Minha lista de blogs

sábado, janeiro 25, 2014

BALEIA AZUL ASSUME A LIDERANÇA NO BOTÃOBOL

Baleia Azul nadando tranquilo na liderança do Botãobol
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu continuidade ao Campeonato Oficial de 2013, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras, com a realização de cinco partidas, válidas pelo 2º Turno/Série Ouro, destacando-se a excelente apresentação do VILA BELMIRO, de Albertinho, que com duas contundentes vitórias, assume a liderança dessa fase da competição, entrando de vez na briga com a AGA, de Humberto Securão, na disputa do Troféu RENÉ CÉZAR, prêmio maior da competição.
Fogão bem que quis, mas a Baleia Azul não deixou
Abrindo a jornada, o VILA BELMIRO enfrentou o BOTAFOGO, de Marcos Silva, no Hércules Stadium e conseguiu fácil triunfo, por 4x2, demonstrando claramente estar bem preparado para as partidas que teria que realizar e de nada adiantou todo o esforço do FOGÃO para conter o ímpeto avassalador da BALEIA AZUL. Foi um belo triunfo.
Azar do Timbu ou competência da Baleia Azul?
Já contra o NÁUTICO, de Abiud Gomes, a BALEIA AZUL foi bafejada pela sorte, pois cometeu erros crassos durante todo o primeiro tempo, porém, o TIMBU não soube traduzir em tentos toda a superioridade, desperdiçando oportunidades, uma atrás da outra, marcando apenas um gol nessa etapa e, já no apagar das luzes, como castigo, sofreu o gol de empate do VILA BELMIRO.
Na 2ª etapa, o time multicolorido do NÁUTICO  continuou perdendo as chances criadas, enquanto a BALEIA AZUL, aos trancos e barrancos, ia se acertando e culminou com a vitória de 3x2 a seu favor. Não era dia do TIMBU.
Saci Grenal fica só na espreita para matar Timbu
Antes, diante do novo time do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, cedido por empréstimo pelo gremista José Ribamar, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, começou com tudo, valendo-se do desentrosamento do SACI, porém, na medida em que ia desperdiçando as chances de gol, começou a se enervar e não deu outra: na única oportunidade que teve,  o GRÊMIO, travestido de COLORADO conseguiu abrir o escore, levando o placar de 1x0  até o apito final do primeiro tempo.
Mal começa a segunda etapa e o SACI GRENAL chega ao segundo gol, mas o TIMBU reage de imediato e diminui o placar, contudo, comete novos erros que lhes são fatais e o INTER não perdoou, fechando a partida em 4x1. Acabavam-se as esperanças alvirrubras de ainda sonhar com o título do 2º Turno/Série Ouro.
Fogão chamusca  Gavião de Maranguape
Depois, foi a vez do BOTAFOGO, de Marcos Silva, no Estádio da Toca da Raposa, chegar ao seu primeiro triunfo nesse 2º Turno, sobrepujando o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, por 3x1, vitória essa que promete levantar o astral do FOGÃO, que até então não dava sinais que iria causar estragos em quem quer que fosse. Qualquer brisa que soprasse era suficiente para apagar as labaredas.
É bem verdade que o BOTAFOGO venceu, mas continua o FOGÃO a iluminar o caminho das demais equipes nesse 2º Turno.  Ao invés da lanterna, o GLORIOSO conduz um facho.
Saci Grenal não aguenta as meninas do Coxa
No encerramento da jornada, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, confiante por ter derrotado o NÁUTICO, de Abiud Gomes, foi para cima do CORITIBA, de Cláudio Sandes, no Estádio Timbuzão, ainda pensando em surpreeender no campeonato, porém, as meninas do COXA não deram moleza e mandaram ver um 4x2 sensacional. 
O time gremista do COLORADO, a cada ataque desperdiçado, levava o contragolpe e tome gol de Fernanda Garay, de Sheyla e de  Jaqueline e a carapaça do SACI GRENAL acabou no chão. O COXA BRANCA foi indigesto.
Com os resultados da jornada, o VILA BELMIRO assumiu a liderança da Série Ouro, estando na sua cola, pela ordem: AGA, FLAMENGO, CRUZEIRO, NÁUTICO, INTERNACIONAL, PORTO, CORITIBA e BOTAFOGO.
Faltando apenas três rodadas para o término da Série Ouro, já se observa que a BALEIA AZUL, a FERA MATUTA e o URUBU DO HOSPÍCIO, são os únicos em condições de chegar ao título.
Portanto, já estão fora da disputa do Troféu RENÉ CÉZAR:  Raposa da Jacobina, Timbu, Saci, Gavião de Maranguape, Coxa Branca e Fogão, que tentarão apenas melhorar o posicionamento na classificação final do campeonato. Quem vai levantar o Troféu RENÉ CÉZAR?  Apostem!
Sérgio Dionísio e Sérgio Luz, ilustres visitas à APFM
Por fim, cabe registrar as presenças dos botonistas Sérgio Dionísio, repórter policial da TV JORNAL e de Sérgio Luz, que vierem colher informações a respeito do futebol de botão, pois estão no propósito de ocupar um espaço no bairro de Jatobá, em Olinda, para a implantação do jogo de botão e, pelo que se pode observar, ficaram encantados com o botãobol. 
Que tenham sucesso na empreitada. A APFM fica na torcida. Viva o botão.
 

