fundação. Valeu a festa! Agora, a ordem é a preparação para a maior competição da entidade, o TORNEIO COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, que está marcado para o mês de abril, debaixo de grande expectativa. Viva o botão.

domingo, março 09, 2014

ABERTURA VITORIOSA DA TEMPORADA DE 2014

FOGÃO no exato instante de consolidação do título
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, abriu, finalmente, a temporada de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) do ano de 2014, com a realização do tradicional Torneio do Ranking, contando com a participação de dez equipes, com destaque para o time do BOTAFOGO, de Marcos Silva, que conseguiu assim o primeiro título do ano, sagrando-se campeão pela terceira vez desse tradicional torneio, que dá início às atividades oficiais da entidade.
A competição previa a participação de onze equipes, porém, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, não se fez presente, sendo-lhe aplicado o WXO, atribuindo-se o escore de 1x0 em favor de seu adversário, o CORITIBA, de Cláudio Sandes.
ÁGUIA ROMANA não escapa do FOGÃO
Abrindo a jornada, o BOTAFOGO, de Marcos Silva (3º colocado no ranking geral da APFM), enfrentou e venceu a LÁZIO, de João Paulo Fofão (40º no ranking geral), por 5x3, dando início à marcha de sucesso no torneio.
RAPOSA abandona a luta e URUBU comemora
Seguindo a ordem dos embates, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso (6º no ranking), empatou no tempo normal com o FLAMENGO, de Fernando Brito (18º no ranking), m 1x1, mas teve que abandonar a partida, dando assim de mão beijada a classificação ao MENGÃO DO HOSPÍCIO.
CHELSEA retorna mas sucumbe ante COLORADO
No terceiro confronto, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquía (8º colocado no ranking) triunfou sobre o CHELSEA, de Hugo Almeida (16º no ranking), por 6x3, classificando-se para a fase seguinte e despachando os Azuis da competição.
Bastou um empurrão para o SÃO PAULO descer a ladeira
Fechando a primeira fase, o HÉRCULES, de José Hércules (10º no ranking), conseguiu suplantar o SÃO PAULO, de Max Monteiro (14º no ranking), por 1x0, eliminando o Tricolor do Samu do torneio.
TIMBU esperou pacientemente para matar URUBU
Iniciando a 2ª fase do Torneio do Ranking, o NÁUTICO, de Abiud Gomes (1º lugar no ranking geral), estreou com vitória sobre o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 1x0, passando direto para as semifinais.
FOGÃO chamusca COXA e é finalista
Nos demais confrontos, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, batia o CORITIBA, de Cláudio Sandes(12º no ranking), por 3x2, já se classificando para a decisão do torneio, enquanto que o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, ao derrotar o HÉRCULES, de José Hércules, por 4x1, iria para o duelo contra o NÁUTICO, de Abiud Gomes, para se conhecer o adversário do FOGÃO, na disputa do título de campeão do Torneio do Ranking de 2014.
Na batalha INTERNACIONAL X NÁUTICO, o SACI  saiu vencedor, por 1x0, num jogo encardido, com o COLORADO dando-se ao luxo de desperdiçar uma penalidade máxima, quando o placar ainda estava em 0x0, dando muita sopa para o azar, mas o TIMBU não soube tirar proveito dos momentos de instabilidade do SACI e acabou alijado da competição.
SACI fez de tudo mas morreu no FOGÃO
Na decisão do Torneio do Ranking, no Brasília Stadium, o BOTAFOGO, foi logo abrindo uma vantagem folgada no placar, chegando a estar vencendo por 4x1, mas o COLORADO partiu para a reação, encostando no placar, porém, o FOGÃO conseguiu seu 5º gol e mesmo o SACI dando   nova encostada no marcador, não teve mais tempo de reverter o quadro, acabando derrotado por 5x4 e vendo o BOTAFOGO, de Marcos Silva, conquistar, pela 3ª vez, na história da competição, o título de Campeão do Torneio do Ranking de 2014.
Com o título, Marcos Silva recebe a bonificação de 30 pontos para o Ranking Geral e passa assim a ocupar a segunda posição, ultrapassando a Carlos Alberto (Albertinho) que cai para o 3º lugar na classificação geral.
Paulo Jiquiá, com o título de vice campeão, fez jus a 15 pontos, permanecendo na sétima colocação.
Abiud Gomes, pelo 3º lugar no torneio, levou 5 pontos e ainda continua no topo do Ranking Geral da APFM.
No próximo sábado, a APFM irá promover a Festa de Premiação do Campeonato Oficial de 2013, quando então será realizado o Torneio em comemoração aos doze anos da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
É o botãobol vivenciando momentos espetaculares, num clima de confraternização, sem rivalidades, sem intrigas, onde o pensamento é um só: DIVERTIR-SE, fazendo aquilo que mais gosta. Viva o botão!