Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 16, 2014

FINAL DE TEMPORADA NO BOTÃOBOL

AGA, a grande campeã da Temporada de 2013 da APFM
Minha gente, o botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), nesse sábado, dia 15 de fevereiro, deu por encerrada a temporada de 2013, com os jogos finais do campeonato oficial, em disputa do Troféu RENÉ CÉZAR, que no sábado anterior havia sido conquistado, brilhantemente, pela AGA, de Humberto Securão, após se sagrar campeã do 2º Turno/Série Ouro, sem a necessidade de jogo extra, visto que também já havia vencido o Turno de Classificação.
Os seis jogos realizados, hoje, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, serviram de fecho do 2º Turno/Série Ouro e também para definição do posicionamento das equipes na classificação geral da competição.

RAPOSA DA JACOBINA é mais esperta que SACI
De saída, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, num jogo sensacional, no Brasília Stadium, triunfou sobre o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, com o placar acusando a vitória da RAPOSA DA JACOBINA para cima do SACI, por 5x4. Era gol lá e gol cá.
Raposa da Jacobina X Baleia Azul: eita, jogo amarrado
Depois, no Hércules Stadium, o CRUZEIRO teve pela frente o VILA BELMIRO, de Albertinho, vice campeão geral e aí o confronto foi totalmente diferente, com as equipes jogando retrancadas, segurando a bola, amarrando o jogo, com raríssimos chutes a gol. Não podia ser outro o resultado: empate em 1x1, que tirou a BALEIA AZUL da posição de vice campeã do 2º Turno/Série Ouro, levando-a para o 3º lugar, suplantada pelo FLAMENGO, de Fernando Brito, que ao derrotar o CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 5x3, no Estádio Timbuzão, ultrapassou o VILA BELMIRO na contagem de pontos e também afastou a RAPOSA DA JACOBINA, que entrara com o firme propósito de chegar aos 100% na jornada.
 
 MENGÃO vence COXA e fatura o troféu de vice da Ouro
O URUBU matou dois coelhos com uma só cajadada e vai ter direito ao troféu de vice campeão do 2º Turno, de forma merecida.
 Raposa da Jacobina abate Gavião de Maranguape
Já o CRUZEIRO teve que se contentar com o 4º lugar geral, mesmo conquistando mais uma vitória, dessa vez diante do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 2x1, no Estádio Timbuzão,  logo após o GAVIÃO DE MARANGUAPE ter derrotado o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, no Estádio do Caxinguelê, em espetacular virada, por 4x3, num jogo que parecia ser fácil para o COLORADO, que foi logo abrindo vantagem, chegando aos 3x1, no fim do primeiro tempo. 
GAVIÃO voa alto e vira para cima do SACI
Na segunda etapa, o PORTO se ajustou e começou a reagir, desestabilizando o SACI, que não mais se encontrou em campo.
TIMBU não toma jeito e se ferra no FOGÃO
Encerrando a jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, chegou à sua quinta derrota consecutiva no 2º Turno/Série Ouro, perdendo para o BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 3x1, no Estádio da Toca da Raposa, ficando na penúltima colocação no turno, porém, graças à boa performance do 1º Turno, terminou em 5º lugar na Classificação Geral do Campeonato. Com os três gols sofridos, também deixou de ter a melhor defesa da competição, perdendo a medalha para o VILA BELMIRO e para o FLAMENGO, que sofreram um gol a menos que o TIMBU. Foi de mal a pior o alvirrubro da Torre, nem de longe parecendo aquela temível equipe do Turno de Classificação. Por pouco não fica de posse da lanterna da Série Ouro, o que serviria de "gréia" para as demais equipes que já entoavam: "JOGAR NA OURO, PRÁ GANHAR O QUÊ? UMA LANTERNINHA E MUITA LAPADA!". Ainda bem que o COXA BRANCA livrou o TIMBU do vexame.
Eis alguns dados importantes do campeonato:
Campeão: AGA, de Humberto Securão (TROFÉU RENÉ CÉZAR);
Vice-campeão geral: VILA BELMIRO, de Albertinho;
3º lugar geral: FLAMENGO, de Fernando Brito;
4º lugar geral: CRUZEIRO, de Marcos Cardoso;
Do 5º ao 9º lugar geral, pela ordem: NÁUTICO, de Abiud Gomes; BOTAFOGO, de Marcos Silva; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; CORITIBA, de Cláudio Sandes.
Artilheiro do campeonato: DEL PIERO, do BOTAFOGO, com 32 gols assinalados;
Melhor árbitro: FERNANDO BRITO.
Melhor ataque: INTERNACIONAL, com 91 gols;
Melhor defesa: FLAMENGO e VILA BELMIRO, com 37 gols sofridos, cada.
Campeão do 2º Turno/Série Prata: SÃO PAULO, de Max Monteiro.
Vice-campeão do 2º Turno/Série Prata: CORINTHIANS, de Adriano Oliveira.
Artilheiro do 2º Turno/Série Prata: RAMI, do SÃO PAULO, com 14 gols. 
A festa de premiação acontecerá no sábado, 8 de março, juntamente, quando será realizado o célebre Torneio do Ranking, que abre a temporada de botãobol de 2014.
Até lá, as equipes entram na pré-temporada, também com as atenções voltadas para a COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, prevista para 5 de abril, quando será realizada a rodada inaugural do tradicional torneio. É grande a expectativa, notadamente por se saber que as coloridas bolas "fuleco" serão usadas em toda a competição. Vai ser uma beleza. Viva o botão!