sábado, janeiro 18, 2014

FERA MATUTA CONTINUA INVICTA

AGA mantem-se invicta mesmo estando num dia ruim
Minha gente, tinha tudo para ser hoje, sábado, dia 18 de janeiro,  a quebra da invencibilidade da AGA, de Humberto Securão, no Campeonato Oficial de 2013, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), pelo 2º turno/Série Ouro, mas, mesmo sem apresentar o botãobol brilhante da jornada passada, a FERA MATUTA conseguiu se manter invicta e ainda permanece na liderança, após cinco rodadas realizadas.
De saída, no Estádio da Toca da Raposa, a AGA levou uma sorte danada ao empatar em 4x4 com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, pois esteve sempre atrás no marcador e quando tudo levava a crer que a invencibilidade iria para o espaço, eis que a FERA MATUTA consegue o gol salvador e empata uma partida já dada como perdida.
A RAPOSA DA JACOBINA jogou de forma magnífica, aproveitando-se das inúmeras falhas da AGA, que teve a favor de si a excelente pontaria nos arremates que fez para a meta cruzeirense.
MENGÃO não contava com a sorte da FERA MATUTA

Na outra partida, antecipada da 6ª Rodada, a AGA foi ao Estádio do Timbuzão enfrentar o FLAMENGO, de Fernando Brito e encontrou mais uma pedreira pela frente, ficando sempre em desvantagem no placar, porém, em que pese o domínio do MENGÃO, a AGA mostrou mais uma vez que carrega a sorte ao seu lado, pois,  mesmo estando inferiorizada no placar, contudo, quando menos se esperava, eis que, de repente, surgia  aquela chancezinha que a tirava do sufoco.
No final da partida, por pouco o URUBU não entregava o ouro. Faltou um cabelinho de sapo para a FERA MATUTA sair com a glória da vitória. Aí seria sorte demais! 2x2 ficou de bom tamanho.
Pelo que se viu, mesmo não estando nos seus grandes dias, a AGA continua imbatível no botãobol.
As atenções agora estão voltadas para  INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, NÁUTICO, de Abiud Gomes e VILA BELMIRO, de Albertinho, os últimos adversários da FERA MATUTA nessa Série Ouro. Continua a pressão para cima da AGA. Será que ela vai explodir?
BALEIA AZUL vence PORTO em  jogo apertado

Na sequência da competição, ainda pela Série Ouro, o VILA BELMIRO, de Albertinho, derrotou o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, numa partida de muitos gols, com o placar acusando 4x3 para a BALEIA AZUL, que com esse ressultado ainda tem esperanças de conquistar o título do 2º Turno e consequentemente ir para a decisão contra a AGA, na disputa pelo Troféu RENÉ CÉZAR, prêmio maior do campeonato.
PORTO X CORITIBA - um jogo parelho o tempo todo
Fechando a Série Ouro, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e CORITIBA, de Cláudio Sandes, ficaram no empate em 2x2, livrando temporariamente o COXA da lanterna, que passou para o BOTAFOGO, de Marcos Silva, que faltou à jornada, juntamente com o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e assim deixaram de ser realizadas as partidas AGA X INTERNACIONAL,  VILA BELMIRO X BOTAFOGO e NÁUTICO X INTERNACIONAL, adiadas para o próximo sábado, dia 25 Jan, em conjunto com os jogos da 6ª Rodada do 2º Turno/Série Ouro.
SÃO PAULO, campeão da SÉRIE PRATA, massacra a LÁZIO

Já pela Série Prata, restando apenas o jogo BAYERN X JUVENTUS para seu desfecho, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, mostrou porque se sagrou campeão antecipado, não tendo pena da LÁZIO, de João Paulo Fofão, aplicando uma goleada de 6x0, com RAMI, marcando cinco gols e chegando à artilharia da Série Prata com um total de 14 gols assinalados, em cinco jogos realizados.
Retranca herculana falha e CORINGÃO leva o vice
Na disputa pelo vice-campeonato da Série Prata, o HÉRCULES, de José Hércules, que tinha a vantagem de jogar pelo empate, não soube se segurar e acabou derrotado pelo CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, pelo magérrimo placar de 1x0, suficiente para premiar o CORINGÃO, que vibrou bastante.
DIVISÃO PANZER derruba a ÁGUIA ROMANA
Na parte de baixo, a LÁZIO, de João Paulo Fofão, perdeu para o BAYERN, de Demil Santos, no Estádio do Timbuzão, por 1x0, num jogo com muitos erros nas finalizações e também nas construções das jogadas.
A ÁGUIA ROMANA teve as melhores oportunidades mas a DIVISÃO PANZER DO IPSEP, bafejado pelos bons ventos, saiu todo feliz com o triunfo alcançado.
ÁGUIA ROMANA bica a VECCHIA SIGNORA
Por sua vez, a LÁZIO voltou a campo para o duelo com a JUVENTUS, de Vandré Meneses e o clássico italiano acabou com o triunfo da ÁGUIA ROMANA, sobre a VECCHIA SIGNORA, por 2x0, resultado que deixa a lanterna da Série Prata com os Papangus da Juve, mas que poderá se livrar da mesma caso consiga a vitória diante do BAYERN, de Demil Santos, no jogo que marca o encerramento da Série Prata. Quem aposta ?
Enquanto a Série Prata já está definida, com a brilhante conquista do SÃO PAULO, de Max Monteiro, a Série Ouro entra na reta final e as quatro últimas rodadas deverão ser emocionantes, super disputadas. FLAMENGO, VILA BELMIRO e NÁUTICO vão fazer das tripas,  coração, na tentativa da barrar as pretensões da AGA, de chegar ao título sem que haja a necessidade de uma final. Será?
E o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, por que não está cotado? Explica-se: o SACI desfez-se  do timaço e pelo andar da carruagem, tudo leva a crer que não irá mais comparecer para realizar seus jogos, o que é deveras lamentável. É uma perda irreparável.
Só resta aguardar. Tudo pode acontecer. O botãobol vive seu momento mágico. Viva o botão!