sábado, fevereiro 08, 2014

FERA MATUTA LEVA O TROFÉU RENÉ CÉZAR NO BOTÃOBOL

FERA MATUTA mata BALEIA AZUL e é campeã invicta
Minha gente, hoje, sábado,  dia 8 de fevereiro de 2014, vai ficar na história do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), graças à conquista magistral da AGA, de Humberto Securão, que apresentou-se galhardamente e conseguiu três triunfos espetaculares que fizeram da FERA MATUTA a grande campeã de botãobol de 2013, fazendo jus ao TROFÉU RENÉ CÉZAR, prêmio maior da competição, promovida pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Com as três vitórias alcançadas, a AGA conquistou o 2º Turno/Série Ouro e como já era detentora do título de campeã do 1º turno, abiscoitou de imediato o galhardão de Campeã Geral de 2013, de forma invicta.
SACI ainda tentou mas não aguentou a FERA MATUTA
No início da jornada, no Estádio do Timbuzão,  a FERA MATUTA teve logo pela frente o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e foi logo abrindo uma vantagem cômoda de 3x0, porém, deu uma relaxada e quase se complica, pois o COLORADO chegou ao empate em 3x3 e desperdiçou três chances de virar o placar.
De novo, com os nervos no lugar, a AGA marcou mais dois gols, fechando a tampa do caixão do SACI, com o placar acusando 5x3. Era o primeiro grande triunfo da FERA MATUTA.
BALEIA AZUL vence URUBU e mantem acesa a chama
No mesmo instante, no Hércules Stadium, o VILA BELMIRO, seu concorrente direto, enfrentou o FLAMENGO, de Fernando Brito e, num jogo bem disputado, a BALEIA AZUL chegou ao triunfo por 2x1, afastando de vez o URUBU da disputa do Troféu RENÉ CÉZAR.
FERA MATUTA vibra com gol espírita que matou TIMBU
Logo depois, a FERA MATUTA partiu para a sua segunda investida, quando, no Estádio do Caxinguelê, teria o NÁUTICO, de Abiud Gomes, como adversário, que prometia dificultar ao máximo a caminhada da AGA rumo ao título.
O início foi bastante pegado, mas a FERA MATUTA mostrava-se bem mais tranquila que o TIMBU, que transpirava por todos os poros, a ponto de prejudicar o bom andamento da partida.
A AGA abriu o placar mas o NÁUTICO conseguiu logo o empate e o clássico continuou mostrando um certo equilíbrio, porém, eis que de repente a FERA MATUTA, num lance inacreditável, marca um gol espírita que abalou as estruturas timbus, desestabilizando totalmente o alvirrubro da Torre.
Não teve mais jeito e o NÁUTICO sucumbiu de vez, caindo fragorosamente por 5x2. Estava vencido mais um grande obstáculo.
SACI venceu mas DEL PIERO fez a festa
Nesse meio tempo, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, no Brasília Stadium, batia espetacularmente o BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 5x4, mas o grande destaque da partida ficou por conta do desempenho do atacante botafoguense Del Piero, o famoso camisa 10 alvinegro, que marcou todos os gols de sua equipe e com isso assumiu a ponta da artilharia do campeonato, suplantando FABIANO COSTA, artilheiro do COLORADO, mas que não faz mais parte do elenco do SACI.
AGA, a grande campeã de botãobol de 2013
Na sequência, o Estádio da Toca da Raposa foi palco da grande decisão do 2º Turno/Série Ouro, envolvendo AGA, de Humberto Securão e VILA BELMIRO, de Albertinho, com a FERA MATUTA sabendo que a vitória simples não só lhe daria o título de campeã do 2º turno, como também o de campeã geral de 2013, conquistando, por conseguinte, o TROFÉU RENÉ CÉZAR.
Ao VILA BELMIRO, caso chegasse ao triunfo, levaria o título do 2º turno e consequentemente à disputa final do campeonato oficial de 2013.
Até um empate seria interessante para a BALEIA AZUL que encerraria sua participação no próximo sábado, frente ao CRUZEIRO, de Marcos Securinha, onde iria em busca da vitória para o confronto decisivo contra a AGA.
Mas o que se viu foi a FERA MATUTA partir para cima da BALEIA AZUL, que lutou de todas as formas, porém, não conseguiu, em momento algum da partida, por a nocaute o adversário, desperdiçando grandes oportunidades quando teve a posse de bola.
No final, lá estava estampado no placar: AGA 4 X 2 BELMIRO. A FERA MATUTA matou a BALEIA AZUL e conquistou invictamente o CAMPEONATO OFICIAL DE BOTÃOBOL, de 2013.
Como consolo, restou ao VILA BELMIRO, a certeza do vice campeonato, o que não deixa de ser um excelente resultado.
Ainda houve  tempo para a realização de dois jogos, que serviram apenas para complemento da tabela e também para melhorar o posicionamento das equipes na classificação geral.
 Carnaval de Del Piero no Coxa Branca foi de arrepiar
No primeiro, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, com outro show de DEL PIERO, artilheiro do campeonato, com 31 tentos e ainda lhe restando um jogo, venceu com categoria o CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 4x3, levando o COXA à lanterna do 2º Turno/Série Ouro.
MENGO X TIMBU -  Vira-vira, virou
Fechando a jornada, no Hércules Stadium, um jogo de muitas viradas, envolvendo FLAMENGO, de Fernando Brito e NÁUTICO, de Abiud Gomes. O TIMBU abriu o placar mas o URUBU deu logo duas beliscadas, fazendo 2x1, porém, o NÁUTICO revidou, estabelecendo 3x2. No entanto, já bem próximo do final da partida, o TIMBU deu duas vaciladas e disso se aproveitou o URUBU que não perdoou e saiu comemorando e muito a vitória, que praticamente lhe garante o 3º lugar geral do campeonato, somente podendo ser ultrapassado pelo CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, desde que a RAPOSA DA JACOBINA tenha um aproveitamento de 100% nos três jogos finais que efetuará no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, data de encerramento da competição.
A festa de premiação está prevista para a próxima jornada, logo após a realização dos jogos válidos pela 9ª e última rodada do campeonato.
A APFM promete um festão daqueles, um autêntico carnaval, com muito frevo, maracatu e botãobol.
Parabéns, AGA, bela magistral conquista. Valeu, Humberto Securão! Viva o botão!