sábado, janeiro 11, 2014

FERA MATUTA RETORNA AVASSALADORA

AGA, a famosa FERA MATUTA, voltou mais feroz
É isso aí, minha gente! A AGA, de Humberto Securão, voltou com tudo nesse 2º Turno/Série Ouro do Campeonato Oficial de 2013 de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), na disputa pelo Troféu RENÉ CÉZAR, prêmio maior da competição, organizada pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM) e que teve sequência com a realização de sete partidas pela Série Ouro e dois confrontos pela Série Prata, neste sábado, dia 11 de janeiro.
E o que se viu foi uma FERA MATUTA trucidando cada um dos adversários que teve pela frente, sem dar nenhuma chance sequer.
FERA MATUTA usa inteligência para apagar FOGÃO
De saída, no Estádio Timbuzão, a AGA enfrentou o BOTAFOGO, de Marcos Silva e triunfou com toda a facilidade, apesar do placar estampar um 5x3, dando a entender que foi um jogo totalmente ofensivo. Na verdade, a FERA MATUTA abriu logo uma boa vantagem e simplesmente ficou administrando o resultado, sem correr risco de se queimar com o FOGÃO.
Depois, a AGA foi para o confronto com o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, que ficou apavorado, tremendo que só vara verde e, então, se tornou presa fácil, sucumbindo por 4x1, com o artilheiro TONHO, da AGA, comparecendo com todos os quatros gols da partida. Como consolo, restou ao Porto se contentar com o gol do ponteiro Madrugada, que assim segue na luta pela artilharia da Série Ouro.
As belas do COXA foram  traçadas  pela FERA MATUTA
Fechando a jornada avassaladora, a FERA MATUTA traçou o COXA BRANCA, de Cláudio Sandes, em 4x2, resultado que coloca a AGA na liderança da Série Ouro, permanecendo  ainda invicta em todo o campeonato.
Já o CORITIBA, com suas meninas do vôlei,  além desse tropeço, entregou um jogo ao CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, chegando assim a sua quarta derrota e consequentemente amargando a lanterna da Série Ouro. É aquela velha história: jogar na ouro para ganhar  o quê ?   Uma lanterninha e muita lapada!
E a FERA MATUTA só não foi mais longe porque o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, não quis pisar, neste sábado, aqui na APFM, parecendo que antevia um possível desastre. O SACI não tem nada de bobo e deixou o duelo para a próxima jornada, esperando que a AGA venha mais comedida, menos assustadora.
URUBU continua voando alto e acaba com FOGÃO 
Por sua vez, o FLAMENGO, de Fernando Brito, depois do desastre ante o PORTO, venceu seus dois compromissos, com certa folga. Primeiro, o MENGÃO despachou o FOGÃO, impondo-se por 3x1, no Estádio Timbuzão,  dominando  a partida, do início ao fim. Em alguns momentos, o URUBU foi impiedoso, fazendo gato e sapato do GLORIOSO. Foi um vareio de botãobol.
RAPOSA paga mico diante do URUBU
Logo depois, chegou a vez de medir forças com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, a famosa RAPOSA DA JACOBINA, que prometia depenar o URUBU DO HOSPÍCIO, valendo-se  da temida  Divisão Panzer Alemã, de Overath&Cia, porém, o que se viu foi uma atuação desastrosa dos cruzeirenses que chegaram ao cúmulo de ter seu goleiro Albertosi cometendo uma mais que ridícula furada que redundou no segundo gol rubronegro. Aí não teve perdão e a RAPOSA DA JACOBINA sucumbiu de vez, com o placar final acusando 3x0 para o MENGÃO, que fez a festa.
TIMBU treme na base e quase entrega o ouro
Fechando a jornada da Série Ouro, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, empatou com o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, em 1x1, no Estádio do Caxinguelê, resultado que faz o TIMBU cair para o terceiro lugar, com 7,1 pontos conquistados. O Tricolor de Maranguape abriu o placar, através do ponteiro SERENO, mas o NÁUTICO, que se apresentava melhor, chegou ao empate com MICHEL PLATINI.
Na 2ª etapa, o TIMBU, inexplicavelmente, começa a errar jogadas simples e isso lhe tirou toda a tranquilidade, dando chances ao adversário para sair vitorioso, mas que para  felicidade alvirrubra não foram aproveitadas. No frigir dos ovos, o empate não foi de todo ruim para o NÁUTICO que ainda só depende dele para continuar sonhando com o título da Série Ouro. Só não pode mais tropeçar. É ganhar e  secar as  demais equipes. Vai ser mole?
Com péssima visão, BAYERN se entrega a HÉRCULES 
Pela Série Prata, no Estádio da Toca da Raposa, o HÉRCULES, de José Hércules, mandou ver em cima do BAYERN, de Demil Santos, triunfando por 2x0 e depois foi torcer para o embate envolvendo CORINTHIANS X SÃO PAULO, não houvesse vencedor, para que pudesse ainda ter chances de conquistar a Série Prata.
CORINGÃO desperdiça ataque e vê TRICOLOR campeão
E nesse confronto, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, já pode vibrar com a conquista do título de campeão, após golear o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, por 4x0, chegando aos 12 pontos e 100% de aproveitamento. O TRICOLOR DO SAMU só perde esse título se vier a sofrer a zebra das zebras, ou seja: sair derrotado do confronto ante a LÁZIO, de João Paulo Fofão, por goleada, de no mínimo 7x0, isso se houver um vencedor da partida HÉRCULES X CORINTHIANS, também decidida por goleada, com diferença de cinco gols.
Uma vitória de 5x0 do HÉRCULES ou do CORINTHIANS, já seria bem dificil de acontecer, mas ainda está dentro da possibilidade. Agora, a LÁZIO vencer por 7x0 aí beira ao absurdo. Mesmo que os sampaulinos resolvessem jogar  sem goleiro, mesmo assim, a ÁGUIA ROMANA, pelo que se conhece dela, não chegaria jamais a marcar tantos gols.
O TRICOLOR DO SAMU, com o artilheiro RAMI, é o legítimo campeão da Série Prata de 2013 de botãobol  e ninguém tasca. Viva o botão!
 
 
 

sábado, janeiro 04, 2014

TIMBU LIDERA SÉRIE OURO DO BOTÃOBOL

TIMBU fica só na espera para saborear  COXA
Minha gente, neste sábado, dia 4 de janeiro, primeiro do novo ano de 2014, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa foi palco de quatro partidas válidas pelo Campeonato Oficial de 2013, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), sendo duas pela Série Ouro, na disputa do Troféu RENÉ CÉZAR e as outras duas referentes à Série Prata, destacando-se a vitória do NÁUTICO, de Abiud Gomes, em cima do CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 3x1, levando o Timbu para a liderança da Série Ouro, com seis pontos conquistados.
BALEIA AZUL suou mas engoliu o COXA
No outro confronto, o VILA BELMIRO, de Albertinho, fez as pazes com a vitória no 2º turno, derrotando a duras penas o mesmo CORITIBA, por 2x1, reabilitando-se assim do insucesso da estréia, quando saiu de campo amargando um revés de 6x3, ante o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que folgou neste sábado.
Para a próxima jornada, estão reservadas mais emoções e cresce a expectativa para a estréia da AGA, de HUMBERTO SECURÃO, a grande campeã do 1º Turno e já com a presença assegurada para o confronto final, quando terá pela frente o campeão do 2º Turno/ Série Ouro, isso se a FERA MATUTA não conseguir também esse título, o que lhe daria a posse em definitivo do Troféu RENÉ CÉZAR, prêmio maior da competição. 
O NÁUTICO, de Abiud Gomes; como foi dito acima, lidera a Série Ouro, seguido de perto,  na ordem, pelas equipes do  PORTO, de Dinoraldo Gonçalves,  do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do FLAMENGO, de Fernando Brito, todas elas com três pontos ganhos.   BOTAFOGO, de Marcos Silva e  CORITIBA, de Cláudio Sandes, ainda não conquistaram pontos.
A programação prevista para o próximo sábado, dia 11 de janeiro, apresenta os seguintes embates, válidos pela 4ª rodada do 2º turno/Série Ouro:
INTERNACIONAL X AGA
PORTO X VILA BELMIRO
CORITIBA X CRUZEIRO
BOTAFOGO X FLAMENGO.
Além desses confrontos, estão previstos os jogos atrasados da AGA, que enfrentará CORITIBA, PORTO e BOTAFOGO.
Também estão marcadas as partidas, pela 3ª rodada: PORTO X NÁUTICO e FLAMENGO X CRUZEIRO.
HÉRCULES não foi páreo para o TRICOLOR de RAMI
Pela Série Prata, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, derrotou o HÉRCULES, de José Hércules, por 4x2, com três gols do artilheiro RAMI e SARAJA completando o placar. Esse resultado dá a liderança da Série Prata ao Tricolor do SAMU, com nove pontos ganhos, mesma pontuação do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, porém supera o CORINGÃO por apresentar melhor saldo de gols.
LÁZIO perde e HÉRCULES ainda está vivo na Série Prata
Por sua vez o HÉRCULES, no Estádio do Caxinguelê, vencia a LÁZIO, de João Paulo Fofão, por 2x1 e ainda reune possibilidades de chegar ao título, desde que no confronto do próximo sábado, envolvendo CORINTHIANS X SÃO PAULO, não haja vencedor. Vai ser pauleira!
Já as outras equipes da Série Prata, BAYERN, JUVENTUS e LÁZIO apenas cumprirão tabela e a luta entre elas será para evitar a lanterna da competição. É dureza!
Sérgio Travassos assiste a um clássico do botãobol
Cabe aqui registrar a visita do jornalista SÉRGIO TRAVASSOS à APFM, ele que é um grande divulgador do futebol de botão e seguidor da regra brasileira (1 toque), mantendo, para isso, sempre atualizado o blog PEnofutmesa, com tudo que acontece com a turma da pastilha ou do disco.
Nesse seu primeiro contato com o botãobol demonstrou entusiasmo e deixou ver nas entrelinhas a possibilidade de aceitar o desafio de tornar-se um botãobolista.
Valeu, Sérgio, que venha mais vezes e continue nessa sua luta pelo desenvolvimento do futebol de botão. As portas da APFM estarão sempre abertas para recebê-lo.  Viva o botão!