sábado, fevereiro 01, 2014

UMA JORNADA DE AMISTOSOS NO BOTÃOBOL

Presidente da Comissão afirma: Campeonato encerra no dia 15 Fev
Minha gente, neste sábado, dia 1 de fevereiro de 2014, apenas jogos amistosos foram realizados na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, não sendo efetuados jogos do Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), devido ao não comparecimento das equipes da AGA, de Humberto Securão, do BOTAFOGO, de Marcos Silva e do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, o que levou a Comissão Organizadora do Campeonato a determinar o encerramento da competição, impreterivelmente, no sábado, dia 15 de fevereiro de 2014, quando finalmente será conhecido o Campeão Oficial de 2013 e detentor do TROFÉU RENÉ CÉZAR.
Vila Belmiro armando toda a estratégia para os jogos finais
Para o próximo sábado, dia 8 de fevereiro, estão marcados os jogos atrasados e os da 8ª e penúltima rodada do 2º Turno/Série Ouro, com destaque para o jogo VILA BELMIRO X AGA, reunindo o líder e o vice-líder dessa etapa do campeonato.
Antes, a AGA deverá realizar seus dois confrontos atrasados, contra INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e NÁUTICO, de Abiud Gomes, respectivamente.
Por sua vez, o VILA BELMIRO, de Albertinho,  também fará sua partida atrasada, enfrentando o FLAMENGO, de Fernando Brito, enquanto que o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá terá pela frente o BOTAFOGO, de Marcos Silva, outro jogo também atrasado.
TIMBU está na base do "Se e Quase". Vai dar ?
Na sequência, estão previstos os seguintes jogos, válidos pela 8ª rodada:
NÁUTICO X FLAMENGO
CORITIBA X BOTAFOGO.
A equipe do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, teve seu pedido de adiamento de partida atendido, consequentemente, deverá realizar todos os seus jogos restantes no sábado, dia 15 Fev, quando enfrentará  PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e VILA BELMIRO, de Albertinho.
AGA, a FERA MATUTA está com a faca e o queijo
Para essa jornada de encerramento, caso a AGA, de Humberto Securão, não seja a campeã do 2º Turno/Série Ouro, então o jogo decisivo do Campeonato Oficial de 2013, que apontará o detentor do TROFÉU RENÉ CÉZAR, será realizado, nesse mesmo dia, logo que terminar os jogos referentes à 9ª e última rodada do 2º Turno/Série Ouro, programados para o dia 15 Fev 2014.
A Comissão Organizadora do Campeonato já deu ciência a todas as equipes que, no dia 15 de fevereiro, data de encerramento da competição, quem faltar ou vier a se ausentar da APFM, seja qual for o motivo, será considerado perdedor por WXO, atribuindo-se o escore de 1x0 em favor do adversário que teria que enfrentar.
É o campeonato na sua reta final, vivendo toda emoção, nesse momento de grande tensão, com os times dando mostras de que estão com os nervos a flor da pele. Ninguém quer perder. Depois, eu conto tudo.  Vamos aguardar. Viva o botão!